logo

Pokémothim

Curiosidades dos personagens: Cilan!


Como vão treinadores?

Hoje iremos falar sobre o último companheiro de viagem do Ash na Região de Unova. Aquele que conhece os vínculos entre Pokémon e treinador: Cilan.

Cilan, o Especialista Classe A


Cilan foi companheiro de viagem de Ash pela Região de Unova desde o ep-665: "Três Líderes, Três Ameaças". Sua primeira aparição acontece fora do ginásio da Cidade de Striaton, onde encontra com Ash e Iris logo no início, e os leva ao ginásio após Ash dizer seu motivo de passagem pela cidade. Para a frustração de Ash, entrando de supetão pelas portas do local de sua futura batalha, se revela um restaurante. Cilan, garçom do estabelecimento, junto a seus dois irmãos, Chili e Cress começam a servir o protagonista com várias indicações. Ash acaba surtando, e os irmãos revelam ser os líderes do ginásio.

Antes de entrar na arena, Cilan propõe que Ash escolha um dos três líderes para a batalha, e os mesmos revelam seus Pokémon: Pansage, Pansear e Panpour. Ash, em todo seu entusiasmo, escolhe batalhar contra todos.


Ash vence com certa dificuldade a primeira batalha contra Chili, sendo Tepig contra Pansear. A segunda batalha fica com a vitória de Cress e seu Panpour, batalhando contra Pikachu. E finalmente é chegado o momento da batalha decisiva para Ash: Pansage de Cilan vs Oshawott. No início o inicial do tipo água mostrou certo receio em batalhar, e pouca técnica. A decisão da luta se da no ep-666: "Muitos Sonhos", com Oshawott recebendo um caloroso Raio Solar de Pansage, e defendendo com sua concha. Mesmo com a proteção, esta acaba se separando de seu usuário, mas Ash usa o relevo do campo de batalha a seu favor e a recupera. Com um Lâmina de Fúria Ash garante a Insígnia do Trio, e a admiração de Cilan.

Mais tarde no mesmo episódio, Cilan procura Ash no Centro Pokémon para lhe fazer algumas perguntas, totalmente emocionado com as técnicas do garoto. O jovem especialista resolve por acompanhar Ash e Iris em sua jornada, deixando o ginásio nas mãos de seus irmãos.

No ep-679: "A Vingança de um Especialista", cilan revela ser um especialista Classe A, rivalizando contra a especialista Classe C Burgundy, personagem que em vários momentos no decorrer da história mostrou certa irritação com Cilan. 


Mesmo com sua personalidade serena e pacificadora, Cilan mostrou em vários momentos convicção e confiança, agindo como a voz da razão do trio de amigos. Além de ter dotes culinários magníficos e habilidades de pesca, sua estratégia de batalha é notável. Cilan é dono de uma memória excelente, fato que fica claro a cada novo episódio, e carrega consigo um sentido de justiça bem fortificado. Um exemplo disso, é quando desafia a líder de ginásio Skyla para uma verdadeira batalha, após presenciar sua maneira injusta de combate com os desafiantes. Mesmo com sua habilidade de batalha, acaba perdendo, mas é "vingado" por Ash que vence a treinadora de tipo voador.

Outros gostos seus são a investigação e a ciência. Geralmente, quando não consegue achar uma explicação lógica para algum problema, é o primeiro a correr, como quando um Yamask se apossou de um museu. Com a falta de lógica para os fenômenos causados pelo tipo fantasma, Cilan revelou seu lado medroso.

Se despede de Ash junto a Iris na chegada a kanto no final da série BW, onde decide viajar para Johto, e participar do Old Rod Fishing Rally, hospedado pelo Sr.Briney de Hoenn. Ao se separar de Iris, Cilan se encontra com Brock, e juntos conseguem derrotar um Gyarados furioso, e deter um caçador Pokémon. Mesmo sendo ambos companheiros do Ash em momentos diferentes, nenhum dos dois se apresentou.

Mais tarde reaparece na série XY em um encontro com Clemont e Bonnie, dizendo a dupla de irmãos sobre sua vontade de conhecer a Torre Prisma. No metrô a caminho da torre, acabam por ajudar um Eelektross que sofria por uma descarga elétrica. Cilan segue após isso para a Cidade Shalour, pretendendo visitar a Torre da Maestria.

Pokémon do Cilan:


Pansage é o principal Pokémon de Cilan. Sua natureza doce e amigável remete muito a seu treinador. Sua aparência disfarça sua força. É usado por Cilan fora das batalhas quando necessita cavar.


É um dos mais resistentes do especialista. Ouve as táticas de combate de Cilan a fio. O próprio Pokémon resolveu acompanhar Cilan em sua jornada ainda quando era um pequeno Dwebble.


Capturado no mesmo dia que o Paltoad de Ash, Stunfisk deu a Cilan a chance de mostrar sua habilidade de pescaria.


Basculin foi capturado durante um falso Campeonato de Pescaria organizado pela Equipe Rocket. Mesmo com a tentativa dos vilões de roubar todos os Pokémon da competição, Cilan recupera Basculin.

Nos jogos BW o garoto também é líder de ginásio, mas para batalhar contra ele é levado em o Pokémom inicial escolhido. Se você escolher Oshawott, tipo que leva desvantagem contra Pansage, irá batalhar contra Cilan.

Em BW2, Cilan e seus irmão se aposentaram como líderes de ginásio,  levam uma vida de treinador.

Seria legal ver Cilan e Brock juntos em outro episódio? Ou quem sabe até mesmo em uma jornada?! Deixem seus comentários aqui em baixo!

Um ThunderShock pra vocês!
Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

Um comentário:

  1. Johnny Edwin Da Cunha Cruz22/01/2020, 19:41

    Esqueceu de mencionar que o Cilan também apareceu em XY&Z, em Lumiose, onde conheceu o Clemont e a Bonnie.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar