logo

Pokémothim

Análise: Heliolisk


Heliolisk

Electric / Normal

Habilidades

Dry Skin:
Recupera HP se acertado por um movimento tipo Water, recupera HP aos poucos em Rain, toma mais dano de golpes Fire e recebe dano quando estiver Sun.

--------------------------------------------------------
Sand Veil:
Aumenta evasion em Sandstorm, também não recebe dano da mesma.
--------------------------------------------------------
Solar Power (Hidden Ability):
Quando estiver em climas de Sun, aumenta seu Sp. Attack em 50%, porém toma um pouco de dano a cada turno.

Base Stats


Tabela de dano

x0 Ghost
 --//--
Electric Flying Steel
x1Normal Fire Water Grass Ice Poison Bug Psychic Rock Dragon Dark Fairy
x2 Fighting Ground
x4  --//--
Nota: Com Dry Skin, movimentos do tipo Fire tiram 1,25X de dano e movimentos do tipo Water não causam nenhum.

Overview


Heliolisk chegou na 6ª geração bem despercebido, apenas outro tipo Electric com altos Sp. Attack e Speed. Não posso afirmar que isso mudou, mas no lagarto há pequenos detalhes que fazem uma grande diferença, um exemplo são suas habilidades Dry Skin e Solar Power, mesmo com o nerf de clima acaba o tornando bem mais versátil. Heliolisk também possui um movepool variado, não muito, mas melhor que muitos Pokémon que exercem basicamente a mesma função e precisam de Hidden Power para completar o set. Entretanto, todos os Pokémon tem suas desvantagens e Heliolisk tem bastantes graças às suas baixíssimas defesas, não tendo muitas chances contra adversários mais rápidos ou Tanks que aguentam seus ataques e retaliam forte, além de ser totalmente bloqueado por boas Special Wall's, necessitando sempre de ótimos parceiros de equipe.

Movesets

Attack with the rain sound
● Thunder / Thunderbolt
● Surf
● Focus Blast / Grass Knot
● Volt Switch / Hidden Power [Ice] / Dark Pulse  
Ability: Dry Skin
Item: Life Orb / Choice Specs
Nature: Timid
Efforts: 4 HP / 252 Sp. Attack / 252 Speed

Nos movesets, vamos aproveitar ao máximo suas Abilitys, aqui vamos desfrutar de Dry Skin. Poder recuperar seu HP na chuva já é uma grande coisa, agora que tal recuperar HP quando acertado por movimentos tipo Water? Com isso, Heliolisk consegue se salvar de muitos Aqua Jet e movimentos que poderiam o prejudicar bastante, os movimentos propostos são basicamente para atacar sem medo e com o maior poder possível, Thunder é poderoso e tem accuracy máxima em rain, porém, se o rain acabar vai complicar bastante, sendo Thunderbolt um pouco mais seguro e mais fraco. Surf dá coverage aos tipos Ground e ficam mais fortes em clima chuvoso, Volt Switch dá uma boa condição de Scout e os outros movimentos servem para dar coverage e preencher slots. O Ev Spread indica uma forte opção ofensiva, que é o propósito do moveset, o mesmo para os itens.

The sun is beautiful

● Volt Switch / Thunderbolt
● Focus Blast
● Grass Knot
● Dark Pulse
Ability: Solar Power
Item: Life Orb / Choice Specs
Nature: Timid
Efforts: 4 HP / 252 Sp. Attack / 252 Speed

Em climas ensolarados, Heliolisk vai ficar ainda mais poderoso graças sua ability Solar Power, e combinado com Choice Specs ou Life Orb, causa danos estrondosos em muitos Pokémon. Seus movimentos são focados todos ofensivamente, com ótimas opções de coverage, mas a maior dúvida aqui é: Life Orb ou Choice Specs? Bom, Life Orb permite que Heliolisk possa desfrutar de todos seus movimentos sem ficar preso em um só, porém, dá um dano recoil e junto com o dano do Solar Power pode ser muito prejudicial. Choice Specs deixa seus movimentos ainda mais poderosos, mas o prende em um só, sendo de grande utilidade ao lado de Volt Switch. Fica a escolha do treinador.

Outras Opções


- Substitute: Ótimo com Dry Skin, já que a ability permite uma rápida recuperação.

- Hyper Beam: Por ser STAB e ter 150 BP pode ser muito viável em um set de Solar Power + Choice Specs, com certeza causando danos fortíssimos.

- Choice Scarf: Boa opção com Volt Switch, permitindo uma opção rápida de Scout.

- Parabolic Charge: Acaba não sendo muito útil graças sua baixa BP, porém, sua recuperação de HP pode ser útil.

- Electric Terrain: Aumentar seus movimentos do tipo Electric em 50% de power pode ser útil, porém, é raro sobreviver a um movimento ou encontrar boas oportunidades para utilizar.

Companheiros de Equipe

Já que Heliolisk trabalha especialmente em climas, obviamente seus companheiros de equipe principais são Weather Inducers, sendo Politoed em sets de rain ou Ninetales e Mega Charizard Y em sun, também podendo ser utilizado Pokémon com Prankster e Rain Dance / Sunny Day. É muito importante para Heliolisk um suporte contra Hazards, principalmente por ter dificuldades com Sticky Web e também outros tipos, sendo recomendado algum parceiro com Defog ou Rapid Spin. Colocar Hazards é uma grande ajuda, Skarmory é imune a Ground e possui Spikes / Stealth Rock, podendo ser uma grande ajuda. Basicamente, Pokémon que resistam a todas suas desvantagens podem ser ótimos parceiros para Heliolisk se sair bem em suas batalhas.

Predadores

Heliolisk por ser um Special Attacker, tem um grande problemas com Pokémon que exercem a função de Special Wall, como por exemplo Blissey, Chansey, Zapdos, Rotom-W, Goodra, Latias e que resistem muito bem todos seus movimentos. Pokémon do tipo Grass como Venusaur resistem tranquilamente a basicamente tudo que Heliolisk tem para atacar e podem o derrotar sem tantas dificuldades. Pokémon que tem fortes Mach Punch oferecem um grande problema, o mesmo para utilizadores de outro tipo de prioridade a não ser Aqua Jet e Shadow Sneak. A maioria dos Pokémon que são mais rápidos que Heliolisk ou mesmo utilizadores de Choice Scarf conseguem derrotá-lo em OHKO facilmente, por ser um Pokémon bem frágil.
Revisão: Diego

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.









--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------



Sobre abc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar