logo

Pokémothim

A Rivalidade Desperdiçada da Bea!


Olá, Thunders!

Continuando uma antiga sequência de postagens que trataram sobre as personagens femininas do anime, mais cedo do que esperado, a rivalidade entre Ash e Bea parece ter chegado ao fim. Realmente podemos esperar que a disputa entre ambos tenha terminado? Bea foi uma rival satisfatória? Recebeu o digno desenvolvimento? Vamos nos aprofundar um pouco sobre!


Ora, ora, o que falar sobre a senhorita Bea (ou Bia, na dublagem)? A Líder de Ginásio de Stow-on-Side é especialista no tipo Lutador e teve a sua estreia na animação no episódio "Solitária e Ameaçadora!", no qual conheceu o Ash e o derrotou com maestria. Ainda apareceu em um flashback no episódio "Batalhando na Areia!", antes de permitir ao herói de Pallet ter a sua revanche em "Chave de Tentáculos no Ginásio!", quando empataram em um caloroso confronto. Acontece que, após isso, a única participação relevante da personagem foi já no que aparenta ter sido o desfecho da sua rivalidade com o protagonista, em uma sequência de dois episódios que marcaram uma ótima batalha 3x3, o confronto entre Gigamax e Megaevolução, e destacaram que Ash finalmente havia superado Bea, a qual passou a respeitá-lo definitivamente.

Certo, houve todo um desenvolvimento de perda, empate e vitória para o Ash; aonde estaria o problema? Mais uma vez, pelo menos ao meu ver, o clássico de Jornadas: pressa! Como é que a rival da vez tem o seu ciclo encerrado dentro de 50 episódios? E pior, é a primeira rival principal do sexo feminino! Detalhe esse que foi muito discutido na época, por ser um passo importante no quesito representatividade para o anime. Considero todas as batalhas protagonizadas por Bea muito boas, sobretudo em comparação com a maioria das mostradas até então, mas, ainda assim, foi tudo muito corrido.

Um detalhe interessante, depois das duas primeiras batalhas que teve contra Ash, foi o fato de ambas envolverem "ginásios do tipo Lutador", seja o Dojo de Saffron, seja o ginásio do Chuck. Isso levou muitos fãs a acreditarem que os encontros com a Bea seriam uma forma usada de trazer diversos especialistas no tipo de volta, como seria o caso de: Bruno, em Kanto; Brawly, em Hoenn; Maylene, em Sinnoh; Marechal, em Unova; e Hala, em Alola. Claro, nada impede que isso ainda aconteça, mas não é que o parece, exceto se o Campeonato Mundial continuar a ser explorado por mais tempo do que o esperado, talvez reiniciando e aproveitando a rivalidade novamente, embora acredite que usariam um personagem já da nona geração.

Uma Líder de Ginásio que vale ser mencionada separadamente é a Korrina. Foi interessante a relação que construíram entre ela e a Bea, algo que ajudou ainda mais na caracterização da segunda. Porque, independente da pressa, a líder de Galar não teve o pior desenvolvimento, conseguiram extrair detalhes muito legais e marcantes dela, como a questão do sorriso com os doces, a dedicação exagerada, a seriedade, entre outros detalhes. Usaram da sua batalha com a Korrina para criarem uma atmosfera de maior força, mas depois trabalharem uma amizade adorável entre as duas foi algo que me pegou positivamente de surpresa. Por isso, gosto do desenvolvimento que os roteiristas fizeram, nesse ponto.

Sobre achar que a rivalidade já pode ter sido encerrada, diversos indícios apontam para isso: 1) Ash superou a rival e já conquistou o seu respeito, sobretudo se tratando de uma batalha da Ultra Class; 2) Mesmo que tenham prometido ter outra batalha, os rivais do protagonista sempre dizem isso; 3) Após o último conflito, Bea já foi vista interagindo com o herói em um clima totalmente fora do de rival; 4) e Bea desejou que Ash alcançasse Leon no Campeonato, dando a entender que não tentará ultrapassá-lo para ela mesma desafiar o campeão. 

Então, ao que tudo indica, essa rivalidade deixará de ser explorada, o que é bem triste, novamente recuperando a conquista de ter sido a primeira rival principal do sexo feminino que o Ash teve. A única forma de a situação ficar "menos pior", a esse respeito, seria se explorassem, a partir de agora, a rivalidade do garoto com a Marine (Marnie), já prometida para estrear no anime. Para os que me conhecem, sabem que, enquanto grande parte dos fãs torciam para Beda (Bede) ser anunciado como o principal rival do herói, minhas torcidas sempre estiveram para a Marnie, embora tenha ficado feliz quando descobri que a Bea quem ocuparia o cargo. De qualquer modo, já que parece que a Bea encerrou sua rivalidade no anime, que pelo menos outra garota incrível possa assumir o papel.


Bem, espero que tenham gostado da reflexão e adoraria se compartilhassem a sua opinião, contanto que respeitosamente, claro. Aproveito para desejar um 2022 incrível e aventuras excepcionais no Mundo Pokémon, tanto para o jogadores como para os fãs do anime!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

21 comentários:

  1. Еս ѕоս սⅿа rараrіցа ѕоⅼtеіrа. Νãο tеոhο ոаⅿоrаⅾо. Quero ver a foto e o vídeo da minha buceta

    lovesingle︆.xyz

    https://uploads.disquscdn.com/images/fcab3d023a8357e62b31004124a8564d3a170010054244aaf1311839d9223138.jpg
    7MA2IQY7HqV0PlRmNodGXrq7B4jcGlIvufPjAjbKLD

    ResponderExcluir
  2. Cadê o episódio 93 de pocket monsters? Já era para ter saído 4 dias atrás, na sexta.. Não me diga que vai ter outra pausa como aquela de 3 semanas que teve antes de sair o episódio da lucarionita.

    ResponderExcluir
  3. Berserk Glauberoni03/01/2022, 21:17

    A ideia de botar uma gym leader mulher casca-grossa como rival do Ash foi excelente. Mas foi tão mal desenvolvida que quando chegou na "batalha decisiva" eu não tava mais nem aí, nem pra batalha (apesar de ter ficado decente) e nem para o Lucario. Levou cerca de 1 ano de anime pra se encontrarem de novo e os dois na verdade mal interagiam entre si. Mas acho que a culpa é na execução do Campeonato Mundial no geral, que vem sendo extremamente decepcionante pra mim (Ash mal demonstra interesse nele quando o episódio não é sobre isso, diferente das Ligas regionais; e o Ash avançou rápido demais, passando por cima de um treinador patético atrás do outro, com suas honrosas exceções).

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, meu amigo, episódio novo só no dia 14 de janeiro. :(

    ResponderExcluir
  5. É, acho que você tem um bom ponto. Também não acredito que a execução do Campeonato tem sido tão boa quanto poderia. Pelo contrário... Claro, os fan services que isso tem trazido são ótimos, mas não podemos julgar tudo com base na nostalgia. Estou com as expectativas baixas para o prosseguir da competição, embora espere grandes treinadores.
    Obrigado por comentar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Ta desanimando pokemon. A cada 15 dias lança um EP. Poderiam lançar 2 por semanas, slk.

    ResponderExcluir
  7. Mateus Cosme04/01/2022, 13:49

    Ótimo texto!!
    Vamos lá, acho a idéia de uma rival feminina algo incrível, a Bea em si eu adoro, então significa que eu gostei da rivalidade dela com o Ash? A reposta é não, foi muito mal desenvolvida, um rival no anime Pokémon é muito mais do que só batalhar com o protagonista, uma boa rivalidade é um culminar de diversas interações, situações e ideais que se refletem na batalha, nesse quesito a Bea falhou muito como rival, ela e o Ash não tiveram mais do que 5 interações, e ela não apareceu "de verdade" a menos que tivesse que batalhar com o Ash.
    Vamos tomar como exemplo o Trip, um rival que pode ser considerado o "pior" para muitos fãs do anime, mesmo assim ele apareceu mesmo quando não batalhava contra o Ash, vimos interações dele com muitos outros personagens e etc, um ponto positivo de Bw que mesmo tendo vários defeitos dava show em interações e recorrências dos personagens da mesma saga, vide trip, Bianca, a rival da Iris, a do Cilan o menino da Zorua, o da zebra e etc.
    Voltando a Bea e o Ash, a rivalidade dos dois sente-se seca e não fluida, não parece algo que decorreu de forma natural como a do Paul, mas sim só algo adicionado para tapar buracos, o que se refletiu em uma rivalidade apressada e artificial.
    Conclusão: adoro a Bea em si, a rivalidade foi uma idéia incrível mas falhou na execução como muitas da idéias de jornadas.

    ResponderExcluir
  8. Sem discussão BEA É A MINHA RIVAL FAVORITA PARA O ASH , dou ênfase nisso nenhum rival do Ash consegui trazer a mesma sensação que eu tive com ela , por que a maioria uma era chata demais (poul , trip) ou era um grande personagem secundario que aparecia 1 vez no anime ou era alivio comico (gary) . Bea pelo fato de ser a 1° rival mulher do Ash ja é inovador e sem falar que é muito forte , que na minha opinião é o rival mais forte ate agora fico so em duvida entre ela e o Allan , mas em um combate entre os dois dou o meu voto para a Bea . Bea no inicio foi tratada como uma garota que gosta muito de lutar e não foi mostrada nenhuma situação mais humana para ela (tirando o fato da comida) e eu acho que isso era muito algo a ser explorado por exemplo , a bea tem um pai , por que não mostrar a relação que ela tem com esse pai ? Ela é amiga da korina por que não mostrar como se iniciou essa amizade ? Ela é uma garota então por que não dar momentos que mostrar que ela não é uma maquina de combate ? mas que as vezes gosta de fazer coisas de garota mesmo como se arrumar . colocar momentos mais humanos para ela e isso era algo que eu queria muito ver .
    Algo que eu acho que seria muito fera é que essa rivalidade ocorrese ate a final do grande campeonato . Pensen so ja imaginou que daora as semi finais fossem : Ash VS Leon , Bea VS Lance . Por que isso ? Lance é o campeão da região do Ash e o leon o da Bea , então ouvesse esse confronto , Ash e Bea saissem vitoriosos e a grande final Ash VS Bea onde eles teriam a batalha final que decidissem o grande campeão .
    Outra coisa que eu quero deixar claro que eu não gostei da vitoria do ash ,ele usou um time nada haver so quem eu apoiava naquele time era o pikachu ,e venceu de uma forma nada haver . Aquele lucario aguentou um golpe gigantamax SUPEREFICAZ de um machamp e ficou de pé , isso eu tenho crtz que jamais ocorreria nos jogos , alem do fato do lucario que ja estava cansado das batalhas anteriores , pra mim teve protagonismo na vitoria

    Dsclp pelo textão ae kkkk

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado!!
    Justamente! A Bea deu ao anime batalhas ótimas, mas uma boa rivalidade em uma história não pode se resumir a isso. Inclusive, você citou o Trip, e, enquanto escrevia essa postagem, pensava exatamente nele. É um rival que a maioria detesta, mas que, no quesito interação, foi muito melhor trabalhado do que a Bea; infelizmente.
    Talvez estejamos reclamando antes da hora, mas sinto que realmente a Bea não volta a aparecer em situações como uma rival, no máximo participações especiais como no ep do Allister, ou em algum desfecho envolvendo todos os líderes de ginásio de Galar. De qualquer forma, vamos torcer para estarmos errados. Haha
    Obrigado por comentar!! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que goste tanto assim da Bea! Pois é, poderiam ter explorado bem mais o lado humano da personagem. Não necessariamente ela se arrumando e tal, porque o gosto por isso é bem relativo, mas em situações como a família seria super interessante. A apresentação do irmão do Paul, por exemplo, somou bastante para o personagem, ao meu ver.

    Seria interessante Ash vs Bea na final, mas acho difícil. Acredito que, como Campeão, a final teria que ser contra o Leon mesmo. Sendo que eu esperava que a Bea também chegasse ao Top 8. Poderia ter, pelo menos, uma batalha entre ela e Ash antes de ser definido quem de fato enfentaria o Leon. Ou então, ela ser a última pessoa a batalhar contra o Ash antes de ele entrar no Top 8.

    Eu tenho minhas críticas positivas e negativas àquela batalha kk, mas acho que, de forma geral, gostei sim. Em muitos pontos, eu prefiro quando o anime se distancia dos jogos, torna tudo menos previsível, mas sem que seja algo absurdo demais. Rsrs

    Não se desculpe, eu amo comentários grandes, contanto que não sejam desrespeitosos. A propósito, obrigado por deixar a sua opinião!!! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Mateus Cosme04/01/2022, 19:18

    Simm, ela voltar seria ótimo, mais interações dela seria bem vindo kkk

    ResponderExcluir
  12. Berserk Glauberoni04/01/2022, 22:15

    Ah cara, Bea é superestimada demais, na verdade ela provou ser patética a partir do momento que um Riolu que acabou de sair do ovo lutou de igual pra igual com um dos parceiros mais fortes dela. Ela meio que se redimiu nessa luta final com o Ash, mas não é tão forte quanto o Alain mas NEM DE LONGE. O que vc disse no último parágrafo é uma das críticas que eu tenho sobre a luta decisiva deles também, bem apontado..

    ResponderExcluir
  13. Arthur Gotardo05/01/2022, 08:01

    A bea teve bons momentos, mas devo admitir q ela poderia ser melhor aproveitada, além da espera por uma revanche e aparição dela em si q não seja flashbacks ou coisa do gênero, então espero q tenha mais aparições dela no futuro e batalhas também!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por compartilhar a sua opinião. Estou com essa esperança também!!

    ResponderExcluir
  15. Como ja disse varias vezes em comentários aki nesse site e em outros sobre Pokemon(2019) e o que vier depois: O Foco nao é mais o Ash e sim o Goh.
    Tendo isso como premissa, dificilmente será trabalhado alguma rivalidade do Ash daqui para a frente, somente aparar-se-ao arestas soltas das temporadas anteriores ate APOSENTAREM ele e deixarem ele aparecer bem esporadicamente

    ResponderExcluir
  16. Então, moço, eu me lembro bem que, de fato, você já repetiu esse comentário diversas vezes. Mas, para mim, ele não se sustenta. Claro, não estou dizendo que ele é errado, nem nada do tipo, até porque é a sua opinião, ela não desrespeita ninguém e pode estar certa. Sendo que, assim, o foco em XY foi em quem? Na Serena? Porque eu me lembro bem de ser no Ash, mas nem por isso deixaram de trabalhar boas rivalidades para ela. E no tão odiado BW? Iris e Cilan tiveram seus rivais desenvolvidos, mas não eram o foco. O que dizer então da May e Dawn? Nossa, essas sim tiveram rivais reaparecendo a todo instante. E ainda mais, até no retorno da May em DP o anime fez questão de citar o progresso dos rivais dela. Então ~ para mim ~ você me dizer que um rival do Ash não pode ser bem desenvolvido por o foco ser do Goh não é algo que me convence, o próprio anime já mostrou que não é bem assim.
    E pior, é a primeira rival principal do sexo feminino. O peso desse feito é enorme, quantas pessoas não pediam para ver uma super treinadora nas telinhas? Daí eles realizam o pedido, mas ela faz 3 lutas e some. Resumidamente, a minha opinião é essa, não dá para justificar algo agora com um detalhe que nunca foi um problema antes, parece-me apenas descaso. :')

    ResponderExcluir
  17. O roteiro está mudando o foco para o Goh desde o inicio da temporada. Ate o ultimo episodio da temporada anterior, o foco sempre foi o Ash, pensei que seria assim na temporada atual, mas nao esta sendo
    Tenho sempre reforçado isso, por que acho que a maioria dos espectadores antigos de pokemon ainda nao aceitaram essa mudança de foco do roteiro
    Quando la nos primeiros episodios percebi essa mudança de foco e com o projeto Mew isso fica cada vez mais evidente que o foco daqui para a frente será o Goh

    ResponderExcluir
  18. Na vdd issso foi mais protagonismo que tudo

    ResponderExcluir
  19. Acho que o único realmente rival que o Ash teve foi o Paul e, la no inicio, o Gary, os demais foram só antagonistas

    ResponderExcluir
  20. Sim, sim, eu concordo com tudo o que diz. Apenas acho que o foco no Goh não justifica certas decisões do anime em relação ao Ash. Nesse caso em específico, como pontuei, os amigos de viagem dele tinham destaque com os protagonistas, o mesmo poderia acontecer com ele, independente do Goh estar ganhando o destaque ou não. :)

    ResponderExcluir
  21. Não está lançando nem 1 por semana, amigo, quem dirá 2. Rsrs
    Mas, acredito que seja por conta da pandemia, por isso acho ser compreensível.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar