logo

Pokémothim

Análise: Diggersby













Fala pessoal! Tudo certo?

Aqui é o Raul e estou trazendo para vocês a primeira análise competitiva do Pokémothim. Como já devem ter visto, ela é do Pokémon Escavador: Diggersby! Um ótimo Pokémon de Kalos que surpreende bastante gente nas batalhas. Espero que gostem!

Diggersby

Normal Ground
Underused (Beta)

Habilidades

Pickup:
Possui 10% de chance de encontrar e segurar um item depois de batalhar. Não funciona se o pokémon já está segurando um item. 

------------------------------------------------------------
Cheek Pouch:
Aumenta o HP quando o usuário come uma Berry.

------------------------------------------------------------
Huge Power (Hidden Ability):
Seu poder de Attack é dobrado.

Base Stats

Tabela de dano

x0 Electric Ghost
 --//--
Poison Rock
x1Normal Fire Ground Flying Psychic Bug Dragon Dark Steel Fairy
x2 Water Grass Ice Fighting
x4  --//--

Overview

Com stats decepcionantes e uma combinação de tipos não muito boa defensivamente, Diggersby parece não ter tantas oportunidades no metagame atual, porém, foi salvo por sua ótima Hidden Ability: Huge Power, transformando Diggersby em um poderoso Physical Sweeper. Com seu Attack dobrado, Diggersby chega a marca de 464, isso sem nenhum item, se transformando em um pokémon com um grande potencial ofensivo. Diggersby ainda aprende bons movimentos para aumentar os stats como Agility, Swords Dance e Bulk Up e outros relativamente fortes. Movimentos de prioridade como Mach Punch, Ice Shard e Aqua Jet são super-efetivos em Diggersby e o prejudica muito. Sua razoável Speed complica bastante a situação, que pode ser corrigida com companheiros de equipe que possam o dar support com Hazards, principalmente Sticky Web. No final, a boa condição ofensiva de Diggersby predomina, sendo realmente um ótimo Pokémon, se bem utilizado.

Movesets

- Choicersby -
● Earthquake
● Quick Attack / Return
● Return / Wild Charge
● U-turn / Wild Charge
Ability: Huge Power
Item: Choice Band / Choice Scarf
Nature: Adamant / Jolly
Efforts: | 188 HP | 252 Attack | 64 Speed [CB]
| 4 HP | 252 Attack | 252 Speed [CS]
Com Choice Band e Huge Power, Diggersby chega a 696 no quesito Attack, com Quick Attack sendo sua principal arma, graças a prioridade e ao STAB, podendo ser utilizado como Revenge Killer na maioria das vezes, mas bloqueado tranquilamente por Physical Walls, principalmente de tipos Steel, Rock e Ghost. Todavia, seu outro STAB, Earthquake dá uma ótima coverage contra Steel e Rock, e com uma boa noção de predict pode ser bem utilizado. Choice Scarf possibilita que Diggersby maximize sua Speed, assim, podendo ultrapassar a maioria de seus inimigos e manter seu monstruoso Attack, podendo abusar de sua condição de scout com U-turn. Return é um movimento forte STAB e é uma boa opção junto de Choice Scarf, mas não tendo a tão importante prioridade de Quick Attack. Wild Charge é a melhor opção contra os tanto usados Bulky Waters como Jellicent e Vaporeon, dando um dano gigantesco e dependendo de suas escolhas até derrotá-los em OHKO. Esse golpe também tira um dano imenso em Skarmory, que é um dos seus maiores counters. A distribuição de EV's no moveset Choice Band possibilita ultrapassar bases 85 Speed e ainda manter sua condição de bulky, podendo resistir a alguns movimentos. No moveset de Choice Scarf, os EV's são voltados para a maximização de sua Speed e de seu Attack, agora raramente resistindo a golpes super efetivos.

- Stat Booster -
● Swords Dance | Agility
● Quick Attack | Return
● Earthquake
● Wild Charge
Ability: Huge Power
Item: Leftovers / Life Orb
Nature: Adamant / Jolly
Efforts: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed
Este moveset tem a mesma função do anterior: atacar; porém, sem ficar preso em um só movimento e com o auxílio de Swords Dance ou Agility, assim aumentando cada vez mais seu poder e com apenas um uso é possível ultrapassar os stats com Choice Item's. Entretanto, deve-se ser usado na hora certa para não tomar um dano tão alto e nem ser derrotado antes de se bombar. Os movimentos do moveset exercem a mesma função já dito anteriormente. Leftovers permite uma boa recuperação enquanto Diggersby se bomba, Life Orb aumenta bastante o poder de seus movimentos, mas, recebe 10% de dano em troca, podendo ser crucial. A distribuição de EV's ajuda Diggersby a se sair melhor ofensivamente, não resistindo muitos movimentos, necessitando assim, de uma breve noção de predict para poder aumentar seus stats com mais tranquilidade.

Outras Opções

- Bulk Up: Uma boa opção para aumentar seu Attack e sua Defense, mas Swords Dance é muito superior por Diggersby não conseguir aguentar muitos hits.

- Power-Up Punch: Aumentando seu Attack e ao mesmo tempo tirando dano, é bom, mas sua base 40 de power acaba prejudicando bastante.

- Spikes: Com Spikes Diggersby pode exercer a boa função de um Offensive Support, setupando Spikes e ao mesmo tempo com um ótimo poder ofensivo.

- Toxic Orb + Facade: Uma ótima combinação, Toxic Orb deixa Diggersby Badly Poison e Facade fica com 140 de power + STAB de Diggersby, tornando uma combinação perigosa para os oponentes.

- Silk Scarf: Este item possibilita que os movimentos do tipo Normal de Diggersby aumentem 20% em power, tornando-os em 70% junto ao STAB, sendo assim uma boa opção.

- Payback / Thief: Dois ótimos movimentos para tirar um alto dano em seus counter's de tipo Ghost.

Companheiros de Equipe

Por Diggersby possuir uma baixa Speed, uma ótima opção de parceiros de equipe são Pokémon que o possam dar support com Sticky Web, como Galvantula e Smeargle. Outros pokémon que possam utilizar Entry Hazards e que sejam bastante resistentes também são de grande utilidade para o coelho poder sweepar. Aegislash resiste a 2 de suas fraquezas (Grass, Ice) e é imune a uma delas (Fighting), também ajudando o time a setupar os hazards, pois é um Spin Blocker. Outros Ghost's como Trevenant e Gourgeist também fazem a mesma função. Pokémon tipo Fire são de grande ajuda, pois derrubam facilmente Bronzong e Ferrothorn, além de outros Steel com Air Balloon. Diggersby tem um grande problema com Sticky Web, tornando algum pokémon com Rapid Spin muito útil, como por exemplo Tentacruel, que além de ser spinner, resiste muito bem suas fraquezas a Mach Punch, Aqua Jet e Ice Shard. Pokémon com Defog não são muito recomendados, simplesmente por tirarem todos os hazards do campo, podendo prejudicar seu time também.

Predadores

Graças a suas defesas não tão altas, Diggersby não resiste a muitos movimentos de prioridade, sendo muito difícil resistir a um poderoso Mach Punch, ou um Aqua Jet e um Ice Shard de Pokémon como Breloom, Azumarill, Crawdaunt, Cloyster, entre outros, tornando-se grandes predadores. Mesmo alguns mais lentos, podem resistir a um Quick Attack. Conkeldurr resiste muito bem a um Quick Attack sem muitos boosts e derrota Diggersby tranquilamente com Mach Punch. Trevenant e Gourgeist resistem a maioria de seus movimentos e podem usar Will O' Wisp para queimar e inutilizar Diggersby. Hazards podem atrapalhar bastante, tanto causando danos com Stealth Rock e Spikes, como baixando sua speed com Sticky Web.
Revisão: Diego

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.












--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre abc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar