A (Pré) Chegada de Pokémon no Brasil
10 de Maio de 1999. Desde esse momento histórico, 22 anos atrás, o imaginário infantil brasileiro nunca seria o mesmo.
Nesse fatídico dia, chegava ao Brasil o primeiríssimo episódio do anime de Pokémon: “Pokémon, Eu Escolho Você!,” um episódio tão memorável e icônico que grande parte dos fãs provavelmente consegue recitar seu diálogo inteiro de cor (inclusive quem vos fala). Junto com ele, também chegava a primeira grande onda da PokéMania no Brasil nas semanas e meses seguintes.
Ao contrário do que alegam a Bulbapedia e muitos outros sites, porém, a história do Brasil com Pokémon na verdade não começou com o anime. Quer dizer, começou… mas não nessa ocasião.
Na verdade, um dos primeiros sinais de vida que Pokémon deu em terras tupiniquins foi já em 1997, por causa do infame incidente causado pela exibição do Episódio 38 da Saga Original, "Soldado Elétrico Porygon", que estreou no Japão no dia 16 de Dezembro daquele ano e causou mal-estar em mais de 700 pessoas, muitas das quais tiveram que ser hospitalizadas.
Esse acontecimento levou Pokémon à vários veículos de notícia internacionais na época, incluindo brasileiros. Um dos registros mais famosos é da notícia sendo televisionada no Jornal Nacional do dia seguinte, dia 17 de Dezembro.
O Incidente do Porygon - Jornal Nacional, 17/12/1997
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) January 16, 2021
Exibida um dia depois da estreia do ep. 38 no Japão, essa matéria é muito possivelmente a 1ª vez que brasileiros ouviram falar de Pokémon
Segue o fio pra algumas curiosidades sobre ela! 🪐 pic.twitter.com/m8v5vOOOB1
Também tivemos a presença do caso em vários jornais impressos naquela semana, como a edição do Estadão do dia seguinte ao acontecimento; a edição do dia 18 da Folha de S. Paulo; e também n'O Globo, que cobriu a notícia em três matérias diferentes do dia 18 até o dia 20.
É isso mesmo que você, criança dos anos 90, está pensando: seus pais muito provavelmente conheceram Pokémon antes mesmo de você.
E bom, a partir daí, o incidente do Porygon acabou deixando o desenho com uma certa má fama em terras nacionais. Guarda isso que vai ser importante mais tarde.
Apesar desse pico de notícias em 97, a franquia não recebeu muita atenção de veículos jornalísticos brasileiros grandes no ano seguinte. Porém, algo muito importante aconteceu lá em Setembro de 98: o lançamento da Nintendo World, a revista oficial da Nintendo no Brasil!
Já na primeira edição, a revista contava com uma mini-coluna sobre Pokémon; especificamente, sobre Pokémon Stadium.
Nintendo World #01, Setembro de 1998
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) February 25, 2021
Essa foi uma mini coluna sobre Pokémon publicada na PRIMEIRÍSSIMA edição da NW, que já tava de olho na febre Pokémon no Japão (ainda não tinha chego nem nos EUA!)
Por acidente, eles chamaram a série de "Pokémon Monster" no meio do texto 😄 pic.twitter.com/haET5L36Id
Pokémon Red & Blue foram lançados nos EUA naquele mesmo mês, no dia 28. Por esse motivo, em Outubro a Nintendo World trouxe uma matéria mais completa sobre os jogos de Game Boy.
Nintendo World #02, Outubro de 1998
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) February 25, 2021
Essa foi a PRIMEIRÍSSIMA matéria principal de Pokémon publicada na revista!
Muito interessante de ver e ler, porque muitas coisas ainda não tavam estabelecidas (vários termos traduzidos diferentes, tipo Monster Ball) e a logo era provisória pic.twitter.com/9sP2CLycUG
A logo provisória utilizada na matéria veio diretamente de um kit de imprensa distribuído pra jornalistas americanos antes dos jogos chegarem às prateleiras, que possivelmente também foi parar nas mãos da equipe da Nintendo World.
Temos registro que Outubro de 98 foi também o mês que ganhamos o primeiríssimo anúncio de revista de Pokémon Red & Blue no Brasil, que foi veiculado na SuperGamePower #55. A existência dele nos leva a inferir que esse foi o mês que os primeiros jogos de Pokémon passaram a ser vendidos no Brasil ou que potencialmente os jogos chegaram até mesmo junto com o lançamento americano no dia 28 de Setembro, corrigindo várias alegações de que o anime de Pokémon chegou no Brasil antes dos jogos.
Esse é o anúncio brasileiro mais antigo de jogos de Pokémon que se tem registro! =)
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) February 25, 2021
Publicado na revista Super GamePower #55 em Outubro de 1998, ele dava um breve resumo de Pokémon Red & Blue pic.twitter.com/o3dJQHNtKo
Os jogos foram lançados no Brasil como Pokémon - Versão Vermelha e Pokémon - Versão Azul — foram os únicos jogos da série a terem o nome da versão traduzida pra português. Além disso, o slogan também foi traduzido; não como o famoso "Temos que Pegar!" que somos tão acostumados, mas como "Agarre todos… se puder!", que é uma tradução remanescente do slogan original do kit de imprensa americano (Catch 'em if you can!).
Mais uma adição LENDÁRIA ao Memory Drive! 🇧🇷
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) March 4, 2021
Dessa vez, vocês conferem aí pela primeira vez na história da internet a capa original e oficial BRASILEIRA e em PORTUGUÊS de Pokémon Red em alta qualidade!
Muito obrigado novamente ao @idiottsuga pelos scans dessa raridade <3 pic.twitter.com/fOtsBLKcz2
Em Novembro, Pokémon ganhou outra matéria na Nintendo World. Revisitar essa edição é especialmente interessante também por outro motivo: foi onde o primeiro anúncio pra compra de Red & Blue foi veiculado, com o preço inicial de R$59,00 — aproximadamente R$230,00 com ajuste de inflação pra 2021.
Nintendo World #03, Novembro de 1998
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) February 27, 2021
Essa foi a segunda matéria principal de Pokémon veiculada na NW, ainda com um logo provisório!
Essa edição possivelmente comprova que esse foi o mês que Red e Blue chegaram no Brasil, já que foi a 1ª edição com anúncio dos jogos! #PokemonDay pic.twitter.com/HT2KTWbumr
Pokémon continuou tendo pequenas aparições nas edições seguintes da Nintendo World. Nesse meio tempo, a Televix Entertainment tinha ficado encarregada de trazer o anime de Pokémon pra América do Sul e colocou a Swen Entretenimentos pra caçar um canal que tivesse interesse em colocar ele na programação e, por consequência, também arcasse com os custos da dublagem da 1ª temporada.
O acordo foi inicialmente oferecido tanto à Rede Globo quanto ao SBT, que eram os dois maiores canais abertos na época, mas foi rejeitado por ambos. Colocando os fatos em perspectiva, apesar de ter sido uma ocorrência singular, existe uma grande possibilidade da má fama que o incidente do Porygon trouxe pra franquia ter tido uma grande influência sobre esse desinteresse inicial — afinal, era praticamente a única informação sobre a franquia que tinha chego no grande público.
A Swen Entretenimentos decidiu então mudar de estratégia e pagar pela dublagem dos 52 episódios da 1ª temporada do bolso antes de buscar uma casa pro anime de novo, colocando a tarefa nas mãos do prestigioso estúdio paulista Mastersound, com Fábio Moura na direção e Fábio Lucindo, Márcia Regina e Alfredo Rollo dando vozes ao trio principal da Liga Índigo.
Com a dublagem dos episódios finalizada, o anime foi finalmente oferecido e acolhido pela Rede Record. A notícia que o canal estava pra trazer o desenho pra programação foi dada inicialmente pela Folha no dia 14 de Fevereiro de 1999, e pode ser observado que ele inicialmente estava programado pra estrear em Março.
Um mês depois, no dia 14 de Março, a chegada de Pokémon na Record também ganhou uma matéria dedicada (e altamente sensacionalista) no Estadão, acusando a Record de tentar capitalizar com a polêmica do Porygon (olha a ironia!). A matéria também reportava que José Paulo Vallone (diretor de Operações e Programação da Record na época) afirmou que a Record chegou até mesmo a realizar testes de exibição do anime com crianças e "não houve reação negativa".
Nos meses antecedendo o lançamento, a Record também começou a vincular uma chamada pra Pokémon que contava com um breve resumo da história do anime nos intervalos da sua programação.
Pokémon Vem Aí! - Rede Record, 1999
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) February 27, 2021
Essa é possivelmente a primeira chamada pro anime de Pokémon na TV brasileira da história!
Antecipava a chegada do anime no dia 10 de Maio no Eliana & Alegria, onde grande parte dos brasileiros vieram a conhecer a franquia! 😁 #PokémonDay pic.twitter.com/ZOdl7KLLIZ
Na véspera da estreia, o Estadão ainda publicou um último artigo falando da estreia, a parceria comercial entre a Record e a Estrela e, de quebra, trazendo o assunto do Porygon à tona de novo — provavelmente a última vez que alguém iria se lembrar da franquia só por aquela ocasião.
E assim, chegamos ao dia que a franquia finalmente ganhou sua oportunidade de atingir um público maior e dar seu mais importante passo pra se tornar um fenômeno cultural. Na manhã do dia 10 de Maio de 1999, no falecido Eliana & Alegria, estreava no Brasil o anime que viria a conquistar gerações e mais gerações de crianças e adultos ao redor do planeta e atingir um patamar que nenhuma franquia já tinha atingido antes: os famosos Monstros de Bolso — ou simplesmente, Pokémon.
Hoje fazem exatos 22 ANOS que Pokémon chegou nas TVs brasileiras! 🇧🇷
— Pokéverso 🪐 (@Pokeverso) May 10, 2021
O anime estreou no Eliana & Alegria, da Record, no dia 10 de Maio de 1999, inicialmente sendo exibido às 9h20 da manhã!
Com o sucesso do anime, acabaram movendo ele pra 11h30 pra atrair mais audiência! pic.twitter.com/UYUd5B3dzL
Nem é preciso dizer que o que aguardava Pokémon naquele ano após a chegada e ascensão do anime era uma febre de proporções inimagináveis... mas isso é história pra outra hora.
Feliz 22 anos de Bulbassauro!
Sdds de ouvir a voz do Fábio dublando o Ash✨👌🏼
ResponderExcluirGenteeee, que matéria legal, eu curti muito
ResponderExcluirOi, avisa o Kel, que quero um artigo falando de Pokémon na era da Cartoon Network, da para fazer uma série falando do anime aqui no Brasil (desde de Record, passando pelo SBT, depois para a Globo e por fim a RedeTV e obviamente todos os anos da CN)
ResponderExcluirO Kel arrasa! 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirVivi toda essa época. Lembro como se fosse hoje de levar meu gameboy (Pocket preto) na escola pra jogar o yellow e trocar pokémon no intervalo (embora só um outro garoto tinha gameboy pra isso, e infelizmente, ele tb jogava o yellow hahah). Comentávamos os episódios e eu deixava o vídeo cassete programado pra gravar o anime enquanto estava na escola. Caramba, bons tempos!
ResponderExcluirHahaha tá anotado! Tem umas matérias tops sobre isso por aí já, mas se eu conseguir um conteúdo legal e fresco dessa época escrevo uma sim =)
ResponderExcluir❤️
ResponderExcluir