logo

Pokémothim

Análise: Kabutops



E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o outro fóssil antigo da região de Kanto, Kabutops! Vamos conferir?

 Kabutops


Rock Water
NeverUsed

Habilidades

Swift Swim: A Spd deste Pokémon é dobrada quando o clima esta chuvoso (Rain).

Battle Armor: Golpes do seu oponente não irão dar Critical Hit.

Weak Armor (Hidden Ability): Quando este Pokémon for atingido por um ataque, Sua Def  é diminuída em 1 nível, porém a Spd é aumentada em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
Fire
Normal Ice Poison Flying
x1Water Psychic Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Electric Fighting Ground
x4Grass

Overview
Kabutops possui uma ofensiva que muitos outros Pokémon desejam. Seu base stat de Atk alto permite com que ele seja um excelente Physical Sweeper, ainda mais depois de um único uso de Swords Dance. Seu movepool, embora limitado, é variado o suficiente para lhe dar oque precisa, como um golpe com priority, STAB's poderosos, um support com Rapid Spin, etc. Por último, mas não menos importante, a habilidade Swift Swim permite com que ele seja um excepcional sweeper debaixo da chuva, já que sua Spd é dobrada e seus golpes do tipo Water, especialmente Aqua Jet, se tornam incrivelmente poderosos. Mesmo possuindo falhas comuns, como uma baixa Sp. Def e ser lento fora do clima Rain, Kabutops definitivamente não deve ser esquecido quando você for montar uma Rain Team (ou quando você enfrentar uma).

Movesets
- Lâminas da chuva -
● Rapid Spin | Swords Dance
● Aqua Jet
● Stone Edge
● Waterfall | Knock Off | Low Kick
Ability: Swift Swim
Item: Life Orb
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é o moveset principal que você verá num Kabutops. Devido a sua limitação de golpes no seu movepool, ele acaba não possuindo muitas opções de variedade. Esse moveset funciona bem tanto no NU, como um Sweeper/ RapidSpinner, como no OU, como um Sweeper/ RapidSpinner de Rain Team.
Rapid Spin é ótimo para remover Entry Hazzard's no seu lado do campo. Já Swords Dance garante com que o Atk que Kabutops se torne o mais destruidor possível. Enquanto que Rapid Spin possui sua utilidade, Swords Dance é preferível numa Rain Team (OU) pois o clima Rain possui tempo limitado, e você vai querer o máximo de KO's possíveis nesse curto período de tempo.
Aqua Jet é o golpe STAB e com priority de Kabutops. Depois de um SD, Aqua Jet se torna tão poderoso quanto qualquer outro STAB do tipo Water que Kabutops possui (ainda mais forte debaixo do clima Rain), só que esse golpe possui priority, oque é ainda melhor. Stone Edge funciona como o STAB do tipo Rock.
No último slot, temos Waterfall para um dano STAB mais poderoso do que Aqua Jet (porém sem priority), Knock Off para retirar itens do oponente enquanto inflige dano, e Low Kick para aumentar a coverage de Kabutops, especialmente contra Ferrothorn. Todas as opções são boas, apenas escolha a que mais lhe agrada.

Outras Opções
● Choice Band: Dá um poder imediato a Kabutops, embora o moveset de Swords Dance seja zilhões de vezes melhor.

● Rock Slide: Opção para substituição de Stone Edge para quem não gosta de errar, porém no final das contas não vale muito a pena. É uma opção boa caso você esteja usando Kabutops em Doubles, contudo.

● Superpower: Opção para substituição de Low Kick, embora esse golpe diminua o seu Atk e sua Def, oque não é muito bom.

Companheiros de Equipe
Politoed é o companheiro obrigatório de Kabutops caso você pense em usá-lo no OU, obviamente para o support de Rain. Scizor/ M-Scizor e Ferrothorn são bons companheiros para Kabutops, já que eles resistem a golpes do tipo Grass, enquanto que o clima Rain retira a maior fraqueza deles (o tipo Fire). Para acabar com Physical Wall's que podem aparecer, Ludicolo e Kingdra são opções boas, já que ambos também possuem Swift Swim e se encaixam facilmente em qualquer Rain Team.
No NU, você pode optar por Rain Setter's como Seismitoad, Liepard e Uxie para invocar o clima Rain e aumentar o potencial ofensivo de Kabutops. Depois, você precisa de companheiros que resistam/ são imunes às fraquezas de Kabutops. Rotom consegue dar conta de três delas (Ground, Fighting e Electric), enquanto que outro companheiro do tipo Grass ou Fire, como Gourgeist, Lilligant, Pyorar e Flareon, da conta da última fraqueza (o tipo Grass).
Finalizando, qualquer que seja a tier que você esteja usando Kabutops, ele irá sofrer com status como Burn e Paralyze. Possuir um Cleric no time é essencial caso você queira usar o potencial completo de Kabutops. Alguns bons exemplos de Cleric's são Chansey, Sylveon, Granbull e Lanturn.

Checks e Counters
Oponentes do tipo Grass são o maior problema para Kabutops, pois ele não possui um golpe bom para usar contra eles, enquanto que esse tipo inflige um dano x4. No OU, M-Venusaur, Breloom e Ferrothorn são ótimos exemplos disso, enquanto que no NU temos Lilligant, Vileplume e Tangela. Contudo, todos esses Pokémon recebem um bom dano de Stone Edge exceto Ferrothorn, que pode ser facilmente lidado com Low Kick (2HKO normalmente, OHKO com um único SD). Fora o tipo Grass, existem outros tipos que conseguem o mesmo efeito em Kabutops, por exemplo o tipo Water, com grandes exemplos como Rotom-W, M-Swampert, M-Gyarados, Seismitoad (NU), etc.
Outro problema que Kabutops pode enfrentar no OU são oponentes que podem mudar o clima. Tyranitar e Hippowdon são os principais exemplos (embora o clima Sandstorm aumente a Sp.Def de Kabutops), porém algumas aparições raras como M-Charizard-Y, M-Abomasnow e Ninetales também podem acabar com a estratégia de Swift Swim de Kabutops (mas todos eles não irão dar switch-in tão facilmente, já que Kabutops possui golpes para lidar com todos eles). Oponentes que podem induzir status também são outro problema que não devem ser esquecidos caso você não deixe uma Lum Berry com o seu Kabutops, tendo como principais exemplos Sableye/ M-Sableye, Rotom-W, Klefki (OU), Rotom e Magmortar (NU).

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar