logo

Pokémothim

Jogo Véio: A Edição Especial de Hoenn que Todo Pokéfã Precisa Ter!


Olá, Thunders! 

Uma postagem bem diferente das minhas de costume, mas que acredito que irão gostar demais. Jogo Véio é uma revista brasileira, criada em 2016 e voltada especialmente para videogames antigos, embora não deixe de estar sempre com informações atualizadas e a equipe entregue uma gama de conteúdos, que vão desde textos a vídeos e podcasts. Tratando-se de Pokémon, além de uma antiga revista digital focada nos primeiros jogos, algumas passagens em outras e os conteúdos do audiovisual; atualmente, as edições especiais da sequência "A" da revista têm trazido, entre outros temas, uma coleção sensacional sobre as gerações de Pokémon. A mais recente, e foco dessa matéria, é voltada para os jogos Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald. Com isso explicado, desejo-lhes uma ótima leitura!


Eu já tinha ganhado uma revista da Jogo Véio antes, em 2020, a edição especial n° 3A, de Pokémon Red, Blue & Yellow; mas, por conta da pandemia, acabei me mudando temporariamente antes que ela chegasse à minha casa e, quando voltei e finalmente peguei a revista, que passou mais de um ano aguardando meu retorno, nem fazia tanto sentido vir falar sobre ela por aqui. Fiquei com dó de abri-la e, como um bom colecionador, deixei-a na minha estante. Acontece que, anteontem, chegou a recente edição especial n° 6A. Lançada em dezembro de 2022, a revista da vez nos promete revisitar a terceira geração da franquia. E, nossa, ela faz isso muito bem!

Apesar de ser conhecido por ser exagerado nas análises, não citarei tudo o que é colocado na revista, justamente para motivá-los a adquiri-la e ler pessoalmente as curiosidades. Igualmente como procurarei não deixar tanta coisa à mostra pelas imagens. E eu já preciso começar elogiando a escrita fantástica e muito divertida, com trocadilhos clássicos desde o início, a exemplo da quantidade de água na região de Hoenn. Esse tom descontraído não se perde até as últimas páginas. Junto a isso, o layout da revista é a coisa mais linda! Sério, cada página por si só parece dar um adorável soco de nostalgia, de forma muito organizada e cheia de imagens que dialogam diretamente com o que está sendo tratado no texto. As ilustrações englobam revistas com informações sobre a geração, cenas do anime, momentos-chave dos jogos, etc. Não apenas, como conta com referências para as informações e QR Codes para mais conteúdos. Ou seja, em termos de produção, a revista é de encantar os olhos!

Já quanto ao conteúdo... Encanta tanto quanto! Toda a dimensão expandida trazida pelo Game Boy Advance é bastante explorada; além das curiosidades e temores da direção, como mostrado em entrevistas com o diretor Junichi Masuda e o diretor de arte Ken Sugimori, por trás do desenvolvimento dos jogos Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald. O crescimento de Star Wars estava dando medo? Garanta o seu exemplar para descobrir! Também tem teoria de uma primeira tentativa de reboot; como foi a recepção dos jogos no Japão, EUA e Brasil; e apresentação de funcionalidades novas, a exemplo da Pokénav, e mecânicas específicas de Pokémon, como a mudança de forma pelo clima de Castform e a evolução diferenciada e aleatória do Wurmple.

Tornando tudo mais competitivamente complexo, é relembrado que foi na terceira geração que surgiram as tão conhecidas Habilidades, as quais causam diferenças gritantes em muitas batalhas, e as Naturezas, que permitem Pokémon da mesma espécie serem tão distintos em comportamento. Aqui a revista se mostra, mais uma vez, muito atualizada, quando cita no anime as diferenças de personalidade entre os Dragonite de Ash e Iris. Por sinal, a última série animada, Jornadas, faz outras aparições por imagens. Além disso, na terceira geração, os atributos foram consideravelmente aperfeiçoados. A revista também destaca rupturas e manutenções em relação às primeiras gerações; novidades divertidas, como as batalhas em dupla e os Concursos Pokémon; e relembra a unicidade de Hoenn, por vários motivos, como ser a única região com duas equipes vilãs.

Assim como colocado mais acima, não se restringindo somente aos jogos, a edição apresentou a equipe de protagonistas no anime da Geração Avançada, com bastantes imagens deles; especialmente da May, a cara de Hoenn, e de Ash, a do anime. Até mesmo quando a história dos jogos foi aprofundada, a animação foi retomada frequentemente para mostrar os líderes de ginásio e as cidades como foram retratados nos episódios. Mais legal ainda é quando são exibidas formas iniciais de Pokémon que conhecemos de um modo totalmente diferente. Não parando por aí, a Jogo Véio fez questão de mencionar os jogos da terceira geração para outras plataformas e até mesmo os remakes que surgiram bem depois.

Acho que as únicas coisas que me fizeram falta foi esclarecer a diferença dos Concursos Pokémon das primeiras duas versões para a terceira e citar os Pokémon que não são encontrados nessa última. Os exclusivos de Ruby & Sapphire foram mostrados, informação de grande importância para os jogadores escolherem qual versão preferem, mas a versão do meio dos jogos, Emerald, não segue um paralelo claro entre os Pokémon que não serão vistos nela, por isso seria interessante e fica a dica para o Platinum. Obviamente, isso em nada diminui o quão maravilhosa a revista é, até porque detalhes de Pokémon Emerald não faltaram, a começar pelos novos visuais dos personagens jogáveis, novos locais e pós-jogo aumentado, com a icônica Batalha da Fronteira, entre outros incríveis acréscimos, todos lá pontuados e explicados.

Como se o próprio design da revista e sua coleção de imagens não fossem nostálgicos o suficiente, a edição nos entrega um detonado objetivo, contendo as informações mais relevantes para a história. Portanto, apresenta as cidades, líderes de ginásio e seus respectivos Pokémon em cada versão dos jogos, HM's, missões importantes, Elite 4 e campeões, etc. Deu até saudades da época em que vivia lendo os detonados da Pokémon Mythology. Além do mais, as 52 páginas dessa maravilha entregam também a Pokédex com todos os Pokémon de Hoenn: seus sprites, numeração da National Dex e formas de evoluir. Lindo demais!

Se não estou errado, infelizmente esse item já acabou, mas a revista também acompanhava um pôster com os 135 Pokémon de Hoenn, que me ganhou todinho! E os brindes não param, pois tem também um marcador de páginas perfeito, com uma das cenas clássicas dos jogos, na qual o treinador está na bicicleta, em meio ao gramado. Era tudo o que eu precisava nesse fim de ano e nem sabia. Meus mais sinceros agradecimentos e minha mais honesta recomendação a vocês, vale muito a pena comprar antes que acabe!

A revista finaliza com comentários de alguns treinadores do mundo real que criam conteúdo sobre Pokémon, o que me inclui (😂♥️), sobre o que faz a terceira geração ser tão especial para cada um, além de revelar seu trio de Pokémon preferido dela; e com agradecimentos aos apoiadores. Por sinal, caso queira ser um, basta acessar a Fase Secreta. Dependendo do apoio que for dado, terá seu nome publicado ao fim das edições, ganhará spoilers e acesso a podcasts exclusivos, participará de sorteios anuais e poderá receber exemplares das revistas em casa, incluindo algumas somente para apoiadores. A propósito, a da vez, que será lançada em janeiro, é dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen, que não será vendida no site. Exclusiva mesmo! 


Revista maravilhosa demais! É nítido o carinho e a dedicação que foram aplicados para produção desse material. Em uma época em que inúmeras pessoas se aproveitam de temas que nem gostam de verdade só para ganhar visibilidade, pelos assuntos estarem em alta, é, no mínimo, um alívio ver trabalhos tão bem feitos nesse nível sendo desenvolvidos. E, escrevo mais, o preço é muito tranquilo para tamanha qualidade! Para mim, que basicamente entrei no mundo Pokémon na época da terceira geração, a edição especial de Hoenn conseguiu ser ainda mais especial, um verdadeiro colírio para os olhos! Em nome de toda equipe, agradeço imensamente à Jogo Véio e desejo muito sucesso e outras edições espetaculares como essa! Agora, se me derem licença, preciso ler a outra revista, porque não dá para deixar ela intocada depois de ter gostado tanto dessa aqui! 


Redes sociais da Jogo Véio:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar