logo

Pokémothim

Biomothim: Crabrawler e Crabominable!

Como vão treinadores?!

Neste biomothim sugiro que se segurem firmemente no ringue, e aguntem até o último round dessa chuva de informações sobre nosso querido Pokémon boxeador: Crabrawler!

Primeiro devemos contextualizar sobre a inspiração de Crabrawler fora dos jogos e do anime. Esse Pokémon é inpirado no pequeno Caranguejo Boxeador (Lybia tesselata), também conhecido como Caranguejo Boxeador Havaiano. São seres minúsculos que medem cerca de 1,5Cm, e por esse fato com com uma anêmona presa em cada uma de suas pinças. Cada anemona está equipada com cnidócitos, células urticantes semelhantes as das medusas e hidras. Vale ressaltar que essa relação dentre os caranguejos dessa espécie e anêmonas é vista como amizade dentre as duas espécies, já que a relação observada não é literalmente essencial para que as duas espécies sobrevivam. 

Esse caranguejo é encontrado em regiões tropicais da mesma maneira que nosso pequeno Crabrawler, indo desde o Mar Vermelho, até a Indonésia e a Nova Guiné. Além de defesa, as anêmonas em suas pinças podem ser usadas como "esfregão" em suas tocas, limpando detritos e resíduos no chão.


Crabrawler é um pequeno caranguejo endêmico da Região de Alola. Não possui nenhuma anêmona em suas pinças, porém estas são poderosas o bastante para sua autodefesa. É revestido por uma carapaça dura, e suas patas dão ao Pokémon a habilidade de escalada, utilizada em terrenos rochosos e em árvores. O fato de utilizar suas grandes pinças para defesa nem sempre garante a esse Pokémon a vitória de uma luta, o que leva Crabrawler a utilizar de um recurso muito comum na natureza para pequenas presas: A tanatose, o ato de fingir de morto. Isso nos é dito da Dex de Crabarwler da versão Sun:

"Enquanto guarda os seus pontos fracos com as pinças, procura uma abertura e desfere golpes. Quando perde, espuma pela boca e desmaia"


Sua evolução nos jogos ocorre por level up, em determinada região do mapa, o Monte Lanakila, localizado na Ilha Ula'Ula. Podemos dizer que a evolução desse Pokémon ocorre por uma especiação alopátrida. Especiação é um evento que conduz ao surgimento de novas espécies, e alopátrida é o tipo de especiação que ocorre por fatores geográficos. Temos a informação de que em um tempo antigo, um Crabrawler se perdeu a acabou indo parar no Monte Lanakila, região do mapa com condições totalmente contrárias às de seu habitat natural. Por sorte, com o tempo, sua adaptação a este local foi possível graças a genes que  contribuiam para sua sobreviência neste local; e depois de algum tempo (pode ele ter sido muito tempo) originou-se a espécie Crabominable como enfim conhecemos hoje.

Crabominable conta com grandes braços, que possuem palmas acolchoadas, ótimas para se movimentar sobre a neve e deixar pegadas intimidadoras.Podemos observar também que Crabominable cinta com uma pelugem branca cobrindo todo o seu corpo, ganho evoluivo que o permitiu sobreviver ás condições de frio extremo. O surgimento de dentes também é um indicativo de suas alimentação, levando a teorizar que sobreviva da predação.

E este foi o Biomothim de hoje! Vocês sabiam que existe um outro Pokémon que é inspirado em uma espécie de crustáceo, que também rebebe o termo "boxeadora" em seu nome popular? Deixo aqui o desafio de descobrirem qual é essa espécie, tanto de Pokémon quanto de crustáceo. Os acertos vão ser um passo para a liberação de um Biomothim especial para vocês!

Um ThunderShock pra vocês!
Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

3 comentários:

  1. o crabominable também é inspirado no Rocky Balboa. Mas eu sei que isso é pra falar de biologia então tudo bem.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Henrique18/09/2020, 21:44

    Sim meu caro, aqui fizemos apenas uma leitura utilizando a biologia como principal "instrumento". Mas você não deixa de estar correto! ^^

    ResponderExcluir
  3. Johnny Edwin Da Cunha Cruz18/09/2020, 23:33

    Era pro Ash ter tido um desses dois. Um lutador teria sido de grande ajuda contra o Gladion.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar