logo

Pokémothim

Tudo Sobre o Retorno da Mestra dos Dragões!


Olá, Thunders!

Que os amigos de Ash de Alola voltariam, era praticamente óbvio. Afinal, como ir para um pequeno local como Alola sem mostrá-los? Mas, sobre os demais, até então não passava de um forte desejo dos fãs. Para o nosso contento, esse desejo foi realizado e começou por uma incrível, embora injustiçada, personagem: a Iris!

Antes de tudo, para quem não é novo no site e já me conhece, devo muitas desculpas. Não vou me prolongar muito, até porque minhas publicações costumam ser enormes, mas minha vida pessoal e meu aparato técnico para escrever, se é que posso chamar a internet e o notebook assim, causaram-me complicações. Diante disso e da minha rotina muito corrida, infelizmente, decidi deixar oficialmente as análises de episódios... Garanto que não é por mal, é justamente para não ficar sempre em atraso. Então, focarei em postagens mais soltas e originais. Espero que compreendam, de coração, e vamos para uma nova postagem porque eu estava louco de saudades!


Vamos lá, por que trazer logo a Iris de volta antes de qualquer outro personagem? A começar pelo fato de que ela foi a primeira companheira de viagem de Ash que não apareceu na série seguinte a que teve foco, no caso, não fez nenhuma aparição em Kalos, algo que seu companheiro de tela, Cilan, pôde fazer. Outros dois motivos eram ter um Dragonite, assim como o garoto Ketchum, com personalidade tão distinta; e a possibilidade de ter se tornado Líder de Ginásio, como desejado por Drayden desde o anime de Unova. Será que todos esses motivos, anteriormente já teorizados por mim, tornaram-se reais?

A resposta é sim! Na realidade, Iris não se tornou Líder de Ginásio de Opelucid, mas sim Campeã da Liga Unova! Sabe-se que, nos jogos Pokémon Black 2 & White 2, a personagem tem esse título, mas, no anime, nem mesmo era Líder de Ginásio. Acho que foi muito merecido sim, além de ter sido uma bela referência, incluindo a nova roupa, e demonstrar um desenvolvimento incrível. Porém, devo admitir que achei apressado e problemático para a cronologia do anime. Talvez ver Iris como Líder de Ginásio nesse episódio e, no final da atual série, um outro reencontro agora como Campeã soasse mais natural. Contudo, o maior problema não foi nem esse, até porque seu crescimento pode sim tê-la tornado logo uma Campeã.

A questão da cronologia é bem complicada. Procuro estabelecer uma lógica própria e simples do tempo dentro do anime Pokémon, mas Jornadas tem dificultado isso, primeiro pelo nascimento do filho do Professor Kukui (Nogueira), embora esse detalhe não tenha afetado necessariamente a noção de não ter se passado nem um ano dentro da animação; e agora com a Iris campeã. Por que isso é tão complicado cronologicamente? Porque, até onde sabemos, a Conferência Vertress (Liga Unova) acontece anualmente! Então, como o anime diz que se passou pelo menos um ano desde que Ash deixou de viajar com Iris e ela pegou todas as insígnias e se tornou Campeã sem que o protagonista tenha feito pelo menos 11 anos? A única justificativa seria se esse posto foi conseguido de forma não convencional, desafiando diretamente o Alder e tirando o seu título. Se foi esse o caso, o anime deveria ter sido mais claro, mas existe a possibilidade...

E sobre a batalha de Dragonite? Ocorreu sim e foi possível ver bem o contraste de personalidades, apesar de ambos serem perceptivelmente fortes. Particularmente, o que menos gostei no episódio foi a velocidade dessa luta, embora tenha mostrado muitas estratégias. Claro que o anime tem uma boa justificativa para o confronto rápido, até porque se tratavam de Pokémon do tipo Dragão lutando entre si e alguns deles possuíam movimentos do tipo Gelo, ou seja, tinham fraquezas um em relação ao outro, mas não deixa de tornar a situação menos emocionante. Mesmo que, como sempre, estivesse na torcida pela vitória do Ash, achei forçado e até injusto que ele tenha vencido com dois Pokémon que capturou muito recentemente, Dracovish que o diga, enquanto Iris perdeu usando o seu inicial e mais treinado parceiro, além do também muito treinado por ela Dragonite, desmerecendo um pouco seu novo título de Campeã. A questão não é Ash ter vencido, mas o contexto e a forma como ocorreu. Porém, outro ponto para referência, porque Iris trabalhar com o Dragonite do protagonista a questão da amizade pouco antes de ele aprender o Meteoro do Dragão é uma alusão ao Pokémon Black, no qual ela ensina esse movimento ao Pokémon Dragão do jogador se tiverem amizade máxima. 

E o que falar do Haxorus? Que evolução, literalmente! Foi incrível ver como o pequeno Axew realizou o seu sonho e chegou à sua última forma. Também interessante foi a ambientação do episódio ser no Ginásio de Opeluced, contando com a presença do majestoso Drayden e de um adorável Axew para nos rememorar ainda mais a época de Unova. Senti falta de um contato maior entre Haxorus, Ash e Pikachu, mas, enfim, virou costume o ritmo rápido dos episódios de Jornadas nos cortarem esses momentos. Inclusive, queria ter visto mais de Ash e Iris fora do campo de batalha, assim como ocorreu na última luta entre Ash e Bea; o protagonista revelando também ser campeão e os demais Pokémon da campeã: Gible e Excadrill. Ainda vale mencionar que, ao fim do confronto, quando os amigos prometeram batalhar novamente, Iris desejou "Best Wishes" (felicidades), como referência direta ao nome da série na qual andou com o herói.

Em contraponto, um detalhe mostrado que achei muito legal foi ainda haver uma rivalidade entre os dois antigos companheiros de viagem. Diferente da Misty, que em seu retorno se tornou mais amável com o Ash, Iris não perdeu a sua personalidade mais provocativa, algo que, apesar de ser um dos motivos para muitos não gostarem dela, mostra fidelidade ao jeito da personagem. Ainda sobre manter características, repetir a forma como se conheceram, mas agora envolvendo o Goh, também foi outro detalhe certamente apreciado pelos fãs, ao encontrá-la em uma árvore e acertar uma Poké Bola em sua cabeça por pensar que se tratava de um Pokémon. Além do mais, a nova Campeã se mostrou muito animada para batalhar com o amigo e, embora o provocando, demonstrou continuar o admirando muito como pessoa e treinador.

De resto, foi muito bonito ver o crescimento da Iris. Além de ter conseguido fazer uma grande jornada com Axew e evoluir ao seu lado, transformando ele em um Haxorus e ela na Campeã de Unova; deu para ver que a personagem amadureceu mais; tornou-se ainda mais conectada com os Pokémon Dragão, evoluindo em seu sonho, gerando uma bela cena com o Dragonite de Ash e mostrando o quanto aperfeiçoou o seu dom; e foi ela quem tomou a iniciativa de convidar Ash para uma batalha, algo que reforçou a rivalidade amigável deles e mostrou como ela está avançada dentro do Campeonato da Coroação Mundial, como forma de prosseguir no seu ainda não alcançado sonho de ser uma Mestra do tipo Dragão. Além do mais, foi ótimo ver Dragonite obedecendo a garota, mas sem perder a personalidade briguenta; e Emolga mostrando toda a sua graça e se reencontrando com Pikachu.

Aproveitando um espaço extra para teorias, imagino que a não captura de um Pansage por parte do Goh pode ser a oportunidade perfeita para o retorno de Cilan para o anime. Será que podemos aguardar por isso? Também houve as silhuetas de personagens que apareceram ao final do episódio, indicando batalhas da Hyper Class do Ash. Não dá para ter muita certeza de quem são todos, mas acredito que Volkner, Bia, Sabrina e Bruno ou Tenente Surge são grandes possibilidades. E existe chance de Iris voltar ainda em Jornadas? Apesar de baixa, claro que sim, principalmente por estar no Campeonato da Coroação Mundial e ser uma Campeã, ou seja, um dos mais fortes treinadores do mundo. Sem falar que prometeu outra batalha com o herói.

E então, estavam sentindo falta de ver a nossa aspirante a Mestra de Dragões pulando pelas árvores? Deu para matar a saudade? Gostaram da batalha e do novo título dela de Campeã de Unova? Contem-me nos comentários, por favor! Espero que também tenham gostado desse retorno e que possam entender o comunicado que fiz no início da postagem. Até uma próxima!


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

11 comentários:

  1. Fukukan Būba 副官ブーバ08/05/2021, 12:50

    Muito bom! O problema é que as pessoas precisam se desligar de cronologia quando se trata do anime (e dos jogos) de Pokemon. O importante é ver os personagens reaparecendo, pokemon antigos sendo utilizados novamente, referências a momentos passados e pouco importa se passou 1 ano ou 1 mês, não tem mais como um anime de 20 anos, onde o protagonista sempre tem 10, se 'prender' às amarras da cronologia do mundo real. No mais, fantástico ver a Iris de volta, espero que outros apareçam e que mais referências as jogos sejam feitas! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho, moço, tanto que sempre defendi essa questão da cronologia. Dessa vez me incomodou um pouco por causa da noção de um ano passado. Antes, existia somente essa sensação que você citou de ter se passado vários anos aqui na vida real, mas nenhum no anime, o que fazia muitos estranharem. Eu negava porque nada podia afirmar se um ano aqui fora tinha o mesmo tempo lá. Porém, dessa vez, Iris participar de um nova liga não é mais "se passaram muitos dias", é "se passou um ano", e isso é complicado, porque quebra qualquer chance de buscar um sentido ou de justificar. kkk Mas, enfim, como bem mencionou, não vale a pena ficar se prendendo a esses detalhes. Agradeço demais pelo comentário e também quero muito ver outros antigos personagens principais retornando!! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Eu preferia outros companheiros aparecendo. Mas foi um bom ep. (O Cilan e a Iris tivessem sido delírios coletivos)

    ResponderExcluir
  4. Fukukan Būba 副官ブーバ08/05/2021, 15:42

    Pois é, o negócio é ligar a 'suspensão de descrença' mesmo, no máximo (rss).
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  5. KKKKKK Acho que são os amigos do Ash que menos gosto, mas, ainda assim, gosto muito deles.

    ResponderExcluir
  6. KK
    Agradeço mais uma vez!! :3

    ResponderExcluir
  7. Guilherme Lima 0212/05/2021, 17:39

    não serei modinha prefiro o raihan por ser vice campeão do torneio mundial ate o ep que nos estamos porque cada ep que o leon aparece batalhando e defendendo o titulo de campeão do mundial que não e o da FIFA kkk

    ResponderExcluir
  8. Olha, para ser sincero, eu acho que os modinhas preferem o Raihan do que a Iris. kkkk Mas, eu entendo a sua opinião, e a analogia foi ótima. Haha

    ResponderExcluir
  9. Arthur YTmaster08/06/2021, 14:23

    finalmente um episodio focado em voce kkkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar