logo

Pokémothim

Análise: Weavile


E aí povo! Aqui estou trazendo mais uma análise de sexta-feira! Hoje eu trouxe ele, um dos principais representantes do maléfico tipo Dark; o Pokémon garra afiada, Weavile! Vamos conferir?

 Weavile



Ice Dark
OverUsed

Habilidades

Pressure: Quando este Pokémon é atingido por um golpe, este irá gastar 2 de PP ao invés de 1.

Pickpocket (Hidden Ability): Caso haja contato físico entre este Pokémon e o do oponente, o item do oponente será roubado. Não funcionará caso este Pokémon já esteja segurando um item.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Psychic
--/--
Ice Ghost Dark
x1Normal Water Electric Grass Poison Ground Flying Dragon
x2Fire Bug Rock Steel Fairy
x4Fighting

Overview
Particularmente, Weavile é um dos meus Pokémon favoritos. Não que ele tenha algo especial, na verdade ele é bem frágil, tanto nas defesas quanto na tabela de tipo, e tem pouca variação na sua estratégia e no seu movepool, porém eu gosto dele porque eu me divirto muito usando os jogos mentais que ele disponibiliza. Porém não se engane! Sim, ele é muito frágil e bem previsível, mas seus stats ofensivos são bem altos, além dele ser o Pokémon mais rápido do tipo Gelo (também encontra-se empatado com Darkrai como o mais rápido do tipo Dark) e possuir um movepool que pode dominar partidas. Um pequeno deslize e Weavile pode fazer bons estragos no seu time.

Movesets
- Forte e rápido -

● Fake Out | Low Kick | Brick Break
● Ice Shard
● Night Slash | Knock Off
● Ice Punch | Icicle Crash

Ability: Pressure | Pickpocket
Item: Life Orb | Focus Sash
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd

Esse é o moveset que você mais vai encontrar num Weavile, pelo fato de que ele funciona muito bem nele. Para começar, Fake Out serve para quebrar possíveis Focus Sash do oponente, e pode servir para dar um turno grátis para seu(s) parceiro(s) numa batalha em dupla ou em trio. Low Kick e Brick Break são para cobrir Weavile de alguns Pokémon que resistem ao seus STAB, como Tyranitar; Low Kick é preferencial, mas Brick Break também é uma boa opção para quem não possui acesso ao Pokebank. Ice Shard é um golpe muito útil para Weavile, tendo prioridade e STAB que ajuda em várias situações diferentes. Night Slash e Knock Off são os STAB do tipo Dark de Weavile, a escolha entre os dois é novamente dependente se você possui ou não acesso ao Pokebank. No último slot são os STAB do tipo gelo, Ice Punch e Icicle Crash, para dar um dano mais fixo que Ice Shard.
A escolha entre as habilidades é simples. Pickpocket é para um moveset acompanhado de Focus Sash. Quando seu sash for embora, você pode optar por sacrificar seu Weavile usando Ice Shard, e pegar o item do seu oponente e levá-lo embora. Essa estratégia é bastante eficaz para acabar com os planos do oponente. Já a escolha de Pressure fica para o item Life Orb.
 
- Fuinha dançante -

Swords Dance
● Ice Shard
Knock Off
● Low Kick

Ability: Pressure | Pickpocket
Item: Focus Sash
Nature: Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd

Já esse é uma variação de SD do moveset acima. Não tem muito mistério, é usar Swords Dance e ser feliz com um Weavile ultra veloz e ultra forte. Com um SD, Weavile pode dar OHKO ou 2HKO na maioria de seus predadores. Ice Shard pode ser usado como o único STAB do tipo Ice nesse moveset por causa do SD, que o deixará forte o bastante. Depois disso, as opções continuam as mesmas, com Knock Off como STAB do tipo Dark e Low Kick para dar conta de alguns Pokémmon que "wallam" Weavile, como Tyranitar.
A opção de Focus Sash nesse moveset é importante para que você consiga pelo menos um SD, e como eu disse antes, você pode combinar isso com a habilidade Pickpocket e tentar roubar um item do oponente, na tentativa de acabar com alguma estratégia dele.

Outras Opções
● Pursuit: Para finalizar Pokémon que estejam tentando sair do campo de batalha. Muito útil.

● Power-Up Punch: Outra boa opção para cuidar de counters, além de aumentar seu Atk.

● Fling + Iron Ball: Uma combinação muito poderosa que irá infligir bastante dano no oponente. Você pode combinar isso com a habilidade Pickpocket e algum outro golpe que faça contato com o oponente, para que você roube outro item no processo.

Companheiros de Equipe
Um cleric é a melhor coisa que Weavile pode ter como companheiro. Aromatherapy/ Heal Bell para retirar possíveis Burn e Paralyze, e Wish para recuperar Weavile caso ele já tenha perdido um pouco de HP porém o focus sash ainda esteja inteiro. Usuários de Rapid Spin e Defog são uma boa escolha também, para retirar possíveis entry hazards (principalmente Stealth Rocks) que quebrariam o sash de Weavile.

Checks e Counters
Um dos melhores jeitos de parar o Weavile é colocando Stealth Rock no campo, fazendo com que ele perca 1/4 de seu HP toda vez que entrar na batalha. Depois disso, basta tomar os devidos cuidados com usuários de Rapid Spin e Defog. Outros jeitos mais óbvios são, por exemplo, usar um Pokémon mais rápido que consiga desferir um golpe super efetivo, como Accelgor. Counters de Weavile são aqueles que consegue resistir aos STAB de Weavile, como Tyranitar (embora grande parte carrega Low Kick no moveset exatamente por causa dele). Ferrothorn também é um grande counter de Weavile, já que ele consegue resistir ao Low Kick de Weavile, Iron Barbs irá quebrar o possível sash dele e ele pode finalizar o Weavile com Gyro Ball.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar