logo

Pokémothim

Análise: Swoobat


E ai povo, tudo certo? Bem vindos a mais uma análise da Pokemothim! Hoje trouxe o Pokémon que tem um nariz com forma de um coração, Swoobat! Vamos conferir?

 Swoobat


Psychic Flying
NeverUsed

Habilidades

Unaware: Modificações de status do oponente são ignorados.

Klutz: Este Pokémon não recebe nenhum efeito do item que ele está segurando, exceto itens que influencie sua experiência, como o Macho Brace.

Simple (Hidden Ability): A eficácia de todas as modificações de status deste Pokémon é dobrada.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Ground
Fighting
Grass Psychic
x1Normal Fire Water Poison Flying Bug Dragon Steel Fairy
x2Electric Ice Rock Ghost Dark
x4--/--

Overview
Acho que Swoobat foi um dos primeiros Pokémon que eu gostei da quinta geração (Woobat no caso, porque o Swoobat foi anunciado depois), mas eu fiquei meio triste quando descobri que ele não tinha tanto potencial para batalhas, e que eu com certeza iria perder caso eu usasse um no competitivo. Até que eu descobri a Hidden Ability dele. Embora ele continue com defesas medíocres, combinação de tipos ruim e um movepool no máximo normal, Swoobat tem então uma forma peculiar de se destacar dos outros, e de surpreender seus oponentes. É claro, ele não é tão bom quanto um Dragonite, um Tyranitar ou um Rotom-W, mas ele possui seu próprio charme.

Movesets
- Apenas um simples morcego -
● Calm Mind
● Stored Power
● Substitute | Air Slash | Psyshock
Heat Wave | H.P. Fire
Ability: Simple
Item: Petaya Berry | Salac Berry
Nature: Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Este é o principal set viável do Swoobat, mas acredite, é sensacional caso tudo dê certo. A habilidade Simple permite que você receba o dobro de modificações de status, ou seja, quando você usar o seu Calm Mind, você receberá +2 de Sp. Atk e +2 de Sp.Def. Com +4 de modificações de satus, Stored Power agora tem 100 de base power, tem STAB e tem um poder ainda maior com o seu +2 em Sp.Atk. Essa combinação é incrivelmente forte! Para você ter uma ideia, se você usar 3 Calm Mind's, Swoobat pode dar OHKO até mesmo em Blissey com Stored Power. Mas é claro, seu oponente também tem chance de movimento, e ele não vai ficar parado olhando você ganhar todo esse poder. Para que você atinja o poder máximo, você vai precisar bastante dos seus companheiros de equipe, usando golpes como Encore, Swagger, Will-o-Wisp e usufruindo de habilidades como Intimidate para interceptar o oponente o máximo possível.
Substitute é uma boa opção para colocar alguma fonte de defesa para Swoobat, além de apressar o consumo da Berry que ele está segurando. Air Slash é uma segunda opção de STAB que também é viável. Você também pode optar por Psyshock, para dar conta de Special Walls mais facilmente. Heat Wave cobre tudo oque Stored Power não consegue atingir com poder total, que são os tipos Dark, Psychic e Steel. H.P. Fire é uma alternativa para quem não tem Pokébank ou não terá acesso aos prováveis Move Tutor's de OR/AS.
A escolha entre a Berry depende de você. Ambas são ativadas quando Swoobat está com menos de 25% do total de seu HP, e elas também são influenciadas pela habilidade Simple. Petaya aumenta o Sp.Atk, enquanto que Salac aumenta a Spd. Se quiser alguma recomendação, eu sugiro a Salac Berry, já que ela te dá a oportunidade de dar um último golpe emergencial antes que seu oponente possa revidar.
 
- Apólice simples -
● Amnesia
● Reflect | Substitute
● Stored Power
Heat Wave | H.P. Fire
Ability: Simple
Item: Weakness Policy
Nature: Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |
ou | 252 Hp | 252 Def | 6 Sp.Def |

Enquanto que o set acima é algo mais individual, esse set depende de suas habilidades de prever a jogada do oponente. O que você basicamente precisa é que seu oponente te golpeie com algo super efetivo, e após isso, dê um sweep no time todo dele com +4 de Atk e +4 de Sp.Atk que Weakness Policy vai te dar. Amnesia é para aumentar sua Sp.Def drasticamente, +4 para ser mais específico. Reflect te dá a Defesa que você precisa para aguentar golpes do seu oponente, mas você pode optar também por Substitute. Stored Power, novamente, é a estrela deste moveset. Se apenas com o +4 que Amnesia te dá ele já fica extremamente forte, imagine quando a Weakness Policy se ativar, hein? Para finalizar, Heat Wave e H.P. Fire servem novamente para atingir o que Stored Power não consegue atingir com poder total.
Caso você deseja usá-lo em Double Battles, tenho uma nova estratégia para você. Tenha um companheiro de equipe com o golpe Fling e que esteja segurando uma Salac Berry, e use o segundo set de efforts no seu Swoobat. Se você usar Fling em Swoobat, a Salac Berry irá dar +2 de Spd para ele por causa de Simple, e como Fling é um golpe do tipo Dark, Weakness Policy irá ativar, dando +4 de Atk e Sp.Atk para Swoobat. Combine isso com Amnesia e você terá um Swoobat que merece um lugar no tier Uber de tão forte. E vale lembrar que todas essas modificações de status são dadas em apenas um turno. Bem assustador.

Outras Opções
● Charge Beam: Bom para receber +2 de Sp.Atk enquanto inflige dano.

● Trick + Choice Band/ Specs: Ta ai uma boa forma de Swoobat prender o inimigo. É bom você evitar usar Choice Scarf para evitar que o seu oponente consiga te dar outspeed.

Companheiros de Equipe
Para que Swoobat não seja dizimado assim que ele entrar em campo (Ainda mais nesse competitivo atual), ele vai depender muito de seus companheiros de equipe. Para começo, tenha alguém que possa retirar Entry Hazards do seu lado do campo, já que Swoobat perde 1/4 do seu Hp total para Stealth Rock. Em seguida, tenha alguém que possa prender o oponente de alguma forma, seja com Encore, Thunder Wave ou Teeter Dance, dando uma oportunidade para Swoobat ganhar aumentos de stats. Para finalizar, tenha alguém que possa dar switch-in emergencial sem problemas, para o caso de aparecer algum Pokémon que dê counter em Swoobat.
Existem outras opções que, não são obrigatórias, porém também ajudam bastante. Você pode optar por ter um Cleric no time, já que Swoobat não consegue se curar sozinho a menos que tenha Roost consigo. Alguns usuários de Baton Pass como Ninjask e Volbeat são ótimos companheiros também, dando modificações de status para Swoobat com uma maior segurança, embora elas não sejam afetadas pela habilidade Simple. Outra boa opção são usuários de Accupressure em Doubles, que vão oferecer um tremendo poder a mais para Swoobat também.

Checks e Counters
Swoobat não está no tier NeverUsed atoa. Suas defesas são horríveis, qualquer Pokémon pode facilmente derrotá-lo. Fora isso, o set SimpleStored é basicamente o único que funciona nele, deixando Swoobat bem fácil de prever. Swoobat perde também para Priority moves, por exemplo Mamoswine que, com Life Orb, consegue dar OHKO nele com um simples Ice Shard.
Porém é muito fácil apenas falar que ele é fraco. Será que ele é mesmo? Digamos que um Quagsire entre no campo, achando que a habilidade Unaware vai dar counter na tática de Swoobat. É extremamente errado pensar assim, porque Unaware apenas ignora modificações de status, e Stored Power ainda vai ter bastante BP por causa do uso de Calm Mind. Com três deles, Stored Power chega a ter 260 de BP, e isso é tiro-e-queda para Quagsire. Outro erro é achar que Sucker Punch é o suficiente para acabar com ele. Swoobat tem dois golpes não-ofensivos (Substitute e Calm Mind) perfeitos para ser usado quando este golpe vir a tona. Calm Mind vai garantir o poder, Substitute a defesa, e Sucker Punch vai falhar. Depois disso, Sucker Punch irá atingir o Substitute, e Swoobat mandará seu golpe poderoso contra o oponente.
No final, o único jeito de você parar Swoobat é diminuir o HP dele para zero antes que ele se torne forte. Deixe ele ganhar aumentos de seus stats e é praticamente fim de jogo. Tão simples quando a habilidade de Swoobat.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Um comentário:

  1. Rodrigo Mokepon18/04/2022, 06:11

    Meu namorado me compara com swoobat. Vou zerar branco 2 com esse pokémon no time em homenagem a ele.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar