logo

Pokémothim

Ash Vs Volkner: Por Que a Melhor Batalha de Jornadas?


Olá, Thunders!

Em um divisor de águas cheio de pontos positivos e negativos, as batalhas do Campeonato da Coroação Mundial estão sendo o foco do Ash e, no geral, estão sendo usadas para desenvolver o seu atual time. Recentemente, o herói de Pallet enfrentou Volkner em uma batalha que julgo ser a melhor da atual série e acredito também ser a opinião de muitos outros. Quis esperar o último confronto contra a Bea para ter certeza sobre essa afirmação, mas, realmente, acredito ter sido este o melhor. Que tal ler um pouco sobre o motivo que fez dessa batalha tão boa assim?


Inicialmente, essa batalha nos trouxe continuidade, e de forma bem simples e direta, sem precisar enrolar muito, fazer uma menção solta ou qualquer coisa que pedisse muita atenção dos fãs para realmente entender. O narrador fez questão de destacar que Ash e Volkner se conheceram durante a viagem do garoto por Sinnoh, o líder de ginásio frisou que iriam batalhar "novamente" e duas imagens puderam mostrar um pouco do antigo confronto mencionado, com direito a Ash de roupinha antiga e os queridos Torterra e Infernape. No meio do próprio confronto, Volkner observou que o Pikachu do protagonista aprendeu um novo ataque desde a última vez que se viram, a Teia Elétrica. Todos esses detalhes tornaram a situação mais natural e, imagino, agradou a grande maioria dos fãs, deixando também explicações para os novos que começaram a acompanhar a animação recentemente.

No quesito referências, Volkner utilizar o Rotom Ventilador é algo que relembra a sua equipe no Torneio Mundial Pokémon de Pokémon Black 2 & White 2; é a primeira vez que o Pikashunium Z foi chamando pelo nome no anime, o que nem faz tanto sentido, principalmente pelo Goh demonstrar conhecer muito sobre ele; e o líder foi denominado como o mais poderoso de Sinnoh, algo que faz total sentido por ser o último a ser desafiado em sua região, de acordo com a história dos jogos. Ainda vale destacar que foi revelado que Cynthia está no Campeonato da Coroação Mundial, fazendo parte da Classe Mestre. A campeã, por sinal, assistiu à batalha tratada nessa postagem.

Para economizar tempo, o episódio já se iniciou com Ash e Volkner indo ao campo de batalha, uma excelente decisão. Assim, a luta teve mais tempo para ser desenvolvida, ao contrário do que ocorre com a maioria delas, sobretudo em Jornadas. A principal crítica que costumo fazer aos confrontos da atual série é justamente quanto à velocidade com que se encerram, a resolução apressada e, por vezes, mal feita. Por isso, gosto de ver a luta em questão como uma exceção a essa regra. O fato de ter sido uma batalha 3x3, diferentemente da maioria 1x1 que temos acompanhado, foi outro fator que contribuiu para o tempo maior dedicado ao combate. 

O Terreno Elétrico utilizado pelo Luxray desde o início do combate, responsável por potencializar os ataques do tipo Elétrico, foi a primeira das muitas estratégias que surgiram nessa batalha. Inclusive, esse foi um dos melhores pontos, Volkner realmente estava empenhando em derrotar Ash abusando da própria inteligência. Ainda se tratando do Luxray, o novo golpe, Rising Voltage, ou Voltagem Crescente em livre tradução, simplesmente causava 140 de dano sob o efeito do Terreno Elétrico. Outro movimento, dessa vez o Onda de Trovão do Rotom Ventilador, foi utilizado com bastante sabedoria, para paralisar Gengar e acabar com a sua problemática agilidade. Mostrando ser um gênio em combinação de ataques, o líder também combinou o último com o Feitiçaria, que dobra o dano se o alvo estiver em um condição fora da normal, como a paralisação. 

Não parando por aí, desde a sua entrada na luta, Electivire abusou da habilidade "Motor Elétrico", já conhecida desde a série Diamante & Pérola. Assim, os ataques elétricos de Pikachu deixaram de ser um potencial problema, ao menos por enquanto, visto que os movimentos do tipo Elétrico não causam dano no portador da habilidade, que, ainda por cima, torna-se mais veloz ao recebê-los. Inclusive, o Soco Trovoada do Electivire foi usado para paralisar Lucario. Por sinal, tratando-se do Pokémon do Ash, já bem fraco, o herói aproveitou para utilizar o Reversão para derrotar o Rotom Ventilador com um único golpe e, ainda, libertar-se da paralisia; o que também foi uma ótima estratégia, embora bastante arriscada. 

No confronto final, entre Electivire e Pikachu, Ash se sentiu obrigado a abusar da Cauda de Ferro, para evitar os movimentos elétricos que apenas dariam mais velocidade ao oponente. No entanto, o que realmente garantiu a vitória foi a utilização do Movimento Z Choque do Trovão Fulminante. A propósito, que coisa linda esse ataque sendo usado na atual animação! Foi até legal ver como Volkner, como líder de ginásio do tipo Elétrico, parecia impressionado por finalmente conhecer o considerado mais forte golpe do herói. A disputa se resumiu em Electivire tentando absorver o Movimento Z com a sua habilidade e Pikachu aplicando toda a sua força para aumentar o poder do golpe. No fim das contas, o roedor se saiu vitorioso; mais um ponto para outra estratégia do protagonista, a de usar um Cristal Z novamente.

Vamos lá, sobre isso é preciso escrever um pouco. Muitos acharam sem sentido que Electivire tenha perdido, já que sua habilidade absorve qualquer golpe Elétrico, mas achei plausível. Não apenas plausível, na realidade, como positivo. O que aconteceu ali foi simplesmente uma sobrecarga. No próprio anime isso já ocorreu várias vezes com robôs da Equipe Rocket, por exemplo, preparados para absorver energia, até receberem mais do que aguentavam. Claro, Electivire não é um robô, muito menos um Pokémon fraquinho, mas seu limite foi atingido, a energia do Movimento Z foi acima do que aguentava, por isso Pikachu conseguiu superar a habilidade Motor Elétrico e derrotá-lo. O próprio Volkner deixou isso claro ao fim do confronto.

Ainda dentro das estratégias, mais um ótimo detalhe que tornou a luta menos previsível foram as trocas. Bem mais do que o habitual, muitas substituições foram feitas, a começar pela do Lucario, trocado pelo Gengar, para que pudesse lidar melhor com o Terreno Elétrico. Porém, justamente para contornar a situação, Volkner também substituiu seu Luxray pelo Rotom Ventilador, igualmente ágil. E, ao ser preso pela Teia Elétrica de Pikachu, o segundo Pokémon do líder de ginásio deu espaço para Electivire, o qual foi visto como a forma perfeita de bater de frente com os ataques de Pikachu, absorvendo-os.

Frente à velocidade aumentada de Electivire, devido à habilidade, Ash substituiu Pikachu por Lucario. Porém, logo após paralisar o oponente, Volkner trocou seu Pokémon pelo Rotom Ventilador, pronto para utilizar o ataque Feitiçaria e eliminar o adversário. De fato, o movimento acertou, mas não teve o resultado esperado. De qualquer forma, é notável como as trocas foram muito bem utilizadas aqui, indo além de um trocar só porque sim ou porque o Pokémon já estava muito fraco, envolveu estratégias muito bem pensadas.


Enfim, eu amei demais essa batalha! Não diminuindo a grandeza do conflito contra a Bea, até porque, para quem acompanha as minhas postagens, sabe a importância que dou a ela, mas acredito que Ash vs Volkner foi sim a melhor luta de Jornadas, com menos furos e mais imprevisível. Como ponto negativo, eu diria que Gengar ser usado mais uma vez sem vencer nenhum outro Pokémon; mas lembremos que o Fantasma vem ganhando o seu reconhecimento em batalhas mais recentes.

Agradeço pela leitura e gostaria de saber de vocês, essa foi a melhor batalha de Jornadas? Lembrando que a pergunta diz respeito a uma análise mais específica, mas adoraria saber em termos sentimentais também. Nesse sentido, eu devo dizer que amo demais a contra Iris!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

10 comentários:

  1. Esse episódio foi o mais recente? Não me lembro dele.

    ResponderExcluir
  2. Não, não. Esse foi o ep 77, e estamos no 92. Recomento demais, por sinal! :D

    ResponderExcluir
  3. Uai, então acho que saltei ele kkkkkkk, o último ep foi o do Gengar Gigantamax né?

    ResponderExcluir
  4. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/01/2022, 15:22

    É, tenho que concordar que Ash X Volkner está no topo das baralhas do Campeonato, por enquanto. Ainda temos que ver como serão as últimas lutas de Jornadas, mesmo que a final contra o Leon não acabe ficando no topo.
    E Ersj, só por dizer, eu desconfio que todos os adversários da Hyper Class serão só de líderes de ginásio, com os últimos sendo a Sabrina, o Surge e o Drake das Ilhas Laranja. Eu esqueço que ele é um líder de ginásio, mesmo sendo o campeão.

    ResponderExcluir
  5. Isso, esse foi o último ep. Haha
    Vou até deixar o link do episódio do Volkner aqui, vale bastante a pena, e, caso não goste, pode colocar a culpa em mim pela "´perda de tempo".
    https://drive.google.com/file/d/1kbaibxedlOmqTSmjedUSIvXGQOGejFTp/view

    ResponderExcluir
  6. Eu queria tanto que essa final me impressionasse positivamente e fosse tão incrível como considero que a batalha contra Kukui foi para o desfecho de Sol & Lua. Mas, é esperar para ver.
    Particularmente, queria ver alguns Elite 4, e acho que, como Surge já apareceu em flashback e Pikachu já enfrentou um Raichu em Jornadas, acredito que ele não volte nem tão cedo, mas não duvido que os adversários sejam apenas líderes de ginásio mesmo. Inclusive, trazer Drake de volta seria fantástico! Como algo exclusivo do anime, cabe unicamente a ele fazer com que as Ilhas Laranja não sejam esquecidas pelos fãs.
    Obrigado por deixar a sua opinião!! ^-^

    ResponderExcluir
  7. José Marcio16/01/2022, 20:56

    Também considero essa batalha com a melhor de jornadas e o episódio em si também na minha opinião é um dos melhores

    ResponderExcluir
  8. Sim, o ep é bom demais também!! Certeza que entra no meu top 5 de Jornadas.
    E obrigado por compartilhar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Riquelme Belmiro27/01/2022, 18:53

    a única coisa que eu não gostei dessa batalha foi terem usado o gengar pra não derrotar nenhum pokémon

    ResponderExcluir
  10. Pois é, geralmente ele é usado dessa forma, é uma pena. :/
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar