logo

Pokémothim

O Final do Anime Sugeriu que Brock e Misty Serão um Casal?


Olá, Thunders!

Muitas pontas soltas continuaram soltas com o "final" do anime de Ash e Pikachu. Entre elas quem finalmente daria fim à procura incansável de Brock por um par romântico. Mas, e se, sutilmente, os roteiristas quiseram nos dizer que seria a Misty? Convido todos os interessados para acompanhar uma divertida teoria e desejo-lhes uma ótima leitura!


Brock é um garoto muito emocionado, que se
apaixona à primeira vista, com uma frequência absurda, por sinal. Desde sempre esse foi um traço bastante marcante do personagem, que o acompanhou até a sua última aparição no anime. Junto do seu coração facilmente atraído, existiram incontáveis rejeições, ou mais ainda interrupções que nem ao menos nos permitiram saber o que a moça galanteada por ele acharia daquilo. Inclusive, muitas vezes, Brock deu a entender que, se seu sentimento fosse retribuído, não tardaria em deixar as suas jornadas pelo mundo Pokémon. Fato é que, apesar das teorias muito antigas que de, no final do anime, o aspirante a Doutor Pokémon terminaria casado com uma Joy, nem mesmo o vimos conseguir ser correspondido por uma.

Na realidade, em alguns raros casos, pudemos ver, de alguma forma, as moças cantadas por Brock corresponderem ao seu sentimento. Talvez os mais marcantes tenham sido
Lucy, a Rainha do Pico da Batalha da Fronteira, que se atraiu pelo Doutor Pokémon devido aos seus olhos puxados, semelhantes aos dos Pokémon que gostava de capturar; e Olívia, a Kohuna da Ilha Akala, que se mostrou boba e corada ao ser galanteada pelo garoto. Curiosamente, ambas foram mulheres adultas, pelo que suas aparências indicam. Mas, onde é que Misty, que teoricamente nunca nem mesmo deu qualquer indício de interesse pelo amigo, entra nessa história? Vamos por partes.

Começando por ela, como já dito,
Misty nunca mostrou qualquer interesse romântico pelo Brock, embora tenha grande carinho por ele, desde sempre sendo muito próximos. Talvez o caso mais emblemático contra qualquer possibilidade de romance entre eles seja o crush que a garota demonstrava ter no Ash, mas se deve lembrar que, desde que saiu da série Original, esse sentimento pareceu morrer. Não significa que não existam novas cenas bonitas do Pokeshipping, mas indícios claros nunca mais apareceram. O mais questionável seria no reencontro que tiveram no último arco do anime, no qual a Líder de Ginásio corou ao tentar pedir para se juntar ao protagonista em uma nova jornada e mencionou o laço vermelho do destino, em relação ao Clauncher, mas que em muito poderia combinar com eles também. No entanto, nenhum dos episódios posteriores fez referência a isso, o que parece indicar que o corar foi simplesmente por estar tentando vencer seu orgulho e o laço vermelho realmente só se referiu ao Clauncher. Lembrando que a despedida de ambos foi bem seca no episódio final. Por isso, não acredito que quiseram reviver a possibilidade de o ship ser canon.

E é justamente nessa despedida que a teoria surge. Mas, antes, Brock não demonstrava qualquer interesse romântico pela Misty. Pelo contrário, por vezes, parecia a considerar feia, como o próprio Ash e vários outros personagens, em uma piada recorrente com a Pokégirl tomboy. Nas poucas ocasiões em que Misty pareceu despertar interesse nos amigos por sua beleza, geralmente quando se vestia de forma diferente, foi o garoto Ketchum que se mostrou mais impressionado, não Brock, a exemplo do final do episódio "O Fantasma do Pico da Donzela". Outros personagens até demonstraram abertamente sentimentos românticos por ela, mas nunca um dos seus companheiros de viagem. No entanto, alguns fãs do chamado Gymshipping conseguem enumerar alguns fatores que fortaleçam o ship, dos quais citarei apenas os que para mim realmente fazem algum sentido.

O primeiro deles é a forma como Brock se mostra preocupado com Misty, às vezes sendo o único ou o primeiro a fazer isso em situações nas quais a garota está em apuros. Outro ponto é que, mesmo na ausência do aspirante a Doutor Pokémon, Misty costuma mencioná-lo, como nas Ilhas Laranja e mais recentemente, antes de reencontrá-lo em Galar. Nenhum desses pontos é suficiente para provar qualquer intenção romântica, mas certamente demonstram grande afeto. Ainda há quem argumente que ambos possuem uma visão muito semelhante do amor, o que é uma realidade, já que planejam uma longa vida a dois, sob uma percepção idealizada e romântica. Ainda assim, não significa que se gostam romanticamente.

Voltando a citar o episódio "O Fantasma do Pico da Donzela", em dado momento Misty acredita equivocadamente que é a bela donzela por quem Brock se apaixonou. Contudo, é muito mais provável que tenha pensado isso por achar ser a garota mais bonita do mundo do que por realmente pensar ou querer que o amigo estivesse interessado por ela. Outra clássica menção dos shippers é ao episódio "Mistério no Farol", quando Brock convida Misty para dançar ao som do cantarolar do Dragonite gigante, mas também não pareceu ser nada além de dois amigos se divertindo. O único indício mais concreto é no episódio "A Sereia Misty", quando Brock se apaixona pela sereia no pôster, antes de saber que se tratava da amiga. Ao descobrir, não pareceu se desapontar, embora também não tenha desenvolvido qualquer atração por ela.

Uns ainda chegam a acreditar que o motivo de Misty se irritar tanto quando Brock dá em cima de alguma garota é simplesmente por
ciúmes, por isso que o afasta em toda ocasião possível. Evidentemente, existem outras explicações, como se envergonhar pela atitude do amigo, ainda mais também sendo uma garota e sabendo o quanto é constrangedor e desconfortável ser abordada de tal forma, sobretudo por um desconhecido. Dessa forma, além de não existir grandes indícios que fortaleçam o ship, a maior parte dos que existem são muito antigos e não foram retomados nas últimas interações dos dois, como ocorreu com o já mencionado Pokeshipping também.

De onde surgiria, então, a possibilidade de Brock e Misty ficarem juntos no futuro? Na última cena dos personagens, quando ambos estavam se despedindo de Ash, antes de voltarem para as suas casas, houve bem mais interação entre eles do que entre a garota e o protagonista, como de costume. Brock simplesmente foi até ela e começou a flertar suas irmãs mais velhas por meio da caçula. Confesso que, quando assisti a cena pela primeira vez, ao vivo do Japão, fiquei completamente surpreendido, já que não sabia o contexto. Só quando a legenda saiu, créditos à eternamente lendária Ryuu Fansub, que me fez sentido. Mas, por que fazê-la? Por que Brock, pela primeira vez, teria feito, visualmente, com a Misty o que fez com muitas outras garotas na série toda? Vamos teorizar.

A primeira justificativa é bem simples: era a única garota disponível para vermos, uma última vez, Brock fazer sua clássica cantada. Eles até poderiam ter feito os garotos deixarem Misty em Cerulean, para o aspirante a Doutor Pokémon dar pessoalmente um flerte nas suas irmãs, mas sacrificaria a referência à despedida deles no fim das aventuras por Johto. Além do mais, no próprio arco final, vimos Brock fazer o mesmo com Mime Jr., usando ele para galantear uma falsa Policial Jenny, querendo que contasse a ela o quanto fez para salvá-lo. Ou seja, não foi algo que aconteceu exclusivamente com a Misty. Assim, tendo em vista que a participação de Brock no fim de Jornadas foi completamente voltada para sua fraqueza por mulheres, não é de se impressionar que quiseram que nos despedíssemos dele também com isso, inclusive deixando claro que não superou o problema, objetivo de ter entrado na nova viagem com os amigos.

Por outro lado, eles poderiam ter feito uma Policial Jenny aleatória passar por ali, ou qualquer outra mulher, na verdade. E se a Misty ter sido a última garota a ouvir a última cantada do Brock carregar um significado a mais? Não seria o maior absurdo do mundo, primeiro por os roteiristas já terem tentado fortelecer ships envolvendo a Misty e outros personagens (a exemplo do próprio Ash e do Tracey); segundo porque Brock e Misty, além de terem uma ótima relação e amizade, são dois queridinhos e os amigos mais antigos do Ash, em termos de viagem, já que Serena roubou o título com a sua introdução ao anime, o que não faz parecer impossível que alguns dos responsáveis pela animação os queiram juntos, no maior estilo Hermione e Rony, de Harry Potter; terceiro, por um indício de Brock e Misty terminarem juntos, na realidade, ser a única forma de ter sido concluído o arco zoado do Doutor Pokémon em Jornadas.

Tudo bem, mas, se por um acaso realmente quiseram dar a entender que Brock e Misty terminariam juntos, por que não foram mais explícitos? A começar pela diferença de idades. Sabemos que ambos são menores de 18, o que torna tudo fora da criminalidade, mas, ainda assim, se desenvolver algo entre Ash e Serena já foi censurado e com passos lentos, entre um garota de 10 anos e um de 15 parece ainda mais estranho e complicado. Lembremos que os possíveis pares românticos da Misty mais velhos apareceram em uma época em que certas questões não eram tão problematizadas como hoje em dia. Outro possível motivo é o gosto particular de certos roteiristas. Talvez uns gostassem da ideia, mas nem todos tivessem de acordo, por isso resolveram deixar no ar, para que cada fã decidisse interpretar como quisesse. O próprio Amourshipping, embora mais sólido e canon, não necessariamente deve ser consentido pelos roteiristas. Existe, por sinal, uma postagem sobre isso que deixarei linkada abaixo.

Porém, provavelmente, o ponto que mais pesa, e já foi muito discutido aqui, é o "final que não foi um final" do anime. Ao que tudo indica, quiseram terminar a animação protagonizada pelo Ash com uma porta aberta para retornarem quando for necessário, o que torna um indício sutil de Brock e Misty como futuro casal totalmente plausível. Se os roteiristas tivessem sido explícitos e o anime voltasse, provavelmente teriam que lidar com essa situação, e, pelo que acho, não dariam um salto temporal para que temas como relacionamento amoroso fossem mais abertamente tratados entre os personagens mais novos, como a Misty. Assim, seria muito mais seguro apenas deixar como indício, porque, se o anime voltar, "ótimo, fingimos que nada aconteceu", mas, se não voltar, "abrimos a possibilidade de o Brock terminar com a Misty".

Dessa forma, tudo se pautaria pela escolha visual de fazerem o Brock se declarar olhando para Misty no final, assim como fez com todas as moças por quem se apaixonou, mesmo que a cantada em si tenha sido para as suas irmãs. No entanto, se formos pegar as próprias palavras do Doutor Pokémon, percebemos que ele não é específico, ou melhor, não exclui a Misty do seu comentário. Como assim? Na íntegra, é dito o seguinte: "Eu mando os meus melhores cumprimentos às suas irmãs do Ginásio de Cerulean". Então, quando a garota avisa que Brock está muito perto, ele responde "Sim! Mas, eu quero ficar perto de vocês...", quando é interrompido pelo Croagunk. 

Afirmar que quer ficar perto da Misty também, pode ser pela lógica de que, estando perto das irmãs, também estaria dela, mas é curioso como se refere às "Irmãs Sensacionais" e passa a incluir a Misty nisso, justamente quando Croagunk interrompe. Ainda se nota que, diferente de quando fez isso com Mime Jr., Brock corou antes de partir para cima da Misty, ficando assim durante toda a cantada, diferente de como foi em todas as outras nesse mesmo arco final.


No final das contas, talvez eu tenha elencado mais motivos contra do que a favor da teoria, mas não deixa de ser algo divertido para se pensar. O que vocês acham? Acreditam que quiseram passar a ideia de um provável futuro casal? Brock e Misty formariam um par interessante? Ou acham que seria loucura? Adoraria ler o que pensam! Aproveitem, por favor, para comentarem se gostariam de mais postagens analisando ships, caso seja um tema que gostem.


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

20 comentários:

  1. Amourshippers ficaram tão danificados com o fim do shipping deles que estão até inventando coisa que não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
  2. Berro kkkkkk é serio isso? As viúvas de Kalos loucas pra achar um par pra Misty ainda mais depois do episódio 2 que o anime cita os fios vermelhos do destino, que diz a lenda almas gêmeas estão laçadas e destinanas a se reencontrar justo no ep que Misty laça o Ash e eles se reencontram, fora o final do ep com ela tímida mostrando sentir ainda algo por ele e ele com cara de to ligado pra ela 😏 🤣

    ResponderExcluir
  3. Depois do episódio 2 da saga de despedida do Ash teve uns que ate fizeram mutirão pra deixar de seguir o perfil do anime 🤣😂😂

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quanto tempo você precisou para pensar em usar o "viuvas de Kalos" como argumento, ao invés de reunir comentários de verdade? Na realidade, nem sei se você leu o post, porque eu mesmo levanto vários contras. E, outra, inclusive falo sobre os pontos que você mencionou. Se você acha que os roteiristas quiseram confirmar o Pokeshipping no ep da Misty e, no episódio final, nem fizeram o Ash se despedir dela direito, ótimo, cada fã segue a sua lógica, né? Kkk Independente do quanto ela faça ou não sentido. E, diferente de você, não falo disso como um hater do ship, pelo contrário, gosto demais do Pokeshipping e, mesmo idependente disso, eles são amigos, em 3 postagens já reclamei de como fizeram o Ash se despedir da Misty de forma muito seca no final. Então, não estou aqui para ficar hateando ship, personagem, muito menos argumentando que tal ship não faz sentido por gostar de outro, eu não passo horas escrevendo um post para argumentar com tão pouco. Agora, se vocês funcionam dessa forma, não tem muito o que eu possa fazer. :')

    ResponderExcluir
  5. O casal que eu nunca imaginei, mas até que ficariam bem. Ash com May é bom, Ash com Dawn é bom, Ash com Lana é bom, Ash com Lillie é bom, Ash com Serena é bom, Ash com Korrina é bom

    ResponderExcluir
  6. Eita, olha o circo pegando 🔥

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas sugestões! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Ele não se despediu de forma seca.
    Não é nenhuma teoria da conspiração dizer que essa despedida, de despedida não teve nada. Muito provavelmente Ash e turma ainda voltarão.

    O outro detalhe, quantas vezes já aconteceu esse tipo de despedida entre Ash Misty e Brock? Quantas mais você acha que haverão? E todas tem que ser aquela emoção?

    Aliás, se você ver a primeira despedida do Ash Misty e Brock, verá que a despedida dele foi seca da mesma forma (claro, depois teve aquela cena um pouco mais tocante, mas nada no nível do que esse anime já teve).

    No geral é isso, os argumentos da linha do destino são bem sólidos. O anime não é um romance, bem longe disso. Aquele episódio já foi bastante suficiente.

    ResponderExcluir
  9. https://youtu.be/u2zRgqms2qo olha que legal a abertura americana dos 11 especiais de despedida do Ash q estreiou hoje no Cartoon network canadense

    ResponderExcluir
  10. Boa! Perdeu um pouco da dinâmica de troca da Japonesa, mas talvez isso já fosse de se esperar... Ainda assim, estou ansioso para ver a versão brasileira. A música, no caso, já que as imagens costumam ser as mesmas.

    ResponderExcluir
  11. A despedida foi o que sempre foi.

    Não importa quantas vezes você cita uma coisa pra apoiar ou não. Não, Amour nunca foi confirmado. É exatamente o que os fãs loucos acreditam. Pegaram uma suposta entrevista de um ex diretor e tomaram como verdade. O episódio da luz verde veio e encerrou o assunto.

    Sim, estou falando do seu gosto mesmo, não é óbvio?
    Seu critério pra algo ser bom é aquela velha esquizofrenia de alguns fãs de Pokémon em achar que o personagem só evolui, só presta se trocar de roupa, capturar pokémon ou tiver se tornado o melhor em alguma coisa. A personalidade dele é impacto no anime que se exploda.

    Tantos personagens que mudaram praticamente nada e tem muito mais carisma e impacto nesse anime de forma geral.

    Quase todas influenciaram a Koharu, não que isso seja grande coisa, ela tinha potencial e acabou se tornando a pior pokegirl. Os roteiristas abandonaram ela.

    Você tá falando coisas que não sabe. Eu gosto da Serena, não gosto é da fanbase de Amour, são os mais chatos desse anime.

    A mensagem do episódio, a reação do Ash e da Serena e sylveon no final já dizem tudo.

    A distorção foi você ignorar que o Brock flertava com as irmãs da Misty e não com ela.

    A idéia da linha vermelha, é uma interpretação que você faz do quadro geral. Do tema do episódio, da dinâmica trazida de volta. E de tudo que foi feito ali no episódio referenciando o que é o pokeshipping (que sempre foi aquilo ali).

    É teoria? Sim, o que não é ali? Que argumento é esse?
    Você tá tentando forçar que tudo tá dentro do mesmo balaio, quando existe certas diferenças. Se for por isso eu coloco até o shipping da Misty e James no mesmo patamar dos demais. Ou serena e clemont.

    Por que eu usaria a informação do seu episódio favorito???


    Camaleão é outro que só fala bobagem. Aliás, ele fala ainda mais bobagem que a maioria dos poketubers.

    Como o rapaz disse aí, ele sim é a verdadeira viúva de kalos.

    O que você queria era que o episódio 2 fosse mudado pro episódio final, é isso?

    Lá vem falar da 4kids. Ela com certeza aumentou muita coisa, mas não inventou nada, e você sabe disso.

    Você tem alguma dúvida que eles vão se encontrar novamente?? Sério? Leu algo do que eu disse sobre esses encontros.


    Não significaria nada. Isso é você falando como gostaria que seria e dizendo que só assim seria Canon. O próprio Ash já afirmou acreditar em destino.


    A idéia da linha vermelha é sólida por si. Não precisa de muita coisa. O único Canon possível aqui é uma coisa que já afirmaram que nunca farão, tornar o Ash adulto.


    Você prestou atenção na situação que narrou? Não percebeu que é ridícula? Não sou um desenho, não fico corado daquele jeito.

    E não importa o que fale, quem é que ele estava flertando ali? Qual era a intenção dele?

    Sim é viagem, por isso mesmo estão te chamando de viúva de kalos. Você faz tudo pra desqualificar o shipping mais possível pra tentar elevar o Amour. É uma postagem que não faz sentido. Mas que tem um objetivo.

    Achou cansativo? Também, com uma parede de texto dessas. Com informação que poderia ser resumida. Eu não tô interessado nos seus sentimentos, não precisa trazer eles a tona na discussão.


    Eu venho e crítico justamente o que interessa, o objetivo de uma postagem sem noção dessas.

    ResponderExcluir
  12. Tudo que posso dizer é que a animação ficou bisonha com os personagens em 2D e os cenários em 3D pouco harmônicos. Acho que a animação do SM mesmo infantilizada, ficou mais harmônica e bonita do que a do Jornadas, o sentimento que eu fiquei é de que eu estava assistindo aquela paródia Rock Lee SD ao invés da série principal, mas enfim.

    O Brock é o típico mulherengo, não acho que deixariam na atualidade o Brock dar encima de cada mulher bonita que via enquanto estava namorando ou casado com a Misty. Acho que o objetivo em si é deixar os comentários sobre a Ash ativos; não acho que eles planejam se livrar dele pra sempre, soa mais como se tivessem ido longe demais com o Jornadas e quando perceberam, não tinham mais como voltar atrás e tiraram o personagem pra dar um longo descanso pra depois voltar. Isso me lembra um pouco o caso Yu-Gi-Oh! que o estúdio não conseguia mais dar conta do anime, parece que a OLM atual não consegue mais entregar o anime Pokemon com a qualidade que entregavam até o início do SM e a Pokemon Company não quer colocar a série em hiato pra trocar de estúdio por enquanto.

    Acho que o que eu comentei é uma possibilidade, podem estar dando um tempo pra ver se a OLM conseguirá se reestruturar e não estavam querendo que continuassem a desgastar mais ainda o mascote do anime (o Ash com o seu Pikachu). Eu acho que é muito cedo pra definir o que eles realmente planejavam com o fim do Ash, mas acredito que quanto menos informações soltarem, mais especulações terão e mais gente vai se desinteressar.

    ResponderExcluir
  13. O comentário apagado foi que enviei sem querer antes de concluir, só para explicar. Mas, muda sim. A diferença de usar o verbo "ser" para o verbo "estar" é que não estou generalizando você, sua vida e suas ações à desinteligência. Você pode ser uma pessoa brilhante em diversos sentidos. Mas, não vou mentir e fingir que você, nessa postagem, não está sendo ignorante (em termos de inteligência mesmo), com argumentos tão fracos e contraditórios, uns sem embasamento algum, outros – como disse várias vezes – cobrando coisas que estão escritas na postagem, mas dizendo que não estão. Eu não sou uma pessoa culta e iluminada, mas, quando eu paro para criticar algo, eu critico e provo. E, melhor, eu não provo com argumentos que relendo o conteúdo mostram que estou escrevendo besteira.

    Fugindo? Kkk Nós estamos discutindo há 2 dias. Se eu quisesse fugir, nem estaria te dando palco. Só muda que tem tanta coisa que está ficando repetitiva, que está cansando. Não sei você, mas eu sou alguém ocupado.

    E sobre eu falar sobre o Amour para você, sinceramente, você tem algum problema, né? Kkk Nem que seja de esquecimento. O cara me mete Amourshipping desde o primeiro comentário, depois afirma que o Amourshipping não foi confirmado e eu estou falando mentira. Aí quando eu provo, com argumentos, PORQUE VOCÊ TOCOU NO ASSUNTO, mas é porque eu estou falando sobre o ship sem você mencionar. Ah, por favor, com você tem que ser desenhando mesmo. Passa todos os comentários dizendo que o fio vermelho é sólido, como se fosse canon, aí eu explico a diferença de canon para teoria, porque é uma teoria, e, "Mds, que terrível", eu toquei no tema sem também ele mencionar". Ah, son, sinceramente, segura o que você escreve, rapaz. Tá há dois dias rivalizando os ships e quer jogar a bomba agora para mim, porque estou contraargumentando seus comentários? E eu ainda sou quem está fugindo. Kkk

    Eu tenho certeza que você se diverte, porque estar sendo ignorante e infeliz é fogo. Você acreditando e se divertindo com o que escreve, no mínimo é melhor.

    Headcanon não é uma teoria? E essa postagem não é sobre uma teoria? Você está percebendo só agora? Não que seja um headcanon, mas só de você finalmente entender que não passou de uma teoria já é um grande avanço.

    A intenção dos roteiristas é citada desde a postagem, mais uma vez você sendo contraditório, mas, adivinha, a intenção não explícita não faz deixar de ser teoria. :)

    Não, não. Não temos mais cenas da Serena. Essa postagem só existiu porque estou fazendo uma série de postagem sobre o arco final, o anime criou um arco para o Brock de acabar com essa loucura dele atrás de mulheres e não fez isso, além de, na sua cena final, visualmente terem feito ele usar a Misty para a sua última cantada para suas irmãs. Disso que surgiu a teoria, de algo recente. Por que eu faria uma postagem da Serena com outro personagem gratuitamente? Só para provar a você que não me incomodaria? Ou melhor, se eu desse início agora às postagens dos ships entre Ash e as Pokégirls, eu deveria não fazer sobre o Amourshipping? Você sempre citando a Serena em contraponto com a Misty. Sempre. Mas aí não tem nada contra ela e eu quem estou citando sem você mencionar. Eu fico cansado de perder tempo com isso, e sou praticamente chamado de covarde. Kkk

    ResponderExcluir
  14. Pois é, eu achei a justificativa que usaram para o Brock tão ruim. Óbvio que ia ter as cantadas dele, elas sempre existiram, não é esse o ponto, mas usar isso como justificativa para sair em uma nova jornada? Pior, terem feito ele desistir de ser médico só para trabalhar para a dona do restaurante. Enfim, tudo pela risada das crianças...

    Justamente! Se isso da Rika for verdade e eles assumissem, claro que ainda ia dar uma tristeza, mas teria uma justificativa plausível. Recentemente Ash ficou até em primeiro na revista lá japonesa, como personagem que mais influenciou os consumidores. Acho que isso certamente revela o peso que tem no Japão, que é justamente onde eles se preocupam, em termos de anime.

    Acho que a estratégia de não revelar a real intenção de Jornadas em relação ao Ash era fazer os fãs dele assistirem e se afeiçoarem ao Goh, para que passassem a ser fãs do Goh. Se você reparar bem, ainda que tenham claramente suas diferenças, o Goh pegou muitas característica do Ash ao longo da série: as estratégias loucas, o amor incondicional pelos Pokémon, se jogar para salvá-los pondo a sua própria vida em risco. Ao mesmo tempo, o Goh tinha várias características que os fãs cobravam do Ash: relação com os pais, captura de Lendários, variedade maior de Pokémon. Talvez, a ideia era justamente fazer um "Ash melhorado", mas não tão igual para não ficar óbvio, e sabemos o resultado que deu, ao longo dos dois primeiros anos e que já fez o rumo de Jornadas mudar no decorrer.

    ResponderExcluir
  15. Justamente, eu me lembro de ter batido muito nessa tecla. Inclusive, até hoje tem uma postagem na minha lista de postagens interessantes para fazer, mas que nunca saiu dela, que seria as diferenças entre explicações internas e externas na história. Porque os que defendiam a introdução do Goh da forma como foi feita diziam que era porque ele era baseado no Pokémon Go. Tá, isso todo mundo sabia, mas, dentro do anime, como foi feita a explicação do porque com ele as coisas eram diferentes? Não usava Poké Bolas especiais, não falou saber nenhuma técnica diferenciada, ele só era diferente por conta da explicação externa e pronto. Sendo que, ao meu ver, isso deixa tudo muito mal feito, porque fica sem nexo. Outro ponto era os Lendários. Eu adoraria ver Ash com um Lendário, mas ele sempre foi abertamente contra, até brigou com o Eusine, na época de Johto. Aí, em Jornadas, ele apoia Goh sem mais nem menos. E tudo bem ele mudar de ideia, mas cadê a história fazendo isso acontecer, mostrando Ash ouvindo algo que o faça pensar que tudo bem um Lendário ser capturado. Ele simplesmente só vira adepto disso, como se sempre tivesse sido. Ash capturou Meltan sem saber o que era, assim como Poipole foi a pedido da Lusamine, para estudos. Mas, hoje em dia, acho que essa postagem perderia o sentido kkk, até porque, pelo pouco que vi, Horizontes tem se preocupado mais em esclarecer o funcionamento do Mundo Pokémon de acordo com a nova proposta.

    Pois é, quando algo é mencionado, geralmente é de alguém que saiu de lá já. E saber dialogar com os fãs é uma questão de respeito e inteligência. Não é sair pedindo consentimento aos fãs de tudo ou mostrar cada decisão, como você colocou, até porque muitos fãs têm gostos bem questionáveis que, às vezes, poderiam ser bem negativos ao serem seguidos, em diversos sentidos. Sendo que conseguir ter uma troca mais clara, manter a transparência, mostrar respeito e gratidão por aqueles fãs é até mesmo uma forma de garantir que estarão satisfeitos e se manterão fiéis. E, também como você citou, quando essas informações vazam, acaba repercutindo de forma muito negativa, porque as pessoas se sentem enganadas. Um exemplo que não teve muita repercussão assim, mas que serve, é termos descoberto tantos anos depois que só tiraram a Misty do anime porque acharam que seria melhor para os telespectadores masculinos ver outras garotas bonitas na tela. Não tenho nada contra a troca de personagem, mas esse motivo soa tão idiota, ainda mais se levarmos em conta que estamos falando de crianças de 10 anos.

    ResponderExcluir
  16. Acredita na chance, então, de escutarem os fãs que há tanto tempo pedem por uma adaptação do Mangá? Eu me perdi um pouco do Horizontes, ainda preciso ver os dois últimos episódios, mas acho que baixarei hoje, ainda que precise de mais tempo para opinar.

    Então, mas a questão da Misty eu trouxe exatamente por isso. Eles não revelaram ser esse o motivo, na éporca, aí depois de tanto tempo anunciam em uma entrevista. Você pensa "é porque isso que tivemos Misty, May e Dawn enquanto Brock seguiu?". Sobre as Pokégirls, eu encontrei o possível motivo para só algumas delas terem ido para o anime, em um dia que botei minha cabeça para pensar. Kkkk Tem em uma postagem, quando eu estava tentando prever os amigos do Ash em Galar, antes de saber que viria um "Jornadas" pela frente. Vou ver se acho e coloco o link aqui, caso se interesse. Faz tempo que fiz, mas me lembro de ter achado que fazia sentido, na época. Só está um pouco desatualizada, porque ainda estavam saindo os personagens de Galar quando fiz. Kkk (Ops, tentei aqui, mas não consigo colar o link respondendo pelo cell, só pelo note). Talvez eu faça uma postagem só sobre isso no futuro.

    Concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  17. Eu queria ser tão positivo assim quanto a uma adaptação no mangá, mas se você pensar que as mudanças recentes foram ocorrer justamente porque estão fazendo de tudo pra trazer mais crianças para a franquia, é meio difícil de entregarem o nível de qualidade e maturidade que o público espera. Sobre as pokegirls não tenho muito o que falar, a própria Blue e a Kris estão entre as que o pessoal mais antigo mais gostava no mangá e não receberam adaptaçãp, as contrapartes May e da Iris receberam uma adaptação péssima e em nenhum momento chegaram perto de ser tão boas quanto as versões do mangá; e a Gloria foi sacrificada em nome do modelo Jornadas e o Goh e a Chloe, não tem muito o que falar. Confesso que o Advanced foi bem chato de acompanhar, a única coisa divertida era a personalidade encrenqueira do Ash, mas só, talvez a Misty deveria ter ficado ao menos por mais uma temporada, e nunca vi problema em trocarem as pokegirls, afinal graças a isso algumas personagens queridas dos jogos e mangá acabarem sendo adaptadas, por mais bobo que tenha sido o motivo da troca.

    ResponderExcluir
  18. Então, mas, de acordo com o padrão que encontrei, a questão não é a popularidade, mas sim a participação delas no jogo de acordo com a escolha do protagonista masculino (tendo como base que, no anime, sempre é o Ash). Se você seguir essa lógica, de acordo com os jogos lançados na época do anime, vai ver que só as Pokégirls que coexistiram com o protagonista masculino no jogo foram levadas ao anime. Quando não, era a líder de ginásio mais nova da região.

    ResponderExcluir
  19. Entendi, então a base eram os jogos e a dinâmica deles, então faz um pouco mais de sentido.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar