logo

Pokémothim

Biomothim: Dewpider e Araquanid!

Como vão treinadores?!

Essa semana, alguns membros da Mothim tiveram algumas experiências com aranhas, e isso particularmente, me levou a refletir, e despertou a vontade de trazer a vocês conteúdo inédito sobre uma linha evolutiva, de uma aranha encontrada na Região de Alola. Segurem bem o ar, pois ela pode levar vocês pra baixo d'água! Estamos falando desta incrível linha evolutiva: Dewpider e Araquanid!

A Argyroneta aquática é uma dentre várias espécies de aranha capaz de se locomover tanto em meio terrestre, quanto em solo aquático. No caso dessa espécie, além de levar uma reserva de ar em seus pulmões antes de submergir, ela também é capaz de levar, aderidas em seus pelos, uma outra resrerva de ar na forma de bolhas. Caso nessecite ficar por um tempo maior debaixo d'água, pode ainda levar bolhas menores e deixá-las presas em sua teia.

Vemos uma grande semelhança em Dewpider, porém de maneira inversa. Dewpider é uma espécie nativa do ambiente aquático, com a capacidade de sobreviver em ambiente terrestre graças a habilidade de envolver sua cabeça com uma bolha d'água, da qual consegue absorver o oxigênio necessário para se locomover em terra. Um detalhe ointeressante a ser debatido sobre Dewpider, que aliás não é citado em alguma das Dex, é de sua forma e sua coloração, vamos debater: É um fato que Dewpider possui um tamanho que o impossibilita de predar grandes espécies aquáticas de maneira agressiva. Isso faz com que, por meio de um longo processo evolutivo, essa espécie tenha permanecido com cores que se misturam com o solo aquático, como plantas e pedras. Notem que Dewpider poderia de maneira fácil se camuflar e esparar por presas desatantes enquanto se mistura com o substrato marinho. Uma outra possibilidade seria de manter suas patas livres, enquanto sua cabeça se camufla com um pedregulho, funcionando como uma armadilha. 

Dewpider evolui no nível 22 para Araquanid nos jogos, onde temos uma brusca mudança em sua estrutura corporal. Aquaranid agora conta com seis pares de pernas que o permitem uma melhor movimentação pelo substrato aquático, garantindo maior fixação ao se locomover. É notável também sua capacidade de agora levar consigo outras bolhas de ar reserva em suas pernas, onde muito provavelmente haja a presença de pelos que permitem a aderência. 

Uma pergunta muito curiosa, é saber qual motivo levou essa espécie a ganhar o meio terrestre. Poderíamos também teorizar que tanto Dewpider quanto Arquanid fossem originalmente espécies terrestres, porém essa teoria se torna menos aceita quando lembramos que a bolha de ambas as espécies carrega água ao invés de ar, o que necessita da presença de guelrras para que possam retirar o oxigênio da água. Devido a isso, podemos dizer que essa linha evolutiva se desenvolveu no mar, e ainda poderíamos colocá-la como grupo mais basal em um estudo filogenético de todos os tipos inseto.

Mas o que é um estudo filogenético? É também conhecido como sistemática filogenética, proposto po Wili Henning, utilizado para propor hipóteses de relações evolutivas em um grupo de organismos, organizando, buscando teorizar relações ancestrais entre as espécies. Para organizar as espécies e facilitar a visualização, utilizamos de um gráfico denominado cladograma, onde são visíveis processos onde surgem novas características em uma determinada linhagem, mostrando o ancestral comum de todas as espécies contidas em seus ramos. 


Um exemplo de cladograma, onde cada ramo terminal representauma espécie, e cada número representa o surgimento de uma característicasurgida no ancestral comum das espéiceis, ou na espécie mais recente.

Este foi o Biomothim de hoje! O que acham, temos aqui um início pra desenvolver todo um estudo filogenético dos tipo inseto? Deixe aqui sua opinião!

Lembrando, essa série tem por intuito apenas teorizar sobre anatomia e origem dos Pokémon utilizando de meios científicos, presentes na literatura do estudo de Ciências Biológicas.

Um ThunderShock pra vocês!

Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

10 comentários:

  1. Quero novo eppppppppppppp

    ResponderExcluir
  2. Quando sai o novo ep? parece muito legal o episódio 43!

    ResponderExcluir
  3. não, isso foi de propósito.-.

    ResponderExcluir
  4. Hum... Ok, mas no post errado.

    ResponderExcluir
  5. Hoje não vai ter EP novo ?

    ResponderExcluir
  6. Que horas é o novo ep

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Henrique30/10/2020, 23:25

    Espera igual gente

    ResponderExcluir
  8. Muito legal saber das aranhas e tbm saber mais da linha evolutiva : Dewpider e Araquanid

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar