logo

Pokémothim

Análise: Scizor



E aí povo! Márcio aqui com mais uma análise de sexta-feira. Hoje trago ele, que é muito famoso e usado no competitivo, a tesoura favorita do mundo Pokémon, Scizor! Vamos conferir?

 Scizor


Bug Steel
OverUsed

Habilidades

Swarm: Golpes do tipo Bug aumentam em 50% quando o HP deste Pokémon estiver abaixo de 1/3.

Technician: Golpes com Base Power de 60 ou menos aumentam em 50%.

Light Metal (Hidden Ability): O peso deste Pokémon é diminuído pela metade.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Poison
Grass
Normal Ice Psychic Bug Dragon Steel Fairy
x1Water Electric Fighting Ground Flying Rock Ghost Dark
x2--/--
x4Fire
 

 Mega Scizor


Bug Steel
OverUsed

Habilidade

Technician: Golpes com Base Power de 60 ou menos aumentam em 50%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Poison
Grass
Normal Ice Psychic Bug Dragon Steel Fairy
x1Water Electric Fighting Ground Flying Rock Ghost Dark
x2--/--
x4Fire

Overview
Scizor sempre foi um Pokémon muito bom desde a metade da 4ª geração. Sua combinação de Technician com Bullet Punch, somado com seus 130 de Atk stat golpeia extremamente forte em muitos Pokémon do seu Tier. E isso ainda não é tudo o que ele tem. Defesas elevadas, movepool muito bom e uma combinação de tipo com uma única fraqueza faz do Scizor um Pokémon preferido de muitos. Até mesmo ganhou uma Mega evolução que é, na minha opinião, bem desnecessária, pelo fato dele ser bem forte por si só.

Movesets
Tesoura Dançarina -
● Swords Dance
● Bullet Punch
● Bug Bite | U-turn
● Superpower | Knock Off | Pursuit
Ability: Technician
Item: Life Orb
Nature: Adamant
Efforts: | 252 Atk | 6 Sp.Def 252 Spd

Esse set é totalmente focado na ofensvidade. Sempre que tiver uma oportunidade, use Swords Dance. Mesmo se usado apenas uma vez, seu Bullet Punch já é forte o suficiente para dar OHKO em muitos Pokémon do seu oponente. Essa é a melhor combinação do Scizor, então os outros golpes são somente para certas situações.
Bug Bite funciona como STAB do tipo Bug, que se transforma num poderoso golpe devido a habilidade Technician, e é ótimo para pegar certos oponentes. U-Turn, embora seja um golpe mais fraco, permite com que Scizor dê um scout lento, recebendo dano no lugar do Pokémon que você queira que esteja na batalha. Superpower é bom para ser usado contra oponentes do tipo Steel que resistem ao seus STAB's, como Heatran, porém Knock Off consegue pegar alguns oponentes do tipo Steel que recebem dano neutro de Superpower, como Metagross e Jirachi. Pursuit, no final, é ótimo para finalizar oponentes que tentem dar switch-out enquando enfrentam Scizor, como Lati@s.
 
MegaTesoura Dançarina -
● Swords Dance
● Roost
● Bullet Punch 
● Bug Bite | U-turn | Superpower
Ability: Technician (Technician)
Item: Scizorite
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 38 Atk | 220 Sp. Def

Como eu poderia esquecer de sua Mega evolução? É claro, a falta de Life Orb ou Choice Band é uma grande perda para a eficácia do Scizor, mas o Mega Scizor teve um grande aumento na defesa, porque não usar isso ao seu favor? Nesse set, Scizor deixa de simplesmente atacar para atacar enquanto defende (Tank).
O moveset não recebe grandes alterações. Swords Dance serve para aumentar o Atk de Scizor, deixando o seu Bullet Punch acompanhado de Technician ainda mais poderoso. Roost é o grande diferencial, permitindo com que M-Scizor dure por muito mais tempo na batalha. E, no final, fica por sua opção: Bug Bite como STAB do tipo Bug poderoso, U-Turn também como STAB do tipo Bug, porém menos poderoso e lhe dando opção de scout, e Superpower para destruir qualquer oponente que resista o Bullet Punch.

Outras Opções
Acrobatics + Flying Gem: Auto explicativo, e uma opção bem forte. Contudo, é apenas acessível nos jogos da 5ª geração.

Choice Band: Scizor também é ótimo como Choicer, mas teria de abandonar o Swords Dance e dar prioridade ao U-turn no lugar.

Companheiros de Equipe
Scizor tem uma grande fraqueza: O tipo Fire. E não é só nos golpes de dano, também no status Burn. Para resolver esses problemas você precisa de companheiros de equipe que o cubram dessa fraqueza. Pokémon dos tipos Water, Ground e Rock são essenciais, ainda mais os que tem defesas elevadas como Gastrodon ou Vaporeon. Para o Burn, tanto o golpe Heal Bell quanto Pokémon com a ability Healer são bem-vindos.

Checks e Counters
Scizor é um Pokémon muito usado no competitivo, e saber como lidar com ele é sempre útil. Primeiro saiba que ele não pode se curar de Burn sozinho (a menos que seja um com Safeguard ou Rest, o que é bem improvável), então Will-o-wisp é um ótimo golpe para limitar seu Atk. Depois de limitado, Scizor não pode fazer grandes coisas sem Swords Dance. Para limitá-lo ainda mais, Taunt para evitar o Swords Dance ou até mesmo Roost, ou simplesmente use um golpe do tipo Fire que um 2HKO é garantido mesmo sem STAB. Fique atento, é claro, com Status Healer's, pois assim que Scizor perder o Burn, seu Bullet Punch pode fazer um grande estrago.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar