logo

Pokémothim

Ultra Prisma



Preparados para mais uma coleção TCG que está chegando para o formato? Espero que sim, pois SM5 está chegando com grandes novidades. Essa coleção irá introduzir novas mecânicas no Pokémon TCG com a chegada das cartas Prism Star.


“Uma nova dimensão desconhecida!
Passe pelo Ultra Wormhole para um novo mundo bizarro de Pokémon, onde paisagens famosas se tornam estranhas e novos poderes são desbloqueados! Observe o poder de Necrozma crescer e maravilhe-se com as novas cartas  que revelam seus efeitos surpreendentes no jogo. Conheça Dialga-GX e Palkia-GX, encontre bizarras Ultra Beasts e novas formas selvagens de Pokémon Legendários de Alola. Explore uma nova dimensão no Pokémon TCG: expansão Sun&Moon - Ultra Prism!”

América e Europa receberão a coleção Sun&Moon Ultra Prism (SM5) dia 02 de Fevereiro. A coleção contará com as cartas dos conjuntos japoneses SM4+ GX Battle Boost e SM5 Ultra Prism, vindo para o ocidente com um conjunto de 173 cartas. Por ser uma junção de SM4+ e SM5, essa coleção também conta com as formas FA e Rainbow das UB lançadas na coleção Ultra Beast-GX Premium Collections, com exceção de Buzzwole-GX, que já tem suas versões lançadas em SM4 Invasão Carmim.

O TCG começou com uma temática de trazer coleções focadas em regiões de outras temporadas de Pokémon. E a primeira a ser mostrada é a região se Sinnoh.
As principais cartas e considerações sobre elas vocês encontram logo abaixo.


Torterra – Grass – HP 180 Estágio 2 – Evolui de Grotle
[G G C] Giga Drain: 50 de dano. Cure deste Pokémon a mesma quantidade de dano que causar ao Pokémon ativo do seu oponente.
[G G G C] Earthquake: 180 de dano. Este ataque causa 20 de dano a cada um de seus Pokémon no banco. (Não aplique fraqueza ou resistência a seus Pokémon no banco.)
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: ---   Recuo: 4







Sendo uma região focada em Sinnoh, não poderiam ficar sem aparecer os inicias. Com uma enorme vida, nosso Pokémon montanha tem grande capacidade de aparecer no jogo. Com um custo de ataque simpático, esse Pokémon pode se tornar um verdadeiro tanquer no formato. Com cartas que aumentam o dano de seu primeiro ataque, como Choice Band e Lurantis (promo), Giga Drain pode chegar facilmente a 100 de dano, causando esse dano ao Pokémon defensor e curando a mesma quantidade de Torterra. Além de seu segundo ataque que causa uma enorme quantidade de dano, mesmo a um custo bem alto de 4 energias. Mas vale ressaltar que ele não é um Pokémon EX ou GX, então o prize trade deste Pokémon é uma característica vantajosa. Para ser melhor, só faltou Giga Drain ter o custo de uma energia de Grama e uma Energia Dupla Incolor (DCE), mas vamos seguindo que tem muita coisa boa na coleção.


Infernape – Fire – HP 130 Estágio 2 – Evolui de Monferno
Habilidade: Flaming Fighter: O Pokémon ativo do seu oponente recebe 6 contadores de dano de Queimado (Burn) entre os turnos.
[R C] Burst Punch: 50 de dano. O Pokémon ativo de seu oponente está queimado.
Fraqueza: Água (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1








As condições especias parecem a cada dia ganhar mais força no TCG! Deixar os Pokémon confuso, paralisado e dormindo sempre foi algo muito vantajoso e com a nova regra de queimado, essa condição também se tornou muito interessante. Infernape chega a causar 110 de dano entre os turnos com custo de apenas 2 energias, e se o Pokémon defensor continuar como ativo e a condição de queimado continuar no Pokémon, esse dano já sobe para 170, contando que você tenha apenas um Infernape em campo. Como essa habilidade é acumulativa, os danos entre os turnos podem chegar a até 240 sem nenhum ataque, contando apenas com as habilidades de 4 Infernape. Mas a dificuldade de se ter 4 Pokémon do mesmo em campo já é conhecida no TCG. Os Pokémon podem ir para as cartas de Prêmio, além de Infernape ser um estágio 2 e ter uma quantidade pequena de vida (HP), complicando ainda mais coloca-lo e mantê-lo em jogo.


Empoleon – Water – HP 160 Estágio 2 – Evolui de Prinplup
[W C] Total Command: 20x de dano. Este ataque causa 20 de dano para cada Pokémon no banco de ambos os jogadores.
[W C] Whirlpool: 90 de dano. Descarte 1 energia do Pokémon ativo do seu oponente.
Fraqueza: Elétrico (x2)   Resistência: ---   Recuo: 2









Um Pokémon que pode chegar a 200 de dano com 2 energias apenas é algo muito bom. Em um formato onde os Pokémon precisam evoluir, os bancos sempre estão cheios, com no mínimo 4 Pokémon. Assim, Empoleon pode alcançar uma boa quantidade de dano por um custo baixo. Mas a dificuldade de trazer esse Pokémon para campo todos já sabemos, até Piplup conseguir chegar em um Empoleon são no mínimo 2 turnos, onde o oponente estará tentando de toda forma não deixar com que você consiga desenvolver seu jogo.


Solgaleo  – Metal – HP 160
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é enviada à pilha de descarte, coloque-a em sua Lost Zone.
[M] Rising Star: Para cada Pokémon do seu oponente em jogo, ligue uma energia [M] da sua pilha de descarte aos seus Pokémon da forma que desejar.
[M] Corona Impact: 160 de dano. Este Pokémon não pode atacar durante o próximo turno.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: Psíquico (-20)   Recuo: 3





A primeira carta dessa nova mecânica para o jogo não poderia deixar de ser Solgaleo. Pelo HP dessas cartas e pela regra dos Prism Star já vemos que são Pokémon com grande capacidade de jogo. Sendo um Pokémon básico com uma vida muito elevada, se comparando a Pokémon EX e GX, Solgaleo vem para se destacar principalmente por seu 1º ataque. Por um custo baixo, se a mesa do oponente estiver montada e você tiver descartado muitas energias para desenvolver seu jogo, Solgaleo pode colocar até 6 energias de sua pilha de descarte em jogo, acelerando muito seu jogo. Solgaleo sem duvida chega para ser um ótimo suporte para os baralhos de Metal, principalmente devido a grande quantidade de suportes para esse tipo que está chegando para o TCG. Ao longo da matéria entenderão melhor do que estou falando. A Pokémon Company simplesmente não quer deixar os Pokémon Fada e Gelo (Gelo no anime/VGC mas Água no TCG, devido não ter o tipo Gelo no jogo) jogar mais. 


Lunala  – Psychic – HP 160 Pokémon Básico
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é descartada, coloque-a em sua Lost Zone.
[P] Full Moon Star: Para cada Pokémon do seu oponente em jogo, ligue uma energia [P] da sua pilha de descarte aos seus Pokémon da forma que desejar.
[P P P P] Psystorm: 20x de dano. Este ataque causa 20 de dano para cada energia ligada a todos os Pokémon em jogo.
Fraqueza: Noturno (x2)   Resistência: Lutador (-20)   Recuo: 3





Muito parecido com os efeitos de Solgaleo Prism Star, Lunala pode entrar no formato se destacando pelo primeiro ataque. Os Pokémon psíquicos não estão com muita representatividade no meta game atual, vamos esperar para vermos se Lunala poderá se destacar em algum baralho.


Darkrai  – Darkness – HP 160 Pokémon Básico
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é descartada, coloque-a em sua Lost Zone.
Habilidade: Nightmare Star: Quando você joga este Pokémon da sua mão para o banco, você pode ligar 2 energias [D] de sua mão a este Pokémon.
[D D D D] Abyssal Sleep: 120 de dano. O Pokémon ativo de seu oponente agora está Dormindo. Seu oponente joga 2 moedas entre a passagem dos turnos ao invés de uma. Se alguma delas for coroa, o Pokémon continua Dormindo.
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: Psíquico (-20)   Recuo: 2



Mesmo tendo uma enorme vida, Darkrai não entra com grande êxito no formato Standard. Essa carta juntamente com Darkrai EX, GX e Fragmento Sombrio no formato expanded vão formar baralhos noturnos que darão bastante trabalho. Mas apenas devido sua habilidade! Seu ataque tem um custo muito alto para um dano baixo, sendo muito custoso colocar 4 energias específicas nesse Pokémon.


Giratina  – Psychic – HP 160 Pokémon Básico
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é descartada, coloque-a em sua Lost Zone.
Habilidade: Chaotic Star: Quando você joga este Pokémon da sua mão para o banco, você pode ligar 2 energias [P] de sua mão a este Pokémon.
[P P P P] Crisis Dive: 160 de dano. Descarte 2 energias deste Pokémon.
Fraqueza: Noturno (x2)   Resistência: Lutador (-20)   Recuo: 2





Giratina pode vir para o formato como uma forma de acelerar as energias em campo, facilitando assim a energização de outros Pokémon em conjunto com a habilidade de Lunala-GX, mas ainda sim essa carta é muito situacional e o custo/benefício dela não chega a ser algo positivo. Bom, não vejo como essa carta pode entrar no formato atual, mas por ser uma Prism Star ela está nessa matéria (assim como Darkrai Prism Star... XD).


Dusk Mane Necrozma-GX – Metal – HP 190 Pokémon Básico (Ultra Beast)
[C C C] Claw Slash: 60 de dano.
[M M M C] Meteor Tempest: 220 de dano. Descarte 3 energias deste Pokémon.
[M M M] Sun’s Eclipse GX: 250 de dano. Este ataque pode ser usado apenas se você tiver mais cartas de Prêmio que seu oponente. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: Psíquico (-20)   Recuo: 3




Com uma enorme quantidade de HP e sendo um Pokémon básico, não podíamos esperar menos das formas alternativas de Necrozma. Com um GX explodindo qualquer Pokémon do formato e um ataque muito parecido com o de Solgaleo-GX, Dusk Mane Necrozma chega como uma UB e mais um suporte para os Pokémon Metal. Tendo esse custo de ataque facilmente contornado com a ajuda de Solgaleo Prism Star, Mt. Coronet e Magnezone (todas cartas dessa coleção), com certeza Dusk Mane Necrozma estará no formato que se inicia com o lançamento dessa coleção. Além de que um novo Solgaleo-GX está chegando em Março, onde tirará a desvantagem dos Pokémon metal aos Pokémon tipo Fogo. Sim, os Pokémon metal estão chegando para mudar o meta game atual.

Dawn Wings Necrozma-GX – Psychic – HP 180 Pokémon Básico (Ultra Beast)
Habilidade: Invasion: Uma vez durante seu turno (antes de atacar), se este Pokémon está em seu banco, você pode trocá-lo pelo seu Pokémon ativo.
[P P P] Dark Flash: 120 de dano. Dano causado por esse ataque não é afetado por resistência.
[P P P] Moon’s Eclipse GX: 180 de dano. Este ataque pode ser usado apenas se você tiver mais cartas de Prêmio que seu oponente. Previna todos os efeitos de ataque, incluindo dano a este Pokémon durante o próximo turno do seu oponente. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Noturno (x2)   Resistência: Lutador (-20)   Recuo: 2

Pode ser que Lunala Prism Star entre em um baralho com Dawn Wings Necrozma, acelerando essa energização e assim os baralhos psíquicos venham bater de frente com os metálicos. Mas um ataque que causa baixa quantidade de dano com 3 energias não me parece uma boa opção. Talvez com Lunala-GX movimentando as energias e possibilitando Dawn Wings Necrozma ser curada e bater todo turno, o baralho venha a ser uma grande potência. Mas com o dano esmagador de Dusk Mane Necrozma e a dificuldade de se usar habilidades causada por Glaceon-GX, Dawn Wings Necrozma terá lugar nesse formato?

Leafeon-GX – Grass – HP 200 Estágio 1 – Evolui de Eevee
Habilidade: Breath of the Leaves: Uma vez durante seu turno (antes de atacar), se este Pokémon é seu Pokémon ativo, você pode curar 50 de dano de 1 de seus Pokémon no banco que tenha energia ligado a ele.
[G C C] Solar Beam: 110 de dano.
[G] Grand Bloom GX: Para cada Pokémon básico em seu banco, procure em seu baralho uma carta que evolua do Pokémon e coloque-a sobre ele (isso conta como evolução Pokémon). Então embaralhe seu baralho. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: ---   Recuo: 2


Particularmente, um dos Pokémon preferidos dessa coleção. Com lindas artes, as "Eevolutions" são sempre bem representadas. E mais que isso, também representadas como cartas competitivas. Com uma habilidade que permite os Pokémon Grama ficar mais tranquilos, podendo ser curados constantemente, Leafeon ainda tem um bom ataque (principalmente por aceitar DCE) e um ótimo GX para desenvolver seu jogo rapidamente. Cartas como Guzma e Switch proporcionam a habilidade de Leafeon ser usada efetivamente. Além de cartas como Gardenia aumentar o poder de cura dos baralhos Grama. Não apenas um Pokémon habilidade, Leafeon pode se tornar um atacante efetivo, onde com a ajuda de Choice Band, Professor Kukui e Lurantis (promo), pode chegar facilmente a 180 de dano, podendo fechar danos em uma partida facilmente com a ajuda de Decidueye-GX, que tem sua vinda para o campo facilitada devido ao ataque GX de Leafeon. Essa é uma carta com grande potencial para estar presente no meta game atual, principalmente com Decidueye-GX. Mas em contrapartida, pode ter seu brilho ofuscado por uma Eevolução irmã que esta chegando na coleção, Glaceon-GX!

Glaceon-GX – Water – HP 200 Estágio 1 – Evolui de Eevee
Habilidade: Freezing Gaze: Enquanto este Pokémon for seu Pokémon ativo, cada Pokémon EX e GX de seu oponente em jogo, em sua mão e em sua pilha de descarte não possui habilidades (exceto Freezing Gaze).
[W C C] Frost Bullet: 90 de dano. Este ataque causa 30 de dano a 1 Pokémon no banco do oponente (não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco).
[W C C] Polar Spear GX: 50x de dano. Este ataque causa 50 de dano vezes o número de contadores de dano no Pokémon ativo de seu oponente. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Metal (x2)   Resistência: ---   Recuo: 2

Sem dúvida a carta mais esperada da coleção, Glaceon-GX vem com força total para compor o meta game. Com uma arte linda, ataques normal e GX ótimos, o que mais chama a atenção dessa carta é sua habilidade. Um meta game composto em sua maioria por uma jogada padrão de primeiro turno "Ultra Ball para Tapu Lele-GX, descendo-a para o banco e usando sua habilidade para buscar Brigette", uma habilidade que simplesmente anula a habilidade de todos os outros GX e EX em campo veio para estar dominando o formato. Tendo sua vinda para o campo facilitada devido a habilidade de Eevee (podendo colocar Glaceon-GX em campo no turno 1), seu ataque facilitado devido aceitar DCE e ainda causar dano nos Pokémon do banco do oponente, a única fraqueza desse baralho (que pode nos dar esperança de Glaceon-GX não dominar o formato inteiro) é o fato da fraqueza desse Pokémon ser ao tipo metálico. Mas isso ainda deixa longe de ser uma desvantagem tremenda para Glaceon, pois ele atrasa e muito o jogo do oponente devido estar com suas habilidades anuladas. Seria devido a Glaceon-GX que essa coleção está trazendo tantos suportes assim para baralhos Metal? Será o fim de baralhos como Decidueye-GX e Volcanion-EX? O reinado de Zoroark-GX irá ruir devido a chegada de Glaceon-GX? Só esperando para ver o próximo capitulo dessa roda gigante que é o meta game de Pokémon TCG.

Palkia-GX – Dragon – HP 180 Pokémon Básico
[W] Spatial Control: Mova um número de energias dos seus Pokémon no banco para esse Pokémon como desejar.
[C C C] Hydro Pressure: 60 + de dano. Este ataque causa 20 a mais de dano para cada energia [W] ligada a este Pokémon.
[W W W C C] Zero Vanish GX: 150 de dano. Seu oponente embaralha todas as energias ligadas aos Pokémon dele ao baralho. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Fada (x2)   Resistência: ---   Recuo: 3





Com a eminência de Gardevoir-GX sair do meta game devido a grande quantidade de Pokémon Metal e com a chegada de Glaceon-GX, será que veremos a ascensão dos Pokémon Dragão? Confesso que sou um entusiasmado com essa ideia! Palkia e Dialga, como controladores do tempo e espaço do mundo Pokémon (e sendo lendários da região de Sinnoh) não poderiam ficar de fora da coleção. Palkia pode chegar facilmente a 120 de dano ligando 3 energias de água a ele. E o processo se torna mais fácil devido a sua característica de ser um Pokémon básico, onde se pode usar Max Elixir. Com um GX a um custo muito elevado se 5 energias (sendo 3 delas específicas), não vejo ele como uma alternativa segura para os Pokémon Dragão entrarem no meta game. Se for para apostar em um Dragão, Alolan Exeggutor-GX ainda tem meu coração S2.

Dialga-GX – Dragon – HP 180 Pokémon Básico
[M] Clock Up: Compre cartas até ter 6 em sua mão.
[M C C] Shred: 80 de dano. Os danos desse ataque não são afetados por efeitos no Pokémon ativo de seu oponente.
[M M M C C] Timeless GX: 150 de dano. Ao invés de seu turno terminar, ele recomeça novamente. (Você não pode usar mais de 1 ataque GX em um jogo).
Quando seu Pokémon GX é nocauteado, seu oponente compra 2 cartas de Prêmio.
Fraqueza: Fada (x2)   Resistência: ---   Recuo: 3






Vindo com o mesmo tipo de Palkia-GX, o que mais chama a atenção em Diaga é seu ataque GX. Como um Pokémon que controla o tempo, nada melhor que um ataque que o altere não é mesmo? Com algo nunca visto no TCG, o GX de Dialga permite você recomeçar seu turno após ele atacar. Isso mesmo, podendo jogar apoiador, ligar energia e atacar novamente. Do ponto de vista do jogo, é um efeito excelente, onde você irá jogar 2 vezes seguidas, podendo dar 2 ataques e isso pode ser destruidor para o jogo do adversário, mas, do ponto de vista de estruturação do meta game, não sei o quão viável é colocar 5 energias em um Pokémon para ele realizar um ataque...

Shinx – Lightning – HP 50 Pokémon Básico
Habilidade: Runaway Evolution: Este Pokémon pode evoluir no primeiro turno se o jogador for o 2º a jogar.
[L] Sparking: 10 de dano.
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: Metal (-20)   Recuo: 1











Luxio – Lightning – HP 80 Estagio 1 – Evolui de Shinx
[C] Electromagnetic Barrier: 30 de dano. Seu oponente não pode jogar cartas de Item de sua mão durante o próximo turno.
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: Metal (-20)   Recuo: 1










Luxray – Lightning – HP 150 Estágio 2 – Evolui de Luxio
Habilidade: Intimidating Fang: Enquanto este Pokémon é seu Pokémon ativo, qualquer dano causado a este Pokémon por ataques de Pokémon do seu oponente é reduzido em 30 (antes da aplicação de Fraqueza e Resistência).
[L L C] Voltage Arrow: Descarte todas as energias [L] ligadas a este Pokémon. Este ataque causa 150 de dano a 1 Pokémon de seu oponente. (Não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco).
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: Metal (-20)   Recuo: ---






Agora sim vamos a minha parte preferida da coleção. XD
Como um nato treinador, minha preferência por Pokémon Elétricos e Grama nunca foi escondida. Sempre gostei muito dessa linha evolutiva de Pokémon elétricos, mas que ainda não tinha tido representatividade no TCG. Diria que não tem um Pokémon mais importante que outro nessa linha evolutiva, mas com certeza o diferencial é o ataque de Luxio. Por apenas uma energia, causar 30 de dano e deixar o oponente sem usar item é algo fantástico. Mas Luxio sozinho não consegue se manter em campo, então são necessárias mais algumas peças para que essa engrenagem funcione de forma efetiva. Com a habilidade de Shinx, se seu oponente desejou começar, no seu primeiro turno você pode já trazer um Luxio para o campo e começar a estratégia de loock de item. Mas Luxio tem uma vida baixa, não sendo possível sua permanência em campo por muitos turnos. Assim, chegar à Luxray é uma peça fundamental da estratégia, onde Luxray tem uma grande vida e uma habilidade que diminui o dano que ele toma por ataque de Pokémon do oponente. Mas o foco da estratégia é o ataque de Luxio, então outra peça tem que se encaixar na estratégia, que é ninguém menos que Shining Celebi lançado em Lendas Luminescentes. A habilidade desse Pokémon permite que um Pokémon evoluído use o ataque de suas pré evoluções, permitindo que Luxray use o ataque de Luxio. Particularmente estou muito ansioso para jogar com esses Pokémon.


Garchomp – Dragon – HP 150 Estágio 2 – Evolui de Gabite
[C C] Quick Dive: Este ataque causa 50 de dano a 1 dos Pokémon do oponente. (Não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco).
[F C C] Champion’s Blade: 100+ de dano. Se você usou Cynthia de sua mão durante esse turno, este ataque causa 100 a mais de dano.
Fraqueza: Fada (x2)   Resistência: ---   Recuo: ---







Garchomp é um Pokémon que pode facilmente chegar em campo, principalmente devido os ataques de suas pré evoluções, que permitem que elas evoluam quando atacam. Com um ataque que pelo custo de uma DCE consegue espalhar dano na mesa, seu principal ataque é situacional devido a necessidade do uso de um apoiador (sua treinadora fiel, Cynthia). Uma dependência já pra ser notada com esse Pokémon, mas outras cartas podem ajudar nessa estratégia para trazer Cynthia para mão e ela ser usada. Uma das cartas é Lucario, onde com sua habilidade, pode buscar uma carta no baralho e colocar na mão se você controlar um Garchomp. Essa habilidade de Lucario é acumulativa, permitindo fazer buscas precisas no baralho e assim facilitar o uso do ataque de Garchomp, que pode causar até 230 de dano. Um elo forte entre treinadora e seus Pokémon que saiu do anime e chegou até o TCG.


Lucario – Fighting – HP 110 Estágio 1 – Evolui de Riolu
Habilidade: Aura: Uma vez durante seu turno (antes de atacar), se você tem Garchomp em jogo, você pode procurar uma carta em seu baralho e coloca-la em sua mão. Em seguida, embaralhe seu baralho.
[F C] Scud Jab: 70 de dano. Dano causado por este ataque não é afetado por Resistância.
Fraqueza: Psíquico (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1







A principal característica de Lucario é sua habilidade citada acima quando falo de Garchomp, onde o trio Cynthia/Garchomp/Lucario estão chegando com força total no TCG.

Rotom – Lightning – HP 70 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[L L L] Plasma Slash: 120 de dano. Este Pokémon não pode atacar durante o próximo turno.
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: Metal (-20)   Recuo: 1








Mow Rotom – Grass – HP 90 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[G C C] Special Cut: 60 de dano. Descarte uma energia especial do Pokémon ativo do seu oponente.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: ---    Recuo: 1






Heat Rotom – Fire – HP 90 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[R C C] Heat Blast: 80 de dano.
Fraqueza: Água (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1








Wash Rotom – Water – HP 90 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[W C C] Wash Arrow: Este ataque causa 50 de dano a um dos Pokémon no banco de seu oponente. (Não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco)
Fraqueza: Grama (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1







Frost Rotom – Water – HP 90 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[W C] Frost Crash: 10+ de dano. Este ataque causa 20 a mais de dano para cada energia ligada a todos os Pokémon do oponente.
Fraqueza: Metal (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1




Fan Rotom – Colorless – HP 70 Pokémon Básico
Habilidade: Rotomotor: Se você possuir 9 ou mais Ferramentas (Item Tool) em sua pilha de descarte, ignore os custos de ataque deste Pokémon.
[C C C] Spinning Spin: Este ataque causa 20 de dano a cada Pokémon do seu oponente. (Não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco).
Fraqueza: Elétrico (x2)   Resistência: Lutador (-20)   Recuo: 0








Não tenho o que falar sobre esses Rotom. Colocar 9 Tools em sua pilha de descarte não é algo fácil, mas com certeza alguém pensará em uma forma de acelerar isso para vermos um For Fun Rotom nascer. :)
A partir de agora não irei comentar sobre todas as cartas colocadas. Como disse no início da matéria, essas são apenas algumas das cartas da coleção, as que tem efeitos e habilidades mais interessantes pelo menos em minha opinião.

Rampardos – Fighting – HP 150 Estágio 2 – Evolui de Cranidos
[F] Clean Hit: 60+ de dano. Se o Pokémon ativo de seu oponente é uma evolução, este ataque causa 60 de dano a mais.
[F F F] Wild Bomber: Se o Pokémon ativo de seu oponente é um Pokémon Básico, ele é nocauteado.
Fraqueza: Grama (x2)   Resistência: ---   Recuo: 2







Bastiodon – Metal – HP 160 Estágio 2 – Evolui de Shieldon
Habilidade: Fresh Earth: Previna todo dano a seus Pokémon [M] por ataques de Pokémon do seu oponente que tenham alguma energia especial ligada a ele.
[M M C] Push Down: 110 de dano. Você pode trocar um Pokémon no banco de seu oponente com o Pokémon ativo dele.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: Psíquico (-20)   Recuo: 3








Magnezone – Metal – HP 150 Estágio 2 – Evolui de Magneton
Habilidade: Magnetic Circuit: Tantas vezes quanto desejar durante seu turno (antes de atacar), você pode ligar energias [M] de sua mão a um de seus Pokémon.
[M M M C] Zap Cannon: 130 de dano. Durante seu próximo turno, este Pokémon não pode usar Zap Cannon.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: Psíquico (-20)   Recuo: 2








Spiritomb – Psychic – HP 70 Pokémon Básico
[C] Lightless World: Procure 2 cartas de Supporter da sua pilha de descarte, mostre seu oponente e as coloque em sua mão.
[C] Terrify: 10 de dano. Se o Pokémon defensor é um Pokémon Básico, ele não poderá atacar durante o próximo turno.
Fraqueza: ---   Resistência: ---   Recuo: 1




Cherrim – Grass – HP 80 Estágio 1 – Evolui de Cherubi
Habilidade: Weather Guard: Cada um de seus Pokémon [G] não possui fraqueza.
[G] Seed Bomb: 30 de dano.
Fraqueza: Fogo (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1








Salazzle – Fire – HP 110 Estágio 1 – Evolui de Salandit
[R] Burning Poison: O Pokémon ativo de seu oponente agora está Queimado (Burned), Envenenado (Poisoned), e Confuso (Confused).
[R C] Assassin Nail: 60+ de dano. Se o Pokémon defensor está afetado por uma Condição Especial, este ataque causa 60 a mais de dano.
Fraqueza: Água (x2)   Resistência: ---   Recuo: 1







Oranguru – Colorless – HP 120 Pokémon Básico
[C] Resource Management: Coloque 3 cartas de sua pilha de descarte no fundo de seu baralho da forma que desejar.
[C C C] Erudition: 60 de dano. O Pokémon ativo de seu opoente agora está Confuso (Confused).
Fraqueza: Lutador (x2)   Resistência: ---   Recuo: 2










Oranguru é uma carta que pode se tornar bem interessante, principalmente se conseguir encaixar jogadas entre Oranguru e Looker, que compra cartas do fundo do baralho. Essa coleção traz grandes apostas para cartas combinadas, como Oranguru+Looker, Cynthia+Garchomp+Lucario e os Rotom. Vamos ver qual desses combos se saem melhor no formato.

Cyrus ◇ – Trainer/Supporter (Apoiador)
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é descartada, coloque-a em sua Lost Zone.
Esta carta só pode ser usada se seu Pokémon ativo for [W] ou [M].
Seu oponente embaralha 2 de seus Pokémon do banco com todas as cartas ligadas a eles no baralho.
Você pode usar apenas um Suporte durante seu turno (antes de atacar).







A primeira carta Prism Star a ser anunciada que não é um Pokémon. E adivinhem, ela ajuda quem? Isso mesmo, os Pokémon tipo metal. Podendo ser combinada com Cidade Paralela, essa carta pode facilmente limpar a mesa do adversário, deixando o jogador em uma vantagem absurda no jogo, que muito provável o levará a vitória. A maior parte dos baralhos necessita de muitos Pokémon no banco para manutenção de sua estratégia, assim Cyrus pode ser um problema para muitos baralhos atuais, principalmente os de evolução.

Cynthia – Trainer/Supporter (Apoiador)
Embaralhe sua mão em seu deck. Depois, compre 6 cartas.
Você pode usar apenas um Supporter durante seu turno (antes de atacar).







Looker – Trainer/Supporter (Apoiador)
Compre 3 cartas do fundo de seu baralho.
Você pode usar apenas um Supporter durante seu turno (antes de atacar).





Volkner – Trainer/Supporter (Apoiador)
Procure em seu baralho por uma carta de Item e uma energia [L], revele-as e coloque-as em sua mão. Embaralhe seu deck.
Você pode usar apenas um Supporter durante seu turno (antes de atacar).








Gardenia – Trainer/Supporter (Apoiador)
Cure 80 de dano de um dos seus Pokémon que tenha uma energia [G] ligada a ele.
Você pode usar apenas um Supporter durante seu turno (antes de atacar).









Mars – Trainer/Supporter (Apoiador)
Compre 2 cartas. Então descarte uma carta aleatória da mão de seu oponente.
Você pode usar apenas um Supporter durante seu turno (antes de atacar).






Unidentified Fossil – Trainer/Item – HP 60
Esta carta é considerada como um Pokémon Incolor Básico [C] de 60 de HP. A qualquer momento durante seu turno (antes de atacar), você pode descartar essa carta de jogo. Esta carta não pode recuar.
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).









Cranidos e Shieldon poderão entrar em campo evoluindo a partir dessa carta


Looker’s Whistle – Trainer/Item
Procure em seu baralho por até 2 Looker, revele-os e coloque-os em sua mão. Em seguida, embaralhe seu deck.
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).







Pal Pad – Trainer/Item
Embaralhe 2 cartas de Supporter (Apoiador) da sua pilha de descarte em seu baralho.
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).




Order Pad – Trainer/Item
Jogue uma moeda. Se der cara, procure em seu baralho por uma carta de Item, revele-a, coloque em sua mão e embaralhe o baralho.
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).






Missing Clover – Trainer/Item
Você pode usar 4 Missing Clover ao mesmo tempo. Se jogar 1 Missing Clover de sua mão, olhe a carta do topo do baralho e coloque-a de volta. Se você jogar os 4 Missing Clover ao mesmo tempo, compre 1 carta de Prêmio.
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).







Escape Board – Trainer/Item
Ligue uma Ferramenta Pokémon (Item Tool) a um Pokémon que não tenha uma Ferramenta ligada a ele.
O custo de recuo do Pokémon que esteja com essa ferramenta ligada a ele é 1 [C] a menos. Este Pokémon pode recuar Dormindo (Asleep) ou Paralisado (Paralyzed).
Você pode usar quantas cartas de item desejar durante seu turno (antes de atacar).






Mt. Coronet – Trainer/Stadium
Uma vez durante o turno de cada jogador, cada jogador pode colocar 2 energias [M] de sua pilha de descarte em sua mão.
Esta carta permanece em jogo quando é ativada. Você pode ativar apenas uma carta de Estádio por turno. Descarte essa carta se algum outro Estádio entrar em jogo. Se existir um Estádio com mesmo nome em campo, essa carta não pode ser ativada.



Super Boost Energy  – Special Energy
◇ (Prism Star) Regra: Você não pode ter mais que 1 carta Prism Star de mesmo nome em seu baralho. Se uma carta Prism Star é descartada, coloque-a em sua Lost Zone.
Esta carta fornece uma energia [C].
Quando ligada a um Pokémon estágio 2, esta carta fornece qualquer tipo de energia, mas apenas uma por vez. Quando ligada a um Pokémon estágio 2, se você possuir 3 ou mais estágios 2 em campo, essa energia fornece 4 energias de qualquer tipo ao mesmo tempo.






A primeira energia Prism Star, essa energia apesar de ter um efeito bom, ela ainda é muito situacional e muito frágil, podendo facilmente ser descartada por Enhanced Hammer, ataque de Drampa-GX, etc. Além de usa-la com seu efeito máximo ser muito difícil, devido a dificuldade de se ter muitos Pokémon estágio 2 em campo.

Unit Energy GFW – Special Energy
Essa carta fornece energia [C]. Quando esta carta está ligada a um Pokémon, ela fornece energia tipo [G], [F] e [W], mas somente 1 por vez.




Unit Energy LPM – Special Energy
Essa carta fornece energia [C]. Quando esta carta está ligada a um Pokémon, ela fornece energia tipo [L], [P] e [M], mas somente 1 por vez.












A coleção conta com a versão Ultra Rara (UR) de Lana, e reprints de cartas como Crushing Hammer, Ultra Ball, Potion, Nest Ball, Pokémon Cather, Rescue Stretcher, Double Colorless Energy, Lilie, Lusamine, Sophocles, Pokémon Fan Club, Solgaleo-GX/Lunala-GX (lançados em SM1) e Silvally-GX. Alguns desses reprints também recebem suas versões UR nessa coleção, como Lilie FA, Lusamine FA, Pokémon Fan Club FA, Crushing Hammer FA e Solgaleo-GX/Lunala-GX totalmente dourados. Vocês conferem As imagens das UR da coleção logo abaixo.


Lana Full Art e nova arte de Silvally-GX

Dusk Mane Necrozma-GX Full Art e Rainbow

Dawn Wings Necrozma-GX Full Arte e Rainbow

Dialga-GX Full Art e Rainbow

Palkia-GX Full Art e Rainbow

Glaceon-GX Full Art e Rainbow

Leafeon-GX Full Art e Rainbow

Celesteela-GX Full Art e Rainbow

Xurkitree-GX Full Art e Rainbow

Pheromosa-GX Full Art e Rainbow

Lusamine comum e FA já haviam sido lançadas em SM4, agora SM5 trás uma nova arte FA

Todas as artes de Lilie já lançadas, onde SM5 trará as duas últimas

Cynthia e Gardenia Full Art

Mars e Pokémon Fan Club Full Art

Volkner e Looker Full Art

Crushing Hammer e Escape Board Full Art

Missing Clover e Peeking Red Card Full Art


Reprint de Solgaleo-GX e Lunala-GX com uma raridade diferente
Além dessa grande quantidade de Ultra Raras, as artes dos Boosters (e prováveis artes dos playmats oficiais) ficaram lindas. Além do simbolo da coleção e das cartas Prism Star.

Símbolo da coleção e das cartas Prism Star

Arte promocional Danw Wings Necrozma

Arte promocional Dusk Mane Necrozma

Arte promocional Giratina

Arte promocional Leafeon

Depois dessa avalanche de informações e de artes lindas, o que vocês esperam para o novo formato que se inicia com as cartas Prism Star? Vocês acham que isso irá impactar muito o meta game atual? O que acharam dessa nova mecânica de Pokémon TCG, voltando com a Lost Zone? Deixem suas opiniões e não deixem de acompanhar o site para mais informações sobre Pokémon TCG! Até a próxima.

Fontes: Pokebeach; Bulbapédia

Sobre Henrique
20 anos, MG. Apaixonado por Pokémon desde criança e outros animes. Pokémon Insect e Grass são meus preferidos. Sou mais familiarizado com o TCG mas tento entender de tudo um pouco da franquia.

Um comentário:

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar