logo

Pokémothim

Análise: Altaria


Olá povo, tudo bom? Sejam bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe a nuvem falsa de Hoenn, o Dragão que é tão fofo quanto algodão, Altaria! Vamos conferir?

 Altaria


Dragon Flying
PU

Habilidades

Natural Cure: Qualquer status nesse Pokémon (Burn, Paralyze, Freeze, Sleep, Poison) é curado quando ele é retirado do campo de batalha (Switch-out).

Cloud Nine (Hidden Ability): Nega o efeito de climas enquanto este Pokémon estiver no campo de batalha.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Ground
Grass
Fire Water Fighting Bug
x1Normal Electric Poison Flying Psychic Ghost Dark Steel
x2Rock Dragon Fairy
x4Ice
 

 Mega Altaria


Dragon Fairy
OverUsed

Habilidade

Pixilate: Golpes do tipo Normal são transformados em tipo Fairy e seu poder aumenta em 30%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Dragon
--/--
Fire Water Electric Grass Fighting Bug Dark
x1Normal Ground Flying Psychic Rock Ghost
x2Ice Poison Steel Fairy
x4--/--

Overview
Altaria antes era considerada o pior Pokémon do tipo Dragon totalmente evoluido. Com habilidades que não ajudavam tanto e stats decentes no máximo, ela não aguentou e perdeu completamente seu brilho na 5ª geração. Porém, com a chegada da 6ª geração, Altaria recebeu uma excelente mega evolução que simplesmente resolve os dois problemas que eu citei acima. Agora, M-Altaria possui uma habilidade perfeita para ter golpes super-poderosos a sua disposição e seus stats aumentaram ainda mais, e de uma forma equilibrada, fazendo com que ela agora possa usar vários moveset's diferentes e se tornando um Pokémon bem versátil. Contudo sua Spd e seu HP continuam decente no máximo, e ela depende de golpes não-ofensivos como Dragon Dance e Roost para resolver esses problemas, além de que, como todo mega, ela possui a desvantagem de não poder usar itens também.

Movesets
- Dragão de nuvem -
● Dragon Dance | Heal Bell | Substitute
● Return
● Earthquake
Roost
Ability: Natural Cure (Pixilate)
Item: Altariaite
Nature: Adamant | Impish
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |
ou | 252 HP | 252 Def | 6 Atk |

Para começarmos, eis aqui o moveset Physical Offensive para M-Altaria, que na minha opinião é o melhor, e embora seja consideravelmente mais fraco, esse moveset também pode ser usado na Altaria original, acompanhado de Leftovers ou Life Orb dependendo do estilo do treinador. Aqui a meta é simples, use Dragon Dance sempre que possível para aumentar seu Atk e Spd, e ataque quando puder. Return, graças a habilidade Pixilate, é o STAB desse moveset, que além de receber o bônus STAB (50%), recebe um adicional de 30% de aumento de poder por causa da habilidade, oque torna esse golpe poderosíssimo. Como se não bastasse, M-Altaria possui acesso a Earthquake, que tem uma sintonia perfeita com seu STAB do tipo Fairy, já que Earthquake dá conta dos tipos que os golpes do tipo Fairy não acertam efetivamente, como o tipo Fire, Poison e Steel. Para finalizar, graças as equilibradas defesas de M-Altaria, você deve ter Roost a sua disposição,  para aumentar a durabilidade dela ainda mais. No final, você também possui a opção de fazer uma M-Altaria defensiva, usando a nature Impish e o segundo set de Efforts, além de usar Heal Bell ou Substitute no lugar de Dragon Dance, ambos para se livrar de status que poderiam diminuir o potencial dela, principalmente de Badly Poison.
 
- De sussurrante não tem nada -
● Hyper Voice
● Draco Meteor | Dragon Pulse
Fire Blast | Heal Bell | Substitute
● Roost
Ability: Natural Cure (Pixilate)
Item: Altariaite
Nature: Modest | Bold
Efforts: | 6 HP | 252 Sp.Atk | 252 Spd |
ou | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Atk |

Esse é o variante de Special Offensive para M-Altaria. Embora a falta da sintonia que Earthquake dá para M-Altaria é gigantesca, ter Draco Meteor e Pixilate Hyper Voice, ambos STAB, a sua disposição é uma ideia que definitivamente não se deve descartar. Hyper Voice por si só já é um golpe forte, porém combinado com o bônus de Pixilate e o bônus STAB, esse golpe se transforma numa arma de destruição em massa do mundo Pokémon. Draco Meteor é outro golpe incrivelmente poderoso para uma Special M-Altaria, porém algumas pessoas preferem usar Dragon Pulse porque a queda do Sp.Atk pode prejudicar muito na hora da batalha.
No terceiro slot, embora não tenham a sintonia perfeita como Earthquake tinha no moveset acima, golpes do tipo Fire combinados com os do tipo Dragon e Fairy conseguem, ao menos, dar dano neutro em tudo. Fire Blast é a melhor opção aqui, pelo óbvio poder elevado que ele possui, porém você pode usar Flamethrower caso você esteja com medo da chance de erro que Fire Blast possui. Roost, novamente, serve para aumentar a durabilidade de M-Altaria no campo. E novamente, M-Altaria pode usar um efetivo set defensivo porém agora com golpes Special, substituindo seu golpe do tipo Fire por Heal Bell ou Subtitute, e usando a nature Bold e o segundo set de Efforts.
 
- Dragão de Algodão -
● Cotton Guard
● Return
● Earthquake | Heal Bell
● Roost
Ability: Natural Cure (Pixilate)
Item: Altariaite
Nature: Careful
Efforts: | 252 HP | 6 Atk | 252 Sp.Def |

Por último, porém não menos importante, finalizamos com o moveset de set-up. É um moveset bem técnico e que precisa de prever bastante oque o seu oponente irá fazer para achar brechas e dar set-up. Com a M-Altaria focada totalmente em Sp.Def e HP, Cotton Guard se torna o golpe perfeito para set-up, equilibrando exatamente a defesa que faltava que é a Def. Como você irá correr bastante risco durante o processo, ter Roost é essencial para manter seu HP sempre alto, e Heal Bell pode ser útil para se livrar de possíveis Badly Poison e Burn. No final, com os golpes ofensivos eu decidi sugerir Return e Earthquake porque, como você já leu no primeiro moveset, eles possuem uma sintonia perfeita juntos, e lidarão com os problemas de M-Altaria muito mais facilmente do que caso ela possuísse golpes Special. 

Outras Opções
●  Haze/ Roar: São ótimos golpes para lidar com oponentes que deram set-up na sua frente.

●  Toxic: Outro golpe não-ofensivo, mas dessa vez para lidar com Wall's que seriam uma pedra no sapato, como Rotom-W.

Companheiros de Equipe
Caso seja usado como Sweeper, ter um support de Hazzards é bem importante para garantir o OHKO ou 2HKO de certos Pokémon. Ferrothorn faz muito bem esse trabalho com Stealth Rock, e suas duas fraquezas são resistidas pela M-Altaria, oque dá uma boa sinergia para o time. E também não esqueça de variar a ofensividade do seu time, por exemplo, se você usar um Physical offensive M-Altaria, traga consigo algum Pokémon Special Offensive (Principalmente caso ele possua Fire Blast, Heat Wave ou Flamethrower, só para lidar contra possíveis Skarmory's e Ferrothorn's do time inimigo). Caso seja usada defensivamente, não há muita coisa que M-Altaria deseja do seu time, apenas fique atento a golpes super efetivos e tenha algum Pokémon que possa resistir esses golpes.

Checks e Counters
Bom, eu nem preciso dizer que a Altaria original não é nada difícil de se lidar, apenas use um golpe do tipo Ice e já era, então vamos focar em M-Altaria.
Achar um counter M-Altaria é algo complicado. Como escrito na Overview, o dragão de algodão/ nuvens é bem versátil, e ela possui cobertura perfeita contra todos os tipos com o seu Pixilate, Return e Earthquake. Eu diria que Levitate Bronzong é um bom exemplo de Counter para o moveset Physical, já que Return consegue apenas 4HKO e Earthquake não consegue nada, enquanto que o sino metálico possui Flash Cannon e Toxic para lidar com M-Altaria, porém Bronzong é dizimado pelo Fire Blast de uma Special M-Altaria, então ele apenas seria um counter completo caso possuísse Levitate e Heatproof ao mesmo tempo. Outro exemplo seria Air Balloon Heatran, e ele possui Flash Cannon e Toxic, logo ele é considerado um Counter, porém não completo, já que ele depende de um item para viver o OHKO do Earthquake de M-Altaria. Assustador. Clefable pode ser um Counter também, já que ela consegue dar 2HKO com Moonblast e possui Toxic, porém existe uma certa porcentagem do Return de M-Altaria dar 2HKO, e como a M-Altaria é mais rápida, não é completamente seguro.
Já os Check's existem em grande número. Praticamente qualquer ofensivo rápido com golpes super efetivos são um Check. M-Beedrill, Choice Magnezone, M-Metagross, Weavile, M-Gardevoir, Jolly Mamoswine, Roserade, Nidoking, etc. Azumarill, embora seja lento, também é um check pois sobrevive pelo menos 1 hit de qualquer golpe de M-Altaria e consegue dar OHKO nela com seu Play Rough.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar