logo

Pokémothim

Biomothim: Solosis e sua linha evolutiva!


Como vão treinadores?!

No Biomothim de hoje vamos explorar uma das áreas da Biologia, responsável por estudar as células, chamada Biologia Celular ou Citologia, para explicar um pouco sobre esse curioso Pokémon descoberto na Região de Unova: Duosin, e toda sua linha evolutiva!

Para iniciarmos, devemos compreender brevemente o que é uma célula. São pequenas unidades microscópicas que organizam os corpos dos seres vivos. Nós seres humanos tivemos origem da junção de duas células um dia, células que chamamos de haploides. Esse nome é dado a células que possuem apenas um conjunto cromossômico. Nossa espécie possui número cromossômico igual a 46, ou seja, cada um dos gametas dos seres humanos (espermatozoides e ovócitos) possuem 23 cromossomos, que posteriormente vão vir a se unir. O processo que divide os cromossomos nos gametas é chamado de meiose.

As células são divididas em células procariontes, que não possuem envoltório nuclear - isso significa que o material genético em uma célula procarionte se encontra disperso pelo citoplasma (exemplos são as bactérias e cianobactérias). E existem também as células eucariontes animais e vegetais, que apresentam um nível de complexidade avançado, e nessas o material genético se apresenta envolto por um núcleo. São encontradas em protozoários, fungos, plantas e animais por exemplo. Existem outras diferenças, mas vamos apenas conceituar aqui alguns pontos importantes.



Aqui vai um desafio pra vocês: Identifiquem qual a célula procarionte e qual a eucarionte nos comentários.

Enfim chegamos a Solosis. Este Pokémon encontra-se em um processo que antecede a divisão celular denominado interfase. Este é um processo onde a célula vai produzir proteínas, e seu DNA é duplicado. O corpo de Solosis é todo envolvido por uma membrana plasmática, e o líquido que se encontra dentro dessa membrana é conhecido por citoplasma. Preso ao seu núcleo (no caso de Solosis aquela região onde se encontram seus olhos e boca) notamos uma estrutura celular denominada centríolo, que auxiliam no processo de divisão celular. Quando o DNA de Solosis se encontra duplicado, e todas suas enzimas se encontram produzidas, ocorre o processo de divisão celular de Solosis - sua evolução para Duosion.


Duosion é conhecido como Pokémon Mitose. Mitose é nome dado a divisão celular responsável por gerar duas células filhas, com mesmo número de cromossomos. Duosion está pronto a evoluir assim que iniciar seu processo de divisão celular a qualquer momento, mas ao que tudo indica antes necessita de estímulos externos para que aconteça. Esses estímulos podem estar associados ao fato de ter seu cérebro dividido, pois como cada metade consegue agir de forma independente, sem que as duas partes cheguem a um acordo sobre a continuação do processo de mitose, não consegue evoluir.


E quando esse acordo finalmente se da por vencido, se inciam as fases da mitose, das quais se dividem em 4: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Porém, o que acontece com este Pokémon é passar apenas pelas três primeiras. Não vamos nos aprofundar em cada uma pois existem conceitos extensos dentro de todas essas fases, apenas nas duas últimas para compreender sobre a biologia de Reuniclus.


A Anáfase, fase que representa Reuniclus conta com uma característica de que os cromossomos se dirijam para um polo da célula, e cada cromossomo é idêntico ao da célula-mãe. Podemos observar isso nas estruturas que formam os braços de Reuniclus. A fase seguinte, a Telófase, é basicamente a fase onde se encerra a divisão celular, e há a formação de células iguais. Não sabemos se Reuniclus em algum momento de sua vida se divide, originando talvez uma cópia de si, um novo Solosis, ou ousadamente dizendo, uma nova espécie desconhecida, mas estes são os fatos sobre o curioso Pokémon Multiplicador.


E esse foi o Biomothim de hoje! Dentre tantos conceitos da Biologia Celular, qual mais te chamou a atenção? O que acham de Reuniclus ser um processo de mitose inacabada? Ou será que isso tem alguma explicação que se encaixa em nossa teoria? Deixem aqui seus comentários!

Lembrando, essa série tem por objetivo apenas analisar Pokémon utilizando de métodos científicos.

Um ThunderShock pra vocês!
Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

2 comentários:

  1. O título não deveria ser Solosis e sua linha evolutiva?

    ResponderExcluir
  2. Ninguém respondeu o que ele diz😭

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar