logo

Pokémothim

Um Pouco de História: A Pintura No Quarto do Ash!


Olá, Thunders!

Embora a biografia que aparece ao fim das minhas postagens não especifique isso, sou estudante de História e, com os comentários que surgiram a respeito da possível referência da próxima aventura do Ash, não pude deixar de me interessar em tratar sobre a teoria, mesclando duas das minhas coisas favoritas: História e Pokémon. Se ainda não viram a teoria, convido-lhes a conhecê-la; mas, se já viram, prometo que darei uma aprofundada; então, adorarei se acompanharem e desejo uma ótima leitura!


Para quem está por fora desse tão comentado assunto, no último episódio da batalha de Ash contra Leon, depois de se sair vitorioso; o protagonista foi visto acordando em um quarto, em Galar, onde havia uma pintura ao lado da sua cama. Como ao fim de uma série geralmente são deixados indícios da próxima, e esse já é o desfecho do herói em Jornadas, o conteúdo do quadro deu o que falar. Mas, afinal, o que seria? Uma pintura a óleo que mostra três veleiros em um mar agitado, dirigindo-se para uma possível ilha, mas com um brilho saindo das nuvens e se direcionando para a Lua também brilhante.

A partir disso, vi duas interessantes teorias pela internet que tratarei aqui. A primeira delas, e a que mais foge das expetativas que estão sendo colocadas, é de que se trata do Goh. Sabe-se que na cena em questão, na qual apareceu a pintura, Ash recebe uma ligação do seu amigo, provavelmente para contar sobre o desfecho do Projeto Mew. Também sabemos que o novo protagonista está na Ilha Remota, único lar conhecido de Mew nos jogos da série principal. Assim, seria uma simples representação daquilo que está sendo vivido pelo outro herói de Jornadas: está em uma ilha; provavelmente passou por águas turbulentas, já que, como o próprio nome dela sugere, é muito distante das demais ilhas habitadas e das cidades de Hoenn; e a lua com o brilho rosado nada mais representaria do que o próprio mítico. Quero que seja isso? Não, mas é uma possibilidade plausível que precisa ser considerada.

A segunda delas, e também a que ganhou mais destaque, foi a de que a pintura foi baseada em outra feita pelo pintor russo, porém de ancestralidade armênia, Ivan Aivazovsky (1817-1900). Aivazovsky fazia parte do movimento do romantismo; criou mais de seis mil obras, a maioria com a temática de paisagens marítimas; e viajou por diferentes países da Europa, pintando as paisagens marinhas do continente e realizando exposições. Acontece que muitos fãs de Pokémon notaram grande semelhança entre uma de suas obras, intitulada de "Um Veleiro em Alto Mar ao Luar", e a mostrada no anime: o destaque para a Lua brilhante, o mar agitado, a embarcação, etc. A grande diferença seria que, na animação, a pintura retratava 3 veleiros em destaque, não apenas um.

Porém, até mesmo na diferenciação da quantidade de embarcações foi puxado um sentido: para muitos, os três veleiros simbolizam que Ash, Cloe e Goh seguem para a próxima aventura do anime, o que confirmaria a tão teorizada "Jornadas 2.0". Um outro detalhe evidenciado foi que, no enquadramento final do episódio, o comum "continua no próximo episódio" ficou bem abaixo da pintura. A questão é que argumentos para manter os dois novos personagens no anime não faltam, independente de os fãs gostarem ou não. Se por um lado o aparente "desfecho" da Cloe ainda deixou em aberto muitas possibilidades, principalmente se for considerado que deu a entender que queria ser uma pesquisadora focada em evoluções, mas durante a final do Torneio de Mestres estava mostrando uma partida oficial para ainda ver se Eevee se interessava por aquele caminho, ou seja, como se não tivesse realmente decidido; o objetivo atual do Goh, capturar Mew, é muito direto, assim que concluí-lo, mesmo que desista da captura, vai precisar de um sonho mais duradouro como o de todos os demais personagens, nem que seja para continuar a registrar todos os Pokémon.

Tudo bem, mas porque essa pintura para representar a continuação do anime do Ash? Pode ser simplesmente por veleiros rumo ao oceano simbolizarem o desbravar do mundo, mas talvez tenha uma ligação mais direta com a próxima região. Durante suas viagens pela Europa, ainda que sua maior influência nesse continente tenha sido a italiana; em 1843, Aivazovsky passou certo tempo na Espanha e Portugal, onde retratou a paisagem marinha local e realizou exposições. Em todas as pesquisas que fiz, era sempre dito que "Um Veleiro em Alto Mar ao Luar" não tinha sua data de confecção conhecida, por isso não consegui comparar para descobrir se foi na época que passou pelos dois países citados. De qualquer forma, é interessante que o pintor da possível obra que inspirou a que apareceu no anime tenha passado pelos dois países principais que compõe a Península Ibérica, na qual foi baseada a Região de Paldea.

E não para por aí! No período das Grandes Navegações, caracterizado pela exploração das potências europeias pelo Oceano Atlântico do século XV ao XVI, responsável pela chegada dos europeus às Américas e pelas tentativas de colonização subsequentes, é sabido que o grande país pioneiro foi nada mais nada menos do que Portugal, por uma série de fatores. Mas, não apenas, como o outro grande destaque da também conhecida como Expansão Marítima foi a Espanha, que, apesar de se lançar na aventura de Portugal praticamente um século depois, foi a real responsável pelo que erroneamente por muitos anos foi considerado como "Descobrimento das Américas". Por sinal, não é à toa que esses dois países são considerados os grandes impérios ultramarinos da época. Então, mesmo que a pintura de Aivazovsky não tenha sido de uma paisagem da Península Ibérica, a escolha por ela no anime pode ter sido mais do que mostrar veleiros como símbolo de aventura, mas sim por terem sido extremamente relevantes para Espanha e Portugal no passado, referenciando a nova região, Paldea. Isso sem contar os vazamentos que apontam uma possível conexão entre o terceiro lendário principal dos novos jogos e a Lua da pintura.

Contudo, para quem se animou com a ideia de Cloe e Goh serem confirmados pela quantidade de embarcações, talvez haja outra explicação para isso. Cristóvão Colombo, explorador e navegador genovês, ficou conhecido na História como o líder da frota que chegou às Américas em 12 de outubro de 1492, a pedido da coroa espanhola, no já citado "Descobrimento das Américas"; que nada mais foi do que a chegada dos europeus no continente, uma vez que não dá para se descobrir o que já era descoberto, pelos povos originários que aqui viviam. O ponto é que, na primeira viagem de Colombo ao destino, houveram três embarcações: as caravelas Pinta, Niña e Santa Maria; mostradas na imagem do designer e ilustrador Michael Rosskothen. Inclusive, até a diferença de tamanho entre elas combina com as retratadas no anime. No caso, para associação com a Península Ibérica ficar ainda mais clara, já que a pintura de Aivazovsky pode não ter ligação com ela, colocaram um elemento marcante, as três primeiras caravelas do evento histórico. Claro, mesmo que realmente fosse esse o significado por trás, não impediria de simultaneamente também representar o trio de Jornadas continuando em Paldea. 


Então, foi isso! Essa teoria pode ser um grande surto dos fãs e eu aqui adicionando mais loucura para embasar. De qualquer forma, sendo ou não verdade que a pintura é uma dica, foi divertido escrever sobre. O que acham? Parece fazer algum sentido? Acreditam que quiseram deixar uma pista para a gente, ou só estamos desesperados por algo que confirme a continuação das aventuras do Ash? Adorarei ler as suas opiniões!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

7 comentários:

  1. Essa lua tem as mesmas particulas do terastal , sei la..

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso e informativo. Faço questão de ser o primeiro a comentar. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Bombanerd! Fico extremamente contente que tenha gostado! ^-^

    ResponderExcluir
  4. André Barbosa16/11/2022, 16:08

    Deixou a teoria mais interessante, embora possa tudo ser uma grande viagem dos fãs kk vou gostar de ver os três seguindo pra próxima região mais ao contrário de muitos não vou reclamar se o Ash estiver fora do próximo anime, como já disse antes é um bom momento pra isso.

    *Vai que as três embarcações significam que três anos vão se passar?! Kkk só zuas mesmo seria bom mais super improvável

    ResponderExcluir
  5. Eu queria tanto um salto temporal. Kkk Até cito ele na postagem que vai sair amanhã.

    Ah, muitos fãs querem o Ash fora também. Eu não faço parte desse grupo, mas respeito. Kkk É uma possibilidade, afinal se contas.

    Muito obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Acho que com o jogo agora a gente tem informações da pokedex do Quaxly um pokémon papagaio com praticamente as cores da bandeira do Brasil(descoberto por Portugal) uma referência a música brasileira em Sword e Shield... Acho que não necessariamente o Brasil, mas isso não poderia indicar que nos próximos jogos vamos explorar algo mais voltado pra as Américas?

    ResponderExcluir
  7. Na realidade, o continente americano foi o primeiro explorado, depois que as regiões deixaram de se limitar ao Japão, lá em Unova, por representar os EUA. Mas, querendo ou não, a franquia só se baseia nas grandes potências. Acho que é possível e seria muito legal eles darem destaque para outros países americanos, mas não sei se o Brasil seria uma opção agora. Primeiro porque, tirando o próprio Japão, ainda não fizeram nenhuma região baseada na Ásia; segundo porque a Oceania e a África seguem sem nenhuma região que as representem também. Claro, isso se não levarmos em conta as discussões sobre o Havaí, que pertence aos EUA, mas na realidade faziam parte da Polinésia.

    Também acho que, como um dos temas mais marcantes do Brasil é a diversidade cultural, mesmo que não abordem a questão da escravidão que seria bem pesada para os jogos, deveria existir uma região baseada em algum país africano antes de existir uma baseada no nosso, para mostrar que vieram povos dessa região, de Paldea e os nativos para formar o povo "brasileiro", que obviamente não teria esse nome. Kkk Enfim, isso daria uma ótima postagem, por sinal.

    Muito obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar