logo

Pokémothim

A Verdade Sobre o Shaymin da Lulú!


Olá, Thunders!

Quase quatro anos depois - faltando menos de um mês - cá estou eu para falar sobre o episódio "Lembranças na Névoa" da série Sol & Lua. Mais especificamente, sobre a relação entre Shaymin e a mãe da Lulú (Mallow). Curtem uma teoria? Querem entender por que eu trouxe esse episódio de volta tanto tempo depois? Acompanhem a leitura e se divirtam!


O episódio 108 da série Sol & Lua, "Lembranças na Névoa", teve como tema principal o reencontro com personagens que já haviam morrido. Resumidamente, depois de Ash e Kiawe revelarem terem visto no dia anterior o falecido avô de Lélia, os heróis presumem que isso ocorreu por conta da perigosa névoa de Tapu Fini, a qual permite rever seres que já morreram. No entanto, são alertados que podem ficar presos nela. A partir disso, três encontros são planejados: o de Lulú com a sua mãe, o de Lílian e Gladio com o pai e o de Torracat com Stoutland. Por sinal, como bem observado por criadores de conteúdo na época, a falta de interesse de Ash em reencontrar o possível pai morto já descarta essa possibilidade. Enfim, Lílian e Gladio descobrem que o pai, na realidade, está vivo; e Torracat revê o seu antigo mestre.

Porém, vamos ao que interessa: Lulú e sua mãe. Assim que descobre sobre a possibilidade de rever a mãe, a cozinheira fica bem mexida. O motivo para isso vai ficando nítido ao longo do episódio, quando descobrimos, por flashbacks, que a sua mãe estava doente e foi responsável por capturar Bounsweet para que tivesse companhia. Na época, a pequena Lulú não percebeu o que aquilo indicava, mas o drama se seguiu. A partir do momento em que a sua mãe teve que ficar de cama, já nos últimos dias de vida, ela se desculpava constantemente, mas sua filha não conseguia entender o porquê e se irritava com aquela situação confusa. E foi assim, em um dia em que perdeu a paciência, que a garotinha disse odiar a mãe, pouco antes de ela partir. Dessa forma, Lulú perdeu a sua progenitora logo após uma briga. Pesado, não? 

Acontece que, anos depois, tendo a oportunidade de reencontrá-la na névoa de Tapu Fini, Lulú não desperdiçou a oportunidade. Como esperado, a jovem a reviu e logo começou a chorar e se desculpar, afirmando que não a odiava. Agora, ela certamente entendia que as desculpas que sua mãe pedia eram por saber que a deixaria. Contudo, sua mãe logo disse que a culpa foi dela, que deveria ter agradecido ao invés de ter se desculpado, por isso começa a agradecer por tudo de bom que a filha proporcionou a ela, em uma das cenas mais bonitas do anime. Lulú a interrompe e também agradece por tudo o que ganhou graças à mãe. Paralelamente, flores se abriam ao redor delas. No fim, quando a garota conseguiu se despedir dignamente da sua mãe e ela partiu com a névoa, acabou por encontra um Shaymin, o Pokémon Gratidão.

Aqui que entra a teoria. Entende-se que toda a gratidão trocada por Lulú e sua mãe, agradecendo pelas alegrias que uma deu a outra e pela própria vida, atraiu o Mítico até a garota. Mas, e se eu afirmar que Shaymin é uma reencarnação da mãe dela? Só pela cena em si, não é muito difícil pensar isso. Todavia, irei explicar melhor. Em algumas crenças, quando uma pessoa morre sem resolver alguma situação que a perturba na Terra, seu espírito não consegue ir para o além, seja ele qual for. Nesse sentido, a mãe de Lulú não poderia partir de fato até que se resolvesse com a filha, pois a última coisa que ouviu dela foi que a odiava. As flores que afloravam durante os agradecimentos seriam justamente uma preparação mística para que a moça pudesse partir de vez, ou melhor, talvez reencarnar. Dessa forma, mais do que ser atraído pela gratidão, Shaymin poderia ter nascido a partir dela, até porque existem vários da espécie no Mundo Pokémon e, até onde sabemos, eles não põe ovos. 

E ainda tem a cereja do bolo. Enquanto fazia algumas pesquisas aleatórias pela internet, por conta de uma postagem que sairá na próxima semana, vi um comentário na Bulbapedia que destacava que os olhos do Shaymin da Lulú, ao atingir a Forma Céu, são diferentes dos dos outros da espécie. E é verdade! Ao assistir a cena em que ele se transforma, a qual revi muitas vezes, sempre havia achado algo de mais fofo no olhar, mas nunca tinha dado a devida atenção. E a diferença é que os olhos desse Shaymin são iguais ao da mãe da Lulú, uma situação mostrada justamente no desfecho da personagem em Sol & Lua, quando seu irmão Lucas voltou definitivamente para casa e a família ficou reunida de novo. Ou seja, perfeito!

E então, o que acharam? Vocês foram uns dos que perceberam esse detalhe desde que o último episódio de Sol & Lua saiu ou estão reparando agora? Devo admitir que me impressiono em como o final dessa série consegue me emocionar cada vez mais, mesmo depois de dois anos que foi lançado. Bem, mais uma postagem curtinha para compartilhar essa curiosidade. Estava pensando em fazer uma sobre expectativas para o retorno da May, mas acho que já fui aleatório demais por hora. 

Por enquanto, é isso, espero que tenham gostado!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

15 comentários:

  1. Ԛսеrеѕ јοցаr ο јοցо роrոоցráfісо Ԝіtсhеr раrа јοցаⅾоrеѕ аⅾսⅼtοѕ соⅿіցо? Ꮩеոhа аο ⅼοсаⅼ аցоrа:

    witcher.︆life

    https://uploads.disquscdn.com/images/9ca292ad04882f23bfa0489d4f5ea13c7433850aac0b3c7eced86c6c2271754f.gif
    QUEvLoFyASP3U0V4fwCDrQcAcEcy48xibdU51kjCfdn

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto que a May voltasse...

    ResponderExcluir
  3. Johnny Edwin Da Cunha Cruz19/01/2022, 17:59

    Esse episódio foi o que mais me surpreendeu. Quem iria imaginar que uma pessoa alegre como a Mao teria um passado tão triste.

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Eu estou tão nessa expetativa que já sonhei com o retorno dela duas vezes, para você ter noção. kkkk Mas, ainda acho que não falta muito para ela voltar. :3

    ResponderExcluir
  5. Né! Um dos melhores episódios do anime todo, na minha opinião. A Mallow é sempre cheia de energia, uma mãezona para o grupo, feliz e animada, daí veio essa história da mãe dela. Além de bonita, acho que ajudou bastante no desenvolvimento dela, que, querendo ou não, era um dos protagonistas mais apagados na época de Alola, em termos de evolução.

    ResponderExcluir
  6. Johnny Edwin Da Cunha Cruz19/01/2022, 18:11

    Também, ela só tinha olhos para o restaurante da família. Se ela tivesse sido criada em alguma saga anterior, ela teria mais foco, pois ela seria a primeira acompanhante cozinheira do grupo do Ash.

    ResponderExcluir
  7. Berserk Glauberoni19/01/2022, 23:17

    Esse episódio sobre a mãe da Mallow é um dos 10 ou 5 melhores episódios sem batalhas de todo o anime, com facilidade. Uma pena que tanto a personagem quanto esse arco foram tão mal desenvolvidos que deixaram pra resolver literalmente nos últimos minutos da temporada.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se eles desenvolveriam mais um arco que envolve morte, então a resolução do Shaymin não me incomodou tanto, apesar de que poderia existir um ep só para isso. Mas, eu acho que a Mallow foi uma das personagens com pior desenvolvimento, de forma geral, dentro de Alola. Muito vai pelos objetivos dela também. Não desmerecendo quem quer fazer gastronomia, mas em um mundo mágico, cheio de oportunidades surreais, personagens como ela e o Chris, com objetivos muito concretos (no sentido de realísticos) acabam ficando mais ofuscados mesmo. Ainda assim, eu adoro ela! :3
    Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Esse episódio foi lindo!

    ResponderExcluir
  10. Foi mesmo! *-*
    E obrigado por deixar a sua opinião!

    ResponderExcluir
  11. Arthur Gotardo21/01/2022, 14:07

    Episódio realmente bonito e profundo, so fico triste q muita gente não gosta de sol e lua so por causa q tudo mudou um pouco e até pararam de assistir pokémon

    ResponderExcluir
  12. Pois é... Não vou mentir, no início eu também julguei, mas eu percebi que era besteira. Sol & Lua é uma série preciosa demais. s2
    Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  13. Isso me fez lembrar do episodio do stoutland , nunca na minha vida imaginei o anime pokemon tratando de morte de uma forma tão direta . De certa forma eu entendo por que a minha irmã tem alola como região preferida , tanto em games , quanto no anime e os pokemons que foram apresentaram são muito bons

    ResponderExcluir
  14. Sim! Alola trabalhou muito a questão da morte, e de uma forma incrível, por sinal! Fico feliz que tanto você como a sua irmã gostem, é realmente uma região especial.
    Ah, e obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  15. Eric Kurosaki29/01/2022, 08:58

    Alola é minha fase preferida do anime!! Tem tanta coisa linda e emocionante, que saudades T_T

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar