logo

Pokémothim

Análise Venusaur


Venusaur


Grass  Poison
Overused

Habilidades

Overgrow: 
O poder dos golpes do tipo Grass aumentam em 50% quando seu HP está abaixo de 1/3.

Chlorophyll (Hidden Ability): 
Sua Speed dobra quando o clima Sunny estiver ativo em campo. Quando o clima acabar, a Speed volta normal.








Base Stats

Tabela de dano

x0  --//--
Grass 
Water Electric  Fighting Fairy
x1 Normal Poison Ground Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel
x2 Flying Psychic Ice Fire
x4  --//-- 

Mega Venusaur


Grass  Poison
Overused

Habilidades

Thick Fat (mega):
O dano de movimentos do tipo Fire e Ice diminui em 50%.











Base Stats

Tabela de dano

x0 --//--
Grass 
Water Electric  Fighting Fairy
x1 Fire[Thick Fat] Ice[Thick Fat] Normal Poison Ground Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel
x2 Flying Psychic
x4 --//-- 
~Overview~
Com a chegada de Black e White e sua habilidade do Dream World, Chlorophyl, impulsionou Venusaur para a Tier OU e o fez um dos Pokémon mais temido em equipes de Sun. Com status medianos, Chlorophyl e o Upgrade que Growth teve, equivale a um Shell Smash, porém com o bônus de não ter redução nas defesas. Uma das melhores coisas nele é seu rapidíssimo Sleep Powder que dá suporte para o mesmo se bombar com Growth, e , com Hidden Power Fire, fazer belos Sweeps a menos que um Heatran entre na frente para poder para-lo ( a menos que o Venusaur carregue consigo um Earthquake).

Com a chegada de XY, ele ganhou mais uma novidade: a Mega Evolução. Enquanto alguns pensavam que com o Nerf que o clima sofreu, Venusaur caíria nas estatíscas de uso, mas o Mega Venusaur aparece para contrariar isso, claro que é de uma forma um pouco diferente, porém tão eficaz quanto um Venusaur comum com Chlorophyl configurado para o uso debaixo de Sun. Mega Venusaur agora se tornou o mais novo e principal Tank da Tier OU, e pode ser utilizado de diversas formas. A novidade no nosso dinosauro de planta é sua habilidade, Thick Fat, que tira suas fraquezas contra Fire e Ice Type Moves, que faz com que ele possa debochar de um Heatran que venha a dar Switch-In em sua frente e Bulky Waters que na maioria das vezes contam com Ice Moves. Sua tabela de danos ficou bem curta com seus novos atributos, garantindo a Venusaur apenas duas fraquezas, Psychic e Flying. Considerando-se que esses moves não são os mais usados no Metagame OU, Venusaur se torna ainda mais perigoso, temendo apenas Talonflame (Ou não) e Mega Alakazam.
A falta de Leftovers que pode parecer, a primeira vista, uma grande falta para um Pokémon Tank, não é problema algum para Venusaur. O Nerf do clima não só prejudicou Venusaur, mas também o ajudou, e agora Synthesis terá, na maioria das vezes, sua capacidade de cura sempre no máximo e juntamente de Leech Seed, faz com que ele dura muito mais durante a batalha e cause muita dor de cabeça para os oponentes. Synthesis e Sludge Bomb são moves meio que obrigatórios num Mega Venusaur, primeiro que Tanks apreciam muito uma fonte de cura cofiável como Synthesis e segundo que Sludge Bomb lhe garante uma ótima Coverage Neutra além de acabar com os novos Pokémon Fairy-Type. No entanto, nem tudo é perfeito para nenhum Pokémon. Venusaur teme Pokémon tipo Flying poderosos e também os Set-Up Sweeepers que o mesmo não possa combate-lo de forma Super Efetiva. No geral, Venusaur ainda é um ótimo Pokémon a ser usado. Sua Mega forma, é uma das melhores atualmente e se encaixa na maioria dos times perfeitamente e raramente ou até mesmo nunca ele irá lhe decepcionar.
Movesets

~Movesets~

Sun Sweeper, Specially -
● Growth
● Giga Drain
● Sludge Bomb | Sleep Powder | Earthquake
● Hidden Power [ Fire/Ice] | Earthquake
Ability: Chlorophyll
Item: Life Orb
Nature: Timid | Modest | Hasty
Efforts: | 252 Sp.Attack | 252 Speed | 4 HP


Na quinta geração, com esse set, Venusaur podia facilmente derrubar times inteiros sozinho, agora com o clima através de Drought não sendo mais permanente, sua capacidade de Sweeper se torna mais limitada, porém não é uma configuração de moveset para se ignorar. Growth é o que faz o moveset acontecer, aumentando seu Attack e Sp.Attack em 2 estágios enquanto o Weather Sunny estiver ativo em campo. Depois de se bombar com Growth, Venusaur poderá tirar pelo menos 3 Pokémon do oponente. Giga Drain é seu STAB que, além de causar um dano ótimo, irá curar uma boa parte de seu HP, o que para um Sweeper, uma fonte de cura é sempre muito bem apreciado.  Sludge Bomb é seu segundo STAB. Tem um Base Power ótimo e ótimas chances de deixar o oponente Poisoned. Hidden Power Fire serve para derrubar Ferrothorn, Forretress e Skarmory que resistem ao Giga Drain e tem imunidade ao Sludge Bomb. Hidden Power Ice para dar OHKO em Pokémon como Dragonite, porém ele pode ser derrubado com Sludge Bomb, HP Ice é a opção menos viável. Pokémon como Heatran, por exemplo, resiste com facilidade ao Giga Drain, além de ter imunidade ao Hidden Power Fire graças ao seu Flash Fire. Sleep Powder entra nesse moveset para poder deixar um oponente como ele dormindo, podendo fazer uma troca segura para um Pokémon que possa dar cabo do Heatran. Sleep Powder também ajuda Venusaur a se bombar com Growth enquanto o oponente dorme. Earthquake entra no moveset para poder dar conta de Heatran, caso você não queira depender da mísera Accuracy de apenas 75 do Sleep Powder. Escolha Hasty nature apenas se você for usar Earthquake no seu Venusaur. Timid ou Modest, fica a sua escolha. Mais velocidade ou mais poder ofensivo respectivamente.

Sun Sweeper, Physically -
● Growth | Swords Dance
● Power Whip | Petal Blizzard
● Earthquake | Return
● Sleep Powder | Hidden Power [ Fire/Ice] | Return
Ability: Chlorophyll
Item: Life Orb
Nature: Adamant | Jolly | Lonely
Efforts: | 252 Attack | 252 Speed | 4 HP



Growth exerce a mesma função do set anterior. Porém aqui temos uma segunda opção de bombar o Venusaur que é Swords Dance, que, assim como o Growth, aumenta seu Attack em dois estágios. Seu STAB aqui é um bem poderoso, Power Whip com 120 de Base Power, torna Venusaur ainda mais perigoso, porém sua Accuracy deixa um pouco à desejar e por isso tem Petal Blizzard como segunda opção. Tem um Base Power um tanto quanto inferior em relação ao Power Whip, porém sua Accuracy é 100%, evitando erros que são trágicos para um Venusaur Sweeper. Earthquake não é STAB, mas aumenta sua Coverage, já que a do tipo Grass não é tão boa, porém ele não atinge os tipo Flying. Return tem uma Coverage neutra e poderá bater em Flying Types que o Earthquake não o faria. Mesmo escolhendo Earthquake ou Return, que não bate em Steels, sempre irá aparecer um Pokémon que Venusaur não poderá enfrentar e nesse caso tem o Sleep Powder que exerce a mesma função do set anterior. HP Fire ou Ice aumentam sua Coverage junto de Earthquake ou Return. Return também pode ser usado nesse 4º Slot, junto de Earthquake que poderá ser usado no 3º slot. Escolha Lonely nature se for escolher usar Hidden Power no seu Venusaur. Caso contrário, opte por Adamant ou Jolly, mais Attack ou mais Speed respectivamente.

SubSeed -
● Sleep Powder
● Substitute
● Leech Seed
● Giga Drain
Ability: Chlorophyll
Item: Black Sludge
Nature: Calm
Efforts: | 192 HP | 252 Sp.Def | 52 Def |12 Speed


Um Stall bem rápido? Venusaur pode execer esse papel também enquanto o Sunny estiver ativo e mesmo quando acabar, poderá continuar com o seu trabalho. Sleep Powder mais uma boa Speed, poderá botar Pokémon como Talonflame, Crobat, Jolteon e Alakazam para dormir antes que os mesmo possam fazer alguma coisa. Em seguida Venusaur só irá precisa se proteger atrás de seu Substitute e sugar o HP do oponente com Leech Seed, até o oponente ficar fora de combate ou trocar. Giga Drain irá garantir que Venusaur não sofra completamente caso usem Taunt. Black Sludge + Leech Seed + Giga Drain irá manter Venusaur por muito tempo em campo e dificilmente terá derrotado. 12 EVs em Speed é necessário para que ele possa ultrapassar os Pokémon citados acima.

Special Tank -
● Synthesis
● Giga Drain
● Sludge Bomb
● Hidden Power [ Fire/Ice] | Sleep Powder
Ability: Chlorophyll
Item: Venusaurite
Nature: Modest
Efforts: | 252 HP | 252 Sp.Attack | 4 Sp.Def


Sua Mega Evolução está tão em alta quanto sua forma normal com Chlorophyll. Com incríveis 123 e 120 em Def e Sp.Def respectivamente, Venusaur se torna o melhor Tank da tier OU graças a sua habilidade de Mega Forma, que garante que o mesmo tome dano Super-Efetivo apenas de Psychic e Flying Moves que não são moves tão ameaçadores assim, considerando-se que na Tier OU só irá ter Talonflame e Skarmory com Brave Bird e Mega Alakazam com um Psychic digno de derrubar Mega Venusaur. Todos os Pokémon que são Tank apreciam muito uma fonte de cura, Mega Venusaur em especial, já que o mesmo não poderá utilizar de Leftovers ou Black Sludge. Aí que entra Synthesis, que é, sem dúvida, a melhor fonte de cura que Mega Venusaur podería ter, ainda mais agora que os climas sofreram Nerf e não são tão utilizados quanto antes, na 5ª Gen. Giga Drain, seu STAB, além de causar dano, irá curar seu HP, como já dito antes, é de muita utilidade para um Tank. Sludge Bomb é seu segundo STAB e irá garantir que Venusaur possa derrubar Pokémon como Talonflame e Celebi. Hidden Power Fire irá permitir que derrube Scizor e não precise fugir dele. Hidden Power Ice serve para Dragonite, porém é uma opção menos viável já que Sludge Bomb bate com força. Sleep Powder irá ajudar Venusaur numa possível fuga com segurança para o próximo Pokémon além também de ajuda-lo a derrubar os oponente mais difíceis.

Mixed Tank -
● Synthesis
● Giga Drain | Power Whip | Petal Blizzard
● Earthquake
● Sludge Bomb
Ability: Overgrow | Chlorophyll
Item: Venusaurite
Nature: Brave
Efforts: | 196 HP | 164 Attack | 148 Sp.Attack

Tem quase os mesmo moves do set já citado acima, com algumas poucas diferenças sendo elas a distribuição de EVs, que irá permitir que Venusaur ataque com força tanto no lado físico quanto no lado especial.  Escolha o STAB Grass que mais lhe agradar. Giga Drain é mais viável, pois além de causar dano, irá curar um pouco de HP. Power Whip tem um Base Power muito superior aos 75 que tem o Giga Drain, porém com a Accuracy menor. Caso queira um mix de mais poder e uma Accuracy no máximo, poderá usar Petal Blizzard. Earthquake derrota Heatran em OHKO. Sludge Bomb é seu segundo STAB e é capaz de derrubar Sylveon Calm em até 2HKO. A Nature Brave não irá prejudicar nem o Attack e nem o Sp.Attack, mas irá diminuir sua Speed que não é de muita importância.

Physical Tank -
● Synthesis
● Power Whip | Petal Blizzard
● Earthquake
● Sleep Powder
Ability: Overgrow | Chlorophyll
Item: Venusaurite
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Attack | 4 Def

Uma opção totalmente Physical para Venusaur. É a menos viável porquê irá deixá-lo apenas com dois moves para causar dano, sendo eles Power Whip ou Petal Blizzard e Earthquake, que juntos, tem uma Accuracy boa, porém não muito efetiva. Sleep Powder irá garantir que ele possa derrubar os oponente mais resistentes ou ajudá-lo numa fuga e garantir segurança para o próximo Pokémon.

Stallsaur -
● Synthesis
● Toxic
● Leech Seed
● Giga Drain
Ability: Overgrow | Chlorophyll
Item: Venusaurite
Nature: Calm
Efforts: | 252 HP | 252 Sp.Def | 4 Def

Caso esteja pensando em fazer um time Stall, tente encaixar Mega Venusaur nele. Suas capacidades defensivas são exploradas ao máximo nesse set. Venusaur irá acabar aos poucos com o oponente graças ao Toxic, e curar-se de quaisquer danos medianos ou até mesmo graves com todos os seus outros Moves. Seus EVs podem ser usados também Physically Defensive já que os Moves Flying e Psychics se revesam entre golpes Physical ou Special.

~Outras Opções~
● Hidden Power [Ground]: Uma opção para bater com força em Heatran utilizando um Moveset Special. Porém, irá deixar Venusaur a merce de Gengar, por exemplo.

● Solar Beam: No Sun, irá atacar em 1 único turno. Porém é bem arriscado, o oponente pode trocar o clima de repente, e então ele irá ficar preso 1 turno para poder disparar o Solarbeam.

● Choice Specs|Scarf: Choice Specs é uma ótima opção para se usar com Chlorophyll e o Sun ativo. Choice Scarf poderá ser usado fora de Sun. Ambos os Choice Itens são ótimos com Leaf Storm.

● Leaf Storm: Uma boa opção para um Moveset Special. Tem um Base Power enorme, porém diminui seu Sp.Attack em 2 estágios. Pode ser usado num set Mixed.

~Companheiros de Equipe~
Para usar Venusaur com Chlorophyll, as melhores opções para lhe ajudar com o clima são sem dúvida Ninetales e Mega Charizard Y. Além de Venusaur poder cobrir suas fraquezas contra Water moves. Heatran não é apenas um Counter para Venusaur mas também um ótimo parceiro, pois o mesmo resiste a todas as fraquezas de Venusaur e poderá ajudar como Support de Hazard, o que é de grande ajuda para Sweepers. Pokémon com Flash Fire, além de resistir a Ice Moves, se beneficiam absorvendo  Fire Moves que são direcionados à Venusaur. Arcanine pode absorve-los e contra-atacar com seu Close Combat, Heatran, por exemplo. Weaville pode dar Switch-In sem medo em golpes Psychic, já que o mesmo tem imunidade, e pegar Pokémon como Alakazam ou Espeon com Pursuit. Tyranitar resiste a Flying e tem imunidade a Psychics e pode pega-los numa fuga com Pursuit, porém seu Sandstream irá invocar Sandstorm em campo e irá prejudicar a cura do Synthesis de Venusaur. Bronzong e Metagross resistem facilmente a Psychic Moves e também Flying Moves. Porém, Taloflame além de seu Brave Bird, tem também Flare Blitz que pode causar problemas para Bronzong e Metagross caso escolha eles para fazer parceria com Venusaur.

~Checks e Counters~
Politoed, Tyranitar e Hippowdon ao entrar em campo, trocam o clima, o que prejudica muito o Venusaur caso esteja usando ele com Chlorophyll e consequentemente o clima Sunny. Heatran foi bastante citado na análise, isso porque ele é de fato um dos melhores Counters, pois o mesmo resiste a maioria dos moves de Venusaur caso não opte pôr Earthquake nele. Chansey e Blissey não resiste, mas toma pouco dano em de todos os Moves de Venusaur, além de poder paralisá-lo com Thunder Wave e estragar sua estratégia se ela for se beneficiar de Sun com Chlorophyll. Klefki tem imunidade ao seu Sludge Bomb e resiste ao Giga Drain e, assim como Chansey e Blissey, paralisá-lo com Thunder Wave. Alakazam ainda pode ser parado por Venusaur (Mega ou não), mas Mega Alakazam acaba com ele facilmente com Psychic. Talonflame ultrapassa Venusaur no sol graças ao seu Brave Bird. Na Mega Forma, Venusaur ainda pode resistir e derrotá-lo, mas tenha cuidado com o seu Swords Dance.

Revisão: Diego
Referências: Smogon



Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.








Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar