logo

Pokémothim

O Problema de uma Pokégirl Não Principal em Pokémon Jornadas!

Olá, Thunders!

Há quem goste e quem não goste da Chloe (Koharu), assim como ocorre com qualquer outro personagem, mas, independente de gostos pessoais, a sua não participação do anime como uma personagem principal ao lado de Ash e Goh representa um grande problema. Por que será que os roteiristas tomaram tal decisão? E, afinal, ela é mesmo a solução ideal para as críticas dos fãs?


Um possível grande motivo para Pokémon Jornadas não ter uma personagem principal feminina é uma situação apontada por alguns dos fãs sobre as garotas em plano de fundo. Como exemplo, tem a Serena, muito dita como sem desenvolvimento no início da aventura em Kalos, e Lílian, que ganhou foco e passou por uma grande evolução, mas, posteriormente, pareceu ficar esquecida. Não entrarei na minha opinião sobre isso. O importante é que, para evitar que isso ocorresse, o criticado revezamento constante entre foco e esquecimento, pode-se pensar que os roteiristas preferiram deixar Chloe como uma personagem não principal, não tendo a obrigação de dar destaque a ela, mas, vez ou outra, trazendo algum desenvolvimento para que também não fique totalmente apagada.

Com essa teoria do provável motivo principal para ela não ter o mesmo status das outras Pokégirls, é interessante destacar em que categoria Chloe se encaixa. Antes de tudo, vale diferenciar a condição de protagonista da de personagem principal. Os grandes protagonistas do anime são Ash e Pikachu, e agora Goh, mas os personagens principais englobam eles e todos os demais com maior foco nas séries criadas, ou seja, seus companheiros de viagem. Acontece que Chloe, além de não ser uma protagonista, não é nem um personagem principal, visto que ela não viaja realmente com os garotos, sendo, na realidade, um personagem de apoio, como é o Professor Cerejeira e Mr. Mime e como já foram o Professor Nogueira e a Professora Bruna.

Percebe-se, no entanto, que a personagem tem sido bem mais desenvolvida nessa segunda fase de Pokémon Jornadas, tendo o seu crescimento mais claro e seu interesse por Pokémon aprofundado. Muitos acreditam que em algum momento ela venha realmente a se tornar uma personagem principal, mas, a julgar pela atual abertura, não ocorrerá nessa fase ainda, talvez em uma próxima temporada da série. Ainda assim, quanto mais demorarem para dar a ela a liberdade de viajar com Ash e Goh, menos veremos de Chloe com o mesmo destaque das outras garotas. Valeria a pena ela se tornar uma personagem principal da metade para o final de Jornadas? Seria melhor do que nada, mas não deixa de parecer menos proveitoso para o crescimento dela.

Seu desenvolvimento lento faz bastante sentido, já que é comum o anime trabalhar as garotas com uma questão de descobrimento do próprio sonho, ainda que muitas sejam mais do que certas do que querem fazer. Isso deixa mais nítida a ideia de evolução, trabalha o aspecto do conhecer a si próprio e o lado emocional-psicológico das personagens. Se pegarmos o nome dela em japonês, Koharu, tem duas possíveis inspirações na própria língua: ou primavera, Haru; ou verão indiano, Koharu. O primeiro passa bem a ideia do florescimento do interesse por Pokémon dentro da garota, e o segundo pode ter a mesma mensagem, já que o fenômeno é caracterizado por um período de clima muito quente, geralmente depois de uma intensa geada. Por outro lado, Chloe vem do grego antigo χλόη khlóē, que significa brotos jovens e verdes, também com a concepção de ainda precisar desabrochar, estar se descobrindo.

Independente do modo como Chloe está sendo desenvolvida, é muito necessário uma garota como personagem principal para servir como espelho para as que assistem o anime. Não necessariamente vai representar todos os telespectadores do gênero feminino, até por ser impossível uma única figura englobar as diferentes personalidades, sonhos e modos de "ser mulher", visto que não existe um padrão. Ainda assim, só em saber que há a tentativa de representar algumas garotas, de existir uma personagem feminina com foco no anime para espelhar as várias meninas reais que sonham em entrar no Mundo Pokémon, ou pelo menos gostam de brincar que fazem parte dele, já é muito especial. A Chloe, mesmo como personagem de apoio, já cumpre esse papel, mas como personagem principal seu desenvolvimento seria amplificado, podendo se aperfeiçoar em suas metas, sem que sempre precise estar por trás do Ash e do Goh.

A questão da representatividade vai além de gostar ou não da personagem. Um exemplo muito claro disso é a Iris, que talvez seja a personagem principal feminina como menos fãs, mas que não deixa de ser muito importante para o anime da quinta geração, por ter representado muitas garotas dentro desse universo, e na animação como um todo, sendo a única personagem principal ao mesmo tempo feminina e negra. Então, ainda que não simpatize com a Chloe, que não seja do gênero feminino ou não costume dar atenção para as Pokégirls e suas trajetórias ao longo das temporadas, é importante compreender a relevância delas para a história e para muitos fãs, sobretudo do sexo feminino, que merecem ver mais treinadoras surgindo, sendo bem desenvolvidas e mostrando o quão incríveis são também no Mundo Pokémon.

De qualquer forma, a impressão que dá é de que não parece ser tão importante representar uma personagem principal feminina no anime atualmente como tem sido a retratação de um protagonista baseado em Pokémon Go, jogo que se torna cada vez mais lucrativo. Portanto, mesmo que as tais críticas ao foco oscilante existam, não acho que essa é uma solução adequada, por dar menos visibilidade e representação ao público feminino da franquia. As fãs merecem ser representadas, precisam se sentir inclusas nesse universo, e depender de personagens secundários para isso não é a melhor das opções.


Espero ter contribuído de alguma forma e, mais uma vez, reforço que não fiz essa postagem para mudar seu gosto, não precisa adorar a Chloe ou qualquer Pokégirl, apenas saber que elas são muito mais do que meros personagens para se shippar com Ash ketchum. 


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

34 comentários:

  1. Ótima analise sobre a Koharu!

    Mesmo a sendo a tradução certa do nome da Sakuragi, ficou estranho "Professor Cerejeira"

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!! Para ser sincero, acabei de descobrir que programei para o dia errado. kkk Era para sair apenas amanhã, mas fico feliz que tenha gostado.

    Ainda estou tentando me acostumar também. Rsrsrs
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  3. enzorodrigues28/09/2020, 12:40

    cara eu não me incomodo tanto com a koharu não aparecer tanto assim to ate gostado dessa jeito dela de não se interessa tanto por pokemos tipo não por que tem pokemos que vc tem ser um treinado/treinadora ela sai do cliche de sempre que a pokegril e coordenadora / performance ou não faz nada eu to achando bom como ela fazendo algo deferente das outras

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo completamente com você! Eu, particularmente, gosto muito da Koharu (acho ela mais interessante que o Go até XD) e acho chato isso dela só aparecer de vez em quando e, às vezes, ficar vários episódios sem aparecer. Eu realmente espero que comecem a dar mais foco pra ela depois do arco do Darkest Day.

    ResponderExcluir
  5. Daniel Aleixo28/09/2020, 13:46

    Eu gostei da matéria inteira, mas em específico dessa parte aqui "não precisa adorar a Chloe ou qualquer Pokégirl, apenas saber que elas são muito mais do que meros personagens para se shippar com Ash ketchum."
    Garotas são muito mais do que um chuveirinho de shipp, mas infelizmente não tem o mesmo aproveitamento que os garotos no anime. Dawn, talvez, seja a exceção.

    ResponderExcluir
  6. Vinicius Augusto28/09/2020, 14:48

    Cara otima materia sobre a Horraru, eu acho sim que ela poderia estar um pouco mais "evoluida" pois ate agora ela aparece muito pouco e as vezes que ela aparece não são todas que da um foco maior no desenvolvimento dela, mais ainda ta no começo da temporada então paciencia.
    Parabens pela materia esclareceu muita coisa para mim pelo menos.

    ResponderExcluir
  7. Vinicius Augusto28/09/2020, 14:49

    Concordo plenamente com você, a Korraru poderia ja estar aparecendo um pouco mais.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, desculpo-me pela demora da resposta. Vi o seu comentário pouco depois de ter comentado, mas a postagem foi retirada para ser novamente postada hoje, devido a um erro meu na programação do dia.

    E é justamente isso! Não critico o desenvolvimento dela, mas, como você bem disse, só em as outras meninas participarem da história em todos os episódios, interagirem com novos personagens e influenciarem na jornada do próprio Ash já muda muito. E seria incrível mesmo Chloe e Bea interagindo. Acho que os roteiristas andam pecando nisso com ela...

    Diferentemente de muitos, também gosto da Iris. Rsrsrs Agradeço demais pelo seu elogio e pelo seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Sim, é legal que ela seja diferente. A minha crítica não é à personalidade dela, é ao pouco tempo que ela tem em tela, a pouca participação ativa na história, sem que precise mudar seu desenvolvimento lento ou o sonho que virá a ter.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Justamente, esse sumiço que dão na Chloe é bem negativo para a personagem, talvez, como você disse, ela possa aparecer mais depois do grande arco em Galar. Torcerei por isso! (Também gosto mais dela do que do Goh atualmente kkk).
    Muito obrigado por comentar! Fico feliz em saber que compartilha da opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz que tenha gostado! Infelizmente, para algumas pessoas, as Pokégirls só servem para ships... Claro, não há problema algum em shippar, eu mesmo sou um shipper de plantão, mas é importante valorizar e saber o quão relevante são as trajetórias delas.
    Agradeço pelo elogio e pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Agradeço imensamente pelo elogio!! Também acho que se ela tivesse aparecendo mais, mesmo que seu desenvolvimento continuasse lento, teria sido bem melhor aproveitada, mas, como você disse, tenhamos paciência para ver se isso muda e ela se torna mais presente.
    Mais um vez obrigado, tanto pelo elogio como por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  13. FELIPE SIGNORETTI OLIVEIRA ABA28/09/2020, 16:09

    Adorei
    vc são incriveis!

    ResponderExcluir
  14. Mateus Cosme28/09/2020, 16:27

    Acho que quando o assunto é a Koharu, é quase consenso que ela deveria aparecer mais né shuashua.

    ResponderExcluir
  15. Master Eusine28/09/2020, 19:41

    A protagonista da saga deveria ser a Chloe e não o Goh. A personagem tem um mangá você pode encontrar mais informações sobre na Bulbapedia onde ajuda uma amiga da escola a capturar pokemon fofos, e onde é o destaque eu gostaria muito de ler uma matéria comparando essas duas Chloes a personalidade semelhante entretanto uma como protagonista e outra como a coadjuvante rouba cena (a do anime). A estória da Chloe desperta interesse, você sente vontade de ver ela em todos os episódios, quer ver ela com desenvolvimento, ela deveria ser a protagonista ao lado do Ash não o Goh o objetivo dela poderia ser capturar pokemon depois de se descobrir que ainda assim não iria incomodar, o Goh não, quem é o Goh? O que o Goh fazia na escola além de faltar? O Goh tinha algum rival implicante? A Chloe defendia ele na escola? Quando criança ele já chegou a ter contato com outras regiões além de Johto? E o desenvolvimento dele? A cada episódio ele fica egoísta, parece aquelas pessoas que são extremamente gananciosas só pensa em quantidade e nada mais. A Chloe pede ajuda para ajudar o Ash ele tinha Raboot, Gorluck e Sobble. Ele poderia ter oferecido o Sobble a amiga mas não o fez, praticamente um se virá. Chloe não tinha carisma, não tinha nem muito destaque, e conseguiu fazer o que o Goh não fez, eu assistiria com interesse um anime só da Chloe já do Goh não. O único episódio solo do Goh foi um tanto mais do mesmo uma analepse a maior parte do episódio. Eles não tiveram coragem de por uma garota protagonista e na minha visão só perderam. Gosto do Goh mas ele não conseguiria carregar uma saga inteira solo, carisma não sustenta enredo e ele é a prova disso.

    ResponderExcluir
  16. Luiz Henrique28/09/2020, 20:37

    Namoral vcs Hates do gou são chatos pra krl kkkkk ,desculpa pelo o palavrão mais véi já deu né. O gou é um personagem bem legal que ainda tá em desenvolvimento a koraru também vai se desenvolver bastante eu torço pra que ela acompanha ash e gou na jornada .

    ResponderExcluir
  17. Luiz Henrique28/09/2020, 20:45

    Como sempre mais uma ótima materia de Pokémon 🖒, Tomara que ela comece a acompanhar ash e gou na jornada, Pokémon precisa de uma personagem que represente as meninas séria incrível ver a koraru como treinadora.

    ResponderExcluir
  18. Master Eusine28/09/2020, 23:29

    Não odeio o Goh, gosto do personagem mas ele tem defeitos gosto dele mas tem coisas que não dão para defender e só a pessoa sendo muito sem noção para achar que todos são hate do Goh desculpa mas esse fanatismo é chato para caramba, não concordo com fanáticos do Goh, ele não é um cristal perfeito. Sinto muito mas todos os personagens tem seus pontos fortes e fracos e o Goh não conseguiria mesmo levar o anime adiante. Vi Serena ter hate a saga inteira porque a galera preferia as outras garotas; vocês Gohnaticos que são extremamente chatos acham que ninguém pode criticar o personagem, Ash passou anos sendo criticado o colega dele não pode? Aliás queria ver defesa assim para Íris que é odiada até hoje mas carrega um legado incrível de batalhas no anime, o motivo para ela era a "chatice" se é que isso era motivo porque a Misty as vezes também foi.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado!!
    Seu comentário que é! Rsrsrs ^-^

    ResponderExcluir
  20. Agradeço demais!! E também torço por isso! ^-^

    ResponderExcluir
  21. Conheço o mangá da Chloe. Há um tempo, descobri ele e li algumas coisas sobre, além de gostar de comparar alguns acontecimentos do anime do próprio mangá sobre ele também. E compará-las serie uma boa, talvez eu venha a fazer isso futuramente.
    Como gosto mais da Chloe do que do Goh, provavelmente eu preferiria um anime com ela como protagonista também, mas não tiro o mérito do Goh. Apesar de não saber se continuaria a acompanhar o anime caso tirassem o Ash, pelo menos daria uma chance, acredito que poderiam fazer um bom trabalho com o Goh sozinho, contanto que deem algumas boas pinceladas no personagem. Gosto dele, mas ainda há muitos detalhes que, para mim, deixam o enredo menos interessante em sua trajetória, por isso não sei se ele sustentaria o anime sozinho. Ainda assim, acho que ainda evoluirá muito. :)

    ResponderExcluir
  22. Verdade. kkkk
    Alguns poucos, na realidade, queriam que ela deixasse de aparecer de vez, mas acho que a grande maioria espera mais foco para ela.

    ResponderExcluir
  23. Erick Nascimento29/09/2020, 21:58

    Análise incrível sobre a Chloe, espero que ela se torne uma protagonista em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  24. Luiz Henrique29/09/2020, 23:22

    Foi mal man ,eu ti entendo eu gosto do goh mais também acho ele um pouco chatinho kkkkk ele precisa melhorar ,a personagem Iris eu gosto dela mais o personagem que mais odeio de Pokémon é o cilan namoral esse cara é chato pra caramba véi ,desculpa se vc gosta dele man mais eu odeio ele com todas as forças kkkkk.

    ResponderExcluir
  25. Fico muito agradecido pelo elogio e comentário! E também espero! ^-^

    ResponderExcluir
  26. Luiz Claudio05/10/2020, 20:20

    pq isso seria um problema? Ela é uma personagem que nos mostra o ponto de vista de uma pessoa que existe no mundo Pokemon, mas ainda quer ter uma vida normal. Ir para escola e ter um emprego um dia.

    ResponderExcluir
  27. Com todo respeito, caso leia com atenção a postagem, verá que não critico o comportamento da Koharu. Ao contrário, gosto bastante do fato de ela ser diferente e do seu desenvolvimento mais lento. O ponto é ela não ser uma personagem principal como todas as outras Pokégirls eram, apenas isso, com mais tempo em tela e mais participação ativa na história. :)

    ResponderExcluir
  28. Mateus Cosme06/10/2020, 22:53

    Ótimo texto, pessoalmente não tenho problema com desenvolvimentos lentos mas isso parte do pressuposto que os personagens pelo menos apareçam, assim como disse no comentário do Twitter, o desenvolvimento da Koharu não é ruim, mas só ocorre ocasionalmente, aparece em um episódio e fica ums 6 sem aparecer, a Serena por exemplo teve um desenvolvimento lento, mas ela aparecia em todos os episódios, então mesmo sem ser o foco do episódio a gente ainda via ela interagir com diversos personagens e situações o que pelo menos para mim é muito interessante, tipo como ela interagiu com a Korrina mesmo não sendo ela que desafiava os ginásios, imagina a Koharu interagindo com a Bea (que por sinal em dois episódios se tornou para mim a melhor personagem feminina dessa temporada, ela estava super hiper mega fofa hoje), seria interessante as duas interagindo.
    Conclusão: o fato de a Koharu não aparecer em todos os episódios torna difícil eu me apegar ela, o seu desenvolvimento é bom mas poderia ser melhor, quarenta episódios não chego nem na metade dessa saga, mas mesmo assim são tipo 40 interações diferentes, com muitos personagens diferentes em situações diferentes que a Koharu perdeu.

    P.S:Em relação a Íris eu realmente gosto dela, ela é tipo uma irmã que cuida e se preocupa, mas ao mesmo tempo não deixa de provocar o irmão, ela e o Ash juntos é realmente interessante.

    ResponderExcluir
  29. Chapéu de palha12/07/2022, 07:31

    Viu será que a chloe e o ash tem chanses de se gostarem eu acho que os dois combinam.

    ResponderExcluir
  30. Eu não quero parecer pessimista e estragar com as suas expectativas. Por sinal, eu sou ótimo em sofrer por ship. kkk Mas, não acho que vá acontecer. Ainda que atualmente a Cloe esteja interagindo bem mais com o Ash, as interações dela ainda são mais fortes com o Goh. E eu não consigo ver, embora não ache impossível, o roteiro nem mesmo fazendo ela gostar do Goh, quanto mais do Ash, sabe? Ainda mais com a força do Amourshipping até hoje. Devemos lembrar que o retorno da Serena foi o único retorno de amigo do Ash em Jornadas sem ter sido oficialmente divulgado antes que ela retornaria. E, mesmo assim, só pela expectativa da personagem aparecer, ele teve uma audiência incrível e gerou assunto pelo resto da semana. kkk
    Enfim, é só a minha opinião mesmo. Vai que... E muito obrigado por comentar! Na atual série, depois do Ash, Cloe é a minha personagem preferida, adoraria ver mais interações entre eles. ^-^

    ResponderExcluir
  31. Henrique Games06/01/2023, 09:13

    Na mimha opinião, Eu acho a Chloe uma personagem bem chata sério, ela não tem muito interesse nos Pokémon e ainda mostra que nem quer saber de começar realmente uma jornada.

    OBS:tudo isso que eu falei é apenas a minha opinião, nem quero ver alguém me xingando só por causa disso. https://media2.giphy.com/media/nCsTeT0PMR0mQ/giphy.gif

    ResponderExcluir
  32. Henrique Games06/01/2023, 09:19

    Na mimha opinião, Eu acho a Chloe uma personagem bem chata sério, ela não tem muito interesse nos Pokémon e ainda por cima mostra ser uma personagem egoísta.

    OBS:tudo isso que eu falei é apenas a minha opinião, nem quero ver alguém me xingando só por causa disso. https://media2.giphy.com/me...

    ResponderExcluir
  33. Henrique Games06/01/2023, 09:20

    Na mimha opinião, Eu acho a Chloe uma personagem bem chata sério, ela não tem muito interesse nos Pokémon e ainda por cima mostra ser uma personagem egoísta.

    OBS:tudo isso que eu falei é apenas a minha opinião, nem quero ver alguém me xingando só por causa disso.

    ResponderExcluir
  34. Eu concordo com ambos os pontos que citou, mas de início. No final de Jornadas é nítido como ela gosta dos Pokémon e se preocupa com os amigos. Mas, você tem o total direito de pensar isso. Kkkk Ninguém deve xingar você por isso.

    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar