logo

Pokémothim

Biomothim: Flabébé e seu risco de extinção.

 


Como vão treinadores?!

No Biomothim de hoje, vamos analisar uma situação recente que pudemos ver no anime, o caso das flores raras da Flabébé e o impacto que seu desaparecimento pode causar.

Primeiramente, devemos entender um pouco mais sobre Flabébé e sua linha evolutiva. Flabébé é conhecida por sua variedade de cores das flores que usa pra se locomover, as Fairy Flowers, podendo ser encontradas na coloração: Vermelha, amarela, laranja, azul e branca, sendo esta última cor a mais rara. Flabébé ao que podemos notar é responsável por nutrir a flor na qual viaja, já que uma vez que uma planta é retirada do solo sua sobrevivência está limitada. É fato que Flabébé troca a flor de tempos em tempos, ou quando esta está avariada como vimos no anime, mas é uma troca que acontece em dados períodos de tempo e em situações que demandam da troca. A pequena espécie de Pokémon também conta com dois pares de orelhas alongadas e achatadas, possivelmente utilizadas no direcionamento de seu meio de locomoção.

Ao que vimos, cada Flabébé está ligada a uma única cor, não conseguindo se adaptar a outro tipo de coloração ou até mesmo alguma outra flor da mesma cor de sua flor original, mas de uma espécie diferente, o que leva a debatermos sobre um assunto muito importante que pode ser visualizado em nossa vida cotidiana: o risco de extinção de espécies.

Chamamos de extinção o processo pelo qual uma espécie- de qualquer que seja o reino ao qual pertença um organismo vivo - passa, e a faz deixar de existir, não sendo encontrado mais nenhum representante daquela espécie, que consiga continuar a população e evitar com que haja um desaparecimento em massa, como por exemplo o que aconteceu com as espécies fósseis de Pokémon.

Um evento de extinção pode ser ocasionado por diversos fatores, podendo ser circunstâncias climáticas, como a glaciação do planeta; processos de modificação geográfica; fatores ambientais como a poluição; caça excessiva e desequilíbrio na cadeia alimentar.

Se uma Flabébé que utiliza da cor branca para se locomover não encontra dessa mesma flor, ocorre um processo de frustração do Pokémon, o que o leva a um profundo estado de tristeza, já que para muitas espécies é essencial ter um item orgânico inanimado para sua sobrevivência, como é o caso dos Caranguejo Eremita, que necessita de uma concha para que consiga se abrigar e se mover de maneira segura. A partir do momento que uma Flabébé deixa se estar na presença de sua respectiva cor de flor, ela fica vulnerável tanto a ataques, nos quais não pode ser esquivar ou fugir de maneira efetiva, pois utiliza do vento para gerar impulso na flor na qual se segura.

A raridade das flores brancas abordada no anime é um fator que coloca as Flabébé dessa cor em observação, pois quanto mais rara é uma espécie de ser encontrada, maior deve ser a cautela com esta, pois facilmente poderia ocorrer a extinção da espécie, especialmente por ser encontrada unicamente na Região de Kalos.

O desaparecimento de qualquer que fosse a flor de Flabébé ocasionaria o desaparecimento de grandes polinizadores, uma vez que a coroa na cabeça dessa espécie é formada por pólen, provavelmente da respectiva cor, assim como se o inverso acontecesse ambas as espécies estariam prejudicadas - no caso do desaparecimento das Flabébé antes das flores, não teríamos uma polinização adequada das Fairy Flowers, ocasionando provavelmente sua extinção na região.

Existem centros de resgate de espécies em risco de extinção, que c0uidam daquelas espécies que se encontram em menor número no planeta. A franquia possui espécies extintas, como é o caso dos Pokémon fósseis, e também espécies que devem ser bem observadas, como os Pokémon míticos e os Pokémon lendários, que se não fosse pela grande capacidade de defesa de muitos, estariam em uma possível lista de risco de extinção.

Linha evolutiva:

Flabébé evolui para Floette no nível 19, e na evolução ganha além do aumento de sua massa corpórea, cílios alongados, o que poderia explicar a ausência da coroa de pólen que tinha quando Flabébé, sendo filtros para os olhos impedindo a entrada de partículas de pólen, e como abano para possíveis partículas que se depositariam em sua cabeça, já que Floette não é uma espécie polinizadora e sim cuida da manutenção de canteiros de flores. Além disso, sua flor sofre um crescimento também durante a evolução tendo aumento do caule, o que poderia ser explicado pelo quanto Floette alimenta a flor com a energia necessária para evoluir durante a evolução.

Floette do personagem AZ, sendo uma coloração única do Pokémon.

Floette evolui para Florges ao ser usada uma Shiny Stone no Pokémon, onde Florges passa a ser um Pokémon de hábitos terrestres, perdendo a capacidade de se locomover em uma devido sua estatura que pode chegar a ser comparada com a de um humano adulto. Florges possui cílios alongados também assim como Floette, devido a seu alto tempo de exposição em áreas onde há partículas de pólen sendo levadas pelo vento, e conta com um par de folhas também longas próximas aos pés, que possuem função de sustentação. A coroa de flores em sua cabeça é da cor da Fairy Flower que usava para se locomover nos dois estágios anteriores.

Este foi o Biomothim de hoje! Devemos nos conscientizar, que a extinção de espécies é um problema enfrentado a muito tempo no planeta, e que cada espécie possui uma importância no ciclo natural. Mais que isso, são vidas que devem ser preservadas!

Lembrando que a série Biomothim tem por objetivo analisar os Pokémon e descrever as possíveis teorias que explicam seus comportamentos e morfologias, levando em consideração técnicas de análise disponíveis na literatura de Ciências Biológicas.

Um ThunderShock pra você!

Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

Um comentário:

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar