logo

Pokémothim

A Evolução Silenciosa do Psyduck da Misty!


Olá, Thunders!

Depois de uma postagem mais voltada para o Brock, em uma teoria que era para ser divertida, mas me fez descobrir que boa parte dos Pokéfãs brasileiros não sabe conjugação verbal e alguns Pokéshippers são extremamente hostis a qualquer outro ship envolvendo Ash e Misty, nada melhor do que um tema mais leve. Psyduck é, de longe, o Pokémon mais carismático da Misty e um dos que há mais tempo está com ela. Depois de tantas temporadas, o abobalhado patinho de Água passou por algum progresso, ou simplesmente foi o mesmo do início ao fim do anime?


Introduzido no episódio da primeira temporada "Soneca Hipnótica!", Psyduck foi mais um entre os vários afetados, em HopHopHop Town, pelas ondas psíquicas de um Hypno. A diferença é que, ao contrário de todos os demais Pokémon e humanos atingidos pelo poder, Psyduck pareceu nunca se recuperar dos efeitos, que só agravaram a sua já natural dor de cabeça. Após aceitar solucionar o problema do Psyduck para impressionar a Enfermeira Joy local e perceber que não havia jeito, Brock passou a tarefa para Misty, por se tratar de um Pokémon de Água. Como resultado, ao fim do episódio, acidentalmente uma Poké Bola sua caiu e o Pokémon, por conta própria, fez-se ser capturado, tornando-se companheiro da garota desde então.

A partir disso, para a tristeza inicial de Misty, o Pokémon sempre a acompanhou. Muitas vezes, saía por conta própria da Poké Bola, o que se provava útil em alguns casos de emergência, mas frustrava a garota em batalhas nas quais escolheria outro Pokémon. Seja como for, quando a sua dor de cabeça era ativada, Psyduck mostrava um poder psíquico absurdo e tendia sempre a vencer as batalhas. No contrário, quando não a ativava, tinha um desempenho péssimo e levava Misty da vergonha ao extremo ódio, em cenas geralmente hilárias.

Em "Princesa contra Princesa!", Psyduck ainda foi o responsável pela vitória da Misty no evento da Rainha do Festival da Princesa, sendo o único a superar o Lickitung da Jessie, quando nem mesmo Pikachu conseguiu o feito. Já em "A Partida Perfeita!", quando Misty e Ash se enfrentaram na Copa Redemoinho, durante a viagem por Johto, foi graças a sua dor de cabeça que a Líder de Ginásio derrotou o amigo e seu Kingler. Ainda é interessante citar os eventos do episódio "Adeus, Psyduck!", das Ilhas Laranja, quando, por um engano, Misty lutou ao lado de um Golduck, acreditando que era seu Pokémon evoluído, algo que o final do episódio desmentiu e nunca chegou a acontecer.

Distraído e sempre confuso, Psyduck só se destacava em batalhas se realmente conseguisse ativar a dor de cabeça, nem mesmo lembrando do que fez quando o efeito passava. Incomum para a sua espécie, a criaturinha nem mesmo sabe nadar, o que pareceu decepcionar as irmãs da Líder de Ginásio. Em "A Insígnia Azul da Coragem!", do especial Pokémon Crônicas, Misty e Tracey até juntaram esforços para ensinar Psyduck a nadar, mas o Pokémon continuava em completo desespero quando entrava na água. Toda essa personalidade explica muito da relação turbulenta dos dois nas primeiras séries, nas quais a Pokégirl chegava a cogitar agredir o Pokémon por estar impaciente demais com sua lentidão ou interrupção involuntária.

Somente na série Sol & Lua, no episódio "Quando Regiões se Enfrentam!", descobrimos que, depois de 942 episódios, tempo mais longo para um Pokémon na animação dominar um ataque, que Psyduck aprendeu a usar o Revólver d'Água corretamente. Isso aconteceu enquanto enfrentou, no ginásio de Cerulean, os, na época, Popplio e Steenee, da Vitória e Lulú, respectivamente. Aqui, ainda demostrou ter bem mais domínio sobre suas ações e poderes durante a dor de cabeça. Já em Jornadas, série na qual pôde ter bastante participação, mostrou novamente seu poderoso Revólver d'Água, ao lado dos seus parceiros de time Politoed e Clauncher, para ajudar o Esquadrão Squirtle a apagar um incêndio. No entanto, pela primeira vez, mesmo com tanto tempo de tela, suas dores de cabeça não foram retratadas.

Ainda foi a partir desse retorno em Sol & Lua que vimos a relação de Misty e Psyduck mudar. Já no início, ambos demonstravam carinho um pelo outro, tanto que a garota nunca o libertou para a natureza, algo que poderia ser feito desde a sua captura. Além disso, quando mostrava seus poderes psíquicos, Misty não poupava se gabar pelas habilidades do seu companheiro. Contudo, foi depois que Ash chegou a Alola que vimos a garota e Psyduck no seu maior estado de carinho, sem que demonstrasse se irritar com sua presença e tendo evoluído consideravelmente o afeto. Em Jornadas, a ignorância da Misty em relação a ele não foi vista de forma alguma também, dando a entender que não mais existe, embora tenha protagonizado cenas de bastante atrapalho.


Desse modo, Psyduck saiu de um Pokémon atrapalhado que dependia da sorte para ser muito útil ou completamente inútil em uma batalha para um ainda atrapalhado que consegue lutar mesmo fora da dor de cabeça, tendo aperfeiçoado seu Revólver d'Água e controle psíquico. Evolução sutil e pouco percebida pelos fãs mais desatentos, mas digna da nossa Líder de Ginásio preferida, não é? Vocês gostam do Psyduck? Quais os Pokémon da Misty que mais amam? E conseguem vê-lo evoluindo algum dia, caso a personagem retorne no futuro da franquia? Particularmente, não acho que Psyduck evolua depois de todo esse tempo, ele é clássico dessa forma, assim como Pikachu, mas uma Misty adulta com um Golduck mais maduro seria perfeito, não?


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

5 comentários:

  1. Rlx mano só achei engraçada a anterior kkk

    ResponderExcluir
  2. Diego Bonan Sanches15/05/2023, 22:05

    Acredita que quando vi esse episódio de Sol e Lua eu fiquei bem surpreso com a cara da Misty com o Psyduck? Na primeira temporada a Misty se mostrava muito apaixonada por Golduck, o que na época eu já me questionava do porquê ela odiar tanto o Psyduck se no fim ele poderia evoluir para o Pokemon que ela tanto gostava. O fato de ela ter o utilizado numa batalha (nesse episódio de Sol e Lua), sem ele escapar da Pokebola, também me chamou a atenção porque já demonstra essa maturidade, por assim dizer. No entanto, me parece que a Misty não deseja mais um Golduck justamente por ter construído uma relação muito única com o Psyduck. A não ser que seja uma solução fazer um Golduck atrapalhado (mesmo esse Pokemon tendo um ar mais galanteador como mostravam na primeira temporada), eu não acredito que iria funcionar.

    A propósito, aproveitando esses artigos seus recentes eu poderia te pedir que analise com carinho um tema? Seria a Equipe Rocket. Para mim, o pior defeito de roteiro da série é fazer os personagens “sem memória”. O passado raramente se conecta e isso me incomoda demais (o Ash as vezes age como a personagem da Drew Barrymore em “Como se fosse a primeira vez”) . Isso recai sobre vários aspectos que me fizeram olhar para a Equipe Rocket com muita pena. Na primeira temporada fizeram um trabalho brilhante de construção dos personagens (a Jessie tinha uma Chansey, o James um Growille), as histórias se amarrando e criando justificativas e até humanização deles. No entanto, isso foi esquecido como se não existissem 25 anos de história deles também. Era cansativo a Equipe rocket? Sim, mas se enfiaram 25 anos nos roteiros era para ter um pouco mais de capricho com eles. Outra coisa que me chatearia bastante (algo que nesse mesmo episódio de Sol e Lua não ocorreu) se não ocorresse os diálogos hilários entre Jessie e Misty. Eu ria muito com a rivalidade delas, e odiaria se o roteiro simplesmente não explorasse esse detalhe cômico de novo por conta da falta de memória dos personagens. Acho que a gente precisa aprender com os roteiristas da série olhar para o horizonte e dizer “A Jornada continua” e esquecer todos os nossos problemas.

    ResponderExcluir
  3. phillipeknippel16/05/2023, 14:26

    Merecia uma terceira evo.

    ResponderExcluir
  4. Para finalmente ganhar o tipo Psíquico? Haha

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo de prometer, mas, como já tenho um tema para a postagem de sexta, verei se faço essa que pediu para o domingo, daria uma ótima discussão. Estou de mini-férias da faculdade, então, tecnicamente, estou tendo mais tempo para escrever. ;)

    A da May e a da Jessie é muito boa também, embora a Misty consiga ser ainda mais esquentada que a May. 😂

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar