logo

Pokémothim

Análise: Clefable



E ai povo, tudo bom? Aqui estou novamente com mais uma análise de sexta-feira! Hoje eu trouxe ela, a estrela cadente mais gorda fofa que existe, Clefable! Vamos conferir?

 Clefable


Fairy
Overused

Habilidades

Cute Charm: Quando o oponente desfere um golpe físico neste Pokémon, ele tem 30% de chance de ficar com status Attract (Atraído).

Magic Guard: Previne qualquer dano exceto por golpes diretos.

Unaware (Hidden Ability): Ignora modificações de status do oponente.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Dragon
--/--
Fighting Bug Dark
x1Normal Fire Water Electric Grass Ice Ground Flying Psychic Rock Ghost Fairy
x2Poison Steel
x4--/--


Overview
Clefable é muito usado no competitivo atualmente por ser um ótimo healer. Tem defesas bem aceitáveis, movepool excelente e variável e um novo tipo com apenas duas fraquezas em troca de três resistências e uma imunidade. Clefable também é conhecido como um dos melhores usuários de Unaware, além de também ser um ótimo usuário de Magic Guard. E sua evolução anterior, Clefairy, era para ser o Pokémon principal de Ash no anime no lugar de Pikachu, sabia?
Porém Clefable não é perfeito, possuindo defesas apenas medianas, e sendo fraco contra vários oponentes bastante usados no seu tier, como M-Metagross, Scizor/ M-Scizor, etc. Mas no final, Clefable é um Pokémon adorável, bom e acessível, e que se encaixa em praticamente qualquer time. Basta saber como e quando usá-lo.

Movesets
- Estrela cadente -
● Wish
● Aromatherapy | Flamethrower
● Moonblast
Protect
Ability: Magic Guard | Unaware
Item: Leftovers
Nature: Bold | Calm
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Atk
ou 252 HP | 6 Sp.Atk | 252 Sp.Def |

Simplesmente usando a Clefable como Cleric. O primeiro set de EV's com a nature Bold faz de Clefable uma Physical Wall, enquanto que o segundo set com a nature Calm faz dele uma Special Wall. Você pode optar por usar Unaware como habilidade para transformar Clefable numa Wall que consiga parar oponentes com golpes de set-up, porém Magic Guard também é útil, impedindo que a estrela cadente sofra com status como Badly Poison.
Enquanto que Wish pode ser para recuperar o HP dos aliados ou até mesmo da própria Clefable, Aromatherapy retira qualquer condição de status dos aliados. É a combinação perfeita para aumentar a durabilidade do seu time. Moonblast é um golpe STAB para infligir dano em certos momentos da batalha. Você pode usar Flamethrower no lugar de Aromatherapy para possuir uma coverage perfeita, já que a combinação desse golpe com o golpe STAB de Clefable só é resistida por Heatran. Protect, finalmente, serve para proteger Clefable, tendo várias utilidades como garantir o Wish em si mesmo, recuperar um pouco de HP com Leftovers, comer PP do golpe do oponente, etc.
 
Estrela calma -
● Calm Mind
● Moonlight
● Moonblast
● Hidden Power (Ground) | Psychic | Fire Blast
Ability: Magic Guard
Item: Life Orb
Nature: Modest
Efforts: | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Atk

Clefable também pode usar um set mais ofensivo. Com a ability Magic Guard, Clefable não recebe o dano provido do Life Orb, e ainda sim ganha 30% de bônus nos seus golpes, o que é uma perfeita combinação para um set ofensivo. Calm Mind, o golpe principal do set, irá aumentar seu Sp.Atk e seu Sp.Def. Com dois Calm Mind's, seu Moonblast ficará simplesmente devastador. E para aqueles que resistem ao Moonblast, no último slot temos golpes para cobrir Clefable desses tipos. O mais recomendado é o Hidden Power Ground, que cobre Clefable dos três tipos que resistem a golpes Fairy (Fire, Poison e Steel). Mas caso você esteja com preguiça de mexer com IV's, as outras opções são Psychic para cobrir os tipos Poison, e Fire Blast para os tipos Steel. Por fim, Moonlight para recuperar o HP de Clefable quando necessário.
 
- Estrela armazenadora -
● Cosmic Power
● Stored Power
● Flamethrower Moonlight | Wish
● Moonblast
Ability: Magic Guard
Item: Leftovers
Nature: Bold
Efforts: | 252 HP | 130 Def | 128 Sp.Def

Já este set é um pouco arriscado no começo, mas depois de alguns turnos usando Cosmic Power e Moonlight, Clefable se transformará numa Wall extremamente poderosa. O que é ainda mais legal é que Cosmic Power, que aumenta tanto sua Def quanto sua Sp.Def, se usado várias vezes, vai aumentando cada vez mais o poder de Stored Power, que pode chegar a 100 de BP apenas usando Cosmic Power duas vezes. É claro, não esqueci que Pokémon do tipo Dark não recebem dano de golpes Psychic. Nesse caso, Moonblast deve dar conta do recado. Mesmo assim existem alguns counters para este set, como Bisharp, que pode ser lidado com Flametrhower. porém você provavelmente irá optar por Moonlight para manter o HP de Clefable sempre cheio. Wish é uma opção para substituir Moonlight por dar uma função secundária de Wish Passer para o seu Clefable.

Outras Opções
Stealth Rock: Golpe Entry Hazard para um Pokémon defensivo. É, pode dar certo.

Thunder Wave: Ótimo para cortar a velocidade do oponente, ainda mais que a Spd de Clefable não é lá essas coisas.

Companheiros de Equipe
Bom, a Spd de Clefable não é das melhores, então um suporte com Sticky Web como Galvantula pode ser uma ótima opção. Depois disso, tenha sempre um Pokémon com golpes do tipo Fire, Psychic e principalmente Ground no time, para cobrir a Clefable dos tipos Fire, Poison e Steel que resistem ao seu STAB. Possuir companheiros que resistam às fraquezas de Clefable (Steel e Poison) também é uma ótima opção. Simples assim. 

Checks e Counters
Clefable é um support, e o maior inimigos de Pokémon support's é o golpe Taunt. Com Taunt, Clefable fica restringida a usar Moonblast ou dar switch. Pokémon como Bisharp podem dar counter em Clefable facilmente, usando Taunt e Iron Head logo em seguida, embora ele receba um dano neutro de Moonblast. Já entrando nisso, os principais counter's para Clefable são suas fraquezas na tabela de tipo, que são os tipos Steel e Poison, principalmente os que atingem ela fisicamente, já que a Def é a sua menor defesa.  

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar