logo

Pokémothim

Pokémon Unite: Analisando os Pokémon mais utilizados na Dragonair Cup 2022


Oláá treinadores!

O ano de 2022 começou e o competitivo de Pokémon Unite já está pegando fogo! Nesse último final de semana, dia 9 de janeiro, tivemos a Dragonair Cup, vencida pelo time da Saturn Gaming e, os organizadores do torneio disponibilizaram a lista de Pokémon mais utilizados, confira:



Baseando-se nessa lista, podemos colocar duas coisas mais relevantes: Eldegoss DOMINA o meta e o Lucario, soberano no Top, esta perdendo o seu reinado. 

Vale ressaltar que o Pokémon de Sinnoh ainda sofre bastante banimento, mas que a chegada da Tsareena abalou ele isso é fato! Além disso, com os últimos nerf o Power Up Punch deixou o meta, dando lugar para o Extreme Speed. 

Isso fez com que os jogadores top laners precisassem passar por uma reformulação, deixando até o Eject Buttom de lado, já que o meta atual pede por Full Heal no Lucario. 

A presença esmagadora da Eldegoss vem pelo fato de ser o único suporte ranged, com isso alguns jogadores optam até por builds mais ofensivas para ela, usando até mesmo o Muscle Band. Graças a isso, a pressão feita no bot é avassaladora, principalmente se o outro time optar por uma Blissey.

Outro destaque nas composições foi o Pikachu, que ganhou buffs nos últimos patchs e, além de mais dano nas suas skills tem um Unite Move que carrega muito rápido, permitindo com que o jogador consiga jogar mais avançado, impondo um ritmo mais ofensivo na lane. 

Vale reforçar que a lane tanto do Pikachu quanto da Eldegoss é a Bot lane, onde os jogadores dão mais importância devido ao Drednaw, então um time bem coordenado com esses dois Pokémon consegue causar um estrago muito grande, já que além de muito controle com as skills do Pikachu, vai ter muito dano e ainda vai ter escudo graças as habilidades da Elde. 


Indo para a região central do Pokémon Unite, tivemos três junglers entre os 10 Pokémon mais utilizados na Copa Dragonair. Talonflame, Cinderace e Dragonite brilharam na mid laner! 

Talonflame e Cinderace dominaram os últimos patchs, cada um com o seu estilo! Enquanto Talonflame proporcionava uma ofensividade enorme com o seu Unite Move recarregando muito rapidamente, Cinderace conseguia causar uma quantidade considerável de dano sem precisar se expor tanto. 

Além disso, o Talonflame proporcionava um smite bem chato de jogar contra. Além do smite, o Fly proporcionava uma mobilidade muito eficiente ao monstrinho!


Mas o must do metagaming de Pokémon Unite na região central é o Dragonite, o filho mais novo do joguinho chegou chutando portas e caindo nas graças dos treinadores. Com uma build de Dragon Dance e Hyperbeam, o dragão proporciona uma luta dura contra os oponentes além de um smite preciso para finalizar os objetivos. 

O seu Unite Move com um alcance enorme faz dele um Pokémon quase que global no jogo, podendo se mover grandes distâncias e causar muito dano em pouco tempo e, em um jogo de apenas 10 minutos, isso faz muita diferença. Por ser originalmente All Rounder, naturalmente ele vai possuir mais defesa que o Cinderace e que o Talonflame, além de que, se conseguir utilizar o combo dos stacks do Dragon Dance com o Hyperbeam, o dano dele também supera os rivais. Graças a isso tudo, ele está sendo o principal pick dos junglers.

Agora falando da top lane, a Tsareena, que também chegou sentando na janela, se destaca muito pelo seu dano, mobilidade e ganho de vida, por isso foi um dos Pokémon mais utilizados nesse campeonato, além disso a capacidade dela de zonear os adversários faz do Pokémon um diferencial na realização dos objetivos e o seu Unite Move também pode tirar um potencial smite dos rivais. 


Esses dois bonecos fizeram com que um outro, que estava esquecido no joguinho, aparecesse. Slowbro tem estado presente em algumas composições graças ao seu kit (habilidades). O fato, principalmente, do Dragonite ter um smite e um Unite Move fortes, é necessário tirá-lo da luta e evitar com que ele consiga usufruir do seu combo, então entra o Slowbro com surf para evitar o stack do Dragon Dance e Unite Move para tirar tanto Dragonite quanto a Tsareena de uma fight, proporcionando ao time uma realização mais clean do objetivo e até mesmo um abate mais tranquilo. 

Além disso, com o Amnesia, o Slwobro vai conseguir recuperar bastante vida, escapar rapidamente de um hidrance (sing da wiggly, por exemplo) , se aproximar dos rivais e/ou não ficar incapacitado de usar suas habilidades, conseguindo desempenhar bem a sua função. 

Agora, para finalizar, vamos falar tanto do Snorlax quanto da Wiggly. Primeiro vamos no defender, que ganhou bastante destaque nesse último patch agora que suas habilidades principais como o Block chegam um level mais cedo, fazendo com que ele consiga impactar no jogo mais rapidamente, zoneando os rivais para facilitar o abate e/ou evitar contestação, além disso ele pode ser um counter para a Wiggly rival, já que não é afetado pelo sing, então se conseguir um early game superior pode causar uma diferença surreal na partida.


Já a Wigglytuff nem precisa comentar muito, não é mesmo? Um dos Unite Moves mais fortes do jogo e o sing, uma habilidade que ela ganha muito cedo que causa um impacto enorme no jogo. Tudo isso credencia a Wiggly a ser um dos principais Pokémon para o metagaming, inclusive ela é a principal responsável pela presença do item Full Heal tanto no Lucario quanto no Dragonite. 

O sing permite com ela dê uma ofensividade muito grande na equipe, principalmente se souber zonear corretamente os rivais. Se o jogador de Wiggly conseguir utilizar um bom sing é possível que mais da metade do time rival fique dormindo, facilitando muito uma team fight e até mesmo a realização de um objetivo. O sing também proporciona um aumento de velocidade ao Pokémon, fazendo da habilidade um escape bem interessante. 

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo! Qualquer complemento ao texto é bem vindo! Se quiserem dicas de como desempenhar bem a função com algum Pokémon específico, deixem nos comentários que preparamos um texto bem legal para vocês! 


Até a próxima!

Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Um comentário:

  1. Mateus Franzese11/01/2022, 17:06

    Ótimo texto! Textos específicos para cada pokémon seriam muito bem vindos!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar