logo

Pokémothim

Análise: Excadrill


Fala pessoal! Tudo certo?

Aqui é o Raul e estou trazendo mais uma análise. A análise de hoje será da topeira de aço escavadora, ou melhor dizendo: Excadrill! Um Pokémon que já teve seus momentos de glória em Uber na geração anterior, mas decaiu de tier recentemente. Vamos conferir:

Excadrill

GroundSteel
Overused

Habilidades

Sand Force:
Aumenta o poder de movimentos dos tipos Ground, Rock e Steel na Sandstorm em 30%.

Sand Rush:
Aumenta a Speed na Sandstorm.

Mold Breaker (Hidden Ability):
Previne habilidades que interferem em dano. Como Levitate (previne danos de movimentos Ground).

Base Stats


Tabela de dano

x0ElectricPoison
Rock
BugNormalPsychicFlyingSteelFairyDragon
x1Grass Ice Ghost Dark
x2FireWaterFightingGround
x4--//--

Overview
    Na geração B/W, enquanto habilidades que invocam climas ainda duravam infinitamente, Excadrill teve uma grande ascensão para Ubers, isso graças sua habilidade Sand Rush, que em parceria com Tyranitar ou Hippowdon com Sandstream causavam um grande estrago. Em X/Y, com o "nerf" nas habilidades que envolvem a invocação climática, Excadrill acabou voltando para Overused. Sua ótima combinação de tipos (Ground/Steel) o garantem uma excelente imunidade para tipos Electric e Poison, que podem servir de chance para set-upar Swords Dance ou aproveitar para tirar os Hazards de campo com Rapid Spin. Excadrill tem excelentes habilidades, muitas vezes surpreendendo Rotom-Wash, Rotom-Heat e Latios com Mold Breaker, Sand Rush dá grandes possibilidades de sweep ao lado de algum parceiro com Sandstorm e Smooth Rock. A topeira tem ótimas opções ofensivas e pode oferecer um bom lado bulky, porém, Will-O-Wisp, Intimidate e suas desvantagens para tipos comuns (Fire, Water, Fighting, Ground) estão por todo lado, necessitando sempre de bons companheiros.

Movesets
- Swords Dance -
● Swords Dance
● Earthquake
● Rock Slide | Iron Head | Shadow Claw
● Rapid Spin | Shadow Claw
Ability: Mold Breaker | Sand Rush
Item: Life Orb | Leftovers | Air Balloon
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: 4 HP | 252 Attack | 252 Speed

Com esse set, Excadrill se torna um Spinner bem efetivo ofensivamente. Mold Breaker faz Rotom-W e Rotom-H terem muito mais cautela ao entrarem na frente de um Excadrill, isso combinado com Swords Dance usado na hora certa, seu STAB Earthquake e seus movimentos de coverage tornam mais complicado pará-lo. A dúvida é: Rock Slide, Iron Head ou Shadow Claw? Rock Slide pegaria os tipos Flying e Bug que interferem seu Earthquake. Iron Head seria essencial para derrotar certos tipo Fairy, além de ser STAB, porém, só é disponível como Move Tutor de B2W2, o que torna bem mais difícil conseguir. Shadow Claw bate forte em Ghost's, principalmente Trevenant e Gourgeist que podem cair no predict e serem derrotados. A escolha fica ao treinador, da melhor maneira que possa encaixar em seu time. A ability Sand Rush possibilita muito as chances de um sweep em baixo de uma Tempestade de Areia (Sandstorm) e em parceria de Tyranitar e Hippowdon vai causar grandes estragos. Life Orb é a opção para aumentar ainda mais seu ataque, Leftovers permite uma recuperação considerável de HP a cada turno e Air Balloon o torna imune a tipos Ground até ser furado, o que pode ajudar em algum predict.



- Assault Vest -
● Rapid Spin
● Earthquake
● Rock Slide
● Shadow Claw | Iron Head
Ability: Mold Breaker
Item: Assault Vest
Nature: Adamant
Efforts: | 80 HP | 176 Attack | 252 Sp. Defense

Naturalmente possuindo 110 base HP, junto de Assault Vest e Ev Spread em Sp. Defense tornam Excadrill um grande Bulky Spinner, conseguindo resistir a movimentos que normalmente não seria possível e contra-atacar com sua combinação de movimentos, que juntos tem uma ótima coverage juntos, não existindo nenhum Pokémon que possa receber dano não efetivo. Rapid Spin ajuda o time contra hazards, cuidado com tipos Ghost que são imunes, é sempre bom ter uma boa noção do time adversário para poder predicar um switch como esse. EV's em HP e Sp. Defense para aumentar sua capacidade de resistir a hits Special e todo o resto em Attack para continuar atacando com força.

Outras Opções
All-out Attacker (Sand Rush): Um moveset totalmente com foco ofensivo em Sandstorm, graças a sua grande variedade de movimentos e o boost de Speed, se tornando difícil de segurar.

● Choice Scarf: Útil para surpreender e atacar como Revenge Killer muitas vezes, mas Sand Rush continua sendo sua melhor opção de obter Speed.

Substitute: Boa opção para fugir de Will-O-Wisp de algum adversário lento e poder setupar Swords Dance ou atacar sem preocupações.

Magnet Rise: Previne uma de suas fraquezas, mas gasta um slot que poderia ser melhor utilizado em seu set.

X-Scissor: Bom para dar coverage contra tipos Bug e Psychic.

Stealth Rock: Jogar hazards quando o inimigo estiver desprevenido é sempre uma boa opção, mas só é possível a partir de B2W2.

Companheiros de Equipe

Em sets de Sand Rush, obviamente Tyranitar, Hippowdon ou qualquer Weather Inducer são parcerias essenciais. Rotom-W dá coverage para a maioria de suas fraquezas e normalmente consegue acabar com a maioria de seus counters, Excadrill pode tirar os hazards de campo para um Mega Charizard Y, que com Drought abaixaria o poder de golpes tipo Water, ajudando muito a topeira. Parceiros de tipos Flying podem cobrir muito bem sua fraqueza para Ground e são ajudados por seu Rapid Spin. Garchomp e Tyranitar, com sets mixeds conseguem derrotar seus counters normalmente com facilidade.

Checks e Counters

A principal dificuldade de Excadrill é confrontar com Physical Walls, a maioria deles podem entrar na frente de um sem medo e forçá-lo a ser retirado de campo, como Hippowdon, Trevenant, Gourgeist, Skarmory, Gliscor, Landorus-T, entre outros. Movimentos super efetivos como sempre são problemas bem grandes, principalmente se forem Physical ou até Special se não possuir Assault Vest. A prioridade também é muito eficaz, principalmente Mach Punch e Aqua Jet. Exemplos: Conkeldurr, Azumarill e Breloom (Prioridade) Mega Charizard X, Greninja, Garchomp (Efetividade).

Revisão: Rafha

Referências: Smogon

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre abc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar