logo

Pokémothim

Goh Dramático ou Ash Insensível? Precisava Ser Assim, Roteiro?...

Olá, Thunders!

Essa postagem não estava planejada, mas resolvi fazer rapidinho para dar a minha opinião sobre algo que aparece a todo momento em minhas redes sociais: pessoas discutindo sobre a rápida desavença entre Ash e Goh e quem foi o culpado. Sem muita enrolação, desejo-lhes uma ótima leitura!


De forma muito resumida, vemos que, assim que voltou do Projeto Mew, Goh decidiu que queria fazer uma viagem sozinho pelo Mundo Pokémon. Não uma visita ou outra por várias cidades, realmente se aventurar nas regiões como Ash fez de Kanto a Alola, para crescer como treinador e conseguir enfrentar Mew. Porém, não sabia como contar isso ao seu amigo, já que tinha certeza de que ele iria querer ir junto e temia que aquilo soasse como uma traição da amizade. Porém, quando tentou falar sobre com Ash, acabou hesitando, mas foi surpreendido quando o herói de Pallet revelou que ele iria partir em uma nova jornada com Pikachu. Diante disso, Goh ficou surpreso com a decisão "do nada" e como foi tomada sozinho, o que o fez romper a amizade.

Gente, vamos lá. Um dos comentários que mais vi foi que enquanto Goh não queria viajar sozinho para não "trair", Ash estava nem aí e quis abandonar o Goh. Não foi isso que aconteceu. O Goh estava decidido a viajar sozinho. Ele não cogitou; não disse a Cloe que gostaria, mas desistiu pelo Ash. Não foi isso que aconteceu, tanto que se despediu dos seus Pokémon. Ele disse com todas as palavras que iria fazer isso, só não estava sabendo como contar ao Ash por: primeiro, ter certeza de que o amigo iria querer continuar com ele; segundo, por considerar que se distanciar do amigo seria uma traição. Então, ele estava procurando uma forma de como falar, não descartou a possibilidade. Tanto que, depois, no episódio, ele iria anunciar a sua decisão e não teve coragem. Então, não foi uma questão de "eu não queria trair a amizade, mas Ash queria". Goh faria aquilo que considerava uma traição, só muda que estava tendo dificuldade.

O que realmente aconteceu, e que é compreensível, foi que ele teve suas expectativas quebradas. Sobre o primeiro ponto que citei, o garoto de Vermilion disse que tinha certeza de que Ash iria querer continuar com ele, porque conhecia muito o amigo. E essa foi a primeira surpresa. Goh estava completamente errado. A segunda foi a ideia que criou na cabeça de que se eles deixassem de ficar juntos estariam traindo a amizade. O personagem estava sentido, porque Ash foi o primeiro amigo que teve depois da Cloe, e eles viveram coisas tão incríveis, ficaram praticamente grudados por sabe-se lá quanto tempo. Claro que para ele era difícil passar por essa separação, ainda mais se a gente pegar a construção do Goh até aqui, como uma criança introvertida e isolada, que arrumou alguém com quem construiu um forte laço e o acompanhou nos seus momentos mais importantes como treinador. Goh aprendeu demais com o Ash, em como se conectar com e se doar pelos Pokémon, isso é inegável. Então, a frustração do protagonista mais recente é compreensível.

O problema é que Ash já é acostumado com despedidas. Ele também sente a dor, mas não é no mesmo nível que o Goh, especialmente pelo passado dele que acabei de retomar. Por isso, enquanto o garoto de Vermilion hesitou, ele conseguiu falar que pretendia ir em uma nova viagem com Pikachu. O problema, ao meu ver, é Goh achar que Ash decidiu aquilo "do nada" e que foi uma decisão que tomou sozinho. Ora, ele fez exatamente a mesma coisa nos dois quesitos. Depois que descobriu, o próprio Ash jogou na cara do amigo que ele decidiu sozinho fazer a mesma coisa. E, adivinhem, Goh não soube responder, porque tinha agido pela emoção. De novo, é compreensível que tenha ficado magoado por não estar pronto para a separação, mas romper a amizade e classificar Ash como um traidor por ter feito exatamente o que ele iria fazer se não tivesse receio? Teria sido bem melhor se o herói de Vermilion não tivesse decidido viajar sozinho ainda e aí sim se magoasse ao saber que o amigo tinha esse plano, porque não soaria como hipocrisia. E eu nem quero entrar na parte da Cloe defendendo o Goh por dizer ao Ash que ele foi o seu primeiro amigo, porque me faltam palavras.

Portanto, não acho que foi uma grande besteira do Goh, faz parte da personalidade e da trajetória do personagem; mas também não acho que Ash foi um monstro insensível. Acredito que os sentimentos do primeiro garoto são compreensíveis, mas não gostei da forma como foi colocado, porque soou hipócrita criticar algo que Ash apenas não sabia que ele também faria. E isso é muito chato, porque Goh já é cheio de haters, e os roteiristas fazem essas coisas, como em Alola colocaram para ele dizer que não precisa ajudar Ash em seu sonho, mesmo com Ash vivendo ajudando ele. Pior mesmo é o roteiro durante toda a série ter oscilado entre Cloe ser ou não ser amiga dos meninos, como, por exemplo, quando conhece Dawn e Serena, a garota se refere a eles como amigos, mas no episódio do Glaceon ela fica feliz por Goh ter alguém para chamar de amigo, o Ash, como se ela não tivesse nenhum; chega a ser bizarro. Adoraria saber a opinião de vocês, mas sei que o tema pode gerar muita desavença, então, por favor, sejam respeitosos uns com os outros e com suas opiniões!

Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

24 comentários:

  1. Violet M.742513/12/2022, 18:27

    Realmente o Goh ele tem a história dele de que não tinha nenhum amigo e tudo o mais, porém ele sempre achava que qualquer coisa podia destruir a amizade dele com o Ash. No episódio dos Bulbasaur por exemplo, ele pensou que eles não eram mais amigos. Claro que, tem a história dele, mas ele pensou agora que o Ash ia traie a amizade porque iria viajar com o Pikachu, e o Goh não é acostumado com despedidas, então ele ficou triste, mas (falando do personagem mesmo) ele foi bem dramáticokk. O Ash é acostumado a se despedir porque ele fez isso várias e várias vezes, e ele não foi nem um pouco insensível; só o Goh que não é acostumado com isso e ai ficou chateado. Mas eu concordo na parte de que ele foi bem hipócrita naquela hora, foi bem estranhokkkkkk

    Esse texto ficou muito bom, parabéns! Espero que você possa fazer mais textos bons como esse!

    ResponderExcluir
  2. a koharu/cloe falando que o ash foi o primeiro amigo do goh me deixou bastante confuso

    ResponderExcluir
  3. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/12/2022, 20:48

    O Go dizendo que quer viajar sozinho, mas não aceita se separar do Ash. Se ele soubesse de todos os amigos que o Ash teve que se separar pra que eles fossem atrás de seus sonhos. Apenas a saída da Misty que foi meio forçada, tudo porque o Takeshi Shudo não queria que o trio inútil que envergonha a Equipe Rocket saísse do anime.

    ResponderExcluir
  4. Mirai do futuro 🔥13/12/2022, 21:53

    Acho q ela quis dizer q o Ash foi o primeiro amigo do Goh q pertence ao sexo masculino

    ResponderExcluir
  5. Ninguém entendeu. Kkk E não é a primeira vez que o roteiro fez isso. :')

    Agradeço por deixar o seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Não acho que tenha sido isso, já que aconteceu outras vezes. Além do mais, gênero era algo irrelevante para o que ela quis falar.

    ResponderExcluir
  7. Na realidade, ele meio que já sabe, por ter conhecido alguns deles e saber da história do Ash.
    E a saída da Misty, até onde sei, não foi por isso. Kkk Mas, posso estar errado.

    ResponderExcluir
  8. É porque o Goh é um garoto muito emocionado. Kkk Ele vai com muita força nos seus pensamentos. Falando sério, acho que tudo isso foi o roteiro querendo fazer aquele clássico drama de despedida, como o Dedenne que fugiu para não se despedir, ou Piplup também em DP. Só achei que poderia ser melhor pensado. 😅

    Muito obrigado por deixar seu comentário e pelo elogio! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/12/2022, 23:54

    Infelizmente, aconteceu assim. Misty também acompanharia o Ash em Hoenn, enquanto que o trio inútil iria sair do anime, pois Hoenn já tinha duas equipes vilãs pra darem dores de cabeça para o Ash. No entanto, aqueles palermas eram os personagens favoritos do Takeshi e ele conseguiu convencer em mantê-los no anime em troca de tirarem a Misty. Francamente, eu podia não gostar daquela ruiva pavio curto, mas preferia mais ela do que três idiotas que insistem em perseguir um objetivo vazio desde o segundo episódio do anime.

    ResponderExcluir
  10. Onde você viu isso, moço?

    ResponderExcluir
  11. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/12/2022, 07:12

    Em outros sites e canais do YouTube focados em animes, principalmente em Pokémon. Foi onde também descobri algumas coisas que eram pra ter ocorrido no anime, mas foram descartadas, além das razões da saga das Ilhas Laranja ter sido criada. Como acha que o anime teria ficado se certas coisas tivessem acontecido como estava planejado, sem qualquer infortúnio?

    ResponderExcluir
  12. Jessie, James e meowth carregam o anime nas costas. Vlw flw.

    ResponderExcluir
  13. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/12/2022, 16:58

    No dia que eu vê a audiência do anime cair por causa da saída deles, eu acreditarei nisso. Embora, isso poderia ser resolvido trazendo de volta algum pokémon ou amigo antigo do Ash. Isso mostraria que o anime não é dependente daqueles sem futuro.

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante do texto, porém um questionamento. O ash não poderia ter evitado tudo isso não? Pois o ash já está a tanto tempo junto com o goh, que ele talvez já saiba a personalidade dele, tendo isso em vista, ele não poderia ter tido um posicionamento um pouco mais sério?

    ResponderExcluir
  15. Ainda tem dúvidas? Pelamor, vc é só um hater

    ResponderExcluir
  16. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/12/2022, 21:16

    Sou um hater racional, que não deixa o fanatismo falar mais alto que a razão, como aqueles que odeiam a Hinata(Naruto) e a Orihime(Bleach) só porque elas ficaram com os protagonistas, mesmo com as suas obras deixando claro que elas ficariam com eles.

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu perguntei porque, pelas entrevistas que li, eu conheço outra explicação da saída da Misty que em nada tem a ver com a Equipe Rocket. Inclusive, é bem idiota. :')

    ResponderExcluir
  18. Tendo em vista que o Goh conheceu amigos do Ash não deveria ter sido surpresa para o Goh que alguma os caminhos seriam diferentes. Mas acabou agindo na emoção por ser o primeiro amigo além da Koharu.

    ResponderExcluir
  19. Que isso, cara pra que tanto ódio? Não precisa chamar de inutil

    ResponderExcluir
  20. Meu Arceus! Perdão, eu deixei o seu comentário passar batido. Eu acho que não, porque o Ash e o Goh se aproximaram cada vez mais. Acredito que Ash não pensou que Goh ia simplesmente querer deixar de ser amigo dele se fizesse isso. Ninguém nunca tinha feito isso com ele antes, independente da personalidade. Nem mesmo os Pokémon dele em Alola. Acho que não se passou pela cabeça do Ash que Goh ia ficar tão chateado, como se a distância significasse não existir amizade. Mas, no episódio de hoje eles conversaram e eu achei bem bonito, por sinal. ^-^

    ResponderExcluir
  21. Também vejo assim. Inclusive, a conversa que tiveram no episódio de hoje foi bem bonita e importante para Goh entender que tudo bem eles seguirem separados, isso não muda a amizade que construíram.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  22. Johnny Edwin Da Cunha Cruz16/12/2022, 19:57

    Eu não sou de passar a mão em cabeça de vilão, o que também inclui o único vilão japonês que eu gostei: Hidan(Naruto). Eles deram início a esse ciclo de derrotas injustas do Ash(exceções: Johto e Hoenn), que só foi acabar em Alola. Pelo menos, nunca mais os veremos, já que uma nova história sem eles virá em Abril.

    ResponderExcluir
  23. Ash percebeu e só quis diminuir o sofrimento do GOH... só isso.

    ResponderExcluir
  24. Não entendi se você está comentando isso como algo positivo ou negativo. Kkkkk Caso possa se explicar melhor. :D

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar