logo

Pokémothim

Análise: Skarmory


E ai galera, tudo certo? Sejam Bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a ave medieval que já nasce com a armadura no corpo, Skarmory! Vamos conferir?

 Skarmory



Steel Flying
OverUsed

Habilidades

Keen Eye: O oponente não pode diminuir a precisão (accuracy) deste Pokémon. Este Pokémon ignora o aumento de evasão (evasiveness) do adversário.

Sturdy: Este Pokémon permanecerá com 1 de HP caso seja atingido por um golpe que daria OHKO; Este Pokémon é imune a golpes de 1-Hit KO, como Fissure, Guillotine, etc.

Weak Armor (Hidden Ability): Quando este Pokémon for atingido por um ataque, Sua Def  é diminuída em 1 nível, porém a Spd é aumentada em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison Ground
Grass Bug
Normal Flying Psychic Dragon Steel Fairy
x1Water Ice Fighting Rock Ghost Dark
x2Fire Electric
x4--/--

Overview
A ave que continua voando (entendeu? Still Flying, Steel Flying... Parei) é a Physical Wall base do OverUsed. Possuindo uma ótima combinação de tipo que lhe dá várias resistências e uma Def bem alta, Skarmory consegue resistir até mesmo alguns golpes que ele possui fraqueza (golpes Physical, é claro). Além disso, sua imunidade ao Badly Poison também é bem crucial, já que esse é o status principal do metagame para dar conta de Wall's, e ser uma Wall imune a esse status é muito bom. Contudo, Tanto seu HP quanto a sua Sp.Def são bem baixas, e por causa disso, ser atacado com um golpe Special significa basicamente um OHKO se Sturdy já foi embora. Mas é meio óbvio que você vai tentar evitar confrontar um Pokémon ofensivo Special com Skarmory, então você não precisa se preocupar muito com isso.

Movesets
- Ave blindada -
● Stealth Rock | Spikes
Whirlwind
● Roost
Toxic | Taunt | Brave Bird
Ability: Sturdy
Item: Leftovers | Rocky Helmet | Shed Shell
Nature: Impish
Efforts: | 252 Hp | 252 Def | 6 Spd |

Basicamente é o melhor set que Skarmory pode usar, sem dúvidas. Deixar 252 em HP é bem importante para maximizar o HP de Skarmory que não é tão alto assim. Nos itens, Leftovers serve para dar um HP passivo durante a batalha enquanto que Rocky Helmet infligirá um dano passivo ao oponente caso ele faça contato direto com Skarmory, o que acontecerá bastante, já que a ave sempre deve dar switch-in em golpes Physical, e esses tipos de golpes fazem contato físico em sua maioria. Shed Shell é exclusivamente para garantir o switch de Skarmory caso um Magnezone inimigo apareça.
Vamos então para os golpes. Tanto Stealth Rock quanto Spikes proverão um Support bom de Entry Hazzard para o time. Enquanto que SR é a opção mais viável devido ele ser bem mais rápido de ser colocado (1 turno apenas), Spikes consegue retirar uma boa quantidade de HP caso você consiga soltar os três Layers máximos de Spikes, quantidade essa que, às vezes, será muito maior do que SR tiraria. Porém todos os três Layers de Spikes podem ser retirados em um único turno com Defog ou Rapid Spin, portanto você precisa sempre estar atento a usuários que possuam um desses golpes.
Whirlwind é extremamente importante nesse Moveset. Além de obrigar o seu oponente a dar Switch e infligir dano passivo ao Pokémon que entrar com o Entry Hazzard (caso já possua um em campo), esse golpe garante que nenhum inimigo consiga dar Set-up na sua frente, que seria algo mortal para Skarmory mesmo se o oponente for focado em golpes Physical.
Roost é basicamente para lhe manter vivo e acordado durante a partida, porém deve-se ficar atento que Skarmory perde seu tipo Flying quando usa esse golpe, o que o deixa vulnerável a golpes do tipo Ground. E no último slot, possuímos Toxic para dar conta de outras possíveis Wall's, Taunt para impedir que o oponente use golpes não-ofensivos, principalmente Defog, Whirlwind e Taunt (deve ser usado na hora de prever um Switch do oponente, limitando o Pokémon logo quando ele entrar), e Brave Bird, um golpe ofensivo que Skarmory pode fazer bom proveito caso caia num Taunt inimigo.

Outras Opções
● 252 Sp.Def Efforts: Alguns preferem usar isso ao invés de colocar em Def para equilibrar um pouco as defesas de Skarmory. Use por suas vitórias em risco.

● Defog: Golpe da 4ª geração que pode ser muito útil para Skarmory, removendo Entry Hazzard da batalha por completo (inclusive os que você colocou).

Companheiros de Equipe
Skarmory possui uma grande desvantagem que é a sua Sp.Def, então possuir uma Special Wall que cubra essa fraqueza dele é bem importante. Chansey ou Blissey são as opções mais óbvias, que formam, junto com Skarmory, a formação Skarsey, porém existem outras opções boas como Special Rotom-W (Embora não resista o tipo Electric) ou M-Venusaur (Thick Fat ajudaria contra o tipo Fire), ou até mesmo uma opção mais ofensiva, como Tyranitar.
Outro problema de Skarmory é o Magnezone, que consegue prender e dizimar Skarmory facilmente. Uma tática bem simples é deixá-lo segurando Shed Shell, que permite com que Skarmory dê switch ignorando a habilidade Magnet Pull, porém você pode até ir além, dando switch para seu próprio Magnezone caso o do oponente tenha usado Thunderbolt (opção mais viável que H.P. Fire). Como normalmente Magnezone usa Choice, ele estará preso nesse golpe, e você pode lidar com ele com H.P. Fire. Ou você pode ser sem graça e dar switch para algum companheiro de equipe do tipo Ground.

Checks e Counters
O grande counter de Skarmory é Magnet Pull Magnezone, sem dúvidas. Se não fosse por ele, ninguém usaria Shed Shell em Skarmory. Como dito antes, o que ele faz é bem simples: Magnezone te impede de exercer um switch-out por causa da habilidade Magnet Pull e, então, usa Thunderbolt para ganhar. É claro, Whirlwind pode ajudar mandando Magnezone embora, porém isso só funciona se o HP de Skarmory estiver cheio para resistir ao thunderbolt através de Sturdy, e mesmo se estiver é um problema, já que deixa Skarmory com 1 de HP, vulnerável a qualquer golpe ofensivo que seja.
Starmie também pode ser considerada um counter, já que ela não liga para o Brave Bird de Skarmory, Recover a deixa sempre com HP relativamente alto e o Thunderbolt da estrela também é suficiente para lidar com a ave de metal. E, de bônus, Starmie possui Rapid Spin para retirar qualquer Entry Hazzard que Skarmory colocar no campo. Já em Checks, existem vários, como usuários de Magic Bounce (M-Sableye, Espeon, M-Absol, etc.) Special Offensive (Chandelure, M-Charizard-Y, M-Manectric, etc.) ou usuários mais rápidos de Taunt (Sableye, Mew, Mandibuzz, etc.), porém todos eles são algo que os companheiros de equipe de Skarmory devem lidar, e não somente a ave sozinha.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar