logo

Pokémothim

Análise: Azumarill




Oi pessoal, tudo bem com vocês? Minha primeira análise vai ser do Coelho Aquático Azumarill, que com a sexta geração ganhou o tipo Fairy ao lado do seu tipo Water, tornando-o muito melhor. Espero que gostem!


Azumarill

Water Fairy
Overused

Habilidades

Thick Fat:
O dano de movimentos do tipo Fire e Ice diminui em 50%.

------------------------------------------------------------
Huge Power:
Seu poder de Attack é dobrado.

------------------------------------------------------------
Sap Sipper (Hidden Ability):
Garante imunidade a movimentos do tipo Grass, e aumenta em 1 estagio o Attack se for atingido por ataques Grass Type.

Base Stats

Tabela de dano

x0 Dragon
 --//--
Fire Water Ice Fighting Bug Dark
x1Normal  Ground Flying Psychic Rock Ghost Steel Fairy 
x2 Eletric Grass Poison
x4  --//--

Overview

Em todas as gerações Azumarill sempre foi UU. Com a sexta geração e a adição do Fairy Type no Metagame e Azumarill adquirindo o mesmo como tipo secundário, se tornou um dos Pokémon mais usados atualmente. Sua combinção de tipos é excelente, tendo resistência a tipos notáveis no Metagame como Fire, Water, Ice, Bug, Fighting, Dark e uma importante imunidade ao tipo Dragon. O novo tipo de Azumarill vem com um potente STAB para Azumarill, Play Rough, que tem 90 de Base Power e ainda tem uma boa chance de diminuir o Attack do oponente, o que é muito bom, não deixando assim, Azumarill à mercê de Bulky Waters que geralmente dão Switch-In em sua frente como Jellicent, por exemplo. Azumarill tem ótimos movimentos que o ajudam e muito, como Aqua Jet e sua priority, seu poderoso STAB Waterfall, e Superpower, que é capaz de dar conta de Ferrothorn em OHKO. No entanto, nessa geração, Rain e os outros climas não são mais permanentes, o quê reduz drásticamente o poder ofensivo dos seus STAB Water. Suas fraquezas a Eletric e Grass ainda permanecem (A menos que você use ele com Sap Sipper, o que é muito pouco provável). Também ganhou uma nova fraqueza ao Poison Type, fazendo com que Pokémon como Roserade, Amoonguss e Venusaur sejam grandes predadores para ele. Sua baixíssima Speed não ajuda muito, visto que no Metagame atual, a velocidade e a prioridade são armas muito usadas. No entanto, como um time não é feito de apenas um Pokémon, com os parceiros certos, Azumarill se torna uma arma letal para Tyranitar e Talonflame se for usado corretamente.

Movesets

- Bander Bunny -
● Aqua Jet
● Play Rough
● Waterfall / Aqua Tail
● Superpower
Ability: Huge Power
Item: Choice Band / Muscle Band
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Attack | 4 Spe

Muito fofo, mas também muito letal. Com Choice Band + Huge Power + Adamant Nature + EV's em Attack, Azumarill alcança incríveis 654 pontos em seu Attack. Essa combinação, juntamente com Aqua Jet, derruba facilmente Pokémon rápidos como Volcarona, Gengar, Terrakion, Alakazam e Talonflame. Play Rough é seu STAB mais poderoso, visto que Aqua Tail é muito pouco usado por causa da sua Accuracy. Esse move faz Bulky Waters temerem e pensarem duas vezes antes de dar um Switch-In na sua frente. Alguns deles são, Jellicent, Politoed, Gastrodon, Gyarados, Slowbro e Rotom-Wash. Waterfall é seu segundo STAB, e mais confiável, que é bem poderoso e se torna muito melhor se usado na Rain, fazendo até os Pokémon que resistem morrerem em pelo menos 2HKO. Aqua Tail pode ser usado, porém seus 10% a menos de precisão é pior do quê -10% de Power do Waterfall. Finalmente, Superpower, seu move que permite dar OHKO em Ferrothorn que venham a dar Switch-In na sua frente dando Predict num possivel Aqua Jet. Choice Band permite Azumarill destruir tudo à custa de ser trancado em um único move. Muscle Band é uma opção caso não queira ficar trancado a um único move, mas o poder ofensivo de Azumarill cairá bastante. Os EV's foram distribuídos de forma que Azumarill possa dar outspeed em Jellicent.

- Barriga de Tambor -
● Belly Drum
● Aqua Jet
● Waterfall / Superpower
● Play Rough
Ability: Huge Power
Item: Mystic Water / Lum Berry / Sitrus Berry
Nature: Adamant
Efforts: 132 HP | 252 Attack | 124 Speed

Caso você tenha sucesso em usar o Belly Drum, vai ser bem difícil parar esse coelho. Depois de um Belly Drum, o Aqua Jet do Azumarill fica tão poderoso quanto um Waterfall Choice Band do set anterior. As únicas coisas a se considerar nesse set é a difícil escolha entre Waterfall e Superpower, sendo que, com último move, Ferrothorn não será empecilho algum para Azumarill, enquanto a primeira opção pode derrubar praticamente qualquer outro Steel defensivo. Os EVs foram configurados de forma que Azumarill possa dar outspeed tanto em Jellicent quanto em Scizor. Mystic Water garante um pode ainda maior para o Aqua Jet, enquanto Lum Berry garante que o mesmo não sofra com Status como Burn por exemplo. Sitrus Berry garante um pouco de cura logo após o uso de Belly Drum.

Outras Opções

- SubPunch: Substitute + Focus Punch, muito boa e eficaz, mas os movesets citados são possibilidades bem melhores para Azumarill.

- Power-Up Punch: Aumentando seu Attack e ao mesmo tempo tirando dano, é bom, mas sua base 40 de power acaba prejudicando bastante.

- Ice Punch: Um ótimo ataque, mas requer que um Azumarill com o mesmo seja transferido de BW2 para XY.

- Brick Break: Um substituto para o Superpower já que o mesmo causa diminuição de Attack e Defense quando usado, porém o Base Power do Superpower é superior ao do Brick Break.

Companheiros de Equipe

Mesmo o clima ter decaído nessa geração, Politoed ainda é um bom companheiro de equipe para Azumarill, porém não tão bom quanto antes. Latias e Latios são ótimos companheiros de equipe para o nosso coelho, pois resistem a golpes Eletric e Grass e podem retaliar o oponente com um poderoso movimento Special de sua escolha. Os irmãos Latios tem uma ótima sinergia defensiva com Azumarill também. Gothitelle é um bem notável ao lado de Azumarill, pois a mesma tem Shadow Tag, e com isso, serve de armadilha para os Counters e Checks de Azumarill como Tentacruel, Amoonguss, Venusaur, Roserade e Celebi por exemplo, derrotando-os com Psyshock e Shadow Ball /Signal Beam o Celebi. Ferrothorn não é só um bom Counter para Azumarill mas também é um perfeito parceiro de equipe, resistindo a moves do tipo Grass e Eletric e imunidade a Poison Type moves e Azumarill faz os Pokémon Fire Type pensarem duas vezes antes de irem para a frente de um Ferrothorn parceiro de um Azumarill.

Predadores

Shedinja e Qwilfish não são tão notáveis assim na tier OU, mas valem a pena serem citados como predadores de Azumarill. Uns counters mais notáveis para Azumarill são Mega Venusaur e Amoonguss uma vez que eles só caem com 3HKOed de um Waterfall, Choice Band e na Rain, além de resistirem a todos os seus movimentos e poder retaliá-lo de volta com Sludge Bomb ou Giga Drain ambos. Dragalge e Tentacruel só caem com 2HKO de baixo de Rain e podem acabar com o nosso coelho com Sludge Bomb fácil. O Azumarill Revenge Killer é o mais fácil de se derrubar, visto que ele abusa de Aqua Jet e é usuário de Choice Band e Pokémon que resistem ou tem imunidade a Aqua Jet podem facilmente levá-lo a nocaute. Nessa lista incluem Choice Band Kyurem, Heliolisk com Dry Skin e Breloom. Alguns Pokémon com configurações defensivas são ótimos predadores para Azumarill, alguns deles são Zapdos, Rotom-Wash e Jellicent. Fora da Rain, é muito mais fácil de se combater Azumarill, mas lembre-se que ele ainda bate com muita força, esteja segurando Choice Band ou não.
Revisão: Diego

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.




--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar