Análise: Hawlucha


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, el luchador más hábil del mundo Pokémon, Hawlucha! Vamos conferir?

 Hawlucha


Fighting Flying
BorderLine

Habilidades

Limber: Este Pokémon não pode ficar com o status Paralyze.

Unburden: A Spd deste Pokémon é dobrada quando ele consome um item.

Mold Breaker (Hidden Ability): Este Pokémon não é afetado pela habilidade do oponente.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Ground
Bug
Grass Fighting Dark
x1Normal Fire Water Poison Rock Ghost Dragon Steel
x2Electric Ice Flying Psychic Fairy
x4--/--

Overview
Hawlucha é um Pokémon bem sólido no metagame atual, possuindo acesso a golpes STAB's com BP bem alto e habilidades boas. Seu Base Stat não é nada extraordinário, porém seu Movepool ajuda bastante a melhorá-lo, com Swords Dance, Hone Claws e Bulk Up para aumentar o Atk. Por fim, seu tipo não é o dos melhores na parte defensiva, contando com algumas fraquezas bem comuns; mas é uma ótima combinação ofensivamente falando, já que ela dá ao Hawlucha bônus STAB em vários golpes fortes como High Jump Kick e Acrobatics (se ele não estiver segurando algum item).

Movesets
- Lucha Libre! -
● Sky Attack
● Acobratics
● High Jump Kick
● Swords Dance | Hone Claws | Stone Edge
Ability: Unburden
Item: Power Herb
Nature: Adamant
Efforts: | 252 Atk | 6 Def | 252 Spd |

Esse Moveset tenta usar a habilidade Unburden ao seu favor no máximo possível, porém não é o melhor moveset.
Sky Attack é o principal golpe aqui. Com Power Herb, esse golpe não vai precisar de um turno para recarregar, infligindo dano STAB massivo no oponente. Depois de usar esse golpe, o Power Herb será consumido e a habilidade Unburden será ativa, tornando Hawlucha um Pokémon extremamente rápido.
Depois de ativar sua habilidade, você pode batalhar normalmente sem usar o Sky Attack. Acrobatics agora será o STAB do tipo Flying, que vai infligir um gigantesco dano já que Hawlucha não possui mais nenhum item. High Jump Kick será o STAB do tipo Fighting, que também será um golpe extremamente forte durante a partida; porém fique atento a usuários de Protect ou ao Miss desse golpe, já que ele vai retirar metade do seu HP caso você o erre. No final, você pode usar Swords Dance para aumentar seu Atk, Hone Claws para aumentar seu Atk e sua Accuracy (boa opção pra quem tem medo de errar o HJK) e Stone Edge para pegar Pokémon como Talonflame num Switch.
 
- Luchador Cobarde -
● Substitute
Swords Dance | Hone Claws
● High Jump Kick
Acrobatics
Ability: Unburden
Item: Sitrus Berry
Nature: Adamant Jolly
Efforts: | 20 Hp | 252 Atk | 238 Spd |

Já esse moveset possui o mesmo objetivo do acima, porém é executado de uma forma mais lenta, ativando o Unburden através de uma berry.
Para começar, você deve usar Substitute sempre que possível. Ele irá te proteger de golpes de status como Will-o-Wisp, T-Wave e Toxic e também irá funcionar como um Focus Sash para o Hawlucha. Se você estiver batalhando no lvl. 50 com 20 de Ev's em HP, você irá consumir a Sitrus Berry após usar apenas dois Substitutes, ativando assim sua habilidade e ficando mais rápido que nunca (no lvl. 100, esse mesmo efeito é alcançável com 12 Ev's em HP). Depois, você também deve usar Swords Dance/ Hone Claws sempre que possível (de preferência quando você estiver atrás de um Substitute), para deixar o Atk de Hawlucha mais aceitável e partir para a ofensiva. Swords Dance aumenta o Atk em dois níveis, porém Hone Claws aumenta a sua Accuracy junto com um nível de Atk, oque é uma boa opção pra quem prefere se prevenir contra erros de golpes.
Depois de tudo isso, finalmente você possui os golpes ofensivos STAB's para atacar o oponente (que, por sinal, são os mesmos do primeiro Moveset). High Jump Kick é um ótimo golpe STAB do tipo Fighting, porém você deve tomar cuidado com os possíveis Miss desse golpe. Acrobatics é o STAB do tipo Flying que inflige um grande dano após o Hawlucha consumir a Sitrus Berry.

Outras Opções
 Encore: Já que Hawlucha precisa de alguns golpes de Set-up para se tornar um bom Pokémon, Encore pode lhe ajudar dando algumas boas oportunidades.

Fling + Dread Plate: É uma boa opção para dar conta de Eviolite Doublade que, embora esteja no tier RU, seria um counter perfeito de Hawlucha.

Companheiros de Equipe
É sempre bom ter algum companheiro de equipe que possa dar switch nas fraquezas de Hawlucha. O tipo Steel consegue cobrir todas as fraquezas que Hawlucha possui (exceto o tipo Electric), então Pokémon como Heatran, Excadrill e Bisharp podem ser boas escolhas para ajudar o pássaro lutador.
Outro problema são Pokémon inimigos do tipo Ghost, que conseguem dar Switch no HJK de Hawlucha e fazê-lo perder metade do HP. Para isso, novamente, Bisharp pode ajudar bastante com o seu Pursuit Trap.

Checks e Counters
Hawlucha não possui o melhor dos Base Stats e, por isso, depende bastante de golpes como Swords Dance e Hone Claws para melhorar o Atk e Substitute com Sitrus Berry para ativar sua habilidade Unburden e melhorar sua Spd; portanto algum usuário de Taunt rápido consegue facilmente lidar com Hawlucha, obrigando ao treinador a dar um Switch se quiser que esse seja útil na batalha.
Depois, alguns Pokémon do tipo Steel são importantes Checks para Hawlucha. Embora esteja na Tier RU, Eviolite Doublade é um importante Semi-Counter, já que ele resiste ao STAB do tipo Flying e não recebe nenhum dano do STAB do tipo Fighting, além de possuir defesa alta o suficiente para sobreviver aos outros golpes de Hawlucha. Outros Checks importantes são Metagross, Jirachi e Klefki, que apenas levam dano neutro do STAB do tipo Fighting, enquanto podem devolver um golpe super-efetivo. E para finalizar, como Hawlucha usa HJK como seu STAB do tipo Fighting, é sempre importante ficar atento a Pokémon inimigos do tipo Ghost e usuários de Protect em geral, pelos motivos supracitados nos movesets.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
em 18/04/15
Comentários
Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!