logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Shroomish e Breloom


Oláá treinadores!

O ''Curiosidades Pokémon'' desta terça viaja para a região de Hoenn para desvendar as referencias dos Pokémon Shroomish e Breloom. Ambos são baseados no cogumelo, mas o segundo possui algumas referencias a mais. 

Vamos começar falando sobre os cogumelos, referencia mutua desses Pokémon. Cogumelo é o nome dado para a frutificação de fungos de um determinado filo. Os cogumelos fazem reprodução sexuada pela junção de hifas. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos. 


Os cogumelos são pertencentes ao reino Fungi. Os integrantes deste grupo obtém alimento decompondo matéria orgânica do corpo de organismos mortos. Eles são popularmente chamados pela biologia de seres decompositores. 

Eles obtêm alimentos de outros seres vivos, com os quais se associam. Essa associação pode ser parasitária, mutualística ou de decomposição. O cogumelo em questão é decompositor. 

O cogumelo possui função na medicina e na culinária. Mesmo possuindo essas funções, nem todos são bons para a ingestão. Alguns são extremamente tóxicos, podendo causar a morte do individuo que ingeri-lo. Olhando pelo lado medicinal, o cogumelo mais famoso é o Penicillinum, responsável pela criação do antibiótico penicilina. 

A maioria das espécies de cogumelos se proliferam durante a noite. Normalmente, os cogumelos levam um tempo para formar corpos frutíferos. A expansão é rápida devido à absorção de fluidos. 

Tantos os cultivados como os de campo comum, possuem as mesmas fases de crescimento. A primeira é a fase pino. A próxima fase se chama botão. Depois eles vão formar o corpo primordial, e assim serão chamados de cogumelos. Estímulos elétricos estimulam o crescimento de algumas espécies desse fungo. 

Shroomish - O Pokémon Cogumelo

Vivem em solo úmido nas profundezas escuras das florestas. Mesmo de dia permanecem escondidos nas profundezas das florestas. São encontrados escondidos sob folhas caídas. Este Pokémon se alimenta de folhas podres. 

Se ele sentir o perigo, esse Pokémon começa a sacudir espalhando esporos do topo de sua cabeça. Os esporos deste Pokémon são tão tóxicos que fazem as ervas daninhas murcharem. 

É o Pokémon de número 285, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na Petalburg Woods(Sapphire, Ruby, Emerald e ORAS), no Great Marsh(Diamond, Pearl e Platinum, depois de obter a National Dex), na Viridian Forest e na Safari Zone(Heart Gold e Soul Silver) e na rota 11(Black, através do swarm). 

Shroomish possui três habilidades Effect Spore, Poison Heal e Quick Feet(HA)

Shroomish evolui para Breloom no level 23. 

Para entendermos a origem do nome, precisamos conhecer o nome oriental do Pokémon. O nome em japonês é Kinococo que é a junção de Kinoko(cogumelo) e Ko(criança). 

Confira os status do Shroomish:


Agora vamos falar do Breloom. Este Pokémon possui três referencias a mais que a sua pré evolução. O Pokémon é baseado no Canguru, Paquicefalossauro e no Anquilossauro. 


O Paquicefalossauro, ou lagarto cabeça grossa era um dinossauro herbívoro e bípede que viveu no período Cretáceo(145 milhões e 66 milhões de anos atrás). O animal media 4 metros de comprimento. 


Esse dinossauro possuía uma cabeça envolvida por uma placa óssea e volumosa. O animal usava essa cabeça para disputar território com outros machos da mesma espécie. Ele viveu na América do Norte. 

A peculiaridade mais marcante desse dinossauro é sua cabeça diferenciada. O Paquicefalossauro possuía não só o domo ósseo, como também inúmeras protuberâncias ósseas espalhadas pela região da cabeça. Essas protuberâncias ósseas não se limitavam apenas na cabeça, elas apareciam também em sua cauda, fazendo do membro uma arma muito eficaz contra predadores. 

Inicialmente esse domo seria usado para disputa de território, domínio de grupo e disputa pela fêmea. Porém, segundo algumas pesquisas mais atuais, o domo não poderia ser usado para confrontos, pois o dano no próprio dinossauro seria fatal. O domo seria usado como uma forma de cortejo, com isso, a cauda seria responsável pelas inúmeras disputas que o animal presenciava. Há muitos debates entre os paleontólogos sobre o uso do domo. 

Seus olhos estavam localizados na parte frontal da cabeça, fazendo com que o dinossauro tivesse uma boa visão. Esses animais se alimentavam de frutas e plantas fibrosas. 


O Anquilossauro está ligado à cauda deste Pokémon. Esse dinossauro herbívoro viveu durante o período Cretáceo no que corresponde hoje à América do Norte. Este animal encouraçado pesava entre 7 a 9 toneladas e media cerca de 9 metros de comprimento e 2 metros de altura. 

O Anquilosssauro tinha uma couraça que envolvia seu corpo, com isso protegia por completo, sendo que o único lugar vulnerável de seu corpo era a barriga. A ponta de sua cauda tinha uma clava óssea, os golpes com ela atingiam duas toneladas de força e causavam estragos imensos nas pernas de grande predadores. 

Embora lento e desprovido de inteligência, o animal era osso duro e dava muito trabalho aos predadores que tentam lhe tirar o sossego. Nas lutas, esse dinossauro virara de costas e tentava afugentar o predador com a sua clava. 

Pesquisas realizadas em cima dos fósseis deste animal datavam do fim do período Cretáceo, o que coloca o Anquilossauro como um dos últimos dinossauros a existir antes da extinção do período em questão. 

O Canguru é um mamífero marsupial que possui patas traseiras extremamente desenvolvidas e uma bolsa na altura do abdômen que permite que a mãe carregue seu filhote(a bolsa se chama marsúpio). Ele é o animal símbolo da Austrália e é conhecido pelos seus saltos. 

Habita planícies e se alimenta de vegetais e frutas. Mesmo com sua dieta sendo voltada quase 100% para as frutas e vegetais, o animal às vezes come restos de alimentos humanos. A ingestão de alimentos humanos, como o pão, deixa sua flora intestinal desequilibrada, deixando o animal com uma forte cólica, que na maioria das vezes leva o animal à morte. 

Sua pelagem é espessa e está sempre em crescimento. Sua cauda supera um metro de comprimento. O filhote permanece por um tempo com a mãe, subindo na sua bolsa para se alimentar e ficar seguro. Essa dependência maternal vai até o animal completar um ano. O animal pesa até 90Kg e atinge uma altura de 1,60. A gestação dura no máximo cinco semanas e a mãe só consegue ter um filhote por vez. 

São animais mansos com os humanos, não costumam atacar, mas quando precisam migrar em busca de alimentos eles se aproximam dos humanos e, quando ameaçados, vão se defender. 


Cangurus maiores conseguem  derrotar um humano com extrema facilidade. As fêmeas possuem metade do tamanho dos machos. O Canguru Vermelho é o maior marsupial do mundo. 

Eles se locomovem através de saltos. Com os saltos, eles atingem uma velocidade de 56 Km/h. As fêmeas, por serem mais leves, são mais velozes que os machos. 

Os machos lutam entre si para ter o direito de acasalar com uma fêmea em potencial, eles podem ficar em pé sobre seus rabos e chutar seu inimigo com suas pernas poderosas, além de morder e arranhar. 


Outra peculiaridade desse animal é a mão dominante. Eles realizam tarefas, seja para se alimentar, limparem ou apoiarem, com a mão esquerda. É o primeiro a provar a existência de uma mão dominante numa espécie além da humana. 

Breloom - O Pokémon Cogumelo

Breloom se aproximam de seu inimigo com movimentos leves, depois lança socos com seus braços elásticos. A técnica de combate deste Pokémon deixa os pugilistas com vergonha. 

As sementes presentes na cauda do Breloom são feitas de esporos tóxicos endurecidos. É horrível comer as sementes. Apenas uma mordida na semente, fará com que seu estômago adoeça. Ele espalha esporos através dos buracos em sua cabeça. 

Adora climas quentes e úmidos. Alimenta-se de árvores e plantas em campos e florestas. 

É o Pokémon de número 286, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido no Friend Safari(XY, precisa ter um amigo com a tipagem FIGHTING). 

Breloom possui três habilidades Effect Spore, Poison Heal e Technician(HA). 

Breloom é a junção de Umbrella(Guarda Chuva) com Mushroom(Cogumelo). 

Confira os status do Breloom:



Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Bulbapedia e Serebii
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar