logo

Pokémothim

Análise: Moxie


Olá pessoal.
Hoje é quinta-feira, dia de análise das habilidades. E para continuar, hoje tratarei da habilidade Moxie, que é vista comumente no competitivo. Sem delongas, vamos ao que interessa.

Vários Pokémon possuem essa habilidade e muitos desses utilizam dela muito bem no geral. Os principais usuários dessa habilidade são Scrafty, Krookodile, Salamence, Heracross, Gyarados e Honchkrow.


Moxie já era uma habilidade frequente nesses Pokémon por proporcionar diferentes maneiras de utilização. Frequentemente é vista lado à lado com Choice Scarf, que dá suporte para os Pokémon que não possuem Speed tão evelada à ponto de atacarem quase sempre por primeiro, induzindo os Pokémon à adotarem a função de atacante sob um efeito progressivo no aumento de Attack praticamente anulando a necessidade de movimentos como Swords Dance, Bulk Up e etc.
Dessa forma, Moxie se torna uma habilidade perigosa caso o oponente não tome uma atitude rápida ou abuse de Pokémon como Skarmory, Cloyster e outros defensivos notáveis. Até mesmo movimentos como Will-O-Wisp e Toxic, que impõem um final iminente ao Pokémon, podem ser inutilizados se lançados no momento errado ou menos propício.  Isso pelo fato de Moxie se tornar uma avalanche depois de dois ou três oponentes derrotados.
Por ser muito utilizada e também estar presente em Pokémon que contam com alto poder ofensivo, essa habilidade não possui apenas um Pokémon que utilize dela perfeitamente, mas sim vários.
____________________

#130 Gyarados (Water/Flying)

Gyarados @ Choice Scarf
Nature: Adamant
EV's: 252 Atk | 252 Spe | 4 Def

• Waterfall
• Earthquake
• Ice Fang
• Stone Edge

Com esse moveset mais que ofensivo, Gyarados pode se tornar muito perigoso logo após o primeiro Pokémon que ele derruba. Utilizando ele para dar o “troco” em um oponente com fraquezas perante os tipos de seus ataques e abusando de uma Speed satisfatória graças à Choice Scarf, ele pode lidar facilmente contra um switch feito, atacando duas vezes o oponente caso esse efetue uma troca. Waterfall pode derrubar muitos Pokémon que não possuam Defense suficiente para resistir aos ataques, além de STAB e uma porcentagem de flinch. Earthquake pode banir Toxicroak, Tentacruel e Dragalge, já que este último tem sua resistência voltada para ataques especiais. Outro ponto interessante é que Gyarados resiste à Fighting e Steel, portanto Mach Punch e Bullet Punch em Breelom e Scizor não irão parar Gyarados tão facilmente, mesmo sendo movimentos com prioridade. Outros como Dragonite e Salamence podem lamentar caso Gyarados utilize Ice Fang depois de dois boosts em Attack. E por sua vez, Stone Edge bate de frente contra Volcarona, Mega Charizard-Y, mono-fires e quase todos os Pokémon Flying.
Dessa forma, Gyarados tem um alcance grande para derrotar um oponente ameaçador, ou pelo menos causar um grande estrago enquanto estiver em campo. Com Choice Scarf, Gyarados estará condenado à utilizar apenas um de seus movimentos enquanto estiver marcando presença, então é necessário que ele possua alguns parceiros de equipe capazes de resistirem o que lhe poderia ser prejudicial. Aproveite dessa situação para reinventar seu ofensivo via Gyarados, já que quando este entrar em campo novamente, você poderá utilizar um movimento diferente (e depois constante).
Agora com o surgimento da Gyaradosite na sexta geração, Moxie-Gyarados pode se tornar menos utilizável em determinadas situações, dependendo unicamente dos parceiros de time. Caso você prefira utilizá-lo como Mega Gyarados, o que se recomenda é a habilidade Intimidate.

O que pode servir de ajuda?

Predict vs. Electric
Tenha em mente que Gyarados pode ser facilmente interrompido por Thunderbolt e Thunder, já que sua Sp. Defense não será explorada e também por sua combinação de tipos levar danos quadruplicados de Electric. Com a ajuda de Choice Scarf, Gyarados tem um ganho vitalício em Speed de 50%. Pokémon do tipo Electric geralmente possuem Speed alta, então é necessário que o seu predict esteja correto em relação aos mesmos. Arriscar pode custar caro e você deve ter uma noção básica de cálculos, bem como conhecer um pouco dos valores em Speed de seu oponente para prever se atacará primeiro. Você pode derrubar quase qualquer Electric-type utilizando Earthquake. Se não quiser arriscar, substitua Gyarados por outro Pokémon.

Gastrodon e Gliscor
Dois ótimos parceiros de equipe para ajudar Gyarados em sua deficiência contra o tipo Electric. Uma das maiores preocupações de Gyarados é Rotom (geralmente Rotom-Wash, que é mais visto). Gastrodon possui Storm Drain e também é do tipo Ground, o que pode inutilizar quase qualquer ataque danoso vindo de Rotom-W. Gastrodon absorve Scald e é imune à Volt Switch e Thunder/Thunderbolt.
Já Gliscor tem quase a mesma função. Conta com movimentos ótimos em seu movepool e pode se tornar ameaçador quanto servir de escudo para Gyarados. Gliscor cobre os demais Pokémon do tipo Electric e pode varrer os mesmos do jogo com seu Earthquake.

Flamethrower ou Fire Blast
Esses dois ataques devem estar presentes em algum Pokémon parceiro de Gyarados para banir Ferrothorn e outros Grass-types do lado do oponente. Além de Ferrothorn possuir Iron Barbs, algumas vezes também está equipado com Rocky Helmet, a Defense desse Pokémon ridiculariza o ofensivo de Gyarados (mesmo depois de alguns boosts provenientes de Moxie).

Entry Hazards + Ghost
Sempre serão de ajuda para qualquer time. Com a utilização de Entry Hazards logo no início da partida e um Ghost-type para mantê-las no campo sendo imunes à Rapid Spin, Gyarados conta com um oponente de HP violado, tornando o oponente bem mais vulnerável aos ataques que ele lançar. Com um pouco de sorte, você poderá lançar Stealth Rock + Sticky Web e quem sabe até uma camada de Spikes, o que já seria mais que suficiente para agir livre com Gyarados atacando primeiro quase sempre. Um Pokémon do tipo Ghost servirá apenas para manter Entry Hazards, portanto é apenas uma opção.
____________________


#560 Scrafty (Dark/Fighting)

Scrafty @ Leftovers / Life Orb
Nature: Jolly
EV's: 252 Atk | 252 Spe | 4 HP

• Drain Punch
• Crunch
• Dragon Dance
• Poison Jab / Dragon Tail

Scrafty tem tudo para ser um ótimo Pokémon, mesmo sem estratégias complexas. Com a habilidade Moxie + Dragon Dance, Scrafty pode ganhar boosts em Attack rapidamente. Possui Defense e Sp. Defense o suficiente para aguentar determinados movimentos que não sejam super-efetivos. Leftovers e Life Orb são duas opções viáveis. Life Orb é tipicamente um item básico de atacantes. Drain Punch pode substituir o efeito de Leftovers além de causar grandes danos, já que Scrafty ganha STAB. Se preferir Leftovers, então Scrafty terá de abusar um pouco mais de Dragon Dance para se tornar um bom usuário de Moxie. Poison Jab pode ser viável contra Fairy-types, já que essas possuem Defense geralmente baixas ou medianas. Dragon Tail pode substituir Poison Jab e agir como um Roar/Whirlwind, forçando a troca e causando algum dano, além de substituir com mérito um possível Ice Punch em seu moveset para dar conta de Dragon-types. Scrafty não dá rodeios na hora de batalhar. Ele apenas ataca!
Bulk Up também é uma opção para dar boosts, mas seria viável em Careful Scrafty, fazendo dele um Pokémon mais defensivo (o que pode ser combinado com Moxie para fazer dele, à longo prazo, um Pokémon ofensivo e defensivo simultaneamente).
Com esse moveset, o item que se encaixa melhor é Life Orb, pela simples presença de Drain Punch. Scrafty após dois Dragon Dance pode recuperar quase qualquer dano através de Drain Punch em oponentes que levem danos normais do tipo Fighting, ainda mais em oponentes fracos contra o mesmo. E com Moxie, aumentar os stats de Scrafty acaba sendo uma tarefa mais fácil.
O que pode ser prejudicial para Scrafty são os tipos Flying e Fighting, por isso Dragon Tail entra como uma opção bastante plausível para que ele não sofra com esses tipos.
____________________

#373 Salamence (Dragon/Flying)

Salamence @ Choice Scarf / Life Orb
Nature: Naive
EV's: 252 Atk | 252 Spe | 4 Sp. Atk

• Dragon Tail / Fire Blast* / Hydro Pump*
• Aqua Tail / Outrage
• Earthquake
• Dragon Claw

*Fire Blast e Hydro Pump são apenas para Life Orb.

Se mostrando tão ameaçador quanto qualquer outro Pokémon do tipo Dragon, Salamence também é um bom usuário de Moxie + Choice Scarf. Tem Sp. Attack o suficiente para derrubar Steel-types (resistentes à Dragon). Porém Salamence entra em campo e sai rapidamente. A nature Naive diminui Sp. Defense, mas proporciona Speed. Assim, Salamence é derrubado por Blizzard e Ice Beam fácil. Caso consiga atacar primeiro, Salamence pode dar OHKO em diferentes Pokémon, que por sua vez são muito resistentes. Um exemplo é Ferrothorn, Forretress e Skarmory que sempre dão um bom trabalho caso você não disponha de vantagens contra Steel (o tipo Fire no seu time, pra ser mais exato). Fire Blast também é um "salva-vidas" contra Pokémon do tipo Ice (exceto Mamoswine). Porém, como nosso Salamence em questão é um usuário de Moxie, Fire Blast e Hydro Pump são alternativas para Salamence com Life Orb para que ele não se limite à utilizar movimentos especiais enquanto seu Attack sobe.
Aqua Tail e Outrage são duas escolhas boas. Caso você prefira seu Salamence com diversidade de ataques físicos, o melhor movimento é Aqua Tail. Já Outrage você poderá usar quando estiver certo de que Salamence está em seus últimos momentos. O efeito colateral de Outrage inviabiliza um pouco a utilização desse movimento enquanto ele está com HP intocado. Earthquake serve como um "adorno" para cuidar de oponentes como Tyranitar, Heatran e Jirachi. Dragon Claw está para o STAB e também para bater de igual pra igual contra um possível Salamence oponente, Dragonite, Haxorus e outros Pokémon do tipo Dragon. Contudo, temos um Salamence totalmente voltado para o ataque ao inimigo. Por ser muito mais ofensivo que defensivo, colocar movimentos para dar boosts em Salamence é perda de tempo. Conte com Moxie para cumprir essa tarefa.
____________________

No fim de tudo, temos três ótimos usuários da habilidade Moxie. Obviamente não são os únicos que se destacam, mas por hoje, são os que eu lhes trago. Por se tratar de uma habilidade que tem um efeito muito simples (aumentar o Attack), o que se torna um bom conselho é abusar muito de ataques físicos e diretos para tentar transformar o usuário de Moxie em um verdadeiro predador.

Relembrando as vantagens de Moxie:

→ Em Pokémon que possuem grande quantidade de Attack, Moxie praticamente anula a necessidade de utilizar movimentos como Swords Dance, Bulk Up e Dragon Dance, embora em alguns casos ainda sejam úteis.
→ Combinando Moxie com Choice Scarf em um Pokémon com Speed razoável, quase sempre ele atacará primeiro e irá criar um efeito continuo de aumento de Attack que, em determinado momento, será impossível pará-lo.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado da análise. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou opinião, basta deixar um comentário aqui que ele será atendido. Até a próxima =)

Revisão: Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.










--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar