logo

Pokémothim

Análise: Talonflame



Talonflame

Fire Flying
Overused

Habilidades

Flame Body:Os Pokémon com essa habilidade têm 30% de chance de deixar o Pokémon adversário com Status Burn, quando o usuário for alvo de golpes físicos. Além de diminuir 50% os passos que levam para um egg chocar, caso esse Pokémon esteja na equipe.
------------------------------------------------------------
Gale Wings (Hidden Ability):
Dá prioridade aos Moves do tipo Flying.

Base Stats

Tabela de dano


x0 Ground
Grass Bug
Fire Fairy Steel Fighting
x1Normal  Ice Flying Psychic Poison Ghost Dragon Dark 
x2 Electric Water
x4 Rock

Overview

Muito bem aceito por parte dos usuários, e muito criticado pelos oponentes, Talonflame chegou inovando nessa "gen", fez muitas mudanças no Metagame atual, com sua Hidden Ability exclusiva Gale Wings, foi o que mais chamou atenção dando conta de muitos Pokémon como Blaziken por exemplo. Seu movepool muito bem planejado com STABs com muito Base Power e com acesso a moves de Set-Up como Bulk Up e Swords Dance por exemplo. Talonflame é um Sweeper muito eficiente já que é um tipo Fire, e não teme Burn, mas no entanto possui Defesas muito baixas, sendo raro ele sobreviver a uma de suas fraquezas como Rock que causa OHKO, por isso nem irei comentar seus problemas com Stealth Rock. Passou diretamente para a Tier OU e, provavelmente, ficará lá por um longo tempo.

Movesets

- Flame Dance -
● Brave Bird
● Flare Blitz
● Swords Dance
● Roost/Steel Wing
Ability: Gale Wings
Item: Leftovers / Life Orb
Nature: Jolly/Adamant
Efforts: | 252 Spe | 252 Attack | 4 HP

Talonflame é muito destacado por sua Speed e Attack ambos muito elevados, com o uso de Swords Dance ele pode levar facilmente times inteiros que não esteja preparado para encara-lo. Counter perfeito para Lucario sendo Mega ou não, Volcarona e principalmente Heracross que levam OHKO de Flare Blitz ou Brave Bird. Pokémon como Rotom-Wash e Rotom-Heat por exemplo, que resistem a todos os moves desse Set e podem facilmente derruba-lo. Infelizmente, os dois STABs que ele possui causam recoil, e por conta disso ele precisa de algo como Leftovers e Roost para a recuperação de HP, e já que é um move do tipo Flying ele evita Taunt de Sableye e outros usuários de Prankster. Caso não se importe com Recoil e nem com recuperação para Talonflame, opte por Life Orb equipada nele que irá aumenta bastante seu poder ofensivo e no lugar Roost, caso você não queira que o seu Sweep seja parado por um Rock Type qualquer como Tyranitar por exemplo, Steel Wing se torna sua melhor opção.

-Choice Band -
● Flare Blitz
● Brave Bird
● U-turn
● Steel Wing
Ability: Gale Wings
Item: Choice Band
Nature: Adamant/Jolly
Efforts: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed

Perfeito e ao mesmo tempo arriscado, Brave bird é sua principal ferramenta para pegar principalmente Heracross scarf, Mega Lucario e Breloom. Flare Blitz cuida dos tipos Steel, que possivelmente vão com sucesso resistir ao Brave Bird. Steel Wing já cuida dos tipo Rock que são uma ameaça para ele. Caso esteja na dúvida de qual golpe usar, a solução é U-turn para causa dano e dar Switch. Muitas das vezes esse set se torna arriscado pois o oponente pode dar um Switch-In na frente do Talonflame e te deixar preso com aquele move que nem chega a causar um grande dano, obrigando-o a trocar e assim, dar um turno livre para ele de graça para usar Hazards ou Set-Upar.

Outras Opções

- Support: Tailwind + U-turn é uma ótima combinação, deixando sua team com o dobro de Speed e causando dano no oponente, tirando Sturdy's e Focus Sash's alheios.

- Bulk up + Roost: Seria muito bom se Talonflame não tivesse HP e Defesas medíocres.

- Acrobatics + Flying Gem: Pela nossa tristeza a Flying Gem ainda não foi liberada no XY, no caso Acrobatics seria uma boa forma de escapar do Recoil que o Brave bird causa por possui uma base stat bem próxima.

- Mirror Move: Ganhando prioridade graças ao Gale Wings, muito bem utilizado como Revenge Killer, pode surpreender muitos de seus predadores como Terrakion.

Companheiros de Equipe

Em primeiro lugar, para que Talonflame faça um bom Sweep, garanta que seu campo esteja sempre limpo de Stealth Rock. Magic Bouncers e Rapid Spinners são ótimos companheiros para Talonflame. Bons Rapid Spinners a serem citados são Hitmontop, que resiste a Rock. Claydol, Donphan e Excadrill que também resistem a Rock e tem imunidade contra Electric Moves, além de jogar Stealth Rock no campo do oponente e assim, ajudando Talonflame na sua tarefa de Sweeper. Tentacruel, Blastoise Mega ou não também são ótimos Rapid Spinners para fazer parceria com Talonflame. Mesmo sendo pouco utilizado, Drought ainda é uma ótima opção para deixar o Flare Blitz do Talonflame ainda mais poderoso. Breloom além de resistir a todas as fraquezas de Talonflame, o ajuda com um suporte de Spore.

Predadores

Como Talonflame é muito frágil, praticamente qualquer impacto que o mesmo sofra poderá causar OHKO ou até mesmo 2HKO que é o caso de Bullet Punch de Scizor. No entanto, a quantidade de predadores para Talonflame é bem escassa graças a priority dos seus moves Flying e seu segundo e bem poderoso Flare Blitz, que somado a uma Speed de 130 de base, o torna um Pokémon ímpar. O maior perigo para um Talonflame é Stealth Rock em campo que tira 50% do seu HP a cada troca e caso não esteja carregando Roost, Talonflame não irá durar muito durante a batalha. Heatran consegue dar Switch-In na frente de todos os golpes de Talonflame, sujar o campo com Hazards e até mata-lo caso carrege um Dragon Pulse, por exemplo. Rotom-Wash e Rotom-Heat assim como Heatran, podem dar Switch-In na frente dos moves de Talonflame (Com excessão de Rotom-Wash que perde uma boa quantidade de HP para um U-turn) e mata-lo com seus STABs elétricos.
Revisão: Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Wolfe-Kun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar