logo

Pokémothim

Personagens Principais: Primeiro Pokémon!


Olá, Thunders! 

Para essa nova série de postagens, serão escolhidos diferentes temas interessantes para se trabalhar a respeito dos personagens principais de cada série do anime até então. Somente do anime, mas, futuramente, talvez a temática possa ser estendida para os jogos e mangás, sem que nada seja prometido.

Sobre a ordem, sempre será do primeiro a aparecer nos episódios até o último, não necessariamente o que conheceu Ash primeiro, até porque isso faria a Serena pular bastante a "fila". Além disso, ao clicar no nome do episódio, será direcionado para uma página na qual poderá baixá-lo, caso queiram. Espero que gostem, podem sugerir outros temas à vontade e desejo uma ótima leitura!


Não dá para iniciar a sua jornada no Mundo Pokémon sem conseguir um parceiro que seja o seu Pokémon Inicial, ainda que muitas vezes ele não seja necessariamente parte de um dos trios de cada região que é denominado assim. Com os nossos queridos personagens não foi diferente, mesmo que uns não tenham o seu primeiro companheiro oficialmente revelado.

O aspirante a Mestre Pokémon, Ash Ketchum, ao se atrasar no dia de pegar o seu inicial com o Professor Carvalho, acabou tendo que ficar com o que sobrou, um pequeno e teimoso Pikachu. Essa junção inesperada que ocorreu logo no primeiro episódio, "Pokémon, Eu Escolho Você!", resultou em uma bela amizade e dupla de incrível força, história bem conhecida pela maioria. 

Por outro lado, a Líder de Ginásio e primeira acompanhante feminina do herói, Misty, surgiu na série já possuindo Goldeen, Starmie e Staryu. Por ter sido o seu primeiro Pokémon revelado, logo no segundo episódio, "Emergência Pokémon!", e aparecer com frequência em merchandisings da garota, muitos acreditam que Goldeen seja o seu inicial, o que pode até ser o mais provável, mas vale destacar que Staryu foi o único do trio que nunca deixou de aparecer em nenhuma série ao lado da treinadora.

Tratando-se do primeiro companheiro de viagem masculino do garoto de Pallet, Brock, o suspense sobre qual foi o seu primeiro Pokémon não durou por tanto tempo. No episódio "Cadê o Meu Torchic?", da Geração Avançada, o ex-Líder de Ginásio revela, por meio de um flashback, ter ganhado do seu pai, Flint, em seu décimo aniversário, o seu conhecido Onix; que atualmente é um Steelix, o seu mais forte Pokémon.

Assim como Misty, não se sabe ao certo o primeiro Pokémon do Tracey. O observador Pokémon foi introduzido no anime já possuindo duas criaturinhas: Venonat, seu primeiro Pokémon revelado, no episódio "O Lapras Perdido"; e Marill, que estreou em "O Onix de Cristal". Por ter sido mostrado primeiro, alguns acreditam que Venonat seja o primeiro Pokémon do Tracey, mas vale lembrar que Marill é quem aparece nos braços dele em uma de suas artes oficiais.

Outro personagem sem muito mistério sobre o seu inicial foi a May. No episódio "Tudo Começa na Estrada!", a coordenadora escolheu Torchic para ser o seu primeiro companheiro por achá-lo fofo e mais comportado em comparação aos outros inicias de Hoenn dados pelo Professor Birch. Após isso, já em sua forma final, Blaziken, nunca deixou de fazer presença em seu time e sua jornada pelos Concursos Pokémon.

Mesmo que não tenha nenhum Pokémon por enquanto, devido a sua idade, o pequeno Max tem duas principais apostas de iniciais para começar a sua aventura. No episódio "Eu Ouvi um Ralts?", após ajudar um Ralts ferido e o levar para ser curado no Centro Pokémon, o garotinho precisou se despedir dele, mas não antes de prometer voltar para pegá-lo quando tivesse idade para se tornar um Treinador Pokémon. Porém, mesmo com essa promessa, no seu episódio de estréia, "Não Há Lugar Como Hoenn!", Max revelou que pegaria Treecko se pudesse escolher entre os três iniciais da sua região. Talvez ele pudesse pegar o inicial antes de ir atrás de Ralts.

Da mesma forma que a Pokégirl anterior, o inicial da Dawn é muito conhecido, até por ter o escolhido e ganhado diretamente do Professor Rowan. Em "Seguindo na Viagem de Estréia!", Chimchar e Piplup entraram em conflito no laboratório do professor, o que gerou uma fuga. Ao encontrar o inicial do tipo Água e trabalhar junto a ele para escaparem de alguns Ariados, a coordenadora decidiu que seria Piplup o seu primeiro companheiro de jornada.

Embora muitos acreditem que Axel seja o seu primeiro Pokémon, por estar com ela desde a sua estreia no anime e por ser mais próximo à treinadora, a criaturinha inicial de Iris é Excadrill, como foi revelado em "Iris e Excadrill Contra a Exterminadora de Dragões!". Ainda como Drilbur, Iris, na época muito nova, entrou em conflito com o Pokémon por roubar comida de alguns Patrat, mas isso colocou o Pokémon em perigo. Após o resgate, ambos começaram a trabalhar juntos e venceram 99 batalhas, chegando a evoluir para Excadrill. Porém, a centésima, contra Drayden, teve um desfecho negativo que afastou o Pokémon da garota antes mesmo de completar seus 10 anos.

Como mostrado no episódio "A Sobrevivência do Ginásio de Striaton!", junto aos seus dois irmãos, Cilan ganhou o seu inicial ainda muito novo, Pansage, enquanto os outros dois macaquinhos elementais foram dados aos outros. No caso, Chili ganhou Pansear e Cress Panpour. Desde então, Pansage se tornou o seu principal companheiro no sonho para se tornar um Especialista Pokémon.

A escolha de Serena pela Fennekin aconteceu em "Uma Amizade Chocantemente Fofa!", quando decidiu que o Pokémon seria o seu inicial com base na aparência fofa dele no Laboratório do Professor Sycamore. A partir daí, a dupla começou a se aproximar e a buscar um sonho juntas, até que a garota decidiu ser Performer e o inicial evoluiu para Braixen.

A revelação do primeiro Pokémon do Clément não aconteceu até então. Sabe-se que o garoto é Líder de Ginásio desde cedo, e possui um Magnemite, Magneton e um Heliolisk. Por esse ser o seu Pokémon principal nos jogos e no mangá, pode-se cogitar que Heliolisk tenha sido o seu primeiro, mesmo que no anime não tenha acompanhado o seu treinador durante a jornada por Kalos.

Ao contrário de Max, mesmo com a sua pouca idade, Bonnie já tem o seu primeiro Pokémon confirmado e é acompanhada por ele. Foi no episódio "Uma Amizade Chocantemente Fofa!" que seu irmão capturou Dedenne para ela, já que ainda não tinha idade para ser uma treinadora. Assim que a caçula alcançar a idade ideal, o roedor regional será oficialmente seu.

Surgem duas hipóteses na hora de falar sobre o inicial da Vitória. Lapras é visto desde a sua primeira aparição ao lado dela, em "Alola às Novas Aventuras!", mas só é usado como montaria e costuma ficar em sua casa, não se tem certeza se é uma captura realmente sua ou de alguém da sua família. Por outro lado, no episódio "Bolhas, Bolhas! Vai, Popplio!", a garota salvou um Popplio de alguns capangas da Equipe Skull, ajudou ele a se recuperar e decidiu cuidar dele para que não tivesse medo dos humanos, o que resultou no seu mais forte Pokémon, atualmente na forma de Primarina.

Um presente do seu falecido avô, algo revelado no episódio "O Jovem Kiawe Tinha uma Fazenda!", foi o que deu o primeiro Pokémon de Kiawe, que no caso foi Charizard. Mesmo que no início da série Sol & Lua apenas fosse visto como montaria, sobretudo na Liga Alola, Charizard se mostrou um Pokémon muito forte, o que se explica por já ter pertencido a um antigo poderoso treinador.

"O Desafio Ovocionante da Lílian!" foi o episódio em que o Diretor Gabriel Carvalho permitiu a classe cuidar de um dos dois ovos que tinha, como tarefa da turma. Lílian foi a escolhida para levar o selecionado para casa como forma de ir lidando com o seu trauma de tocar em Pokémon. Somente em "Correndo Para um Grande Evento!" o ovo chocou, de onde saiu um Vulpix de Alola, apelidado de "Nevinha", primeiro Pokémon da garota.

A primeira criaturinha do Chris também não é novidade, foi a sua conhecida Togedemaru. Contudo, ela é o único Pokémon dos amigos do Ash de Alola, tirando as montarias, com a sua origem desconhecida. Apenas se sabe que o pequeno treinador tem problemas para dormir sem Togedemaru, o que mostra como são unidos.

O único Pokémon da Lulú também é o seu primeiro, Tsareena. Ainda quando Bounsweet, como contado no episódio "Lembranças na Névoa!", a criaturinha foi encontrada pela garota e sua mãe em uma floresta por trás da Escola Pokémon. Querendo que sua filha tivesse alguma companhia, a mãe de Lulú pegou o Pokémon para ser seu companheiro, o que se mostrou muito importante para o presente da cozinheira.

Goh almejava ter Mew como seu primeiro Pokémon, tanto que recusou do Professor Cerejeira qualquer um dos inicias de Kanto. Porém, em "Acertando as Contas!", depois de conhecer, em Wyndon, um Scorbunny, que ajudava um trio de Nickit a roubarem comida para sobreviverem, e o impedir de ser pego por um vendedor enfurecido, ainda o encorajando a conhecer o mundo, o inicial passou a segui-lo para chamar a sua atenção. Depois de fazer de tudo para impressionar o garoto, no episódio "Dinamax Surpreendente!", e o ajudar a impedir um acidente evolvendo um trem e um Snorlax Gigamax, Goh decidiu aceitá-lo como o seu primeiro companheiro, atualmente sendo um Cinderace.

Apesar de toda a relação desenvolvida com Yamper, o primeiro Pokémon de Cloe foi uma Eevee. No episódio "Treinar ou Não Treinar", depois de ser incentivada por Goh a capturar o seu próprio Pokémon, Cloe conheceu uma curiosa Eevee que não evoluía para nenhuma de suas - até o momento - oito evoluções, por motivos desconhecidos, e era pesquisada no Laboratório de Evolução Eevee. Após uma fuga que aproximou a garota, o Pokémon e Yamper; a equipe do laboratório permitiu que Eevee ficasse com Cloe, por demonstrar gostar muito dela. A partir disso, iniciaram juntas uma jornada para conhecer tudo sobre as Eeveelutions até que Eevee decida qual ela irá querer se tornar.  

Como menções honrosas, vale destacar Jessie e James. Em "A Ilha dos Pokémon Gigantes!", é dito que Ekans foi um presente que a vilã ganhou no período de um festival fantasmagórico, enquanto James recebeu seu Koffing como presente de inverno. Infelizmente, já em suas formas de Arbok e Weezing, por um motivo heróico, para proteger suas pré-evoluções de um Caçador Pokémon, ambos foram libertados por seus treinadores no episódio "O Ego Roubado!".

A magia de se conseguir um primeiro Pokémon é mesmo incrível! Particularmente, nada supera Ash e Pikachu para mim, mas preciso admitir que as histórias dos iniciais dos personagens de Sol & Lua e Jornadas são, no geral, muito bem construídas.

Qual dessas história é mais marcante para vocês? Têm algum dupla preferida? Gostariam de ver algum desses inicias ganhando mais destaque? Por favor, não se envergonhe e deixe a sua opinião, ela é sempre bem-vinda! 


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

2 comentários:

  1. Davi Herique22/01/2021, 17:43

    mn aonde vc arrancha essas coisas

    ResponderExcluir
  2. Perdão, eu não entendi exatamente o que quis dizer... Essas coisas seriam as informações? Assistindo os episódios e fazendo pesquisas. Rsrs Você mesmo pode assisti-los aqui pelo site, recomendo bastante.

    Bem, caso não seja isso que queria saber, poderia refazer a pergunta para eu o explicar bem? ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar