logo

Pokémothim

Análise: Mawile


E aí pessoal!! \o/

Tudo bem com vocês? Trazendo para vocês a análise de um dos Pokémon que está com certeza no TOP 5 de meus Pokémon favoritos, Mawile. Que passei a gostar ainda mais quando adquiriu agora na sexta geração uma Mega Forma. Espero que gostem a análise:

Mawile

Steel Fairy
Overused

Habilidades

Hyper Cutter:
Previne que o seu Attack seja reduzido.

Intimidate:
Diminui o Attack do oponente em 1 estágio sempre que entrar em campo.

Sheer Force (Hidden Ability):
Aumenta em 1.3x  o poder de movimentos que tiver efeito secundário, mas previne que eles não aconteçam. 





Base Stats

Tabela de dano

x0Dragon Poison
Normal Grass Fairy Dark Psychic Ice Flying Rock
Bug
x1Fight Electric Water Ghost Steel 
x2Fire Ground
x4--//--

Mega Mawile

Steel Fairy
Overused

Habilidades

Huge Power (mega):
Seu poder de Attack é duplicado.

















Base Stats

Tabela de dano

x0Dragon Poison
Normal Grass Fairy Dark Psychic Ice Flying Rock
Bug
x1Fight Electric Water Ghost Steel 
x2Fire Ground
x4--//--

~Overview~
Inserida na terceira geração, Mawile sempre foi um Pokémon interessante. Possui um movepool bem extenso e variado, com acesso a movimentos como Elemental Fangs, Sucker Punch, Knock Off e muitos outros golpes excelentes. Porém, com Status bem miseráveis, ela não conseguia ter muito destaque no mundo Pokémon. A chegada da sexta geração foi muito benéfica para Mawile, pois além dela ter adquirido o tipo Fairy como secundário, ganhou também uma Mega Evolução, e esses fatores mudaram totalmente Mawile, pois sua usualidade cresceu bastante, o suficiente para lhe garantir facilmente a tier OU. Ao mega evoluir, sua habilidade se torna Huge Power, e é exatamente isso que faz com que ela seja extraordinária nas batalhas, pois seu poder de Attack chega a incríveis 590, isso somente com EVs investidos e nature benéfica. Depois de um Swords Dance, Mawile se torna uma máquina mortífera, e será capaz de levar times inteiros se usada corretamente e na hora certa. Acredito que o ponto mais negativo de Mawile seja sua Base Speed, que, mesmo na mega forma, não altera em nada. Com isso, parar Mawile vai ser um trabalho de certa forma fácil para Pokémon Wall como Jellicent por exemplo, que pode queimá-la com Will-O-Wisp. Porém, tenha em mente que, depois de Swords Dance ser usado 3 vezes, será bem difícil segurá-la, mesmo queimada, pois ela estará com o Attack em torno de 2500, isso claro, calculado no lv100.


~Movesets~
- Mega Mouth Dancer -
● Swords Dance
● Sucker Punch
● Play Rough
● Fire Fang | Iron Head
Ability: Intimidate
Item: Mawilite 
Nature: Adamant
Efforts: | 122 HP | 252 Sp.Atk | 136 Speed - |252 HP | 252 Attack | 4 Speed

Mande Mawile no momento e no oponente certo durante a batalha. Garanta que ele seja forçado a fugir após a degradação que o Attack do mesmo irá sofrer com Intimidate. Nesse turno livre, utilize de Swords Dance. Depois de um único Swords Dance, ela fica com destruidores 1356 pontos em Attack. Sucker Punch irá garantir à Mawile uma boa vantagem em relação aos Pokémon rápidos, atacando-os primeiro graças à prioridade, porém tome cuidado pois esse move é fácil de ser burlado. Play Rough é seu STAB do tipo Fairy, irá quase sempre causar OHKO nos oponentes atingidos. Poucos são capazes de sobreviver ao seus STAB. Fire Fang irá garantir para Mawile uma boa Coverage, podendo assim acabar com ameaças como Ferrothorn, Amoonguss por exemplo, além de muitos outros. Enquanto que mais um STAB, é um ótima opção para Mawile, então sua melhor opção será Iron Head. Para o EV Spread, temos duas opções. Caso queria bater de frente com Pokémon como Jellicent e Scizor por exemplo, os EVs em Speed irá ajudar a ultrapassá-los, ou você pode focar simplesmente tudo no HP e assim ela poderá durar um pouco mais no campo.
- Mega Subwile -
● Swords Dance
● Sucker Punch
● Play Rough
● Substitute
Ability: Intimidate
Item: Mawilite 
Nature: Adamant
Efforts: | 122 HP | 252 Sp.Atk | 136 Speed - |252 HP | 252 Attack | 4 Speed

Quase que idêntico ao moveset anterior, porém com a uma única e muito boa diferença: Substitute. Ele não só irá garantir que Mawile evite maiores danos como também irá protegê-la contra WoW e outros status ailment não muito importantes como Sleep e Paralysis também. Abuse de Swords Dance quando Substitute estiver ativo, depois basta atacar o quanto puder, mas lembre-se sempre de que sempre que houver uma oportunidade, ative o Substitute para não se prejudicar.


~Outras Opções~
● Baton Pass : Ótima opção tanto para fugir quando prever que não vai dar conta do oponente seguinte quanto para passar Boosts de Swords Dance para um companheiro.

● Power-Up Punch: Além de causar danos no oponente, irá aumentar seu Attack. Substituirá o Swords Dance caso seja aderido ao moveset.

SubPunch: Uma combinação bem clássica e poderosa no metagame competitivo. Irá, com certeza, causar surpresa nos oponentes. (Focus Punch + Substitute)

~Companheiros de Equipe~
Hydreigon tem imunidade à golpes Ground graças à Levitate e suporta facilmente golpes Fire, além de Mawile poder derrotar Fairy, Fighting e Dragon Types que Hydreigon teme tanto. Ainda na ala de Dragões temos também os irmãos Lati@s, mesmo caso do Hydreigon. Rotom-W pode dar support de WoW para Mawile atacar bem, enquanto a mesma pode ajudar Rotom-W com seu Intimidate.

~Checks e Counters~
Derruba Mawile não é tarefa fácil, exceto para alguns poucos Pokémon específicos como Rotom-W, Heatran, Jellicent e Landorus Therian Form. Os três primeiros, deixam Mawile um poucos inútil com seu WoW. Landorus pode dar vários Switch-In's em Mawile e diminuir seu Attack, e derrotá-la com Earthquake. Gliscor também é um usuário de Eathquake, e com sua Defense imensa, não teme ser atacado por Mawile, nem mesmo com Play Rough. Aegislash pode enganar com King's Shield quando Mawile usar Sucker Punch, depois será facilmente derrotada com Shadow Ball. De uma forma geral, para derrotar uma Mawile, opte se possível por deteriorar seu Attack de alguma maneira, seja com Burn ou Intimidate, e o resto é atacar o quando puder.

Revisão: Rafha
Referências: Smogon

Quer dar uma dica, sugestão de análise ou uma crítica construtiva? Envie-me um email para: matt@pokemothim.net

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.









--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:

--------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar