logo

Pokémothim

Análise: Rhyperior


Fala povo, tudo bom? Aqui estou novamente com mais uma análise de sexta-feira! Hoje trouxe ele, o Pokémon furadeira mais amedrontador do mundo Pokémon (e um dos mais gordos também), por sugestão de um leitor, Rhyperior! Vamos dar uma olhada?

 Rhyperior



Rock Ground
Rarelyused

Habilidades

Lightningrod: Golpes do tipo Electric serão redirecionados para este Pokémon enquanto ele estiver no campo de batalha. Golpes do tipo Electric não causam dano neste Pokémon e aumentam seu Sp. Atk em 1 nível. Se o Pokémon que possuir esta habilidade for do tipo Ground, golpes do tipo Electric são redirecionados para este Pokémon porém seu Sp. Atk não é elevado.

Solid Rock: Dano de golpes super-efetivos é diminuído em 25%.

Reckless (Hidden Ability): O poder de golpes com recuo (recoil) aumentam em 20%.

Base Stats

Tabela de dano

x0Electric
Poison
Normal Fire Flying Rock
x1Psychic Bug Ghost Dragon Dark Fairy
x2Ice Fighting Ground Steel
x4Water Grass


Overview
Rypherior tem stats defensivos e um Atk de invejar qualquer Pokémon, entretanto sua combinação de tipo é o que impede de Rypherior de sair do tier RU. Ter duas fraquezas x4 extremamente comuns não é nada legal, e ele seria pior que sua evolução anterior, Rhydon, se não fosse pela sua ability Solid Rock que ajuda a diminuir o poder de golpes super efetivos. E embora ele tenha um movepool ofensivo bem sólido, stats pra lá de bons e Solid Rock para ajudar com suas fraquezas, existe outra coisa que impede ele de sair do tier RU, e é a dificuldade de conseguí-lo, precisando deixar um item específico com seu Rhydon e trocá-lo com outra pessoa, o que nem sempre é viável para todos.

Movesets
- Meu vestido é o poder -
● Stone Edge | Rock Slide
● Earthquake
● Megahorn | Ice Punch
● Thunder Fang | Dragon Tail | Hammer Arm
Ability: Solid Rock
Item: Assault Vest
Nature: Adamant
Efforts: | 130 HP | 252 Atk | 128 Sp.Def

A Sp.Def de Rhyperior é bem baixa, e para resolver esse problema eu sugiro este set de Assault Vest. É um set totalmente ofensivo e que, por causa da Spd de Rhyperior, funciona perfeitamente num time de Trick Room. No primeiro e no segundo slot temos os golpes STAB, sendo Rock Slide uma opção para batalhas em dupla ou simplesmente pela chance de Flinch. Megahorn e Ice Punch cobre o Rhyperior contra Pokémon do tipo Grass, porém se você não estiver usando um time de Trick Room, a melhor escolha que você pode fazer caso apareça um Pokémon deste tipo é fugir para as colinas (ou dar um switch). Thunder Fang o cobre contra o tipo Water; Dragon Tail é para forçar um switch de um Pokémon que irá dar counter em Rhyperior, porém fique atento ao tipo Fairy; Hammer Arm é um golpe furioso que diminui a Spd de Rhyperior, o que é bom caso esteja num time de Trick Room.
  

Pedra maciça -
● Protect | Stealth Rock
● Stone Edge | Rock Slide
● Earthquake
● Dragon Tail | Megahorn | Toxic
Ability: Solid Rock
Item: Leftovers | Life Orb
Nature: Brave ou Relaxed
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Def

Enquanto que o set de Assault Vest seria transformar Rhyperior num Pokémon "tanto bate até que fura", este transforma Rhyperior em algo parecido com um "suporte ofensivo" para o time. O primeiro slot é o mais importante, já que o melhor suporte que Rhyperior pode ser é de Stealth Rock, porém esse é um golpe que Rhyperior somente aprende em BW, então Protect vira outra opção, servindo para recuperar o HP ou para dar dano com o Toxic do último slot. No segundo e no terceiro slot temos os golpes STAB, enquanto que no último slot temos Dragon Tail que é muito útil num set de Stealth Rock, Megahorn para cobrir contra outros tipos e Toxic para infligir algum status. Leftovers é recomendado para o set de Stealth Rock e/ou Toxic, enquanto que Life Orb seria para o set mais ofensivo com Megahorn. 


Outras Opções
Rest-Talk set: Como ele tem bons stats defensivos, este set pode funcionar bem nele em algumas batalhas.

Curse: Ele diminui sua Spd para aumentar sua Def e Atk. É perfeita para times baseados em Trick Room.

Companheiros de Equipe
A primeira coisa a pensar seria um suporte de Trick Room. Caso seja Single Battle, eu posso sugerir Cofagrigus que além de ser um suporte para este golpe, ele ajuda levando zero dano de golpes do tipo Fighting num switch. Já em Double Battle, qualquer Pokémon com esse golpe é um bom suporte para ele. 
Depois disso, temos os que resistem as fraquezas de Rhyperior, especialmente os que resistem golpes do tipo Water e Grass. A primeira coisa que vem em mente são os Pokémon que tem Storm Drain, Water Absorb e Sap Sipper. Cacturne, que resiste golpes do tipo Grass e tem Water Absorb, é um bom companheiro para essa função, embora ele não cubra o tipo Ice e Fighting. Mas isso é facilmente resolvido com um outro Pokémon que resista a esses dois, como Aegislash ou Jellicent. 


Checks e Counters
Sem Trick Room, Rhyperior é um Pokémon extremamente fácil de desmaiar, principalmente quando leva golpes do tipo Grass e Water. Embora ele tenha Solid Rock, esta habilidade tecnicamente faz com que ele tenha uma fraqueza x3 ao invés de x4 a esses tipos, oque ainda não é o suficiente. Outra coisa que vale lembrar é que sua Sp. Def é medíocre. Então, a fórmula para ser um Check de Rypherior é ser rápido e ter golpes do tipo Water e/ou Grass, principalmente golpes Special. Greninja é um bom exemplo de Check neste caso.
Para Counter, você precisa além de ser mais rápido que Rypherior e ter um golpe que infligirá um bom dano, você precisa resistir aos seus STAB's do tipo Ground e Rock. Vaporeon faz esse trabalho extremamente bem, resistindo aos STAB's de Rypherior e devolvendo Scald que será um OHKO com certeza.

Revisão: Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.









--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:


--------------------------------------------------------------------------------------



Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar