logo

Pokémothim

Biomothim: Caterpie e sua linha evolutiva!


Como vão treinadores?!

Dando sequência na série Biomothim, chegou a vez de falarmos sobre Caterpie e sua linha evolutiva. Para entendermos os conceitos por trás da pequena lagarta de Kanto, precisamos entender um pouco mais sobres as lagartas de modo geral e resumido.

As lagartas fazem parte da ordem das Lepidopteras, a ordem que compreende borboletas e mariposas. São uma das ordens em maior abundância no planeta, principalmente em zonas tropicais. Lagartas desta ordem podem ser consideradas pragas em muitas ocasiões, por se alimentar de plantações, mas em alguns locais do globo, também podem servir como alimento.

Caterpie é um exemplo das Lepidopteras. A pequena lagarta de Kanto se assemelha a Lagarta de Laranjeira, que além de posicionar parte de seu tronco para cima, de modo semelhante ao pequeno Pokémon, possui um par de antenas bifurcadas,  podendo se retrair, e serem usadas quando esta espécie se sente ameaçada. Além de  usadas como ameaça física, esse tipo de antena pode emitir um cheiro desconfortável para o predador, o mesmo do qual a dex da versão Gold nos informa:

Para sua proteção, ele libera um cheiro horrível da antena em sua cabeça para afastar os inimigos.

Ainda seguindo algumas informações de outras dex, Caterpie é dono de um apetite feroz, igualmente ocorre na vida das lagartas da ordem Lepidoptera. Sua cor esverdeada pode estar associada tanto a sua alimentação a base de folhas, quanto a sua necessidade de se camuflar com o meio ambiente - vamos dizer que Caterpie possui a habilidade de camuflagem por homocromia, temo que indica a situação onde o ser possui a mesma coloração do ambiente onde vive. Não por menos, Caterpie pode ser encontrado em várias rotas de floresta.

 Lagarta de laranjeira


Ainda referente a lagarta, podemos assemelhar características físicas á lagarta da espécie Papilio troilus, apelidado de Lagarta Caterpie em homenagem as semelhanças do pequeno Pokémon. Até mesmo sua variante de cor lembra a versão shiny de Caterpie.


Após atingir o nível 7, a pequena lagarta produz sua crisálida, evoluindo para Metapod. Na fase da pupa, as lagartas apresentam pouco ou nenhum movimento dentro desta (quem não se lembra da famosa batalha de Metapods não é mesmo?!). Enquanto está em estado de pupa, Metapod permanece imóvel para não expor o interior de sua casca ao risco.

A evolução para o último estágio é breve, logo no nível 10 Metapod evolui para Butterfree. Neste estágio Butterfree conta com várias características que auxiliam em sua sobrevivência. A primeira é a formação de seus olhos, constituídos por várias miríades que aumentam seu campo de visão. Em suas asas estão pequenas escamas que liberam um pó tóxico durante o voo quando se sente ameaçada.

Se formos seguir uma linha lógica por trás da evolução da linha evolutiva de Caterpie, de certa forma também acontece pelo acumulo de energia, mas por meio de sua alimentação. Ao ingerir uma quantidade eficiente de calorias, Caterpie consegue energia necessária para formar sua crisálida. Com o restante de sua energia acumulada na fase da pupa, mantida pela pouca movimentação (ou seja, menor gasto de energia) é possível que em um curto período de tempo consiga atingir seu último estágio evolutivo. Neste estágio, sua alimentação muda e passa ser a base de polén.

Por mais que a larva de Papilio troilus esteja associada com Caterpie, não é possível dizer a mesma coisa de sua borboleta. São inúmeras espécies de  borboleta espalhadas pelo globo, cada uma com variações dos mais diversos tipos nas cores e formatos das asas. Portanto, seguimos sem uma associação direta a qualquer borboleta que possa ter inspirado Butterfree.

Imagem meramente ilustrativa

Este foi nosso post da semana da mais nova série da Pokémothim! O que acham, conseguem encontrar uma borboleta que se pareça com Butterfree? Possuem alguma sugestão para próximo post? Deixem aqui nos comentários!

Lembrando esta é apenas uma série que visa trazer conteúdos com base científica por trás dos Pokémon, analisada por mim e pelo colega Denis.

Um ThunderShock pra vocês!
Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

3 comentários:

  1. A série está muito boa, mas eu só tenho uma crítica. Em alguns paragráfos, tem palavras com erros de digitação e outras com acréscimo de letras. Nada que vá atrapalhar a leitura ou alterar o sentido. Só peço que façam uma revisão do que foi escrito antes de postar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.👏🍦

    ResponderExcluir
  3. Kelvin Cassimiro03/05/2020, 23:29

    Show demais!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar