logo

Pokémothim

Biomothim: Weedle e sua linha evolutiva!


Salve, salve treinadores!

Hoje o Biomothim fica por conta do nosso Pokémon inseto jovem Weedle, ao qual iremos ver alguns detalhes pela entomologia. 

Weedle é o Pokémon #013 na dex, tipagem inseto venenoso até seu estágio final. A aparência deste monstrinho se assemelha a larva das abelhas, ao qual sua evolução final o nome significa abelha furadeira.

Weedle, pode ser encontrada nas principais rotas e florestas de todos os jogos, e suas principais diferenças de sua contra parte o Cartepie e o ferrão venenoso que nasce em sua cabeça e sua alimentação, que o inseto procura apenas as melhores folhas para se alimentar. O veneno deste pequeno Pokémon após ser “tratado” pode ser letal ao ser humano.

As larvas da abelha pertence à família da Apidae, ao qual é um dos exemplares mais conhecidos, que no final do ciclo de vida temos a Abelha-Europeia. A fase larvar das abelhas diferente do Weedle, ocorre dentro de um alvéolo, onde é depositado um ovo no fundo deste local que após 3 dias nasce a larva, que é alimentada no local, e a mesma passa por 5 estágios de crescimento, sempre trocando sua cutícula (pele) após o final de cada estágio. No final da fase larval que ocorre 5 a 6 dias após o nascimento, o alvéolo se fecha e a larva muda de posição (única mudança que ocorre desde do nascimento), ficando reta e imóvel. Após isto, entra na fase pré pupa, não se alimentando mais e começando a tecer seu casulo.

 

Após o Weedle se alimentar das melhores folhas, ele entra em estado de evolução, evoluindo para o Kakuna o Pokémon casulo. Este Pokémon diferente do Metapod, pode ser visto em grandes colônias nas  árvores e são sempre guardados por um enxame de Beedrill, que protegem para o momento da evolução. Este Pokémon passou por um próprio processo de evolução, conta que os primeiros Kakuna possuíam ferrão igual sua evolução, com o passar das gerações este ferrões foram sumidos e hoje chegaram a aparência atual. 



A fase pupa já é possível distinguir a cabeça, o tórax e o abdômen, visualmente os olhos, pernas, asas, antenas e partes bucais. A coloração começa a mudar tanto nos olhos quanto no corpo até chegar na cor de uma abelha adulta. Toda esta fase de transformação ao qual a abelha passa e denominado metamorfose.



Com o acúmulo de energia, o Kakuna começa a liberar um calor que aqueles poucos que conseguem colocar a mão em seu casco consegue sentir, a partir daquele momento o Pokémon está pronto para evoluir, e com a evolução chega o terror da floresta de Kanto Beedrill o Pokémon Abelha. Ele é baseado em uma abelha com seus olhos vermelhos e a cor do corpo amarelo com listras pretas, as antenas cinzas tem o formato do "7".

Os  dois “braços” terminam em ferrões que possuem grande dose de veneno, mais forte que seu primeiro estágio evolutivo, as penas são finas e cinzas e possui outro ferrão amarelo e sua locomoção fica por conta de seus pares de asas, uma verdadeira abelha Pokémon. A Abelha-Europeia (Apis mellifera), pertencia à região da Europa, hoje já faz parte das Américas. As abelhas em geral não só fazem o delicioso mel ao qual estamos acostumados a comer, como também fazem parte do grupo dos principais animais de nossa fauna, que polinizam flores e frutos, tornando elas as principais polinizadoras do nosso globo.

A Abelha-Europeia vivem em colmeias formadas por uma ou no máximo duas rainha ou abelha-mestra, obreiras ou abelhas-operarias (entre 10 mil e 15 mil) e entre 500 e 1.500 zangões, que são os machos. As fêmeas diferenciam-se dos zangãos (machos) por possuírem ferrão. Nesta parte da vida das Abelhas podemos assimilar ao um conto do mundo Pokémon, que diz que em algumas florestas é possível ver ninhos de Beedrill com Vespiquen, sendo Breedrill considerado um zangão e a Vespiquen uma abelha rainha. 



Chegamos ao fim do quinto capítulo da nossa série sobre biologia em Pokémon. Gostaram deste estudo da entomologia das abelhas?

Deixem suas opiniões aqui, é muito importante para o crescimento e melhora da série! Lembrando que nosso intuito é apenas analisar de um ponto de vista científico todas as informações dadas através dos jogos ou animes.
Sobre Denis Anselmo
23 anos, Cajuru-Sp, curte animes, filmes, livros e séries. Seu Pokémon favorito é o Togekiss e além de treinador Pokémon também se considera um "digiescolhido" nato. 'Pokémon Go' é seu jogo favorito, joga desde 2016, é Team Instintict de coração.

4 comentários:

  1. Muito interessante, daqui a pouco vira um pokémon planet kkk.😋🍦

    ResponderExcluir
  2. isaiasalmeida18oficial09/05/2020, 15:05

    kkkk

    ResponderExcluir
  3. isaiasalmeida18oficial09/05/2020, 15:09

    gostei muito
    eu tenho uma duvida o anime atual de pokémon tá em que episódio ?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar