Análise: Landorus


E ai povo, tudo certo? Bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o fertilizante vivo do mundo Pokémon, Landorus! Vamos conferir?

 Landorus


Ground Flying
Uber

Habilidades

Sand Force: Golpes do tipo Ground, Rock e Steel tem seu poder aumentado em 33% quando o clima está em Sandstorm.

Sheer Force (Hidden Ability - Disponível na 5ª geração): Golpes com efeito secundário tem seu poder aumentado em 33%, porém perdem seu efeito.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Electric Ground
--/--
Fighting Poison Bug
x1Normal Fire Grass Flying Psychic Rock Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Water
x4Ice
 

   Landorus-T


Ground Flying
OverUsed

Habilidade

Intimidate: Quando este Pokémon entra em batalha, o Atk do oponente é diminuído em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Electric Ground
--/--
Fighting Poison Bug
x1Normal Fire Grass Flying Psychic Rock Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Water
x4Ice

Overview
Landorus, em geral, é um dos Pokémon mais usados no tier OU, e sua forma Therian está presente em cerca de 30% dos times do Showdown (segundo o último percentual de Usage-Based Tier Uptade da Smogon, Fev. 2015). Ambos possuem um tipo vantajoso, com 3 resistências e 2 imunidades, enquanto possui apenas duas fraquezas (embora elas sejam bem comuns e uma delas é x4).
Landorus-I possui um ótimo poder ofensivo, com Atk e Sp.Atk bem elevados acompanhados de uma Spd aceitável. Sua Hidden Ability, Sheer Force, o ajuda ainda mais na sua ofensividade, dando um boost em vários golpes de seu movepool. Contudo ele não é perfeito, e perde facilmente para Pokémon que possuem priority como Azumarill (Aqua Jet), Mamoswine e Weavile (Ice Shard), além de que existem Pokémon mais rápidos que ele, embora isso possa ser resolvido com Rock Polish.
Já o Landorus-T, que sacrifica seus antigos stats de Sp.Atk e Spd para aumentar o Atk, é um excepcional Physical Sweeper e possui uma habilidade ótima para melhorar sua defesa, que é Intimidate. Ele também possui acesso a U-Turn, o que faz dele um ótimo Pokémon para sair e entrar na batalha várias vezes para dar Intimidate no oponente. Contudo, a sua Spd reduzida faz bastante diferença, e ele só se torna um bom Sweeper caso possua Scarf, além de que ele também perde para alguns golpes prioritários.

Movesets
- Poder absoluto -
● Calm Mind | Sludge Wave
● Earth Power
● Psychic | Sludge Wave
Focus Blast | Knock Off
Form: Incarnation
Ability: Sheer Force
Item: Life Orb
Nature: Timid | Naive
Efforts: | 6 HP | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Esse é o Moveset principal de Landorus-I. Com Sheer Force, o dano de Life Orb é ignorado, portanto você não precisa se preocupar em perder HP ao usá-lo.
Usando Calm Mind, você aumenta seu poder ofensivo em valores altíssimos além de aumentar sua Sp.Def que não é tão alta assim, porém tem quem prefira usar um moveset totalmente ofensivo, sem golpes de set-up no moveset. Earth Power é o STAB de Landorus que, com Sheer Force, consegue ser incrivelmente destrutível (é o suficiente para dar OHKO num M-Steelix Sassy com 252 de Ev's em HP e Sp.Def). Psychic, Sludge Wave e Focus Blast são todos para cobrir contra certos tipos, e todos recebem o boost de Sheer Force. Para quem prefere um Landorus-I mais "útil", Knock Off com nature Naive é uma boa escolha para arrancar itens dos seus oponentes e também para ajudar a lidar com algumas Special Wall's como Chansey.
 
- Leão voador ofensivo -
● Earthquake
● Stone Edge | Rock Slide
Knock Off | Superpower
● U-Turn | Superpower
Form: Therian
Ability: Intimidate
Item: Choice Band | Choice Scarf
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Spd |
ou | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é um dos movesets mais comuns em Landorus-T, que é o de item Choice. A escolha entre Band ou Scarf pode ser bem difícil de ser feita, já que todos os dois tem suas vantagens. Enquanto que Choice Band permite que Landorus-T possua um Earthquake incrivelmente poderoso, Choice Scarf dá a ele a Spd que ele precisa, montando assim um moveset voltado mais para Spam de Scout com Intimidate.
Earthquake é indispensável aqui, já que ele é o golpe do tipo Ground mais viável do Metagame, e que se torna um STAB muito forte em Landorus-T. Stone Edge e Rock Slide são ambos para atingir o que Earthquake não consegue, que são os Pokémon do tipo Flying. Stone Edge é uma opção mais forte voltado para Singles, enquanto que Rock Slide é um pouco mais certeiro e mais voltado para Doubles. Knock Off é muito importante também, retirando o item do oponente enquanto inflige um dano bom, além de dar conta de alguns usuários de Levitate, como Gengar ou Latias. U-Turn também é recomendado não ficar de fora, já que ajuda muito na hora de dar Scout depois de ativar Intimidate. Você também pode optar por usar Superpower em seu Moveset, que pode te ajudar a destruir alguns usuários de Air Ballon específicos, como Heatran e Excadrill, além de garantir o OHKO num Tyranitar defensivo (que não esteja segurando Chople Berry).
 
- Leão voador defensivo -
● Stealth Rock
● Earthquake
Knock Off
● U-Turn | Stone Edge | Rock Slide
Form: Therian
Ability: Intimidate
Item: Leftovers
Nature: Impish
Efforts: | 252 HP | 214 Def | 44 Sp.Def |
ou | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |

Para finalizar, esse é um Moveset variante defensivo do anterior, onde Landorus-T tem uma tarefa de Wall. Se você preferir, você pode colocar 44 Ev's em Sp.Def para escapar de levar OHKO de um Hidden Power Ice de  Timid M-Manectric (124 para Modest), ou você pode focar tudo em HP e Def e, caso ele apareça, você simplesmente dê Switch para um companheiro de equipe que consiga lidar com ele.
Com stats mais voltados para a defensiva, Landorus-T pode muito bem usar Stealth Rock para dar Support de Entry Hazzard ao time. Earthquake continua sendo o melhor STAB que ele pode ter, e Stone Edge/ Rock Slide ajudam bastante a atingir os Pokémon que são imunes a golpes do tipo Ground. Knock Off também ajuda bastante, retirando os itens do oponente, e U-Turn permite que você dê um Scout lento, fazendo com que Landorus-T receba o dano no lugar do Pokémon que irá entrar no lugar dele.

Outras Opções
●  Rock Polish: Ajuda Landorus a aumentar sua Spd mediana.

  Swords Dance: Eleva o Atk de Landorus-T a níveis destruidores.

●  Assault Vest: Uma boa opção pra quem deseja equilibrar as defesas dele.

Companheiros de Equipe
Pokémon do tipo Water são o suficiente para cobrir as duas fraquezas que Landorus possui, enquanto que ele cobre a fraqueza deles (golpes do tipo Electric por exemplo). Rotom-W e Empoleon conseguem ajudar muito bem num Switch, já que eles são Pokémon defensivos, porém Azumarill e Keldeo são opções ofensivas que também se encaixam nessa tarefa.

Checks e Counters
Embora seja um perfeito companheiro de equipe, Rotom-W é considerado o counter perfeito de Landorus-T, temendo apenas o possível Knock Off, enquanto que consegue dar OHKO nele com Hydro Pump. Rotom-W também é considerado Check de Landorus-I, embora ele receba 2HKO de Focus Blast de Sludge Wave. Dragonite também é considerado Counter de Landorus-I, porém Landorus-T consegue dar um ótimo dano com Stone Edge (2HKO com Multiscale, OHKO sem). Outros checks importantes são Chansey, Cresselia, Togekiss e Goodra para Landorus I, e Chesnaught, Gliscor, Skarmory e o próprio Landorus-T para Landorus-T.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
em 28/02/15
Comentários
Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!