logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Noibat e Noivern


Oláá treinadores!

Hoje vamos falar do Noibat e da sua evolução, o Noivern. Ambos os Pokémon ganharam um carinho muito grande dos fãs graças à saga XY.

Ambos os Pokémon são uma mistura de Morcego, Gárgula e, sim, acreditem, caixa de som. Será o primeiro Pokémon dessa série que é baseado em um objeto.  O Noivern tem uma referencia a mais, o Wyvern. 


As Gárgulas, superficialmente falando, possuem uma função semelhante às calhas, pois elas serviam, nas construções antigas, para escoar água. Na idade Média as Gárgulas eram representadas como uma figura monstruosa ou algo animalesco, comumente presentes na arquitetura gótica. 

As Gárgulas eram colocadas nas Catedrais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados. Uma quimera é um tipo de escultura similar que não funciona como calha e serve apenas para funções artísticas. Elas também são conhecidas como Gárgulas, porém, na maioria das vezes, não possuem asas. 


O termo gárgula é majoritariamente aplicado à era medieval, mas com o passar do tempo, outros significados foram adotados. No antigo Egito, a água escoada pelas esculturas, era utilizada para lavar os vasos sagrados. Na Grécia, a água dos telhados passava através da boca dos leões(quimera) os quais eram esculpidos em mármore. 

Uma lenda francesa conta como o bispo São Romano derrotou uma Gárgula. Ele teve ajuda de um prisioneiro, que se voluntariou para batalhar contra o monstro nas margens do rio Senna. Na época, o monstro derrubava as embarcações e comia as pessoas e os animais da região. O bispo atraiu a criatura para fora do rio usando um crucifixo, e usou seu lenço para guia-lo até o centro da cidade, onde o monstro foi queimado pelos aldeões. 

Existem infinitas combinações para as Gárgulas desde monges, monstros e até mesmo uma mistura de humano com monstro.   

Agora vamos falar sobre os morcegos, os únicos mamíferos que conseguem voar. 


O morcego é um mamífero da ordem Chiroptera cujos membros superiores têm o formato de asas, com isso é o único mamífero capaz de voar. Os morcegos são divididos em dois grupos. O primeiro grupo é dos próprios morcegos, o segundo grupo fica por conta das raposas voadoras. Juntando esses grupos, a soma das espécies totaliza cerca de 1116 diferentes tipos de quirópteros(morcegos). Há morcegos de todo tipo, tamanho, envergadura e hábitos alimentares. 

Falando em comida, esse animal possui a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pequenos animais(insetos, peixes) e sangue. Graças aos filmes ''hollywoodianos'' todos conhecem os morcegos como animais que se alimentam de sangue, porém apenas três espécies de morcegos se alimentam dessa essência. Com esse imenso leque alimentício, os morcegos são fundamentais para o ecossistema, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos, dentre outras funções fundamentais para a sobrevivência. 

Os morcegos possuem a ecolocalização, que os ajudam na hora de se locomover, caçar e se comunicar com outros da mesma espécie. 

Em suas mãos, o animal possui alguns ossos alongados, e entre eles existe uma membrana, essa membrana forma as asas(patágio). 


As asas detém vasos sanguíneos, nervos e fibras musculares. Nas épocas mais geladas, esses animais usam as asas como casaco. Os morcegos possuem garras em suas patas que permitem com que o animal se agarre em galhos. Eles conseguem se locomover pela terra, porém não de uma maneira eficiente. 


Os morcegos possuem hábitos noturnos, com exceção das raposas voadoras. Têm excelente olfato, paladar e audição. Ao contrário do que muitos pensam, esses animais possuem uma excelente visão. Podemos afirmar que esses animais sim possuem um sexto sentido. 

Um bebê morcego agarra-se na mãe para ser transportado. Uma fêmea dificilmente consegue carregar mais que um filhote, por isso é comum darem a luz a apenas um filhote. Os morcegos vivem em berçários, com muitas fêmeas dando a luz ao mesmo tempo. A gestação dura dois a sete meses(varia de acordo com a espécie). Esses animais ficam maduros rapidamente. 

Há poucos animais capazes de caçar os morcegos, porém os predadores naturais são cascas grossas. Corujas e Falcões costumam tirar o sossego dos pequenos sugadores de sangue.

Agora vamos falar da última referencia mutua, a caixa de som. Não há muito que falar desse objeto. Geralmente feito de madeira, a caixa de som possui variações feitas de plásticos ou fibra. 


A função desse objeto é impedir que as ondas sonoras dianteiras se misturem com as ondas emitidas por outro equipamento de som. Essa mistura causa interferência e anula o som. Outra função desse objeto é otimizar a acústica de reprodução sonora. 

Noibat - O Pokémon Onda Sonora 

Eles moram em cavernas escuras. Suas orelhas enormes podem emitir ondas ultrassônicas. Mesmo um adversário forte ficará atordoado e incapaz de ficar de pé quando exposto a essas ondas. 

Frutinha é o alimento preferido deste Pokémon. Ele escolhe apenas os maduros usando o seu sonar. 

É o Pokémon de número 714, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na Terminus Cave, Victory Road e Friend Safari(XY, no Safari você precisa de um amigo com a tipagem DRAGON), e Verdant Cavern(Ultra Sun e Ultra Moon). 

Noibat possui três habilidades Frisk, Infiltrator e Telepathy(HA)

Noibat evolui para Noivern no level 48. 

Noibat é a combinação de Noise(Barulho) com Bat(Morcego). 

Confira os status do Noibat:


Já falamos das referencias que ambos os Pokémon compartilham e falamos sobre o Noibat. Agora vamos para a reta final, Wyvern e Noivern


Um Wyvern é uma criatura lendária com a cabeça e as asas de um dragão, um corpo reptiliano, duas pernas e uma cauda que termina frequentemente em uma ponta em forma de diamante ou flecha. Existe uma versão marítima que tem no final da cauda um peixe. 

Essa criatura, em suas várias formas, é importante para a heráldica(evolução dos brasões), frequentemente aparecendo como um mascote de escolas e equipes esportivas. É uma criatura popular em diversas literaturas ao redor do mundo. Essa criatura solta fogo como os dragões. Em representações mais modernas, essa criatura possui um bafo gélido ou venenoso. 

Os Wyverns são muito semelhantes aos dragões e, em muitas línguas, culturas e contextos, não há distinção. Porém, a distinção mais frequente entre as criaturas está na quantidade de patas. Enquanto o dragão possui quatro patas, os Wyverns possuem apenas duas. 

Noivern - O Pokémon Onda Sonora

Eles voam em noites sem lua e atacam presas descuidadas. É imbatível lutando em ambientes escuros. 

As ondas ultra-sônicas que emitem de suas orelhas podem reduzir uma grande rocha em pedrinhas. Ele desce do escuro para atacar. 

Embora seja um Pokémon considerado agressivo, ele fica calmo e manso se receber uma fruta madura e doce. 

É o Pokémon de número 715, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na Resolution Cave(Ultra Sun e Ultra Moon). 

Noivern possui três habilidades Frisk, Infiltrator e Telepathy(HA).

Noivern é a combinação de Noise(Barulho) com Wyvern. 

Confira os status do Noivern:

Antes de finalizar, temos que destacar que ambos os Pokémon citados ganharam muito destaque na saga XY durante a batalha contra o Zapdos. O Noibat quebrando os limites para salvar o Hawlucha e  competir com o Zapdos fez com que o pequeno morceguinho se tornasse o veloz Noivern. Essa cena foi simplesmente incrível. 




Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Bulbapedia e Serebii
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar