logo

Pokémothim

Biomothim: Gengar e sua linha evolutiva!


Como vão treinadores?!

Hoje, temos uma tarefa difícil para nossa série, que é discutir sobre um Pokémon que possui o tipo fantasma (juntamente do venenoso). Complexo para a biologia explicar? Com toda certeza, mas não totalmente impossível! Vamos analisar a linha evolutiva dos fantasminhas da Região de kanto: Gastly, Haunter e Gengar!

Para termos um ponto de partida, observamos que é dito na Dex da versão Ultra Moon que Gastly é composto de 95% de gás, e 5% das almas daqueles que morreram com o gás. Em algumas outras versões da Dex, como nas versões Diamond, Ruby e Sapphire, Gastly tem um grande problema com rajadas de vento, que são capazes de desfazer seus corpos feitos a base de gás em maior parte.

O que isso tudo nos diz? Seria teoricamente um dos principais motivos que levou essa espécie a evoluir no decorrer do tempo. Mas por que dizer isso?

O fato é que Gastlys conseguem sim sobreviver em sua forma gasosa, da maneira como estamos habituados a ver no anime. Mas em quais situações podemos vê-los? Em locais fechados, como a Torre da Cidade de Lavender, ou em locais fechados como casas abandonadas. Podemos vê-los em florestas, porém andando na maioria das vezes agrupados, uma prática para diminuir os riscos de sofrer com as ações do vento.

Certamente, é uma missão impossível dizermos o motivo das almas com os gases, não existe maneira de afirmar. Porém, quando olhamos para o lado evolutivo, é outra história. Um grande ganho evolutivo de Haunter em relação a Gastly sem dúvida alguma, além de sua massa ser maior (sendo assim a ação do vento precisaria ser maior para dissipa-lo) é o ganho de mãos. Quando olhamos para o uso de mãos em alguma espécie, ou qualquer outro membro que possa facilitar sua alimentação, sobrevivência e outros fatores importantes para a continuação da espécie, estamos falando de algo muito importante para aquela espécie. Com o passar do tempo, o ganho de mão aumentou as oportunidades de sobrevivência de Gastly, onde após tantas outras mudanças, surgiu uma nova espécie: Haunter.

Mas ainda temos uma espécie em questão nessa linha evolutiva: Gengar. Analisando minuciosamente Gengar, notamos o surgimento de uma dentição completa, ao contrário de Haunter e Gastly, que possuiam poucos dentes. Isso nos faz imaginar que os hábitos alimentares em certo ponto de sua evolução sofreram também modificações. Podemos notar que Gengar é bípede, assim como nós o Pokémon consegue andar sobre duas pernas (porém, Gengar conserva sua habilidade de levitar). Para isso, deixo a hipótese de que seja um aprimoramento devido características físicas do Pokémon, pois uma vez que sua massa aumentou com o tempo, o uso de pernas é indispensável para que haja um equilíbrio com a energia gasta com sua levitação. 

Um fato curioso, que podemos deixar teorizado, é sobre a cauda de Gengar. Ainda que pequena, está ali presente. Porém, notamos a presença de uma estrutura semelhante a uma cauda em Haunter. Na segunda forma da linha evolutiva, o que se assemelha a uma cauda é a terminação do corpo de Haunter, deixando uma estrutura cheia de terminações pontudas para trás. Em Gengar, temos uma pequena cauda, totalmente lisa. Podemos teprizar que seja um indício da transição de uma espécie para outra, onde a forma mais primitiva se encontra em Haunter.

E este foi o Biomothim de hoje! Deixem aqui seus comentários sobre a série! Lembrando, esta foi a primeira análise sobre um Pokémon com o tipo fantasma, está sujeita a modificações! ^^

Esta série tem como intuito apemas analisar os Pokémon utilizando de métodos científicos e técnicas disponíveis na literatura das matérias de biologia.

Um ThunderShock pra vocês!

Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar