logo

Pokémothim

Um pouco sobre o Pokémon TCG

Olá amigos, tudo bem? Sou o Fontineres, o novo integrante da equipe Pokemothim. Pretendo trazer para vocês, matérias relacionadas ao Pokémon TCG (Pokémon Trading Card Game), competitivo e novidades relacionadas ao Card Game.

Neste primeiro vou falar um pouco sobre o TCG. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Primeiro de tudo, você sabe como surgiu o TCG de Pokémon? Pela primeira vez, em outubro de 1996 pela Media Factory no Japão. Nos Estados Unidos, foi inicialmente publicado pela Wizards of the Coast, sendo assumida pela Nintendo em junho de 2003.

No Brasil, foi lançado em 2000 pela Devir Livraria, sendo assumido pela Copag em 2011 que desde então é a responsável pela distribuição no nosso país, trazendo todos os lançamentos mais recentes até dos kits de pré-release (vou explicar mais pra frete o que é isso).

Foram vendidas cerca de 23.6 bilhões de cartas ao redor do mundo.


Pokémon TCG pode ser jogado por todas as idades. Confira um manual bem rápido e simples de como jogar:

O TCG é dividido em 3 classes:

  • Junior, para jogadores de até 10 anos; 
  • Sênior, para jogadores de 11 a 14 anos; 
  • Master, para jogadores com 15 anos ou mais.

Os torneios de TCG antigamente tinham como premiações, produtos e cartas. Atualmente, os vencedores garantem prêmios em viagens e também em dinheiro. O pagamento é feito em dólares para todas as categorias, sendo o principal atrativo para a maioria dos jogadores. A franquia também ajuda com os custos de viagem para outros campeonatos regionais, internacionais e mundiais. 


Aprendendo a jogar TCG: O que é preciso para jogar uma partida?

O mais importante e obrigatório é ter um deck (baralho de cartas) formado por 60 cartas (número padrão das regras de competição). Também é obrigatório dispor de dados de 6 cartas e contadores de dano para ter controle sobre a saúde que resta a cada um dos Pokémon no jogo.

As cartas do seu deck devem ser protegidas por sleeves, para assegurar a integridade delas, além de evitar que suas cartas emperrem durante as partidas.


Quais tipos de cartas existem?

Atualmente existem diferentes tipos de cartas, cada uma delas tem seu efeito bem definido em seu texto, é bem fácil de jogar, só é preciso entender o que está escrito para usar corretamente o efeito que a carta indica.


Os tipos são os seguintes:


Pokémon: são as cartas que usaremos para atacar nosso rival. Eles podem se dividir em várias fases, que vão desde básico, fase 1, fase 2, Mega, Gx e agora Tag Team. Vale ressaltar que os Pokémon Tag Team são considerados básicos. Os Pokémon básicos são aqueles que podemos jogar sem ter mais nada em jogo, já que assim como indica o nome, são básicos.


Os Pokémon de fase 1: são os que necessitam de um Pokémon básico para poder evoluir, por isso, quase sempre, os ataques do Pokémon básico desaparecem por obter mais saúde e mais dano.

Os Pokémon de fase 2: são os que precisam de um Pokémon de fase 1 em jogo para evoluir, ganhar mais saúde, mais poder e normalmente alguma vantagem a mais (como habilidades e efeitos especiais).

Os Pokémon Tag Team: foram os últimos a sair no mercado, são cartas que tem uma ilustração muito mais legal e geralmente são mais poderosos, por isso, são bem cobiçados.


Itens: tal como seu nome indica, são cartas que tem um efeito sobre o jogo; podem tanto te obrigar a mudar seu Pokémon ativo por um do banco, ou te fazer descartar uma carta de energia equipada em um dos seus Pokémon. Também pode ser uma carta para curar a saúde do seu Pokémon.


Suporte: São as cartas que representam os personagens do anime ou jogo, você só pode jogar 1 por turno, exceto se alguma carta indique o contrário.


Stadiums: sãs cartas que dão um benefício aos Pokémon em jogo, seria como o terreno onde o combate está acontecendo, afeta todos os Pokémon em campo (ou seja, tanto os seus quanto os do rival).


Ferramentas: são cartas que podem ser anexadas ou equipadas aos Pokémon, dando um determinado efeito. Todo Pokémon só pode equipar uma ferramenta, a menos que, em casos especiais, o texto da carta permita que o Pokémon possa equipar mais de uma carta deste tipo.

Energias: são as cartas necessárias para que os Pokémon possam atacar os inimigos. Existem diferentes tipos de energia, uma para cada tipo.



Como começar uma partida?

Para começar a jogar Pokémon TCG, é preciso saber quem começa, para isso, jogue uma moeda e tire o velho “cara ou coroa”. O jogador que ganhar deve escolher se quer ser o primeiro ou o segundo. O jogador que começa tem o problema de ter o primeiro turno da partida, não dá para atacar, por isso, o que joga depois sabe que o primeiro só poderá preparar uma estratégia para o futuro.

Depois de decidir quem começa, daí o procedimento é o setup da partida, que consiste em tirar 7 cartas do seu deck e verificar se há algum Pokémon básico para começar a partida. Em caso afirmativo, você deve colocar o Pokémon básico como Pokémon ativo e se tiver outros, coloque-os no banco. Se não veio nenhum básico, basta dar o mulligan (voltando a pegar 7 cartas), seu rival tem o direito de escolher em pegar uma carta a mais ou não.


Uma vez que os 2 jogadores possuam Pokémon básicos, é preciso colocar 6 cartas do seu deck (viradas para baixo), em um lado da mesa (veja a imagem acima). Seu objetivo principal será conseguir resgatar essas 6 cartas antes que teu rival faça isso. Você só pode resgatar uma carta de lá se reduzir o HP de um Pokémon a zero. Logo, precisará vencer 6 Pokémon para resgatar as 6.


Agora é só começar a partida.

Durante a partida, cada jogador antes de começar o turno, deve comprar uma carta de seu deck. Depois, pode começar a jogar seu turno.

O turno ocorre da seguinte maneira:

Fase de compra: é o momento em que você compra uma carta do seu deck.

Fase inicial: é o momento em que você pode colocar uma energia ligada ao seu Pokémon, jogar itens, estádios e outras cartas.

Fase de ataque: sempre que tiver energia necessária para dispor de um dos ataques de seu Pokémon, declare o ataque e a quantidade de dano que você efetuará.

Depois de atacar, ceda o turno a teu rival.


Finalização de uma partida:

Quando um dos jogadores conseguir resgatar os 6 prêmios que cada um dispõe, teremos um vencedor. Existem outras maneiras de ganhar a partida: a mais habitual é que um dos jogadores fique sem Pokémon em campo, tanto no banco como na posição central da mesa, logo, ele não terá Pokémon para lutar.

Onde posso comprar cartas?

Na Loja oficial da Copag, que é a empresa responsável por distribuir as cartas no Brasil.


O que necessito para começar a jogar?

Para começar a jogar, você precisará de um Deck. Geralmente são vendidos decks prontos para iniciantes. Você pode melhorar os seus Decks com Booster Packs e Triple Packs.

Então amigos por enquanto é isso. Nos próximos dias estarei trazendo pra vocês mais novidades sobre as novas coleções.
Sobre Fontineres Mayworm
28 anos, Petrópolis - RJ, jogador de Pokémon TCG - Competitivo desde 2016 e apaixonado pela franquia Pokémon desde os 9 anos de idade. Adora os Pokémon do tipo Fogo e Elétrico, seu Pokémon preferido e o Charizard. Está responsável por trazer as novidades do universo do TCG para a Pokémothim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar