logo

Pokémothim

Análise: Contrary



Olá pessoal.
Venho com uma análise um pouco diferente, mas que poderá ser útil na hora de realizarem vossas escolhas para o competitivo. Nessa análise e nas próximas que trarei para vocês, irei destacar determinada habilidade e quais Pokémon utilizam melhor dela, explorando ao máximo o que ela tem à oferecer. E para começar, decidi escolher uma habilidade bem curiosa chamada Contrary.

Poucos Pokémon possuem essa habilidade e dentre esses estão Shuckle, Spinda, Inkay, Malamar, Snivy e suas evoluções.



Por se tratar de uma habilidade inutilizada até hoje, bem como os Pokémon que possuem-na serem de tiers mais baixas, Malamar se tornou o usuário mais adequado para tal.
Um motivo muito plausível para essa afirmação é o movimento Superpower, que é muito usado no competitivo, mesmo tendo um fator contra: a redução em Attack e Defense do usuário.
Com a habilidade Contrary, obviamente isso se torna muito mais gratificante e benéfico para Malamar. Outro ponto positivo é a dor de cabeça que Sticky Web pode lhe causar. Se esta já foi utilizada pelo oponente, Malamar entra em campo e de imediato recebe um aumento em sua Speed. King’s Shield também pode ser um motivo ótimo para atacar Aegislash sem medo, além de Malamar contar com Night Slash e Foul Play caso o adversário esteja com Attack elevado.
____________________


#687 Malamar (Dark/Psychic)

Malamar @ Leftovers
Nature: Impish
EVs: 252 HP| 252 Def | 4 Atk

Psycho Cut / Swagger
Superpower
Foul Play / Night Slash
Topsy-Turvy / Toxic / Substitute

Superpower proporciona o ganho em Attack e Defense, sendo assim a melhor forma possível de aumentar os stats de Malamar e ao mesmo tempo causar um dano razoável em seus oponentes. Esse moveset também limita as chances do oponente de realizar trocas favoráveis a ele, dando tempo para Malamar lançar Toxic ou levantar Substitute. Topsy-Turvy é uma boa opção para virar o jogo, se utilizado no momento certo e contra o oponente certo. Swagger juntamente de Foul Play também pode ser uma ótima parceria depois de alguns Superpower’s. Foul Play também age sozinho contra Aegislash depois de Swords Dance, desbancando essa estratégia manjada.
A incapacidade de Malamar restaurar seu HP via Recover\Slack Off o limita à depender de Leftovers e utilizar Rest, o que pode ser muito prejudicial, não apenas para Malamar, mas também para o resto do time já que o adversário ganhará dois turnos livres.
A sua combinação exótica de tipos proporciona uma tabela de danos igualmente exótica. Malamar não possui resistências, é imune à Psychic e suas fraquezas são Fairy (x2) e Bug (x4). Contudo, Malamar deve ser usado contra physical sweepers não abusivos para que possa ser benéfico para seu time e para si mesmo.

O que pode servir de ajuda?

Ferrothorn
Por ser Steel, pode levar danos de movimentos Fairy sem medo (principalmente Play Rough) além de lançar Leech Seed fácil. Por ser resistente a muitos ataques comumente usados no competitivo (embora não muito contra outros), Ferrothorn pode retornar e dar chance para o resto do seu time agir. Consequentemente nesse meio tempo, Malamar entra em campo e em caso de apuros, Ferrothorn pode aparecer novamente e resistir. Quanto ao tipo Bug, mesmo levando danos normais, a resistência de Ferrothorn pode ser viável.

Usuários de Stealth Rock
Volcarona é um caos depois de Quiver Dance e também é o Pokémon do tipo Bug com maior Sp. Attack na tier OU (sim, até mais que Genesect). O fato de Malamar não abusar de Sp. Defense, apenas aumenta essa preocupação.  Mesmo Ferrothorn sendo um usuário frequente de Stealth Rock, ele se compromete igualmente contra Volcarona, Charizard e outros. Nesse caso, é preferível Tyranitar ou Tyrantrum.

Special Wall
Blissey pode abusar de Toxic, dando uma contagem regressiva para oponentes ameaçadores, bem como também é uma ótima usuária de Counter e Wish, resgatando Malamar de uma possível derrota e dando suporte para sua falta de movimentos regenerativos.
____________________


#327 Spinda (Normal)

Spinda @ Life Orb
Nature: Brave
EVs: 252 HP | 252 Atk | 4 Sp. Def

Trick Room
Superpower
Sucker Punch
Psych Up / Teeter Dance / Hypnosis / Toxic

Outro usuário de Superpower. Porém jamais é recomendável a utilização de Spinda no competitivo por vários motivos. 1º, Spinda possui stats baixos que não colaboram para que ele permaneça em campo por sequer um turno ou dois. 2º, apenas Contrary se encaixaria bem em Spinda caso este possuísse alguma resistência. 3º, sua imunidade à Ghost também é sua maldição mesmo com Sucker Punch em seu moveset, o que o limitaria à utilização de Toxic. 
Por esses e outros motivos, Spinda se encontra na tier Neverused, a qual é composta por Pokémon que possuem as mesmas ou quase as mesmas deficiências em batalha. Portanto Spinda sequer seria útil em uma tier maior.
Superpower também é o único motivo real para que Spinda utilize Contrary, já que ele não poderia abusar de outros recursos para ter ganhos em reduções provenientes do adversário, deixando a própria habilidade à mercê de seus limites.
____________________


#497 Serperior (Grass)

Serperior @ Life Orb
Nature: Timid
EVs: 252 Spe | 252 Sp. Atk | 4 HP

Leaf Storm
Giga Drain
Taunt / Substitute / Leech Seed
Hidden Power (Rock)

Com Contrary sendo sua habilidade, Serperior se torna ainda mais difícil de lidar. Essa habilidade não lhe cai bem por impossibilitar a utilização de Calm Mind (o que é bem mais viável, já que possui boa Sp. Defense) e de qualquer outro movimento que possa aumentar seus stats. Assim sendo, Leaf Blade é o único movimento que se torna viável. Giga Drain pode causar danos, restaurar seu HP e suprir o dano residual de Life Orb. Taunt é recomendado por Serperior ter defesas razoáveis, mas deve ser utilizado na hora certa. Substitute serve como um bom escudo, já que Serperior pode utilizar de Giga Drain. Leech Seed é apenas uma outra opção para essas condições. Caso Serperior não possua a habilidade Contrary, Leech Seed pode ser substituído por Calm Mind. Hidden Power (Rock) pode dar um jeito em Pokémon do tipo Fire, Bug e Flying, além de ser calculado através do Sp. Attack de Serperior, unindo o útil ao agradável já que nesse moveset se encontram Leaf Storm e Giga Drain.
Assim, Serperior pode se tornar um special sweeper se for bem sucedido com Leaf Storm recebendo um ganho de dois níveis em seu Sp. Attack. Lembrando que Serperior tem um desempenho melhor sem a habilidade Contrary, mas nesse caso, até vale a pena saber como Serperior utilizaria dessa habilidade.
____________________

#213 Shuckle (Bug/Rock)

Shuckle @ Leftovers
Nature: Careful
EVs: 252 HP | 252 Sp. Def | 4 Def

Power Split
Shell Smash
Toxic
Stealth Rock

Shuckle é pouco usado, mesmo com Contrary. Como seus únicos movimentos que modificam os stats são Shell Smash e Rock Polish, Contrary em Shuckle não é uma boa opção. Shell Smash, apenas aumentaria Defense e Sp. Defense que já são absurdamente altas, sendo desnecessária a utilização desse movimento ao menos que Shuckle consiga utilizar Power Split para transferir as baixas no seu ofensivo para o oponente. Shuckle pode utilizar melhor de suas defesas para prejudicar o oponente com movimentos sem danos diretos como Toxic e Stealth Rock.
____________________

Contudo, temos Malamar como melhor Pokémon que possui essa habilidade, já que conta com melhores fins estratégicos.

Relembrando as vantagens de Contrary em Malamar:

→ Sticky Web passa a ser favorável, aumentando Speed em um nível.
→ King’s Shield também pode aumentar o Attack de Malamar.
→ Movimentos que têm efeitos diretos ou colaterais negativos, reduzindo os stats de Malamar, passam a ser benéficos.
→ Superpower se torna o melhor método para dar um "up" nos stats de Malamar.

Bom pessoal, essa foi a primeira análise das habilidades. Aceito sugestões para a próxima análise. Abraços e até a próxima semana.
Revisão: Diego

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.










--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar