logo

Pokémothim

Jogo Véio: A Edição Especial de Hoenn que Todo Pokéfã Precisa Ter!


Olá, Thunders! 

Uma postagem bem diferente das minhas de costume, mas que acredito que irão gostar demais. Jogo Véio é uma revista brasileira, criada em 2016 e voltada especialmente para videogames antigos, embora não deixe de estar sempre com informações atualizadas e a equipe entregue uma gama de conteúdos, que vão desde textos a vídeos e podcasts. Tratando-se de Pokémon, além de uma antiga revista digital focada nos primeiros jogos, algumas passagens em outras e os conteúdos do audiovisual; atualmente, as edições especiais da sequência "A" da revista têm trazido, entre outros temas, uma coleção sensacional sobre as gerações de Pokémon. A mais recente, e foco dessa matéria, é voltada para os jogos Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald. Com isso explicado, desejo-lhes uma ótima leitura!


Eu já tinha ganhado uma revista da Jogo Véio antes, em 2020, a edição especial n° 3A, de Pokémon Red, Blue & Yellow; mas, por conta da pandemia, acabei me mudando temporariamente antes que ela chegasse à minha casa e, quando voltei e finalmente peguei a revista, que passou mais de um ano aguardando meu retorno, nem fazia tanto sentido vir falar sobre ela por aqui. Fiquei com dó de abri-la e, como um bom colecionador, deixei-a na minha estante. Acontece que, anteontem, chegou a recente edição especial n° 6A. Lançada em dezembro de 2022, a revista da vez nos promete revisitar a terceira geração da franquia. E, nossa, ela faz isso muito bem!

Apesar de ser conhecido por ser exagerado nas análises, não citarei tudo o que é colocado na revista, justamente para motivá-los a adquiri-la e ler pessoalmente as curiosidades. Igualmente como procurarei não deixar tanta coisa à mostra pelas imagens. E eu já preciso começar elogiando a escrita fantástica e muito divertida, com trocadilhos clássicos desde o início, a exemplo da quantidade de água na região de Hoenn. Esse tom descontraído não se perde até as últimas páginas. Junto a isso, o layout da revista é a coisa mais linda! Sério, cada página por si só parece dar um adorável soco de nostalgia, de forma muito organizada e cheia de imagens que dialogam diretamente com o que está sendo tratado no texto. As ilustrações englobam revistas com informações sobre a geração, cenas do anime, momentos-chave dos jogos, etc. Não apenas, como conta com referências para as informações e QR Codes para mais conteúdos. Ou seja, em termos de produção, a revista é de encantar os olhos!

Já quanto ao conteúdo... Encanta tanto quanto! Toda a dimensão expandida trazida pelo Game Boy Advance é bastante explorada; além das curiosidades e temores da direção, como mostrado em entrevistas com o diretor Junichi Masuda e o diretor de arte Ken Sugimori, por trás do desenvolvimento dos jogos Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald. O crescimento de Star Wars estava dando medo? Garanta o seu exemplar para descobrir! Também tem teoria de uma primeira tentativa de reboot; como foi a recepção dos jogos no Japão, EUA e Brasil; e apresentação de funcionalidades novas, a exemplo da Pokénav, e mecânicas específicas de Pokémon, como a mudança de forma pelo clima de Castform e a evolução diferenciada e aleatória do Wurmple.

Tornando tudo mais competitivamente complexo, é relembrado que foi na terceira geração que surgiram as tão conhecidas Habilidades, as quais causam diferenças gritantes em muitas batalhas, e as Naturezas, que permitem Pokémon da mesma espécie serem tão distintos em comportamento. Aqui a revista se mostra, mais uma vez, muito atualizada, quando cita no anime as diferenças de personalidade entre os Dragonite de Ash e Iris. Por sinal, a última série animada, Jornadas, faz outras aparições por imagens. Além disso, na terceira geração, os atributos foram consideravelmente aperfeiçoados. A revista também destaca rupturas e manutenções em relação às primeiras gerações; novidades divertidas, como as batalhas em dupla e os Concursos Pokémon; e relembra a unicidade de Hoenn, por vários motivos, como ser a única região com duas equipes vilãs.

Assim como colocado mais acima, não se restringindo somente aos jogos, a edição apresentou a equipe de protagonistas no anime da Geração Avançada, com bastantes imagens deles; especialmente da May, a cara de Hoenn, e de Ash, a do anime. Até mesmo quando a história dos jogos foi aprofundada, a animação foi retomada frequentemente para mostrar os líderes de ginásio e as cidades como foram retratados nos episódios. Mais legal ainda é quando são exibidas formas iniciais de Pokémon que conhecemos de um modo totalmente diferente. Não parando por aí, a Jogo Véio fez questão de mencionar os jogos da terceira geração para outras plataformas e até mesmo os remakes que surgiram bem depois.

Acho que as únicas coisas que me fizeram falta foi esclarecer a diferença dos Concursos Pokémon das primeiras duas versões para a terceira e citar os Pokémon que não são encontrados nessa última. Os exclusivos de Ruby & Sapphire foram mostrados, informação de grande importância para os jogadores escolherem qual versão preferem, mas a versão do meio dos jogos, Emerald, não segue um paralelo claro entre os Pokémon que não serão vistos nela, por isso seria interessante e fica a dica para o Platinum. Obviamente, isso em nada diminui o quão maravilhosa a revista é, até porque detalhes de Pokémon Emerald não faltaram, a começar pelos novos visuais dos personagens jogáveis, novos locais e pós-jogo aumentado, com a icônica Batalha da Fronteira, entre outros incríveis acréscimos, todos lá pontuados e explicados.

Como se o próprio design da revista e sua coleção de imagens não fossem nostálgicos o suficiente, a edição nos entrega um detonado objetivo, contendo as informações mais relevantes para a história. Portanto, apresenta as cidades, líderes de ginásio e seus respectivos Pokémon em cada versão dos jogos, HM's, missões importantes, Elite 4 e campeões, etc. Deu até saudades da época em que vivia lendo os detonados da Pokémon Mythology. Além do mais, as 52 páginas dessa maravilha entregam também a Pokédex com todos os Pokémon de Hoenn: seus sprites, numeração da National Dex e formas de evoluir. Lindo demais!

Se não estou errado, infelizmente esse item já acabou, mas a revista também acompanhava um pôster com os 135 Pokémon de Hoenn, que me ganhou todinho! E os brindes não param, pois tem também um marcador de páginas perfeito, com uma das cenas clássicas dos jogos, na qual o treinador está na bicicleta, em meio ao gramado. Era tudo o que eu precisava nesse fim de ano e nem sabia. Meus mais sinceros agradecimentos e minha mais honesta recomendação a vocês, vale muito a pena comprar antes que acabe!

A revista finaliza com comentários de alguns treinadores do mundo real que criam conteúdo sobre Pokémon, o que me inclui (😂♥️), sobre o que faz a terceira geração ser tão especial para cada um, além de revelar seu trio de Pokémon preferido dela; e com agradecimentos aos apoiadores. Por sinal, caso queira ser um, basta acessar a Fase Secreta. Dependendo do apoio que for dado, terá seu nome publicado ao fim das edições, ganhará spoilers e acesso a podcasts exclusivos, participará de sorteios anuais e poderá receber exemplares das revistas em casa, incluindo algumas somente para apoiadores. A propósito, a da vez, que será lançada em janeiro, é dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen, que não será vendida no site. Exclusiva mesmo! 


Revista maravilhosa demais! É nítido o carinho e a dedicação que foram aplicados para produção desse material. Em uma época em que inúmeras pessoas se aproveitam de temas que nem gostam de verdade só para ganhar visibilidade, pelos assuntos estarem em alta, é, no mínimo, um alívio ver trabalhos tão bem feitos nesse nível sendo desenvolvidos. E, escrevo mais, o preço é muito tranquilo para tamanha qualidade! Para mim, que basicamente entrei no mundo Pokémon na época da terceira geração, a edição especial de Hoenn conseguiu ser ainda mais especial, um verdadeiro colírio para os olhos! Em nome de toda equipe, agradeço imensamente à Jogo Véio e desejo muito sucesso e outras edições espetaculares como essa! Agora, se me derem licença, preciso ler a outra revista, porque não dá para deixar ela intocada depois de ter gostado tanto dessa aqui! 


Redes sociais da Jogo Véio:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

20 comentários:

  1. Que demais. Fire Red e Emerald foram os jogos de Pokémon que mais joguei na infância. Tenho os cartuchos até hoje, com mais de 200 horas de jogo kkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Mirai do futuro 🔥23/12/2022, 13:43

    Essas revistas tem uma aparência bem bonita! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Bonita demais! O material é muito bom também. 🥺

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sim! Kkk Esses dois foram exatamente os primeiros jogos que zerei, se não estou errado. Depois, veio Yellow e Crystal. Deu até uma saudadezinha, eu vivia jogando o Emerald. Mas, fazia isso por emulador. Não entendia nada de consoles na época, só de PlayStation 2. Kkkkk 😅 É muito legal que tenha os cartuchos, são lembranças valiosas!

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a Gen 3. Acredito que a 3, 4 e 5 tenham sido o ápice dos jogos. O valor de poder jogar novamente por emulador é muito bom tbm. A maioria das hacks é baseada em gráficos dessas três gen, justamente por serem tão memoráveis. Se fizer uma lista de top 10 jogos da franquia, certeza que metade da lista ou até mais, seriam Fire Red, Emerald, Platinum, HGSS, BW, BW2, e quem sabe até os spin-offs do gamecube, Colosseum e XD Gale of Darkness. Eu nunca joguei eles porque nunca tive gamecube mas por vídeos parecem ter uma história muito boa e original. E o primeiro jogo do Mistery Dungeon tbm é incrível e é da gen 3.

    ResponderExcluir
  6. Mirai do futuro 🔥23/12/2022, 18:24

    D nada! :)

    ResponderExcluir
  7. O pior é que o que mais vejo são elogios a BW e BW2, sendo que eu nunca os joguei. Vou ver se em 2023 jogo um jogo de cada região, pelo menos, para me reconectar com os jogos. Aproveito e compro o meu SV, porque perdi meu Switch no meio do ano. :')

    Eu também acho esses jogos muito legais, embora também não tenha os jogado. Kkk Só Mistery Dungeon, bom demais! Já na quarta gen, Platinum é meu xodó. Eu sempre amei as versões do meio dos jogos, não é à toa que Yellow, Crystal, Emerald e Platinum foram as versões que quis, só nos remakes tendo que escolher uma das duas padrões. É uma pena que na quinta geração elas deixaram de existir. Pokémon Grey, Z, Star e Spear/Bow foram só surto coletivo.

    ResponderExcluir
  8. Sim, essas são as versões definitivas de cada geração e até melhores que os remakes. O Z precisava muito existir porque Kalos parece incompleta em XY. Fica subentendido que teria algo a mais. Agora, sobre um Gray, te garanto que depois de jogar BW e BW2 vai passar a desejar que todas as gerações tivessem uma continuação como foi BW2, assim como eu. Eu realmente acredito que talvez esse seja o melhor jogo de Pokémon. Pelo menos no fator diversão e possibilidades durante o jogo. O número de coisas que da pra fazer é enorme. Vc pode jogar 200 horas e ainda descobrir coisas novas, juro. Platinum e Heart Gold chegam perto tbm. Tenho dificuldade de dizer qual é o melhor jogo. Platinum é uma obra-prima da franquia. É o jogo responsável por Sinnoh ser tão querida, e Heart Gold e Soul Silver são na minha visão, os melhores remakes, embora eu tenha mais carinho pelo Fire Red.

    ResponderExcluir
  9. Se não me engano, eu não cheguei a concluir o HeartGold na época (não me lembro o motivo), mas me lembro que gostava muito também, e vejo que muitos fãs o consideram como melhor remake. Já sobre BW2, eu acredito totalmente no que está dizendo, um dos meus melhores amigos no site não perde a oportunidade de elogiar os jogos como os melhores de toda a franquia, sempre que tem a chance. A verdade é que eu sempre fui mais do anime do que dos jogos, você já deve ter percebido, mas, como mencionei, vou tentar jogar os jogos que nunca joguei no próximo ano. Afinal, também gosto bastante deles! É porque quando junta faculdade, postagens frequentes para o site, tentativa de desenvolver minhas próprias histórias, eu acabo ficando com quase nenhum tempo livre. E, durante as férias, eu trabalho, então... 😂

    ResponderExcluir
  10. Te entendo totalmente, é muito difícil achar tempo mesmo. Nos últimos anos eu tenho acumulado coisas pra assistir e etc tbm. O Heart Gold e o BW2 eu fiz exatamente como vc, não terminei na época mesmo adorando o jogo. Acho que alguns jogos a gente passa a apreciar mais depois, quando eu era mais novo eu só queria fazer igual o Ash e seguir nos Gym e ir na liga. Não ligava pra explorar. O BW2 na época eu nem joguei. E hoje que aprecio mais o esforço que fizeram pra enriquecer Unova com várias quests e locais secretos, eu fico pasmo como eu realmente não estava desfrutando tudo que os jogos tinham a oferecer. O anime foi minha porta de entrada da franquia e eu tbm tenho um carinho enorme.
    Me conta, que tipo de hist Vc quer desenvolver?

    ResponderExcluir
  11. Você tem total razão! É por isso que gosto muito de olhar os detonados, porque, assim, dá para descobrir todas as coisas incríveis que dá para encontrar e fazer em cada cidade e rota. Uma coisa que vou querer mudar quando começar a jogar todos os jogos de novo é montar novos times. No início, eu sempre usava o time do Ash na região, com algumas raras exceções. Isso só veio mudar mesmo em Sun & Moon. Dessa vez, vou me permitir usar outros Pokémon.

    Sobre a história... Essa já é a minha terceira no site. 😅 A primeira seria uma adaptação de um universo sobrenatural, para o mundo de Pokémon, mas desisti, porque isso daria muitos spoilers da versão original dele, que, no futuro, tentarei reescrever e transformar em um livro (meu sonho kkk). Só cheguei a escrever o prólogo, que mostrava como Galar saiu do controle das mãos do Leon e passou a ser dividida em doze reinos. A segunda seria com a equipe do site, meio que mostrando a Pokémothim como um grupo jornalístico do mundo Pokémon, mas que também se envolvia nos mais variados problemas, especialmente na investigação de um conflito que prometia separar treinadores e Pokémon. Essa eu desisti porque estava trabalhando com pessoas reais, e a equipe por trás do site é até que grandinha hoje em dia. Seria difícil agradar a todos como protagonistas. Sempre alguém poderia achar estar tendo menos destaque, ou não gostar do rumo que tomei com o seu personagem, e eu nem poderia formar qualquer casal, porque já experienciei isso quando fazia quadrinhos dos meus amigos na época do colégio. O casal separava na vida real e aí eu não podia mais fazer eles ficarem juntos na história, o que atrapalhava bastante. Desisti.

    Esse ano, comecei a pensar em uma nova, que já estou reescrevendo o primeiro capítulo pela terceira vez. Kk Mas, agora, eu sinto que vai dar certo! Ela é uma adaptação de 5 protagonistas meus de outro universo, e basicamente tem como foco investigar o misterioso Fenômeno Vincular, que permite Greninja se transformar em Ash-Greninja. Ash não será protagonista, mas a história vai dialogar diretamente com os acontecimentos do anime o tempo todo. Não posso revelar muito para além disso aqui, por enquanto, mas, assim que tiver 10 capítulos prontos, se os meus colegas do site aprovarem, vou fazer uma postagem com a sinopse da história e a apresentação dos personagens.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que incrível. Bem original. Eu acho demais quando tem histórias de expansão do universo Pokémon. Especialmente ligado a mitos pouco explorador desse vasto mundo. Com certeza vou acompanhar quando vc decidir publicar.
    Eu confesso que estou querendo criar minhas histórias no mundo Pokemon também . Eu até hoje sonho em ver uma história de guerra entre Kanto e Johto. Acredito que um dia já foram um único país e Johto conquistou sua independência das colônias kantonianas. Não pensei em muitas coisas sobre a história ainda, mas o nome seria A Guerra Tohjo. Quem sabe um dia eu escreva. Mas um projeto que quero fazer é reescrever o anime inteiro desde o começo, consertando tudo que eu considero um erro ou questionável na história. Seria em série de vídeos no meu canal, ainda estou desenvolvendo o formato, mas eu quero muito contar a história de Ash do zero, de maneira mais pé no chão em alguns momentos. Tipo tornar o campeão de uma região não apenas o representante esportivo da região, mas também uma figura política. E quero mesclar os personagens do anime com dos jogos, como Red. Tornar o Ash mais competente no início, baseado no fato dele ter frequentado o acampamento do professor, eu acredito que ele teria uma base mais firme do que vemos no começo.Espero conseguir começar neste ano. É um sonho antigo.

    ResponderExcluir
  13. Sim! Obviamente não seria nada oficial, mas tentaria desenvolver uma origem para esse fenômeno. E agradeço pelo apoio! ^-^

    Você gosta de escrever também? Essa ideia é genial! Existe a guerra de Kalos também, que muitos acreditam ter sido contra Galar. Tudo isso abre margem para tantas ideias incríveis. Por sinal, adorei essa série de vídeos! Eu já cheguei a cogitar algumas vezes fazer a minha própria versão de Jornadas, como uma série de retornos com mais retornos kkk, mas nunca pensei em reescrever o anime como um todo. Certamente, adoraria acompanhar isso. Espero que leve o plano para frente. *-*

    ResponderExcluir
  14. Então, eu diria que eu gosto muito de criar ideias e organiza-las, escrever eu eu preciso experimentar mais para me aprimorar. Eu mais anoto as ideias do que qualquer coisa, mas eu quero escrever melhor. Eu admiro seus textos porque considero sua escrita muito melhor que a minha, porém num estilo que eu gosto e até se assemelha ao que considero ideal. Mas o pouco que parei para escrever diálogos e organizar a história, eu adorei a experiência. Eu estou tentando ser menos expositivo. Eu percebo que eu quero explicar demais e as vezes isso quebra o ritmo e pode ser desnecessário se quem estiver lendo prestar atenção. São ajustes que vou fazendo rsrsrs.

    E sobre reescrever o anime, com certeza fiquei ainda mais motivado sabendo que Ash sairá em breve, porque vou ter um ponto final. Pode até mudar com o tempo, mas é importante saber aonde quero chegar. É uma vantagem que tenho de poder aproveitar oportunidades de história que vão se apresentar. Por exemplo, sabendo que o Ash terá um Gengar em Jornadas, por que não fazer com que o Haunter da 1ª temporada seja esse Gengar?
    Por que não dar ao Ash um Lucario bem antes?
    Por que não mostrar a Misty capturando um Magikarp, se sabemos que esse Pokémon um dia será importante para ela?
    Esse tipo de coisa e muito mais que quero mudar. Isso seriam oportunidades, mas quero fazer algo mais original em alguns momentos específicos. Só não vou expandir mais porque seria spoiler rsrsrs.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, moço, muito obrigado! Na realidade, eu posso dizer o mesmo para você, acho a sua escrita ótima, de verdade. Tenho certeza de que seus rascunhos devem ficar incríveis! Quanto ao que está tentando aprimorar, isso é normal. Por exemplo, eu acho que exagero nos diálogos e deixo mais a desejar nas descrições. Kk Mas, ainda somos jovens, teremos muito tempo para desenvolver nossa forma de escrever e se adequar ao que queremos.

    Sim, com certeza! Todas as histórias que faço, começo já sabendo aonde quero chegar. Não exatamente todos os detalhes do final, mas mais um norte de que caminho devo seguir para chegar a um acontecimento x. Isso facilita muito e permite fazer uma melhor construção da história. E entendi bem o seu ponto, são escolhas que conseguem apelar ainda mais para o sentimental dos fãs, e não de forma aleatória, pois faria total sentido!
    Justo haha, sem muitos spoilers. De qualquer forma, apoio bastante a sua ideia e adoraria vê-la, quando começasse a fazer, claro. ^-^

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado. Vou me esforçar para que esse ano eu comece e avance bem nesse projeto.
    Feliz natal para você e para o pessoal do site. Muita paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Não foi nada! ;)
    Feliz Natal! Espero que tenha tido uma excelente ceia em família e desejo, em nome de todos, paz e sucesso em dobro! ✨

    ResponderExcluir
  18. Feliz Natal! 🎅

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar