logo

Pokémothim

Análise: Chatot


Eae pessoal!! \o/
Tudo bem com vocês? Para quem está cansado de ver tantos Rotom, Greninja, Talonflame e muitos outros bem comuns em batalhas, hoje trago para vocês a análise de Chatot. Irá surpreender os oponentes que só conhecem os Pokémon mais usados.

Chatot

Dragon Dark
Overused

Habilidades

Keen Eye:
Previne que o Pokémon perca Accuracy.

Tangled Feet:
Sua Evasion aumenta quando o Pokémon estiver Confusion.

Big Pecks (Hidden Ability):
Impede que sua Defense diminua.




Base Stats

Tabela de dano

x0Ground Ghost
--//--
Grass Bug
x1Normal Fire  Water Fighting Poison Flying Psychic Dragon Dark Steel Fairy
x2Eletric IceRock
x4--//--

~Overview~
Desde que foi inserido na 4ª geração, até os dias de hoje, Chatot se matem na Tier mais baixa do Metagame da Smogon, NU. Isso se deve por conta de um monte de fatores negativos que esse Pokémon tem. Começando pelos Base Status bem miseráveis, defesas baixas, e uma Speed razoável, que não compensa o Sp.Attack que é também razoável. Seu Movepool é bem limitado, e o mesmo ainda depende de Move tutores para aprender moves como Heat Wave, e ter um pouco de Coverage. Suas Habilidades são todas igualmente ruins, portanto a escolha de uma das três é irrelevante, mas a menos ruim seria Keen Eye. Porém, Chatot conta com o fator "Surpresa" que ele adquiriu nessa geração, o movimento Boomburst, que além de ser seu STAB, é bem poderoso com 140 de Base Power e treinadores desavisados que não conhecerem bem um Chatot, poderá sofrer na mão dele, ou melhor, nas asas dele. Caso Chatot suba de Tier nessa geração, o que é pouco provável, será por conta do seu Boomburst.

~Movesets~
- Screecher -
● Nasty Plot
● Boomburst | Hyper Voice
● Hidden Power [Fighting] | Heat Wave
● Roost | Hidden Power [Fighting]
Ability: Keen Eye
Item: Life Orb
Nature: Timid
Efforts: | 4 HP | 252 Sp.Att | 252 Speed

Nasty Plot irá maximizar seu mediano Sp.Attack e em seguida, atacar com o que mais convêm para poder derrotar o oponente que estiver em campo. Chatot irá contar apenas com um STAB, que ele será Normal. Boomburst é a ordem nesse set, com ele, Sweeps poderão acontecer se os empecilhos do nosso pássaro tagarela forem derrotados, como Pokémon do tipo Steel e Rock, que geralmente são bem defensivos. Hidden Power [Fighting] irá permitir uma Coverage para poder bater Super Efetivamente em Pokémon Steel e Rock que resistam ao seu STAB. Roost no último Slot irá curá-lo de possíveis danos que ele venha a sofrer enquanto usa Nasty Plot. Como seria impossível utilizar Heat Wave junto de Boomburst, Hyper Voice aparece aí como uma segunda opção de STAB para Chatot, claro que com um poder ofensivo bem inferior em relação ao do Boomburst, mas que irá ter uma Coverage boa com Heat Wave, no terceiro Slot e Hidden Power [Fighting], no último Slot.


~Outras Opções~
 Agility: Para aumentar sua Speed. Uma boa opção para se usar com o poderoso Boomburst.

● Encore: Uma ótima opção para prender Pokémon em golpes inúteis, e com isso, Chatot poder se bombar com Nasty Plot enquanto puder.

● Choice Specs/Scarf: Irão aumentar o Sp.Attack ou a Speed, respectivamente, e deixar seus status incrivelmente altos. 

~Companheiros de Equipe~
Rapid Spinners são de extrema importância para usar num time com Chatot. Um exemplo em NU, seria Torkoal, que também poderá bater em Steel Types com move Fire. Natu não é Rapid Spinners mas é Magic Bouncer e faz uma parceria boa com Chatot. Bastiodon pode sujar o campo do oponente com SR e ajudar no papel ofensivo do Chatot e resiste a movimentos dos tipo: Ice e Rock, e suas defesas permitem resistir facilmente a movimentos Electric também.

~Checks e Counters~
Stealth Rock é um dos maiores problemas de Chatot, e qualquer usuário desse move, é de grande ameaça para o pássaro tagarela. Gardevoir e Altaria tem defesas ótimas e podem segurar com facilidade os moves do Chatot e contra-atacar em seguida, porém, Altaria sofrerá caso o Chatot carregue consigo Encore. Priority, mesmo que com apenas 40 de Base Power, é de grande perigo para Chatot, isso porque suas defesas são muito ruins. Caso o companheiro com Rapid Spin de Chatot seja derrotado e as pedras estejam em campo, será uma questão de tempo até que ele seja derrotado também.

Revisão: Diego
Referências: Smogon

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.








--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar