logo

Pokémothim

Biomothim: Fuecoco e sua linha evolutiva!


Como vão treinadores?

No Biomothim de hoje, iremos voar para a recém lançada Região de Paldea, e desbravrar seus diversos biomas em busca de nosso honrado inicial do tipo fogo, Fuecoco, e de toda sua linha evolutiva!

Primeiramente, devemos entender que a descrição de Fuecoco o encaixa como 'Fire Croc', ou crocodilo de fogo, por mais que alguns detalhes de sua anatomia possam aproximá-lo mais dos jacarés. Podemos tabelas algumas características entre esses dois para compreender melhor.

Crocodilos e jacarés estão dentro de uma ordem de répteis que chamamos de Crocodylia - que também compreende as espécies de gaviais, se diferenciando principalmente por seus focinhos consideravelmente alongados. Crocodilos são animais de água doce e salgada, fortemente predominantes na porção mais oriental do planeta, em continentes como a Ásia e África; possuem focinhos alongados, em formato de "v", e os dentes da mandíbula podem ser vistos mesmo quando esses animais estão de boca fechada. Já nos jacarés, temos animais que vivem apenas em água doce, com representantes aqui no Brasil; o formato do focinho dos jacarés é em "u", assim como o de Fuecoco, e temos uma menor visibilidade dos dentes da mandíbula. 

Bora treinar um pouco, quem é quem nessa imagem?

Olhando para Fuecoco e toda sua linha evolutiva, nos deparamos com um detalhe um tanto inusitado: Fuecoco não é do tipo água, tipo esse que seria bem designado para a espécie, considerando sua inspiração nos crocodilianos. Além do mais, é um Pokémon bem ativo, ao contrários dos enormes répteis, que principalmente em terra forme, realizam pouca atividade. Mas calma, temos um ótimo paralelo a ser feito, que irá subsidiar essa informação.

Acontece que, crocodilianos são seres endotérmicos, ou seja, produzem seu próprio calor corpóreo e o utilizam pra manter o corpo aquecido. Acontece que isso não é nada comum nos répteis, seres que na verdade são ectotérmicos, utilizando o calor externo do ambiente para manter a temperatura corporal. Essa grande diferença, se dá na ancestralidade da ordem Crocodylia, os Crocodylomorpha. Esses animais eram altamente ativos, com grande diferenças até mesmo morfológicas dos animais que conhecemos hoje em dia, como membros de locomoção mais alongados que os deixavam mais longe do chão; uma suposição, é que a endotermia tenha surgido nesse grupo e foi preservado ao longo de sua evolução.

Em algum momento, esses animais de caça ativa passaram a utilizar a predação por emboscada - tipo de predação onde o predador aguarda sua presa escondido para dar o bote - um tipo de predação muito efetivo para animais que não podem se mover de maneira muito rápida. 


Fonte da imagem: https://walkingwith.fandom.com/wiki/Proterosuchus

Analisando a linha evolutiva

Fuecoco é bípede, uma característica também um tanto diferente se comparada aos grupos crocodilianos atuais, porém que também pode ter sido inspirada em grupos ainda mais antigos. Um exemplo é o Euparkerya, animal que há milhões de anos atrás daria origem aos grupos de crocodilos que conhecemos hoje. O Euparkerya era um animal também altamente ativo, assim como Fuecoco. 

    Representação de um Euparkerya correndo

Quando olhamos para Fuecoco, podemos ver membros traseiros mais desenvolvidos (em comparação aos dianteiros) onde cada um conta com um par de garras pretas, sendo os dois fatores bem possivelmente utilizados em sua sustentação corporal. 



Ao evoluir nos jogos, temos o segundo estágio dessa linha evolutiva, Crocalor. Crocalor também é bípede, embora apresente sinais de uma transição do bipedalismo para um organismo quadrúpede, como o alongamento de seus membros anteriores. Vemos que as manchas amarelas espalhadas pelo corpo de Crocalor sofreram um aumento de tamanho, um indicativo de que tanto a capacidade de absorção de calor quanto de armazenamento aumentaram. Esse aumento pode ter sido crucial em algum momento da história dessa linha evolutiva, para atingir o terceiro estágio. 



Crocalor possui uma bola de fogo na cabeça, que se assemelha muito a um ovo. Os tufos na cabeça de Crocalor também fazem parecer um ninho que está sempre irradiando calor. É dito que este Pokémon possui uma ligação entre suas cordas vocais e sua válvula de seu saco de chamas, fazendo com que o Pokémon emita sons quando ataca com fogo.

Um detalhe que gostaria muito de chamar a atenção, é para o aumento da cauda de Crocalor, uma vez que esta serve para balancear o corpo do Pokémon que daqui pra frente terá tendência de crescer.

Ao evoluir para Skeledirge, temos uma enxurrada de modificações corporais na espécie em questão. Primeiramente, o porte corporal fica mais robusto, evidenciando ainda mais a similaridade crocodiliana do Pokémon. Skeledirge é quadrúpede, por mais que seja possível vê-lo adotando uma postura bípede em diversos momentos. Vemos o crescimento de garras nos membros anteriores, auxiliando em sua locomoção. 

Vemos também chamas saindo de sua boca, que sugerem uma vazão no saco de fogo que este Pokémon possui, devido a alta produção dessas mesmas chamas (isso pode ocorrer devido a maior absorção de calor). O focinho de Skeledirge é mais alongado, e vemos que o corpo ganhou regiões mais protegidas por estruturas densas, como acima dos olhos, articulações dos membros e pescoço.
O detalhe mais notável de Skeledirge é a ave de fogo que possui na cabeça, onde é dito que esta nasceu após o ovo que carregava na cabeça ganhou uma alma. Esta mesma ave foi inspirada em uma relação ecológica muito interessante que podemos ver na natureza, ocorrendo entre crocodilos e o pássaro-palito, a protocooperação. 

As relações ecológicas são interações entre espécies que estão ocorrendo dentro de um dado ecossistema, sendo estas muito presentes no mundo Pokémon. A protocooperação é um tipo de relação ecológica harmônica (uma vez que beneficiam ambos os indivíduos envolvidos, ou não causam prejuízo entre si) interespecífica (pois ocorre entre membros de espécies dferentes). No caso do crocodilo e do pássaro-palito, enquanto a ave se alimenta dos restos de alimento presos nos dentes do crocodilo, ao mesmo passo que o crocodilo ganha uma higienização bucal. Notem, que ambas as espécies poderiam viver sem esta relação, sendo esta uma característica da protocooperação, onde as espécies envolvidas se beneficiam, mas não necessitam que ocorra para viver.

                                                           Bora dar uma escovadinha?

Olhando para Skeledirge, e conhecendo um pouco sobre suas habilidades, sabemos que este pode utilizar a ave em sua cabeça para atacar quando usa seu movimento assinatura. Mas a grande pergunta é: a ave necessita de Skeledirge para sobreviver? O fato é que, se existe essa necessidade para a ave de fogo, não estamos falando de uma protocooperação, e sim de um mutualismo.

O mutualismo também é uma relação harmônica interespecífica, e possui diversas classificações. Ao que parece ocorrer entre Skeledirge e a ave de fogo é o que chamamos de mutualismo defensivo, categorizado na relação em que uma espécie oferece proteção a outra, enquanto esta recebe alimento e/ou proteção do organismo protegido. No caso de Skeledirge, este pode estar oferecendo um suporte nutritivo à ave com suas chamas, além de transporte, em troca de sua participação em momentos de batalha.

Esta relação é realmente bem complicada de se entender, mas com um pouco de persistência podemos teorizar a que se enquadra melhor. Tentar compreender o mundo Pokémon e seus mistérios, é também aprender Biologia. O que acha da relação entre Skeledirge e seu pequeno parceiro de chamas? Comenta aqui embaixo!

Lembrando, esta série tem como objetivo analisar as comparações biológicas entre a franquia e a nossa realidade, utilizando técnicas e conhecimentos ofertados pela bibliografia da área envolvida.

Um Torch Song pra vocês!

Sobre Gabriel Henrique
anos, estudante de Ciências Biológicas, mora em Paraisópolis-MG. Curte animações e filmes de ficção, é amante da música desde muito cedo, multi instrumentista. Tem um grande amor por Pokémon, seu preferido é o Chandelure.

Um comentário:

  1. Achei esse tipo fogo bem Zuado, na vdd quase todos os pokes dessa região são bem medianos.... Só se salva Meowscarada e olha laa.

    Já faz tempo q os iniciais são bem pouco aproveitado... desde Diamond and Pear q começou esse sofrimento.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar