logo

Pokémothim

A Vontade Compulsiva de Batalhar do Ash!


Olá, Thunders!

Que o Ash é fanático por batalhas, todos sabem desde o primeiro episódio do anime, porém, em Jornadas, esse "fanatismo" parece estar ganhando destaque mais do que nunca. Seria isso positivo para o personagem?

Antes de tudo, gostaria de avisar que, por problemas pessoais, as análises dos episódios estão pausadas, mas garanto que, quando a situação melhorar, trarei minhas impressões e discussões sobre. Por favor, peço paciência e compreensão. Até lá, espero que a discussão da vez possa entretê-los!


Embora os requisitos para se tornar um Mestre Pokémon sejam vagos, nota-se que, ao que tudo indica, ser bom em batalhas é um deles. Desde o princípio, Ash Ketchum se mostra apaixonado pelos confrontos entre Pokémon, algo que, inclusive, é o que mais faz ao longo de todas as temporadas. Contudo, na atual série, o garoto foi colocado como "protagonista das batalhas". Em um primeiro momento, a classificação não seria um problema, afinal, ele sempre preferiu fazer isso, porém, esse simples título traz grandes consequências para a forma como o herói tem sido retratado.

A divisão do protagonismo com o Goh, por si só, já reduz um pouco o tempo de desenvolvimento do personagem. O que de forma alguma é um problema, pois é possível se fazer um bom progresso com menos participação. A questão em si é que, em termos de relevância na trama, Ash parece mais um companheiro de viagem do outro garoto do que protagonista igual. Claro, existem motivos para isso, como o tempo que o heroí de Pallet já teve de destaque nas outras temporadas, mas isso em nada muda que ele tem sido deixado um pouco mais de lado. Essa discussão, se o maior foco no Goh é justo ou não, pede uma análise só a respeito disso, por isso não me aprofundarei, o importante por agora é entender que Ash não apenas passou a dividir o protagonismo, como tem tido menos destaque, menos tempo de evolução em Jornadas quando comparado ao Goh.

Ainda considerando o peso do surgimento desse protagonista, constantemente é feita a seguinte distinção pelos roteiristas: Ash é o protagonista das batalhas, Goh é o das capturas. O que parece ser uma simples divisão implica em algo maior, pois, ao invés de simbolizar apenas o foco de cada, pelo menos para o Ash, tornou-se uma limitação, visto que tudo em relação ao personagem agora se resume a batalhas. Antes os companheiros de viagem do herói já brincavam com o fato de ele estar sempre disposto a batalhar e querer resolver situações com combates, mas virou um exagero. 

Exemplos não faltam: na brincadeira a respeito da migração de Beautifly, óbvio que o Ash não faria uma batalha em um momento como aquele, da mesma forma que não fez em diversos outros, diferentemente da não captura do Goh, que aí sim ficou meio sem sentido. Outro caso foi o do episódio do Feebas, em que Ash foi batalhar com ele sem mais nem menos, só para levar um puxão de orelha dos amigos. Não fazia sentido nenhum batalhar naquele instante como treino para a apresentação. Então, o exagero se torna muito frequente e até chato. 

Já se tratando da limitação, basta observar o arco de Sword & Shield. Não quero que interpretem errado, acho que fez bastante sentido sim a participação do Ash e do Goh como foram, porém, isso torna ainda mais nítido o desvio do protagonista mais antigo para pontos de batalha, até mesmo o tirando um pouco do aprofundamento na história. Querendo ou não, era na hora de retratar os grandes arcos dos jogos que Ash acabava absorvendo mais conhecimento sobre os lendários, tinha uma maior participação na história, sem ser por meio de confrontos, mesmo que eles sempre tenham se feito presentes. Na sequência de quatro episódios, Goh ocupou bem mais esse espaço, e com bastantes motivos para isso, enquanto Ash esteve voltado para batalhas importantes, o que é bom, mas o afastou de um dos poucos momentos de conhecimento em que tem mais conexão com a trama de modo sentimental e teórico.

Limitar o destaque do Ash aos confrontos causa um perda da essência do personagem e o torna bem menos interessante. Quanto mais raso for um personagem, a quantidade de pessoas que simpatizam e se identificam com ele diminue. É válido até referenciar o Ash da série XY, o qual é descrito como vazio e muito sério, algo que discordo por ter reassistido alguns episódios recentemente  e ter muitas contextações a essa afirmação; e o da série Sol & Lua, tratado como mais bobo e menos desenvolvido, algo também constestável por o atual ter a personalidade muito semelhante, o que mais se diferencia é a sua "equipe de campeão". Existem episódios mais sentimentais como o da fuga de Pikachu, preciso ser justo, mas não adianta existir se não causam impacto de fato no decorrer da trama. Nos episódios seguintes, Ash volta a cometer o mesmo erro que, teoricamente, teria sido resolvido nos anteriores.

Aproveitando que o time de campeão foi citado e o "pouco desenvolvimento" em batalhas do herói em Alola, é interessante notar que muitos comemoram a captura de Pokémon como Dragonite e Gengar como forma de garantir que Ash não os deixará na forma base, como se realmente fosse uma escolha por hobby do garoto, enquanto, na realidade, isso tem se mostrado como uma forma de não precisar desenvolver muito essas capturas, afinal, "elas já são evoluídas". Dessa forma, o protagonista poderia aperfeiçoar melhor suas outras criaturinhas, ou melhor, o Lucario, grande estrela do herói até então. Nesse ponto, percebemos que além de Ash basicamente só fazer batalhar, ele ainda nem usa de forma mais equilibrada seus mais recentes companheiros de equipe, tornando tudo ainda mais monótono. Isso sem contar o tempo limitado dos episódios, o que leva as batalhas a serem mais rápidas, ainda mais com o esquema de episódios mais soltos, apenas em Galar tendo uma continuidade mais direta.

Outro ponto muito comentado atualmente pelos fãs e que é uma grande fake news é que Ash não gosta de capturar Pokémon. O herói sempre gostou de capturas. Mesmo que ele prefira pegar monstrinhos quando estabelece algum tipo de conexão com eles, nem sempre é dessa forma, vez ou outra o garoto demonstra interesse por algum sem qualquer laço criado, até mesmo por uns ou outros que nem chega a conseguir capturar, como é o famoso caso do Dunsparce. Então, dizer que Ash não gosta de capturas é um grande mentira, mas, realmente, Jornadas tem feito o protagonista demonstrar bem menos interesse em Pokémon que para ele são novos, o que julgo ser bem negativo.

Para piorar, como se não bastasse o anime estar afastando o Ash ainda mais do desejo de captura, embora nunca tenha sido um colecionador compulsivo, Goh tem se destacado bastante nas batalhas ultimamente. Sempre fui alguém que torcia pelo amadurecimento do novo protagonista nos confrontos, sendo que ele está acontecendo muito rápido, sua subida de nível foi absurda, além de se mostrar tão estratégico quanto Ash. Inclusive, a marca registrada do Ash em batalhas sempre foi a suas estratégias únicas, mas até isso o Goh faz igual. Existe uma justificativa para isso, justamente o menor tempo de tela do novato, mas não deixa de soar apressado. Então, se o garoto Ketchum é o "treinador das batalhas" e o seu amigo, mesmo que faça isso raramente, já demonstra ser muito bom nesse quesito, tanto em força bruta, quanto nas estratégias, onde está o destaque do Ash? O que o torna único? A sua forte conexão sentimental é um dos pontos, mas ela não é tão explorada quanto a sua sede de batalha, nem mesmo o vínculo através da aura com o tão em relevância Lucario.

Resumidamente, na atual série animada de Pokémon, Ash teve que dividir o protagonismo com outro personagem, passou a ter menos destaque quando comparado a ele, foi limitado às batalhas, o tema "luta" surge incovenientimento para reforçar esse aspecto dele e tem se distanciado da parte de maior conhecimento por existir um protagonista de personalidade mais sábia. Tudo isso resulta em um personagem mais raso, genérico e até ideal para os fãs que somente valorizam a capa de "força" que circula o garoto como um agora campeão e participante do Campeonato Mundial Pokémon, detentor de fortes Pokémon que são desenvolvidos por traz da tela (outro péssimo aspecto de Jornadas muito usado) e protagonista de "grandes rápidas batalhas", pouco desenvolvidas, mas com a ideia de grandiosidade pela aparente força dos adversários. Seu pouco interesse por novos Pokémon fez muitos o descreverem como alguém que não gosta de capturas, enquanto o maior do Goh por batalhas compromete o próprio foco determinado para Ash, visto que seu amigo até usa estratégias mirabolantes como as suas. 

Não quero parecer um hater do Ash, até porque ele é o meu personagem preferido, não apenas de Pokémon, mas sim de qualquer anime, série ou franquia. Somente acho que a atual e tão aclamada série tem pecado bastante com o personagem, isso sem nem entrar no mérito dos antigos Pokémon dele, e a sua caracterização, pela primeira vez em todo esse tempo, tem me decepcionado bastante. Não é como se tudo nele estivesse ruim, mas os pontos negativos são muito incômodos. A ideia não é mostrar que Ash é um personagem horrível, mas que ele é bem mais do que um mero protagonista robótico e viciado em batalhas e isso precisa ser mostrado.


Leia também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

13 comentários:

  1. Deram uma "estragada" no Ash, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Henrique06/01/2021, 12:01

    Primariamente ótima matéria! Agora sobre o ash e as batalhas eu acho até legal mais ao mesmo tempo ruim porque as batalhas realmente são o forte do ash e ele é muito bom nisso mais o lado ruim é que ele é muito viciado nas batalhas toda hora o ash quer batalhar até em episódios files ele quer batalhar e isso é muito chato.agora sobre as capturas o ash realmente gosta de capturar Pokémon só que só pra completar o time porque a única região pelo que me lembro que o ash capturou mais de 6 pokemons foi em unova e nesse novo anime eu acho que o ash no máximo vai ficar com só com 6 Pokémons mesmo ou vai ter um 2 pokemons amais.agora sobre o goh pra mim ele tá sendo um ótimo personagem eu gosto muito do ash mais tbm muito do goh e o goh pra mim tá sendo um red 0.2 o objetivo do goh de completar a dex é muito interessante,vai ter momentos que o goh vai ter que batalhar pra capturar Pokémons mais poderosos e isso é muito legal se o goh for realmente capturar um Pokémon lendário/místico ele vai ter que ser forte que nei o ash nas batalhas mais isso pode ser um pouco ruim porque literalmente as batalhas são o forte do ash se o goh ficar melhor do que ele nisso o ash fica chato e eu não quero isso aconteça porque eu gosto muito do ash e também do goh eu acharia melhor o ash ser um pouco mais forte que o goh bem essa é minha visão sobre os dois protagonistas de Pokémon.

    ResponderExcluir
  3. Thiago Zanin06/01/2021, 12:11

    "Ash parece mais um companheiro de viagem do outro garoto do que protagonista igual." Aleluia alguém pensando o mesmo que eu, Ash se tornou um Brock, Trace, Cilan em Jornadas.
    Pela primeira vez tbm estou decepcionado com o personagem e com a franquia por causa desse novo anime e como estão fazendo as coisas. E eu tenho certeza pode anotar o que estou falando o Ash eh o cara das batalhas e o Goh das capturas mas tenho certeza q vai chegar um ep que eles vão batalhar um contra o outros e o Goh vai vencer pode anotar ai quero ver como vai ficar esses rótulos já q na teoria o Ash com mais experiência campeão não deveria perder ja q eh o personagem das batalhas.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Henrique06/01/2021, 12:17

    O Ash vence, mais se o goh utilizar um lendário aí as coisas podem mudar.

    ResponderExcluir
  5. Thiago Zanin06/01/2021, 12:20

    Então ai que ta um ponto se vc quer ser campeão vc tem q ter pokemons fortes pq o Ash nao captura um lendário tbm pra poder ai sim ser campeao de todos mas ai dão lendários pro Goh e pro Ash dao Dracovish por exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Henrique06/01/2021, 12:22

    Eu acho que o ash vai ter um kubfu tenho quase certeza que esse vai ser primeiro lendário do ash

    ResponderExcluir
  7. Thiago Zanin06/01/2021, 12:26

    Como ele em 2 formas evolutivas certeza q o Goh vai pegar um tbm, Ash como sendo de batalhas que coisa interessante neh 3 tipo lutadores no msm time qualquer criança hj em dia sabe montar um time forte, a nao ser q ele queria virar um lider de GYM lutador pra que 3 pokemons lutadores os roteiristas são muito ruins hj em dia.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Henrique06/01/2021, 12:28

    Em kalos ele teve três dragões kkkkkkk mais pelo menos o ash vai ter um Pokémon lendário no time.

    ResponderExcluir
  9. Thiago Zanin06/01/2021, 12:30

    Era 3 voadores Hawlucha, Talonflame, Noivern. Mas nenhum dos 3 valeu de nada unico q servia era o Greninja.

    ResponderExcluir
  10. Thiago Zanin06/01/2021, 12:32

    Mas qualquer um sabe montar um time forte 2 do msm tipo sempre eh uma coisa ruim em um time forte.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Henrique06/01/2021, 12:32

    Vdd o graninja era o mais top do ash, pra mim o graninja sem dúvidas é ums dos Pokémons mais poderosos do ash.

    ResponderExcluir
  12. Thiago Zanin06/01/2021, 12:38

    Se ele voltasse ai mudaria tudo mas tenho certeza q nao vai voltar

    ResponderExcluir
  13. Mateus Cosme06/01/2021, 13:18

    Bom texto!!
    Pessoalmente concordo com todos os pontos expressos no texto, pelo menos nos primeiros 50 episódios o Ash de jornadas foi o menos interessante para mim entre todas as séries.
    Sinto como sê o Ash de jornadas de certa forma está "perdido" em qual papel desempenhar, ele era para ser um mentor para o Goh, mas não é, já que muitas das vezes o Goh age mais maduro do que o Ash, que quer resolver tudo com batalhas, então em vez de mentor ele é mais uma como uma inspiração.
    O Ash de jornadas foi muito mal desenvolvido até agora, por mais que seja o cara das batalhas, quando chega a hora de batalhar ele deixa muito a desejar, o arco da Bea foi vergonhoso, (O problema não foi a perda, mas sim como ela foi executada, sem falar no episódio do Flygon...), no arco SS ele não conseguiu parar um pokemon Dinamax sozinho mesmo com toda sua equipe e sim precisou da ajuda do Leon, sei que o Leon é forte mas o Ash era para ser o "protagonista das batalhas" então ele deveria brilhar ali, já que do outro lado o Goh foi resolvendo o mistério da lenda quase sozinho só usando as informações da Sônia, além disso também foi muito bem em batalhas nesse arco e também no episódio do mewtwo onde o mesmo sempre é mostrado no mesmo patamar do Ash em batalhas.
    No futuro ainda tem os ginásios de galar, onde sê o Goh ou Koharu começar a desafiar eles, eu vou realmente ficar pensando sê o papel do ash nessa saga é necessário.
    Outra coisa que faz o Ash ficar apagado é que nos primeiros 50 episódios jornadas realmente pecou no quesito batalhas, já que as batalhas foram rápidas e realmente não empolgantes, ainda não tivemos nem um 3vs3 e a batalha da Korrina só pegou metade do episódio o que fez sair apressada.
    Conclusão o Ash é meu personagem favorito do Anime, mas nós primeiros 50 episódios ele poderia ser melhor, falam que o Ash de XY é vazio e o de alola tonto mas ainda acho os dois melhores que o de jornadas onde tentaram fazer uma "fusão" dos Ash anteriores mas só conseguiram fazer com que ele aja como um idiota a maioria do tempo, diferente de DP onde ele pegou todos os pontos das sagas anteriores e amadureceu.
    Como ainda só foram 50 episódios desejo que o Ash melhore muito já que é um personagem que eu amo e que me acompanhou desde criança.
    Só para deixar claro eu to realmente adorando jornadas só não acho tão perfeito como algumas pessoas fazem parecer, como essa postagem é sobre o Ash não vou falar sobre o que eu penso sobre o objetivo do Goh, mas tem alguns lendários e míticos que eu realmente sentia que tem um conexão com o Ash, como Suicune, Latias, Azelf e Melloeta e sim sê o Goh pegar qualquer um deles eu pessoalmente não gostaria.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar