logo

Pokémothim

O Retorno da Dawn Foi Satisfatório? (Atualizado)


Olá, Thunders!

Como começar? Eu sinceramente espero que vocês não tenham desistido de mim. Depois de mais um tempo sumido, nada mais justo do que voltar inicialmente escrevendo sobre a nossa querida Dawn! Para os fãs mais recentes, vale destacar que essa é uma das companheiras de viagem do Ash mais queridas pelo fandom. Mas, será que esse retorno valeu a pena? Foi tão bom quanto era esperado? Quais pontos foram acertados ou poderiam ter sido melhor executados? Convido-os a debater um pouco sobre!

TODAS AS ATUALIZAÇÕES REFERENTES AO ARCO DE DIALGA E PALKIA ESTÃO DIGITADAS EM VERMELHO, PARA QUEM JÁ LEU O POST NÃO PRECISAR RELER TUDO!


Uma das coisas que chamou mais atenção, certamente, foi o foco no quão distraída e relaxada a nossa coordenadora pode ser. Isso foi colocado como uma característica muito forte dela, chegando a ser exagerado. Embora tenha achado bem estranho e um pouco forçado de início, depois passei a enxergar de outra forma. A Dawn é conhecida por sua determinação, criatividade e animação, algo muito presente em basicamente todos os amigos do Ash - claro, características mostradas de formas e intensidades diferentes - por isso destacar essa fácil distração e despreocupação foi um ponto positivo, tornou a personagem ainda mais singular. Ver a desatenção ao lado do apreço pelo ambiente, a admiração pelos pequenos detalhes, deixou tudo ainda mais precioso. Então, foi algo que gostei muito.

Agora, partindo de antigos comportamentos, é possível destacar as ótimas referências e continuidades da personagem. A começar pelo seu clássico acordar de cabelo bagunçado acompanhado por um Jato de Bolhas hidratante, se é que posso chamar assim. Além disso, não se esqueceram do Brock, tendo a Dawn feito uma menção legal ao aprendizado que absorveu com ele, pouco antes de Ash o relembrar também; e foi realizada a demonstração de um Concurso, apesar de não ter sido um tema tão desenvolvido no episódio. De forma geral, a nossa garota de Sinnoh parece continuar sendo divertida e positiva, na realidade até bem mais confiante e tranquila, sem se cobrar tanto, enquanto Piplup não mudou nadinha.

Porém, aqui vem uma decepção que muitos tiveram, justamente os recém-citados Concursos. A sequência de dois episódios meio que nos prometia a participação da Cloe em um Concurso, o que por si só já nos deixava ansiosos, mas imagina poder ver a Dawn no palco novamente? Seria duplamente incrível, ainda sendo necessário considerar o tempo que vimos essas apresentações sendo feitas no anime, o que traria um tom nostálgico. No entanto, pelo plot principal, não tinha espaço para isso, foi até bastante legal eles darem mais destaque à relação pouco explorada em Diamante & Pérola de Darkrai e Cresselia, tornou-se algo mais complexo e bonito, eu diria. Porém, da mesma forma foi no arco de Dialga e Palkia: sem tempo para concursos.

Certo, existe um bom motivo para o Concurso não ter sido mostrado, mas que consequência isso trouxe para a personagem? Ausência de evolução no sonho. Não entendam isso como se eu estivesse chamando a Dawn de fraca ou qualquer coisa do tipo, só não houve uma sensação de progresso no objetivo dela. Os amigos de Alola não contam muito, pois não faz tanto tempo que Ash se despediu deles, mas se observarmos a Iris, por exemplo, o anime claramente mostrou um progresso em sua jornada, assim como já havia feito com Brock e Misty em Sol & Lua. Obviamente, existe a sensação de pressa na evolução que Jornadas deu para a acompanhante de viagem de Unova, contudo poderiam ter planejado algo mais interessante para mostrar desenvolvimento para Dawn, nem que fosse mostrar novas fitas dali mesmo ou de uma região que ainda não sabíamos que ela havia visitado. A própria mencionou que, depois de Sinnoh, foi para Hoenn, Unova, Johto e "assim por diante", o que abre a oportunidade de ter conhecido novos lugares. De qualquer forma, trabalhamos com incertezas.

Mas, entrando no quesito teoria, existe um possível outro motivo para não ter sido mostrado o Concurso. Assim que foi anunciado o retorno da Dawn, comentei com um amigo do site como achava um pouco injusto que seu retorno fosse antes do da May, já que os Concursos Pokémon foram introduzidos para os fãs do anime através do arco da garota de Hoenn, ou seja, nada mais justo que ela quem os trouxesse para os novos fãs que ainda não conhecem a mecânica. E convenhamos que, para quem nunca viu um Concurso, a explicação que o anime passou por meio da Dawn não foi lá tão clara, embora não tenha sido ruim. Em resumo, de acordo com a teoria, talvez finalmente iremos rever um Concurso quando a May retornar em Jornadas. Vamos torcer!

Um ponto negativo apontado durante o primeiro arco de retorno da Dawn foi não terem sido mostrados todos os seus Pokémon, assim como ocorreu com a Iris. Porém, o segundo arco pôde reparar esse problema, ao mostrar rapidamente a garota em treino com toda a sua equipe. Fez falta vê-los mais em ação? Sim, mas preciso ser justo, já foi melhor do que não mostrar. Além do mais, foi possível entender que a Pokégirl não fez nenhuma nova captura, nem evoluiu os seus antigos parceiros, como Buneary e Quilava. A propósito, sobre as reclamações por conta de o primeiro Pokémon dela não ter evoluído, o primeiro retorno da personagem fez questão de relembrar porque isso não aconteceu, então evitemos reclamar por besteira. Acho que, no sentido de continuidade, envolvendo os Pokémon, a grande falha foi não terem mostrado Buneary interagindo com Pikachu.

Acredito que a única outra ausência que me foi incômoda, essa muito mais simples, foi o cumprimento clássico entre Ash e Dawn. Mais uma vez traçando um paralelo com a Iris, fiz questão de elogiar como foi legal o anime reviver as faisquinhas que surgiam entre os dois, com briguinhas bobas, mas muito comum entre eles. Acontece que o herói e sua companheira de Sinnoh costumavam se cumprimentar com certa frequência batendo as mãos, como um "toca aqui" com os braços erguidos, detalhe esse que tinha certeza que seria mostrado na despedida deles ou assim que se vissem, mas simplesmente não aconteceu. Alguém mais sentiu falta dessa pequeno e simbólico detalhe?

Não menos importante foi a interação da coordenadora com a Cloe. Alguns fãs já torciam para que a nova Pokégirl entrasse em contato com as antigas companheiras e aprendesse um pouco com elas, infelizmente não tendo influência de um Campeã como a Iris. Achei muito válido e legal a interação entre as garotas, de início tendo um choque, até por Cloe provavelmente ser a companheira de viagem do Ash com personalidade mais séria - mesmo que isso esteja mudando. Foi interessante, nesse ponto, por ser possível perceber como Dawn parece ter evoluído em personalidade, estando ainda mais paciente e compreensível. Depois, essas diferenças foram colocadas de lado, puderam trabalhar e batalhar juntas e uma doce amizade surgiu. A Pokégirl mais antiga até pôde influenciar a nova a lidar de forma mais tranquila com a vida, sem muita pressa e preocupação.

Não apenas foi possível notar uma evolução da Cloe ao lado da Dawn, como ela pode aprender um pouco sobre os Concursos, colocando até em prática alguns movimentos com Eevee. Por enquanto, nada muito grandioso, mas quem sabe ela volte a tentar algo futuramente? Além do mais, esse momento serviu para mostrar uma nova e bela roupa da Coordenadora, além de dar um gostinho das suas incríveis apresentações na época de Diamante & Pérola. Gostaria de ter visto mais da interação dela com o Ash também, os plots agitados e, por um tempo, separados entre eles deu pouco tempo para conversarem, mas o suficiente para nos deixar de coração quentinho.

Porém, no segundo arco, parece que os roteiristas tentaram aproximar Dawn e Goh. Particularmente, não acho que a sinergia deles é tão boa nem como a Ash-Dawn, nem como a Cloe-Dawn, mas foi interessante sim de se observar, principalmente por esses dois terem iniciado as investigações juntos no que diz respeito à involução dos Pokémon e a associação disso tudo com Dialga. Isso me faz pensar se, como trabalharam Dawn e Cloe no primeiro arco e Dawn e Goh no segundo, não poderemos finalmente ter bastante Dawn e Ash no arco de Arceus que está para acontecer. Seja como for, em breve essa postagem será atualizada novamente, para analisar um pouco sobre.


No fim das contas, eu diria que o retorno da personagem foi muito bom sim, apenas mudaria alguns detalhes para ser ainda melhor. Quem mais amou ver a Dawn de novo e está torcendo para que isso volte a acontecer ainda em Jornadas? O que mais fez falta para você nesses episódios? Gostaram da sequência? Mudariam algo? Não deixem de compartilhar a sua opinião! Mais uma vez, peço desculpas pelo sumiço e agradeço pela atenção!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

23 comentários:

  1. Só achei muito curto. Poderia ter rolado um mini-arco maior para matar mais a saudade e ver os outros Pokémon dela.

    ResponderExcluir
  2. Não iremos desistir você!
    Pela Dawn ser a minha favorita, eu amei demais ver ela de novo. E eu realmente senti falta de ver os outros pokes dela.

    ResponderExcluir
  3. juan rodrigues09/09/2021, 14:58

    Eu quero muito ver como seria a interação da Cloe com a May. Já que a Cloe não sabe que caminho ela quer seguir e outros esperavam que ela seguisse os passos do pai, acho que a May poderia ajudar no desenvolvimento dela, já que ela passou pela mesma coisa. Outro boa opção seria a Serena.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, é a dinâmica de Jornadas, tudo é muito rápido. Pelo menos teve mais tempo do que a Iris. Mas, por conta dos remakes, quem sabe ela não volta mais cedo do que estamos esperando?
    Muito obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  5. *-*
    Eu gostei demais também! Vamos torcer para que ela volte logo e com todos os seus Pokémon! Obrigado pelo comentário e apoio! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Eu também! Particularmente, sempre achei May e Serena muito parecidas, um dos detalhes era justamente o tempo sem saber ao certo que sonho seguir. Será incrível ver essas duas ao lado da Cloe! Recentemente até sonhei que confirmavam o retorno da May. Bem que poderia ser premunição, certo? kkkk Brincadeira.
    E obrigado por deixar o seu comentário! :D

    ResponderExcluir
  7. Mateus Cosme09/09/2021, 18:18

    Eu gostei bastante, mas achei o retorno dela melhor em bw, talvez o maior número de episódios fez as interações dela mais diversas, além do fato que aquele campeonato em bw trouxe os personagens recorrentes da própria série, como o rival do ash, a rival da íris, a do cilan etc, assim possibilitando interações mais diversas, diferente do mini arco da Koharu, onde as duas só interagiram entre si, o que não é ruim; mas torna as interações unicamente bidimensionais, o que nota-se na maioria dos episódios da Koharu, como exemplo o fato das interações dela com os protagonistas da série serem medíocres, ahh não me entenda errado, eu adoro ver a Koharu brilhar sozinha também, mas ao mesmo tempo, gostaria de ver mais dinâmicas de grupo onde ela está presente.
    Voltando a Dawn, na maioria das séries em geral tem dois tipos de retorno, ou um personagem volta para brilhar por si mesmo e obter desenvolvimento, ou eles voltam para desenvolver um personagem atual, a dá Dawn cai no segundo caso, então sê vc olha com os olhos de quem gosta do desenvolvimento da Koharu o episódio foi incrível, mas sê vc olha com os olhos de alguém que queria ver mais da própria Dawn, o episódio ainda foi incrível, mas pecavel em detalhes como a própria interação dela com o Ash, que no mínimo a palavra para descrever seria medíocre, ( mas jornadas sempre pecam nisso então).
    Então no geral um bom retorno, ver personagems que me acompanharam na minha infância sempre aquece meu coração, também foi corrido então digamos que eles focaram em um único aspecto da Dawn em vez de mostrar mais da personalidade da personagem, então, não posso dizer que não entendo quem achou a personalidade dela exagerada com o "Tá tudo bem" dela. Com isso fico ansioso para mais retornos que possam ajudar a desenvolver a Koharu, mas receoso ao mesmo tempo , pq sê eles trazem personagens como a Serena, usando a mesma fórmula da Dawn onde digamos que ela tem uma interação medíocre com um certo personagem, vai ter muitos comentários que dá dor de cabeça feito pelos fãs da série... XD

    ResponderExcluir
  8. José Marcio09/09/2021, 21:30

    esse dois episódios foram bem fracos na minha opinião foi legal ter visto a Dawn de novo mas pelos elementos que tinha eles poderiam ser melhores no final foi mais 2 episodios da jornada de auto conhecimento da koharu que já encheu o saco tudo bem dar um pouco de tempo de tela para ela mas não em um episódio de retorno da Dawn que é uma personagem que tem uma laço tão legal com o Ash e eles dois praticamente não interagirem

    ResponderExcluir
  9. Eu entendo o seu desânimo. Realmente a interação entre Dawn e Ash deixou bastante a desejar. Particularmente, eu acho importante o que fizeram com a Koharu e achei legal que tenham a feito interagir com a Dawn, mas realmente poderiam ter balanceado mais isso para dar mais espaço para a interação dela com o Ash. Quem sabe se ela voltar mesmo para um novo especial de Dialga e Palkia, como estão teorizando, não vejamos mais da antiga dupla?
    Obrigado por deixar a sua opinião!!

    ResponderExcluir
  10. Sim! Eu também acho que o retorno da Dawn em BW foi melhor do que esse. É bastante curioso esse ponto que destacou, da falta de trabalho em conjunto por parte da Koharu. Talvez isso venha a ser trabalhado mais no futuro, ou, pelo menos, eu espero.
    Pois é! O desenvolvimento da personagem foi horrível. A participação dela foi legal, deu para sentir uma maior leveza própria e grande influência sobre a Koharu, mas parece que ela não progrediu muito como personagem. Na realidade, se pararmos para pensar, acho que os roteiristas têm dificuldade em mostrar grandes evoluções com a Dawn. No retorno de BW, ela também não pareceu ter evoluído tanto quanto a Misty e a May em seus retornos, ainda que lá, pelo menos, tenha sido destacado o seu progresso pelo região de Johto.
    Tem razão. kkkkkkkk Apesar de tudo, acho que eles trazerem a Serena e jogar 90% das interações dela para a Koharu seria a cara dos roteiristas para evitar o máximo possível fazer ela e Ash terem que conversar sobre a despedida deles... Bem, torceremos para que não! >u<
    Muito obrigado por deixar as suas impressões!!

    ResponderExcluir
  11. Mateus Cosme10/09/2021, 11:20

    Obrigado você por responder, sim, no final só nos resta torcer para interações em grupo da Koharu; no final seja por bem ou por mal, o retorno da Serena vai dar o que falar kkkk

    ResponderExcluir
  12. Não há porque agradecer, eu amo comentários, ainda mais quando são gigantes e cheios de reflexões! Kkk
    Vai sim. >u<

    ResponderExcluir
  13. Down e nada... agora a Mey é outra coisa queria ela sisso sim junto com harley drew etc era mt louco aqueles episodios. O Harley fdp kkkkkk querendo sabotar e o Drew querendo ensinar.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo a May também, estou doido pela volta dela. :)

    ResponderExcluir
  15. Arthur Gotardo06/01/2022, 00:37

    Engraçado ver comentários de 3 meses atrás em postagens principais e não precisar descer muito

    ResponderExcluir
  16. Arthur Gotardo08/01/2022, 17:28

    Adoro o trabalho de vcs, continuem sendo incríveis!

    ResponderExcluir
  17. José Marcio08/01/2022, 19:02

    Eu particularmente gostei mais desse segundo retorno da Dawn do que do primeiro apesar da Dawn não ter nenhum nova captura e nem um pokémon dela ter evoluído tenho um pouco de esperança pelo fato do primeiro retorno ter jogado ela mais com a koharu e o segundo com o Goh espero que no arco do arceus tem mais interação da Dawn com o Ash ou se no futuro de jornadas o Ash conseguir desafiar o Leon na master class que a Dawn esteja em Galar torcendo por ele afinal a amizade deles é uma das mais desenvolvidas do anime e a cena do Ash comprado croquetes para tentar animar ela foi muito legal ver com ele se importa com ela mas senti falta do high five deles também

    ResponderExcluir
  18. Agradeço por toda equipe! Obrigado pelo comentário incrível também! *w*

    ResponderExcluir
  19. Eu fico em dúvida em qual gostei mais. Acho que, de forma geral, esse segundo retorno foi mais interessante, mas acredito que a situação com os Lendários foi bem melhor no primeiro. A batalha entre Dialga e Palkia foi meio... simples? Rsrs Mas, também estou com esperanças de a Dawn interagir mais com o Ash no próximo especial. Inclusive, ver todos os antigos amigos do Ash torcendo por ele na final seria o meu sonho! 😍
    Eu ainda tenho fé que o high five deles sai. Kkkkk Nem que seja no final do último retorno dela, mas tem que sair.
    Obrigado pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  20. O retorno da Dawn foi ate satisfatório, porem ela não cabe mais no anime. O anime desde a temporada da Dawn tomou um rumo bem diferente que a torna deslocada da serie. Ela não combina nem com o Ash, nem com o Goh e muito menos com a Koharu. A Koharu nao tem um objetivo parecido com o da Dawn, a historia ta mostrando que esse objetivo é ser uma pesquisadora pokemon e nao uma contestant

    ResponderExcluir
  21. Mas, você não acha que personagens com objetivos diferentes é o que faz a graça? Tipo, eu não faço questão de a Dawn retornar para o anime, mas acho que daria para fazer ela participar de um Contest Mundial, caso quisessem. Seria incrível, na realidade. Sendo que acho que, em termos de evolução, ela foi o pior retorno até então. A Dawn parece simplesmente estar igualzinha a como estava no último ep em que participou, enquanto Iris, uma personagem que se separou do Ash depois dela, derrotou todos os líderes de uma região e ainda virou campeã.

    ResponderExcluir
  22. Acho que o Cilan e o Citron são os dois únicos acompanhantes do Ash que mais se encaixam com o rumo que a historia ta tomando no momento

    ResponderExcluir
  23. Kkkkk É por ter sido um post antigo, mas que foi atualizado. 😂

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar