logo

Pokémothim

Anime Sun & Moon: Previsão da Liga Alola



Olá treinadores! 

Com o início da Liga Alola, começaram as apostas quanto ao resultado dela. De acordo com as informações disponibilizadas pelo primeiro episódio referente à conferência, farei uma análise sobre os acontecimentos e as maiores possibilidades de encerramento do evento. 


PARTICIPANTES

A primeira fase da liga foi uma grande Battle Royal (Batalha Real), com 151 treinadores que deveriam se manter firmes e eliminar os demais até que só restassem 16 deles na arena. Sendo assim, os participantes que conseguiram avançar para as oitavas de final foram: AcerolaAsh, Chris (Sophocles), Fábio (Faba), Gabriel (Samson), Gladio (Gladion)GuzmaHibi (Hau), James, JessieKiawe, Lílian (Lillie), Luan (Ilima)Lulú (Mallow), Vitória (Lana) e Yasmin (Mina). 

Vale ressaltar a quantidade de abatidos mostrada, nessa primeira fase, por cada treinador: 

Treinador 
Pokémon 
Derrotados 
Treinador 
Pokémon 
Derrotados 
Acerola 
Shuppet 
0 
James 
Mareanie 
0 
Ash 
Pikachu 
6 
Jessie 
Mimikyu 
1/2 
Chris 
Togedemaru 
1/2 
Kiawe 
Turtonator 
4/5 
Fábio 
Alakazam 
1 
Lílian 
Vulpix 
1 
Gabriel 
Komala 
0 
Luan 
Eevee 
8/9 
Gladio 
Silvally 
2 
Lulú 
Shaymin 
3 
Guzma 
Scizor 
1 
Vitória 
Eevee 
3 
Hibi 
Raichu 
0 
Yasmin 
Ribombee 
0 

É importante ressaltar que não significa necessariamente que esses personagens derrotaram apenas essa quantidade de Pokémon, somente que esses foram os mostrados para nós. Além disso, a Vulpix e o Raichu retratados são as formas de Alola, assim como o Exeggutor que será posteriormente mencionado. 

Alguns casos deixei “em aberto” para que cada um escolha representar da forma que achar melhor, como, por exemplo: o Togedemaru do Chris atacou um Shiinotic e depois foi mostrado derrotando um Politoed, mas não ficou claro se o primeiro também foi eliminado

Após derrotar o primeiro Pikachu, o Mimikyu da Jessie avança em direção a outro e, posteriormente, vimos que o fantasma não foi derrotado, porém, não há a certeza se foi ele quem derrotou, de fato, o roedor elétrico.

Turtonator do Kiawe atacou um Salamence, mas o responsável pelo golpe final que levou a derrota dele foi o Vulpix da Lílian, o que pode ser considerado um ponto para a garota que finalizou ou para os dois por um trabalho em equipe.

Ao enfrentar os membros da Equipe Skull, é possível ver 8 integrantes encararem o Luan, mas somente 7 Pokémon são vistos ao receberem o golpe do Eevee, ou seja, estaria o oitavo membro apenas observando no meio do campo de batalha ou não lembraram de mostrar o seu companheiro?

Tenho meus palpites para as 4 situações, mas, como disse, sobre isso cada um pode interpretar da forma que preferir.


OITAVAS DE FINAL

Diante do já apresentado pelas prévias, nessa segunda fase da liga, as batalhas serão feitas com cada treinador usando apenas um Pokémon. 




1) Ash x Fábio

Ash usará o Meltan para lutar contra o Hypno do Fábio. Acredito que o Psíquico estará com a vantagem no início, entretanto, em uma cena possivelmente cômica, o Pokémon do tipo Metal irá tentar comer o pêndulo hipnótico do adversário e isso o deixará com vantagem. Por já ter sido revelado que o protagonista lutará com alguém nas quartas de final, o resultado dessa batalha é um dos dois únicos confirmados.


2) Luan x Guzma

O especialista no tipo Normal e o chefe da Equipe Skull usarão, respectivamente, um Kangaskhan e um Scizor, com direito à Mega Evolução confirmada do primeiro e, possivelmente, também do segundo. Guzma deve vencer essa batalha por, além de precisar alcançar um patamar mais elevado da liga para desenvolver o seu breve arco de vilania, Plumeria ter investido e ferido o Eevee propositalmente durante a primeira fase, ou seja, impossibilitou Luan de usar o seu Pokémon melhor treinado, por precisar de um tempo maior para se recuperar, mesmo com os cuidados da Enfermeira Joy.


3) Hibi x Gabriel Carvalho

Sobre essa disputa, não há muito o que dizer. Gabriel não é um treinador muito dedicado às batalhas, enquanto o Hibi se mostrou bastante empolgado com a liga e é um dos rivais do Ash. O resultado do confronto entre o Raichu de Alola e o Exeggutor de Alola foi confirmado, pois as sinopses dos próximos episódios relataram uma luta entre o neto do Pandam (Hala) e o nosso protagonista, nas quartas de final.


4)  Lulú x Vitória

Essa batalha entre a Primarina e a Tsareena tem tudo para ser incrível, não só por serem os Pokémon mais fortes das suas treinadoras, mas também por toda a tensão envolvida. Lulú e Vitória lutaram juntas durante a primeira parte da liga, porém, agora terão que se enfrentar. Apesar de achar a Tsareena da Lulú muito forte, sem falar que ela conseguirá executar o Movimento Z, creio que a maior experiência e dedicação da Vitória pelas batalhas a farão derrotar sua amiga e passar para a próxima fase.


5) Chris x Yasmin

De todas as batalhas, essa é a única sobre a qual não me arrisco a selecionar um vencedor. Yasmin é muito forte e reconhecida nos jogos, mas no anime ela só revelou o Ribombee e nunca foi vista lutando, apesar de sabermos que algo ela fez para ir para as oitavas de final da liga. Os roteiristas podem fazer dela apenas uma personagem conhecida para participar do evento e ser eliminada, ou podem mostrar ela como uma forte oponente e detentora de mais Pokémon.

Quanto ao Chris, caso ele usasse o Togedemaru, daria quase certeza que ganharia, pois, pelo que notei, todos os protagonistas usarão todos os seus Pokémon, ou seja, se ele utilizasse novamente o “Pikaclone, ainda restaria o Vikavolt para usar em alguma outra batalha, antes de ser eliminado. Por outro lado, como o besouro que será utilizado, as chances de derrota surgem e, mais uma vez, fico confuso quanto a quem se sairia melhor. Ainda vale notar que, ao verem que iriam batalhar, o garoto ficou muito nervoso, enquanto Yasmin sorriu confiantemente.


6) Jessie X James

Um ponto forte dessa liga tem sito os embates tensos, por envolverem os personagens principais.

Certamente, a batalha da Jessie contra o James será outra boa para assistir. Meu palpite é que ela vença, por sua motivação para estar participando da competição ser realmente ganhar e dominar tudo, enquanto a do seu parceiro é conseguir lutar contra o Royal Mask, o que também é bom, mas menos ambicioso. O confronto será entre o Wobbuffet e a Mareanie, algo interessante por fazer tempo que o primeiro teve destaque em uma luta. Ademais, ainda há a possibilidade do segundo evoluir para Toxapex, mesmo que ache difícil. Apesar de tudo, ainda acredito na vitória da Jessie.


7) Kiawe x Acerola


O especialista do tipo Fogo escolherá o Marowak de Alola, o que pode concretizar uma teoria minha e ele acabar sendo derrotado nas quartas de final, usando o Charizard. Quanto à Acerola, usará um Gengar, que deve ser o que fez amizade com ela em um episódio passado. Acredito que o Kiawe vença, por ser um dos participantes mais fortes da liga e por ter sido dito pela treinadora de Pokémon Fantasma que está na competição só para se divertir, enquanto o seu adversário almeja, de fato, a vitória.


8) Lílian x Gladio 

Mesmo que goste muito da personagem, acredito que a Lílian não terá chance alguma contra o seu irmão. Apesar disso, essa é outra batalha interessante e que pode ter um grande peso emocional. O mais certo é que a jovem use o Vulpix de Alola, porém, devemos lembrar que ela tem uma Pedra do Gelo e possa ser o momento ideal para uma evolução. Já o Gladio usará o Umbreon, que sua irmã conhece há muito tempo e possui uma afeição pelo Pokémon concorrente.


QUANTIDADE DE POKÉMON

Uma condicionante que julgo guiar essa liga é a quantidade de Pokémon de cada treinador. Mesmo que a maioria das batalhas devam ser de um contra um, ou talvez todas (sim, há essa opção, mas não creio que aconteça), utilizar sempre as mesmas criaturinhas fica visualmente repetitivo. Diante disso, acredito que quanto menor a variedade da equipe de cada participante, mais chances ele possui de ser eliminado.

De acordo com os meus palpites para a terceira etapa da liga, mostrarei os treinadores que acredito que passarão e a quantidade de Pokémon que possuem. O Chris e a Yasmin coexistem na lista por considerar que qualquer um dos dois pode ganhar, mas, evidentemente, apenas um deles estará nessa fase.


Treinador 
N° De Pokémon 
Ash 
5 
Chris 
2 
Gladio 
4 
Guzma* 
2 
Hibi* 
2 
Jessie 
2 
Kiawe 
3 
Vitória 
2 
Yasmin* 
1 

A tabela considera apenas Pokémon em mãos, ou seja, os do Ash que estão no laboratório do Professor Carvalho ou os da Jessie que estão na base da Equipe Rocket não contam. Ainda sobre a Jessie, há a possibilidade de ela usar a Mareanie ou o Meowth caso sejam necessários mais de dois Pokémon nas quartas de final.

Os asteriscos, que acompanham três dos nomes, representam que eles podem ter mais Pokémon ainda não revelados. Baseado nos jogos, as possibilidades principais são:

  • Guzma (Ariados, Masquerain, Pinsir e Vikavolt)
  • Hibi (Crabominable, Komala, Noivern, Tauros e Vaporeon)
  • Yasmin (Granbull, Klefki, Mawile, Mr. Mime, Ninetales de Alola, Shiinotic e Wigglytuff)
Desses, acredito que apenas o Ninetales, o Shiinotic e o Vikavolt não apareceriam, por questão de repetição, mas para os outros existe uma oportunidade.

É válido pontuar que o Torracat do Ash e o Eevee da Vitória podem evoluir durante a liga, o que não aumentaria a quantidade de Pokémon, mas faria um diferencial. Rowlet e o Meltan do protagonista também podem, mas a coruja teria que largar a Everstone, enquanto o mítico precisaria se fundir com os outros da sua espécie, porém, não vejo isso como uma possibilidade durante o evento.

Por fim, no quesito quantidadeAsh e Gladio são os mais viáveis para alcançarem a etapa final da competição. Hibi e Yasmin até possuem capacidade, por ainda poderem revelar muitos Pokémon, mas acredito que sejam derrotados ainda nessa terceira fase. Assim sendo, cogito que apenas Guzma seja um empecilho em potencial para os dois jovens treinadores.


EMBATES 

Além da quantidade de Pokémon, outro agente que determina a performance do participante é a grade de batalhas. Com base no que já temos, os participantes das oitavas de final, tenho três principais palpites que podem estar errados, mas, de algum modo, fazem sentido. Porém, é necessário explicar que as teorias partem da revelação de que Ash e Hibi irão lutar nas quartas de final.


1) Pares e Ímpares. 


Basicamente, os que se enfrentariam seriam os vencedores das batalhas pares entre si (2x4 e 6x8), da mesma forma que os das ímpares (1x3 e 5x7). A mescla dessa esquematização com os possíveis vencedores já mencionados de cada luta leva os seguintes personagens às quartas de final:

  • Ash x Hibi 
Talvez, nessa terceira etapa, já possam ser dois contra dois, por todos os participantes que acredito chegarem a ela possuírem mais de um Pokémon. Mas, algo que é certo é a luta do Rowlet contra o Decidueye, com direito a um novo ataque para a corujinha não evoluída e um provável Movimento Z por parte do Hibi, pois não acho que deram um Cristal Z para ele em vão.

De qualquer forma, acredito que o Ash ganhe essa luta, até porque a pouca experiência do seu oponente foi indiretamente acentuada quando o Pandam contou que ele só venceu um dos desafios das ilhas. De qualquer forma, aguardo um belo confronto.

  • Vitória x Guzma
Seria um ótimo momento para a Vitória evoluir seu Eevee, mas não é uma certeza que tenho. Indo direto ao ponto, mesmo que admire a determinação da treinadora, acredito que Guzma a derrote, até como forma de “atingir” o Ash diretamente, por ser uma amiga bem mais próxima do que o Luan é.

A Vitória deve fazer o seu melhor, mas realmente acho que não há muita chance de ser diferente. Além disso, espero que o chefe da Equipe Skull use um Pokémon diferente dos dois já revelados até então.

  • Kiawe x Chris/Yasmin
Independente se o Chris ou a Yasmin lute contra ele, tenho quase certeza de que o Kiawe irá ganhar com certa facilidade. Talvez, se a luta for contra o amigo, os roteiristas a tornem mais difícil para adicionarem um peso dramático, mas, mesmo assim, ainda acho que a vantagem é do treinador especializado no tipo Fogo.

  • Jessie x Gladio 
Por mais que a Jessie esteja tão empolgada e seu Mimikyu seja muito poderoso, Gladio se mostrou o rival mais promissor do Ash em Alola, então, não acho que o resultado dessa luta seja outro além de uma vitória por parte do irmão da Lílian.

Baseado no desenvolver dessa suposição, poderia haver outra conexão entre “pares e ímpares” (1x3 e 2x4), possibilidade que não irei desenvolver aqui, mas pode ocorrer, ou seguir no formato padrão a partir das semifinais. Para qualquer um dos modos, aposto em um mesmo resultado, mas trabalharei com o segundo:

  • Ash x Guzma
Pelo enredo introduzido um pouco antes do início da liga, essa batalha tem tudo para ser incrível. Guzma quer ser o campeão para acabar com tudo, e Ash, representando o Professor Nogueira (Kukui), assumiu a tarefa de impedi-lo. Devemos lembrar que Guzma desconhece o fato de que pode lutar diretamente com o rival, por não saber que ele é o Royal Mask. Na minha opinião, se a liga caminhar seguindo esse esquema de batalhas, imagino que o Pikachu quem brilhe nessa luta e permita que seu treinador chegue à final.

  • Kiawe x Gladio 
Outra luta muito boa para a semifinal, pois temos o amigo mais forte do Ash, em Alola, contra o seu rival. Os dois possuem uma boa quantidade de Cristais Z, por isso podem usar qualquer um deles, além de, assim como na luta anterior, talvez possam usar 3 Pokémon cada. Apesar de reconhecer o potencial do Kiawe, não acho que ele derrotaria o Gladio.

  • Ash x Gladio
Se considerarmos o momento na liga em que, indiretamente, prometeram lutar no decorrer dela, essa seria uma rodada final perfeita. Outros pontos que comprovam isso é que os dois poderiam usar, pelo menos, quatro Pokémon e a batalha principal, na minha opinião, seria entre o Lycanroc Dusk e o Midnight. Creio que o Ash faça uma luta difícil, mas vença e se torne o campeão da liga.

  •  Ash x Royal Mask
De início, não consigo definir quem ganharia, mas a luta decisiva não poderia deixar de ser entre o Torracat e o Incineroar. Como o Pokémon do Ash perdeu em todas as lutas contra a sua evolução, seria justo e plausível que ganhasse, mas, durante a liga Kalos, esse padrão foi quebrado, pois era para o Greninja finalmente vencer o Charizard do Alain, e sabemos que não foi dessa forma. Devido a isso, não tenho certeza se o protagonista venceria, mas considero essa possibilidade.


2) Paralelos.


Essa grade consiste em paralelos, tendo em vista a tabela mostrada para as batalhas das oitavas de final. Ou seja, o vencedor de uma determinada batalha irá enfrentar o vencedor que está em uma extremidade da tela oposta a suaDepois, para selecionar as lutas das semifinais, seria um sistema de cruzamento. Falarei brevemente das lutas dessa teoria que não se repetiram na primeira, começando pelas quartas de final:

A Vitória enfrentaria o Chris/a Yasmin, e acredito que venceria, o que seria muito legal por alguma garota chegar tão longe na liga, visto que na primeira grade nenhuma chegou até a semifinal. Outra batalha diferente seria entre o Kiawe e o Guzma, que acho que seria mais acirrada do que contra a Vitória, mas ainda com o chefe da Equipe Skull como ganhador.

Nas semifinais, creio que as duas lutas seriam semelhantes com as que discorri na versão anterior, mudando apenas a colocação das batalhas e limitação que seria 2 Pokémon para cada, devido a Vitória só ter essa quantidade, ou então seriam 3 e ela passaria por uma desvantagem, assim como o adversário que eliminou o Ash em Unova.

Já para a luta final, mesmo eu já tendo descrito como seria uma possível batalha do Ash contra o Guzma, nesse caso o vilão poderia ser o vencedor. Pelo mesmo motivo de antes, acho que o protagonista poderia vencer, e até acho mais provável, sendo que, para um maior desenvolvimento do arco e dramatização, Guzma poderia ganhar e já sentir sua vitória sob o professor, até ser lembrado que ainda precisaria derrotar o Royal Mask. Caso isso tudo ocorra, as duas possibilidades que vejo é o chefe da Equipe Skull ser derrotado, o adversário revelar sua identidade secreta e haver uma redenção; ou Incineroar perder, havendo uma tentativa de sensibilizar o antagonista e talvez alguma surpresa para um arco final do anime.


3) Sorteio. 

Ainda há a possibilidade de os adversários serem selecionados aleatoriamente em todas as fases, ou seja, seria impossível prever quem lutaria com quem. No entanto, há um padrão que acaba por levar o Ash há uma mesma sequência de batalhas, mesmo que os outros participantes troquem.

O fato de o protagonista usar o Meltan na luta contra Fábio se explica mais do que simplesmente para fazer a brincadeira com o pêndulo de hipnose, visto que o Pokémon não possui nenhum rival presente na liga. Como também já sabemos, Rowlet e Decidueye irão lutar nas oitavas de finais, o que contribui para o seguimento que falo. Para concluir o padrão, o Lycanroc Dusk precisa enfrentar o Lycanroc Midnight do Gladio, e o Pikachu enfrentaria o Golisopod. Com a liga ganha, seria a hora do último Pokémon do Ash brilhar contra o Incineroar, o Torracat.

Não sei se esse padrão será seguido, mas ele dá destaque para cada Pokémon do treinador, além de haver grandes indícios de que o protagonista lutará com cada um deles: Gladio é o maior rival dele em Alola, ainda não teve seu Lycanroc derrotado pelo do principal e houve uma “promessa” de lutarem na ligaGuzma por ter desistido de uma batalha que teve contra o Ash, por achar o desempenho do Pikachu patético, além da promessa do herói de impedir o antagonista de acabar com a competição; e o Royal Mask por, além da rivalidade entre os iniciais e perda consecutiva do Torracat, ter tido o episódio onde o protagonista conheceu o Nogueira no passado e prometeram outra luta.

Como já muito dito, a batalha contra o Fábio e contra o Hibi já são confirmadas, por isso não precisa de provas. Outro fator é que, na abertura atual, essas lutas previstas são mostradas, mudando apenas o rival do Pikachu, por questão de realidades paralelas. Por fim, gostaria de frisar que tudo que descrevi a partir das quartas de finais é teoria, exceto a luta já confirmada.


DEPOIS DA LIGA

Até o lançamento dos jogos Sword e Shield, terão 18 domingos. Desconsideraremos o último, por geralmente ocorrer uma semana de recesso no anime, antes de uma próxima fase. Ou seja, teremos 17 episódios, sendo alguns já confirmados:

"Lulú e Vitória! Uma Batalha Poderosa Cheia de Amizade!" - 14/07. 
Será focado nas 4 primeiras lutas das oitavas de final.

"Jessie vs James! Um Campo de Batalha de Amor e Verdade!" - 21/07.
Dará foco a quarta e a sexta luta das oitavas de final, podendo, ou não, ter as duas últimas batalhas.

"Supere Decidueye!" - 28/07.
Mostrará Ash treinando para enfrentar o Hibi, mas também podem haver as duas últimas lutas das oitavas, caso não tenham acontecido no episódio anterior.

"Batalha de Pássaros! Pássaro Bravo Vs Ataque do Céu!" - 04/08.
Ash enfrentará o Hibi e terá a esperada batalha entre o Rowlet e o Decidueye.

Diria que cerca de mais uns 7 ou 9 episódios seriam dedicados à Liga. Dessa forma, restariam 4 ou 6 para alguma finalização que teria que envolver assuntos ainda não abordados nesse final: a Magearna, a busca pelo pai da Lílian, a evolução do Meltan e a transformação do Shaymin.

Por fim, caso estejam se perguntando “e a Elite 4?”, ela provavelmente não irá existir. A explicação disso é por a liga ter acabado de ser criada, ou seja, o Professor Nogueira não teve o devido tempo para preparar uma equipe de “campeões”. Na realidade, o anime poderia mostrar que o professor já pensou em tudo, porém, não acho que isso ocorra. O grande indício para essa ausência é a participação da Kahili e da Acerola na liga, que são duas das Elite 4.

A primeira não passou nem para as oitavas de final, enquanto a segunda revelou não possuir a intenção de vencer a liga. Os outros dois membros da Elite, Pandam e Olívia, estão presentes no estádio, mas juntos de Neves (Nanu) e Hapu, como juízes. Enquanto Marcos (Molayne), que substituiu o cargo de Elite do Pandam, nos jogos Ultra Sun e Ultra Moon, é o único que se ausentou do evento.

Diante disso, é praticamente impossível que, mesmo que o Ash derrote o Royal Mask, haja uma luta contra a Elite 4, exceto se for uma revanche contra os 4 Kahunas.


Bem, essa foi minha tentativa geral de previsão dos próximos acontecimentos da Liga, mas prometo que, de acordo com as novas informações, atualizarei minha análise ou criarei alguma nova, se ela se mostrar errônea. 

Agradeço pela atenção e até mais! 
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar