logo

Pokémothim

Análise: Tipo Fogo



Hi, Minna-san! Tudo bem com vocês? Estou eu aqui com vocês para mais uma análise de Tipos. Queria pedir desculpa pela ausência, mas fiquei meio atarefado com o Mestrado e to meio sem tempo.

Dessa vez eu vou analisar o Fire-Type ou Tipo Fogo (O preferido do meu amigo Luuh, o qual é parceiro aqui da Mothim). Bem, vamos à análise.

O Tipo Fogo é o oitavo tipo com maior número de Pokémon, totalizando 59 espécies diferentes, o que equivale a 8% do total de Pokémon, empatado com os Poison-Type. Existem alguns especialistas nesse tipo, são eles: Blaine, o Líder de Cinnabar; Flannery, a Líder de Lavaridge; Flint, da Elite 4 de Sinnoh; Chili, o Líder de Striaton e Malva, da Elite 4 de Kalos.
Até a Geração IV, seus Ataques eram considerados como Especiais, ou seja, o dano era baseado entre o Sp. Atk. do usuário e o Sp. Def. do alvo. Mas à partir da Geração VI os ataques mudaram, sendo o tipo deles específico para cada um, por exemplo Flame Charge é um move Físico e Fire Blast é Especial. Sendo a maioria deles Especial.

Essas 3 tabelas irão trazer a média dos 56  Pokémon Fire-Type existentes até o momento, uma para os Pokémon totalmente evoluídos e uma das Resistências e Desvantagens dos Fire-Type:

Média Geral
Valores
HP:69.34
Attack:80.88
Defense:66.30
Sp.Atk:87.80
Sp.Def:72.62
Speed:71.54
Total:448.48








Totalmente Evoluído
Valores
HP:82.30
Attack:94.48
Defense:81.85
Sp.Atk:105.78
Sp.Def:88.04
Speed:80.93
Total:533.37














Vantagens e Desvantagens:
OfensivoFireDefensivo
PowerTypesPowerTypes
Bug
Grass
Ice
Steel
½×Bug
Fairy
Fire
Grass
Ice
Steel
½×Dragon
Fire
Rock
Water
Ground
Rock
Water
NoneNone



















Os nossos queridos Fire-Type mostram diferenças que a única diferença entre a Média Geral e dos Totalmente Evoluídos é o valor, já que as Pré-Formas são sempre mais fracos e diminuem a média dos valores. O maior atributo é o Sp. Atk., mas o Atk. também se mostra alto, sendo a Def. o menor atributo e o principal ponto fraco dos Fire-Type. Assim, vemos os Fire-Type sendo Special ou Physical Sweeper. Com as Hidden Ability e a Mega Evolução, temos Ninetales e Mega Charizard Y com Drought, que aumenta ainda mais o poder desses tipos e os ajuda contra sua fraqueza mais conhecidos, meus queridos Water-Type (muahahahahaha). Eles estão, nada mais, nada menos, ocupando o 2º lugar entre os totalmente evoluídos, perdendo apenas para os Dragon-Type.

Defensivamente

Os Fire-Type tem seus prós e contras defensivamente. Os moves dos Tipo Rock, Ground e Water são muito comuns, enquanto a maioria das resistências do tipo Fogo são de pouca utilidade. A maioria dos Pokémon Fire-Type não vão sobreviver muito tempo no campo de batalha; eles devem causar dano rapidamente, a fim de ganhar sua abertura em uma equipe. Isso reflete a natureza do fogo ser um Glass Cannon; uma força muito destrutiva mas, ao mesmo tempo que é muito frágil. A maior falha dos Fire Type é que a maioria dos Pokémon tipo Fogo são fracos a Water (de novo meu tipo favorito acabando com as chaminhas).
No entanto, não só os Fire-Type têm seis resistências, entre eles, uma resistência chave para o poderoso Ice-Type, mas também é imune a Burn, tornando este tipo de Pokémon Physical Sweepers importantes, como o BraveBird Talonflame  e o Mega Charizard X, e os outros que não são Physical Sweepers são Special Sweepers, como Typholsion e Delphox. Além disso, a maioria dos Fire-Type podem, pelo menos, aprender Solar Beam para combater as suas três fraquezas de Tipo.

Ofensivamente

Ofensivamente, os Fire-Type são muito poderosos. A capacidade de causar dano super-eficaz nos Pokémon Steel-Type é muito útil para Pokémon que se especializam em movimentos especiais. Como muitos do Steel-Type normalmente tem alta Defense, a Special Defense é baixa e sofreria com quaisquer moves especiais lançadas contra eles, como Flamethrower e Fire Blast. Além disso, moves Fire-Type são geralmente poderosos, com cerca de metade dos seus moves prejudiciais ter 100 ou mais de base de poder e 17 dos 27 ter 80 ou mais. Enquanto Fire-Type é resistido por quatro tipos, dois tipos são impedidos pelos suas próprias Special Defense extremamente baixas e, portanto, relativa escassez, mantendo seus moves de extremo valor. Embora os Fire-Type tem a Defesa muito baixa, muitas vezes suas Speed são relativamente altos, tornando-os grandes Pokémon ofensivos.
Fire é super eficaz contra quatro tipos, balançando entre Rock e Ice. No entanto, os pontos fracos duplos para Ice e Rock são ligeiramente mais comuns, e Ground e Fighting rebatem muito mais tipos. Apesar disso, o Fire é o único tipo que pode causar 5× vezes de dano, devido à combinação de fraqueza dupla da família evolutiva de Paras e a sua Hability Dry Skin. Fire-Type também possuem estatísticas ofensivas superiores em comparação com Ice e Rock, uma vez que ele é o segundo com maior média entre os Totalmente Evoluídos. Muitos Fire-Type podem agora aprender movimentos Grass-Type, que podem fazer duplas resistências aos move Fire inútil (por exemplo Swampert e Quagsire, que são Water/Ground, e tendo uma dupla fraqueza a Grass).

Os 5 Pokémon Fire-Type com maior Base status são:


5º Lugar: Volcarona


Nosso último não lendário da Pokedex de Unova, a Mariposa das Chamas, Volcarona, tem Base Status de 550. Seu maior Atributo é o Ataque Especial, com 135 de base.

4º Lugar: Arcanine


Arcanine é nosso primeiro dos Top 5 Fire-Type e um dos meus favoritos, com uma base Status de 555, seus pontos fortes são o Attack com 110 e o Ataque Especial com 100 e a Speed com 95.

3º Lugar: Entei e Moltres


Dois Pokémon que fazem parte do Trio Lendário da sua região, Moltres e Entei aparecem em quarto lugar. A Base Status é 580, sendo Moltres com ponto forte o Ataque Especial de 125de base e Entei no HP e Ataque, ambos com 115.

2º Lugar: Victini e Heatran


Outra Dupla de Lendários, dessa vez um sendo um o Kawaii de Unova e o outro o Senhor dos Vulcões. Eles possuem 600 de Base, com Heatran possuindo um Ataque Especial de 130 e as duas Defesas com 106 e Victini tendo todos os atributos no 100.

1º Lugar: Reshiram e Ho-Oh


O Pássaro das Chamas e Dragão dos Ideais, Ho-Oh e Reshiram estão empatados com 680 de Base e ocupando o primeiro lugar dos Fire-Type. Ho-Oh tem na Defesa Especial seu maior atributo, 154. Já Reshiram possui um alto Ataque Especial, 150.

PS.: Em minhas análises de Top 5 não são considerado as Mega Evoluções por não serem evoluções definitivas e nem sempre serem usadas.

Desculpem pela demora na postagem dessa Análise dos Tipo Fogo, demorei quase 2 meses, mas tentarei não demorar muito para o próximo. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica podem deixar comentários ou enviar um email para rafael@pokemothim.net.

Espero que gostem e até a próxima Análise de Tipos.

Fonte: Bulbapedia
Revisão: Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.




--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:

--------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar